Sonic 3D Blast

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Setembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde Setembro de 2010).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Sonic 3D Blast
Capa brasileira de Sonic 3D Blast
Desenvolvedora Traveller's Tales, Sega, Sonic Team
Publicadora(s) SEGA
Plataforma(s) Mega Drive, Sega Saturn, Windows, Mac OS 9, Virtual Console, Xbox Live Arcade, PlayStation 3, Xbox 360
Série Sonic the Hedgehog
Data(s) de lançamento Mega Drive:

Sega Saturn

PC:
Gênero(s) Plataforma, aventura
Modos de jogo Single-player
Classificação Permitido para todas as idades i ESRB (América do Norte)
Permitido para todas as idades i OFLCA (Austrália)
Inadequado para menores de 3 anos i PEGI (Europa)
Mídia Cartucho de 32 Mbit, CD-ROM
Controles Control pad, gamepad, teclado

Sonic 3D Blast (ソニック3Dブラスト,, Sonikku 3D Burasuto?) ou Sonic 3D: Flickies' Island (em japonês: na Europa, Austrália e Nova Zelandia, é um jogo eletrônico de plataforma isométrica da série Sonic the Hedgehog. Foi desenvolvido no Reino Unido pela Traveller's Tales e públicado pela Sega. No Japão só a versão do Sega Saturn foi lançada. A versão Genesis/Mega Drive foi lançada também no serviço Virtual Console do Wii no final de 2007 na Europa e Japão, nos EUA foi lançado no dia 19 de Novembro de 2007. A versão Genesis/Mega Drive também está disponível no Sonic Mega Collection para GameCube, e no Sonic Mega Collection Plus para PlayStation 2 e Xbox. Esse jogo também está disponível como parte da coleção chamada Sonic's Ultimate Genesis Collection de PlayStation 3 e Xbox 360. Archie Comics publicou uma adaptação em quadrinhos do jogo para um especial de 48 páginas, publicado em Janeiro de 1997 nos EUA. Uma adaptação livre do jogo também apareceu nas edições #104-106 do Sonic the Comic.

O título Americano Sonic 3D Blast não deve ser confundido com o jogo Sonic Blast para o Sega Game Gear.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Por se tratar em um jogo em 3D, a jogabilidade de Sonic 3D Blast é diferente dos jogos anteriores. Com os direcionais, o jogador movimenta Sonic para cima, baixo e lados. Existe o botão para pular (A/C no MegaDrive) e um botão para rolar ou dar SpinDash. Caso você esteja correndo e aperte-o (B no MegaDrive), Sonic fará o Spin. Caso parado, Sonic fará o SpinDash. Sonic também pode utilizar o Homing Attack, caso estiver com o super shield

Enredo[editar | editar código-fonte]

Dr Eggman descobre que alguns pássaros exóticos, chamados Flickies, vivem em uma ilha em outra dimensão. Ele descobriu que eles podem viajar para qualquer lugar usando grandes anéis, então ele decide explora-los transformando-os em robôs para ajuda-lo a encontrar as Esmeraldas do Chaos. Um dia, Sonic visitou a Ilha dos Flickies e viu o que Eggman tinha feito a eles. Ele decide libertar os Flickies e impedir Que o Eggman encontre as Esmeraldas.

História dos lançamentos e versões[editar | editar código-fonte]

Além da versão original do Mega Drive, Sonic 3D também estava disponível para o Sega Saturn para compensar o cancelamento do Sonic X-treme, o qual pretendia ser um título matador para o fim de ano de 1996; o jogo foi portado em sete semanas, durante o desenvolvimento da versão do Mega Drive. Contendo FMV's, gráficos de alta qualidade incluindo um Special Stage em 3D real e uma trilha sonora em CD inteiramente nova, composta por Richard Jacques (que mais tarde produziu a trilha sonora de Sonic R. Um lançamento Europeu ocorreu em Fevereiro de 1997.

Em Setembro de 1997 um port da versão do Saturn foi lançado para PC na Europa e EUA, com vídeos e trilha sonora intactos, além de uma notável adição a de um sistema de saves, mas faltavam alguns dos efeitos do Saturn (como a neblina na Rusty Ruins) e com um special stage menos impressionante que misturava os Sprites 2D da versão do Mega Drive com a básica jogabilidade 3D da versão do Saturn. A versão do Saturn foi finalmente lançada no Japão no dia 14 de Outubro de 1999, a mesma data do Sonic Adventure International.

Só uma versão do jogo para Mega Drive foi lançada, com a tela título mudando dependendo se está sendo jogado em um console PAL ou NTSC. Nas regiões PAL o título é Sonic 3D: Flickies' Island, e nas regiões NTSC o título é Sonic 3D Blast. Isso causou confusão, porém quando a versão Mega Drive foi relançada no Sonic Mega Collection. devido ao recurso acima mencionado, o jogo é intitulado Sonic 3D Blast quando jogado em um sistema PAL 60 ou NTSC-J.

Embora o título da versão PC mude entre as regiões, seu executável foi intitulado de "Sonic 3D Blast: Flickies' Island", uma combinação dos dois nomes. Além disso, "Sonic 3D: Flickies' Island" foi o título usado para a versão japonesa do Saturn, mas quando a versão do Mega Drive foi finalmente lançada no Japão como parte do Sonic Mega Collection, seu nome foi novamente mudado para "Sonic 3D Blast".

A versão japonesa do Saturn tinha o tempo de load melhorado se comparado com as versões PAL e NTSC-U. A artwork do manual foi influenciada pelo estilo mais tarde usado nos jogos Sonic Adventure e na maioria das artworks dos personagens subsequentes da série, ainda que retratando o estilo clássico dos personagens do Sonic nesse estilo.

Em Outubro de 2006, um protótipo 95% completo foi adquirido e dumpado para distribuição na Internet.

O jogo também foi lançado como parte do Sonic's Ultimate Genesis Collection para Xbox 360 e PlayStation 3, relançado em Março de 2009.

O lançamento mais recente foi no PC como parte dos recentes lançamentos de games da Sega na Steam network e outros serviços de distribuição digital.

Referências

Ícone de esboço Este sobre a Sega é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.