One Piece

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ni hon go2.png Este artigo contém texto em japonês.
Sem suporte multilingual apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de kanji ou kana.


TV Future Icon.svg
One Piece é uma série em exibição.
As informações podem mudar rapidamente. Editado pela última vez em 2 de dezembro de 2016.


One Piece
ワンピース
(Wan Pīsu)
Capa do primeiro volume de mangá de One Piece publicado pela editora Shueisha
Gênero aventura, comédia, drama, fantasia
Mangá
One Piece
Escrito por Eiichiro Oda
Ilustrado por Eiichiro Oda
Editora(s) Japão Shueisha
Editora(s)
lusófona(s)
Brasil Conrad (2002 - 2008)
Brasil Panini Comics (2012 – presente)
Impressão Jump Comics
Revista(s) Weekly Shonen Jump
Público-alvo shonen
Data de publicação 24 de dezembro de 1997 – ainda em publicação
Volumes 83 (Lista de volumes)
Página no Anime News Network (em inglês)
Anime
One Piece
Direção Konosuke Uda (episódios 1 – 278)
Junji Shimizu (episódios 131 – 159)
Munehisa Sakai (episódios 244 – 372)
Miyamoto Hiroaki (episódios 352 – 679)
Toshinori Fukasawa (episódios 663 – presente)
Produção Yoshihiro Suzuki
Roteiro Junki Takegami (epísódios 1 – 195)
Hirohiko Uesaka (episódios 196 – presente)
Música Kohei Tanaka
Shiroh Hamaguchi
Estúdio Toei Animation
Emissoras de televisão Japão Fuji Television (e outras emissoras da Fuji Network System)
Emissoras lusófonas Brasil Cartoon Network Brasil
Brasil SBT
Portugal SIC
Portugal SIC Radical
Portugal Panda Biggs
Galiza TVG
Galiza tvG2
Exibição original 20 de outubro de 1999 – atualmente
Episódios 766 (Lista de episódios)
Página no Anime News Network (em inglês)
OVA
'Derrote-o! O Pirata Ganzack (1998)
Direção Goro Taniguchi
Produção Tetsuo Daitoku
Hidekazu Terakawa
Roteiro Hiroaki Kitajima
Música Toshiya Motomich
Estúdio Production I.G
Lançamento 26 de julho de 1998
Número de episódios 1
Duração 30 minutos
OVA
'Strong World Episode 0 (2010)
Direção Naoyuki Itou
Produção Kojiro Kuroki
Roteiro Hitoshi Tanaka
Música Kohei Tanaka
Shiroh Hamaguchi
Estúdio Production I.G
Lançamento abril de 2010
Número de episódios 1
Duração 30 minutos
Página no Anime News Network (em inglês)
Filmes e novels

Episódios especiais

Wikipe-tan face.svg Portal Animangá

One Piece (ワンピース, Wan Pīsu?) é um mangá escrito e ilustrado por Eiichiro Oda. A série conta a história do pirata Monkey D. Luffy, capitão da tripulação dos Piratas do Chapéu de Palha e que pretende obter o maior tesouro do mundo, conhecido como "One Piece", e assim se tornar o próximo Rei dos Piratas.

Em 19 de julho de 1997 o mangá foi serializado, a partir da edição nº 34 da revista Weekly Shonen Jump, publicada pela editora Shueisha. Atualmente está com mais de 830 capítulos compilados em oitenta e três volumes no formato padrão tankobon. O mangá foi adaptado num OVA, produzido pela Production I.G em 1998, e em anime, produzido pela Toei Animation, transmitido no Japão desde 1999, e chegando atualmente a mais de 760 episódios. Ao todo, a Toei desenvolveu treze filmes, dois OVAs e cinco especiais para a TV da série. Em 2014, foi anunciado um spin-off do mangá intitulado One Piece Party (ワンピースパーティー, Wan Pīsu Pātī?). O spin-off foi escrito e desenhado por Ei Ando e publicado na revista Saikyo Jump.[1] Também foram desenvolvidos por diversas empresas muitos merchandising da série, tal como um TGC, e um grande número de jogos. No Brasil, o mangá foi licenciado desde 2002 pela Conrad Editora, mas foi cancelado em 2008, devido a questões burocráticas. Desde janeiro de 2012 a Panini Comics republica o mangá desde o primeiro volume, no mesmo formato takobon.[2] O anime também foi licenciado pela Viz Media para a América do Norte.

Originalmente, Eiichiro Oda planejou One Piece com duração de cinco anos, e já havia planejado o final; contudo, a história tem continuado muito além das suas expectativas[3].

Desde o seu lançamento, One Piece se tornou a série de mangá mais vendida de todos os tempos no Japão e uma das séries de mangá mais populares no mundo. É o mangá mais vendido na história da Weekly Shonen Jump[4][5], assim como o título mais aclamado também. Em outubro de 2013, a Shueisha anunciou que vendeu mais de 300 milhões de volumes do mangá da série, só no Japão. O volume 67 estabeleceu um novo recorde para a maior tiragem inicial de qualquer revista lançada no Japão com 4,05 milhões de cópias (o recorde anterior pertencia ao volume 65 com cerca de 4 milhões de cópias). O volume 60 foi a primeira revista a vender mais de 2 milhões de cópias em sua primeira semana no Japão segundo o ranking da Oricon.[6] One Piece é a série mais vendida na história dos mangás no Japão.[7]

One Piece também entrou para o Guiness World Records em junho de 2015 como a série de quadrinhos de um mesmo autor com mais cópias publicadas no mundo. [8] O Guiness considerou o número de exemplares publicados desde a estreia do mangá, em agosto de 1997 até dezembro de 2014, os quais totalizaram mais de 320 mil cópias impressas.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Universo de One Piece
Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

A série começa quando Gol D. Roger, um homem conhecido como o Rei dos Piratas (海賊王かいぞくおう, Kaizokuō?) declara que seu tesouro escondido, o One Piece (ひとつなぎの大秘宝 ワンピース, Wan Pīsu?), será de quem conseguir achá-lo. Então começa a Grande Era dos Piratas (大海賊時代だいかいぞくじだい, Dai Kaizoku Jidai?). Vários bandos e novos piratas perigosos surgem, e organizações se formam. Vinte e dois anos depois da execução, seu tesouro, o One Piece, estava escondido na Grand Line (偉大なる航路グランドライン, Gurando Rain, lit. “Grande Rota”?) Grand Line, o lugar mais perigoso do mundo. Em meio a tudo isso está Monkey D. Luffy, um garoto de 17 anos que deseja ser o novo Rei dos Piratas. Muitos desistiram da ideia de obtê-lo por achar isso impossível, enquanto outros questionam a veracidade de sua existência. Entretanto, os piratas ainda representam uma grande ameaça para a vida dos cidadãos de diversas partes do mundo e a Marinha se tornou o efetivo dispositivo de supressão ao fenômeno. Mas essa lacônica mudança não remove o espírito aventureiro dos Piratas do Chapéu de Palha (麦わら海賊団篇むぎわ かいぞくだんへん, Mugiwara Kaizoku-dan?), que viajam através da Grand Line (One Piece) (onde o fervor da Grande Era dos Piratas ainda é forte), em busca do tesouro de Roger. Embora os Chapéus de Palha frequentemente encontrem-se em apuros com outros piratas, eles ainda estão sofrendo com a perseguição do Governo Mundial e da Marinha, e atualmente todos os membros tem cabeça a prêmio.

É visto em One Piece, várias figuras de linguagens, estruturas literárias e características de romances, como heroísmo do protagonista e uma capacidade maior que o comum.

Interessante notar que alguns personagens são inspirados em figuras históricas como Mahatma Gandhi, Mikhail Gorbachev, Abraham Lincoln, Karl Marx, Albert Pike, Rutherford B. Hayes[9], Barba Negra. Homenagens a artistas famosos: Michael Jackson, Eminem, Steven Tyler, Slash, Joey Jordison, Mick Foley. E referências a vários outros personagens: Zorro, Pinocchio, Rudolph, Ace Ventura, Aladdin, Dr. Frank-N-Furter[10]

Elementos do enredo[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Geografia de One Piece
Ver artigo principal: Termos de One Piece
Símbolo do Governo Mundial

O mundo de One Piece é povoado por seres humanos e inúmeras outras raças, tais como “homens-peixe” (uma raça de híbridos de peixes e humanos, semelhantes aos tritões e sereias) e gigantes. Ele é coberto por dois vastos oceanos, que são divididos por uma cadeia de montanhas maciça chamada Red Line (赤い土の大陸 あか つち ノ た りく, (レッライン)?)|Reddo Rain, lit. Linha Vermelha}}, que representa o único continente no mundo.[11] A Grand Line é um mar que corre perpendicular a Red Line, dividindo-os ainda em mais quatro mares: North Blue (北の海ノースブルー, Nosu Buru, lit. Norte Azul?), East Blue (東の海イーストブルー, Īsuto Buru, lit. Leste Azul?), West Blue (西の海ウェストブルー, Uesuto Buru, lit. Oeste Azul?) e South Blue (南の海サウスブルー, Sausu Buru, lit. Sul Azul?). Em torno da Grand Line existem duas regiões chamadas Calm Belt (凪の帯カームベルト, Kamu Beruto, lit. Cinto Calmo?), semelhante às latitudes dos cavalos, onde quase não há correntes de vento e o mar está cheio de grandes criaturas marinhas chamadas Netunianas (海王うみおう, Kaiōrui, lit. Reis do Mar?). Devido a isso, a região de Calm Belt há barreiras muito eficazes para aqueles que tentam entrar na Grand Line. No entanto, navios da Marinha, membros de uma organização intergovernamental conhecido como o Governo Mundial, são capazes de usar uma “pedra de prisma do mar” (海楼うみろう, Kairōseki?) para mascarar a sua presença dos Reis do Mar e simplesmente passar através do Calm Belt. Todos os outros navios são forçados a tomar uma rota mais perigosa, passando por uma montanha no primeiro cruzamento da Grand Line e da Red Line, um sistema de canais conhecidos como Reverse Mountain (リヴァース·マウンテ, Rivāsu Maunten, lit. Montanha Reversa?). A água do mar de cada um dos quatro mares sobe a montanha e se une no topo, e passam a escorrer de um quinto canal, na primeira metade do Grand Line. A segunda metade da Grand Line, além da segunda interseção com a Red Line, é conhecida como Novo Mundo (新世界シンセかい, Shin Sekai?).

As correntes e tempo em mar aberto da Grand Line são extremamente imprevisíveis, enquanto que nas proximidades das ilhas o clima é estável. Os campos magnéticos dentro da Grand Line podem ter mal funcionamento, o que torna ainda mais difícil de navegar e, em vez disso, é necessário utilizar uma bússola especial chamada Log Pose (記録指針ログポース, Rogu Posu?) Deve ser utilizado). O Log Pose trabalha gravando o campo magnético de uma ilha e, em seguida, gravando o campo magnético da outra ilha. O tempo para defini-lo depende da ilha. Este processo pode ser contornado através da obtenção de um Eternal Pose (永久指針エターナルポース, Etānaru Posu?), uma variedade de Log Pose que é definido permanentemente para uma ilha específica e nunca muda.

O mundo de One Piece inclui anacronismos, como os “caracóis-receptores” (電伝でんでん, Den-Den Mushi?), caracóis que podem ser conectados ao equipamento com função elétrica, telefones rotativos, máquinas de fax, câmeras de vigilância, e dispositivos similares. Seletores (かい, Daiaru?), as conchas de certos animais que residem no céu, podem ser utilizados para armazenar energia cinética, vento, som, imagens, calor, e similares, e têm várias aplicações.

As Frutas do Diabo (悪魔の実あくまのみ, Akuma no Mi?) são tipos de frutos que, que quando ingeridos, conferem poderes sobre-humanos ao consumidor. Para anular seus os poderes é utilizado a “pedra de prisma do mar”, que é uma com as mesma propriedades do mar. O Quartel General da Marinha tem prisões feitas com esse material para anular os poderes de criminosos portadores da Fruta. O número de Frutas do Diabo passa de cem e há três tipos delas:

  • Zoan (動物系ゾオン, Zoon?), frutos que permitem ao usuário se transformar totalmente ou parcialmente em um animal específico, bem como animais reais. Algumas frutas Zoan permitem que o usuário se transforme em criaturas míticas. A nomeação vem de Zoanthropycles que em inglês, é um termo usado para definir uma pessoa que acredita poder se transformar em algum animal.
  • Logia (自然系ロギア, Rogia?) são frutos que dão controle e permitem que o usuário possa alterar a sua estrutura corporal para os poderes da natureza (fogo, água, fumaça). São consideradas as mais fortes entre as três. Elas se baseiam em dar para aquele que as come o poder de se transformar, controlar e produzir um elemento da natureza além de fazer o usuário intangível.
  • Paramecia (超人系パラミシア, Paramishia, lit. Super-Humano?) é uma categoria para os frutos que dão ao usuário habilidades sobre-humanas. Acredita-se que elas sejam encarnações dos próprios demônios dos mares, e, como resultado, os usuários de uma Fruta do Diabo não pode nadar na água do mar, pois é dito que “eles são odiados pelo mar”. A “pedra de prisma do mar” também tem esse efeito. Mesmo parcialmente submerso na água do mar, eles perdem toda a sua força e coordenação, embora algumas habilidades permaneçam, como no caso de Luffy ainda ser capaz de esticar depois de ser totalmente submerso. Água em movimento, como chuva ou ondas, não tem esse efeito. Quando um usuário de uma Fruta do Diabo morre, os poderes reencarnam em uma nova Fruta. Os poderes de uma Fruta do Diabo podem estar em um estágio chamado "Desperto", onde os usuários pode transformar qualquer coisa em torno deles, além de seus próprios corpos, em que o seu poder da Fruta do Diabo está.

O gosto da Fruta do Diabo é extremamente ruim. Somente uma pessoa pode adquirir o poder do fruto. Assim que alguém dá a primeira mordida essa pessoa já adquire os poderes, caso mais pessoas tentem comer o resto da fruta elas não irão adquirir poder algum. Objetos e animais também podem comê-lo, e só é possível para um indivíduo comer apenas um fruto (com exceção de Marshall D. Teach, o Barba Negra); quando o portador morre, ela renasce na árvore mais próxima. Além disso também existem as Frutas do Diabo artificiais, que foram criadas em laboratório, sendo produzidas em variedades independentes.

Haki (覇気はき, lit. “Ambição”?) é uma capacidade latente que, apesar de todos os seres no mundo de One Piece possuírem, poucos conseguem despertá-la e menos ainda para dominá-lo. Há três variedades de Haki: Cor de Observação ou Mantra (見聞色の覇けんぶんいろのは, Kenbunshoku no Haki?) permite detectar a presença de outros seres e também para ter uma forma de saber previamente limitada (em combate esta é uma grande vantagem, porque o usuário pode prever ataques de seu oponente). Cor de Armamento (武装色の覇ぶそういろのは, Busoshoku no Haki?) permite envolver partes do corpo e formas, mesmo inanimadas com uma força semelhante a uma armadura invisível que possui propriedades defensivas e ofensivas, permitindo também infligir danos aos usuários de uma Fruta do Diabo. A rara Cor do Rei Conquistador (覇王色の覇はおういろのは, Haoshoku no Haki?) é uma habilidade que, ao contrário dos outros dois Haki, apenas algumas pessoas dotadas tem (se uma pessoa não é dotada, então não importa o quanto ela treine, já que nunca será capaz de usá-la). A Cor do Rei Conquistador capacita dominar a vontade da força de vontade. Ela pode ser usada para controle da mente ou até mesmo tornar a vítima inconsciente. Nota-se que pessoas fortes podem suportar ou até mesmo ignorar completamente os efeitos deste tipo de Haki, mesmo que elas não possuam essa capacidade em si mesmas. Este tipo de Haki também pode ter impactos físicos, tais como causando tremores e a destruição à área ao redor do usuário. É visto que, quando o Haki é usado demais, ele vai parar de funcionar por determinados períodos de tempo.

As forças que comandam o mundo[editar | editar código-fonte]

O mundo de One Piece é mantido em equilíbrio de forças entre três grupos:

Shichibukai[editar | editar código-fonte]

Os Shichibukai (七武海?) ou Ouka Shichibukai são sete poderosos piratas que se aliaram ao Governo Mundial. São intitulados como “Os sete imperadores dos mares”. Eles trabalham para o governo quando necessário, cedendo um décimo de seus tesouros e em troca não são caçados, tendo seus cartazes de procurado retirados. Em sua maioria, os Shichibukai demonstram pouca preocupação com o governo, detestam seguir ordens e não têm união como grupo.

Para se tornar um Shichibukai é necessário ser um pirata conhecido, e, por mais que pareça contraditório, dar problemas ao Governo Mundial e ganhar infâmia. Porém, mesmo que sejam desconhecidos, podem se tornar Shichibukai por provar seu valor capturando algum pirata muito famoso. Os Shichibukai são estritamente sete, portanto só pode haver indicação ao cargo se o mesmo estiver vago.

O mundo em geral considera os Shichibukai como aliados da marinha e piratas muito fortes. Porém há exceções, a maioria dos piratas consideram eles como mercenários covardes que desejam apenas a proteção da marinha enquanto são usados como peças de xadrez. Na marinha, vários marinheiros não consideram os Shichibukai como aliados, em sua visão “uma vez pirata, sempre pirata” eles desconfiam de todos os Shichibukai. Os Shichibukai atuais são: Dracule Mihawk, Bartholomew Kuma, Boa Hancock, Buggy e Edward D. Weeble. Ex-Shichibukai: Donquixote Doflamingo, Trafalgar D. Water Law, Gecko Moria, Marshall D. Teach, Jinbe e Crocodile.

Governo Mundial[editar | editar código-fonte]

Logo

O Governo Mundial é a unificação de mais de 170 países de todo o mundo. Os Países membros são autônomos, ou seja, resolvem seus assuntos internos por conta própria, embora o governo interfira às vezes. Quando julga necessário, o governo faz grandes reuniões envolvendo os líderes dos países membros para discutir grandes eventos, como a reunião para discutir sobre Monkey D. Dragon, um grande revolucionário que tem o objetivo de destruir as bases do Governo Mundial.

O Governo é tido como santo. Sua base fica em Mariejoa (que significa “Terra Santa”).

Quatro Imperadores[editar | editar código-fonte]

Os Quatro Imperadores Yonko (四皇よんこう?) são os quatro piratas mais notórios e que possuem mais influência nos mares do Novo mundo (segunda metade da Grand Line, sua parte mais perigosa). Não é exatamente um cargo como os Shichibukai, mas sim um título dado a esses poderosos piratas.[12] Existem muitas ilhas sob seus domínios, ocorrendo a desestabilização do mundo com a morte de algum deles.

Seu poder é extraordinariamente grande, chegando a ultrapassar o poder de um almirante. Por isso a Marinha se preocupa tanto com sua relação com os Shichibukai, pois sem eles os Quatro Imperadores facilmente teriam controle do Mundo. Os Quatro Imperadores atuais são: Shanks, o Ruivo; Kaido, a Besta; Charlotte LinLin, a Big Mom e Marshall D. Teach, o Barba Negra. Já foram um dos Quatro Imperadores: falecido Edward Newgate, o Barba Branca.

Marinha[editar | editar código-fonte]

A Marinha é um grupo militar, visto estar estabelecida em uma época chamada “A Era dos Piratas” é o sistema militar mais poderoso, que segue estritamente as ordens do governo mundial e são antagonistas da série One Piece. Seu Quartel general fica localizado em Marineford e o seu atual líder é o almirante de frota Sakazuki — Almirante Akainu (“Cão Vermelho”). Os Almirantes atuais são: Borsalino — Almirante Kizaru (“Macaco Amarelo”), Issho — Almirante Fujitora (“Tigre Roxo”).

Deveres[editar | editar código-fonte]

Manter a ordem em todo o mundo, realizando a justiça estabelecida pelo governo mundial. Algumas ordens, mesmo que questionáveis, são realizadas. Ela que promove os Cartazes de procurado, punindo os infratores com prisão ou morte. Em razão do elevado número de procurados, há pessoas intituladas "caçadores de recompensa" que tragam piratas em troca de dinheiro. O pirata pode estar vivo ou morto, se for entregue a marinha ou confirmado o ato, a pessoa receberá a recompensa, porém mortos valem 30% menos que os vivos. Os marinheiros também são encarregados de exportar criminosos para a prisão ou a execução.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Piratas do Chapéus de Palha[editar | editar código-fonte]

Réplica do Navio "Going Merry", usado pelos Piratas do Chapéu de Palha
  • Monkey D. Luffy, (o garoto) do “Chapéu de Palha”: Capitão dos Piratas do Chapéu de Palha, quer se tornar o Rei dos Piratas por uma promessa que fez a seu amigo Shanks. Comeu a Fruta da Borracha ゴムゴムの実 (Gomu Gomu no Mi?). Adora comer (come quantidades sobre-humanas) e possui uma paixão platônica por carne. Após 2 anos de treino com Silvers Rayleigh também se tornou capaz de controlar os três tipos de Haki. Luffy é otimista e o personagem central das comédias, é bastante confiante, determinado e se enfurece quando provocam seus companheiros. Sendo o capitão e o membro mais forte da tripulação, possui a recompensa mais alta: 500 milhões de berries.
  • Roronoa Zoro, o “Caçador de Piratas”: Espadachim e imediato do navio, muitas vezes confundido como capitão devido à sua força, é um homem bastante orgulhoso e agarrado aos princípios de um espadachim, deseja se tornar o melhor espadachim do mundo. Antes de entrar para a tripulação do Chapéu de Palha caçava piratas apenas para viver com o dinheiro de suas recompensas. Conhecido por sua técnica de Três Espadas (Santoryuu). Apesar de seu estilo ser baseado em três espadas, ele pode lutar usando duas, uma ou nenhuma espada. Possui uma incrível resistência física, continua lutando mesmo sofrendo intensos ataques sem fraquejar. Possui duas cicatrizes que se destacam em seu corpo: uma que cruza todo o seu peito feita por Mihawk e outra em seu olho esquerdo, provavelmente também feita pelo Shichibukai. Possui um senso de direção horrível, podendo se perder em lugares pequenos. Se não está dormindo, está treinando ou bebendo, sendo junto com Nami os mais resistentes à bebida. Possui a 2ª maior recompensa da tripulação: 320 milhões.
  • Vinsmoke Sanji, o “Perna Negra”: Cozinheiro, que quer achar o mar lendário "All Blue", que segundo a lenda, possui todos os tipos de peixes. Muito mulherengo, vive dando em cima da Nami e Robin ou qualquer outra bela mulher que aparecer em sua frente. Se utiliza de chutes para lutar, pois já que que é um cozinheiro, não deve danificar suas mãos em batalha. Fuma cigarros o tempo todo. (Obs.: Na versão americana eles trocam os cigarros por pirulitos mudando muito o formato de Sanji). Tem diversas discussões com Zoro, com o qual se compara em força bruta. foi mostrado também que Sanji é um ótimo estrategista, além de ser o único membro da tripulação que em batalha não usa armas ou poder de Akuma no mi. Possui a 4ª maior recompensa da tripulação, 177 milhões e é o terceiro mais forte. Atualmente é o único membro da tripulação que é procurado apenas vivo, pois seu cartaz foi atualizado chamando atenção de sua família, que tem grande influencia no cenário mundial.
  • Nami, a “Gata Ladra”: Navegadora e ladra "especializada em piratas", quer desenhar o mapa do mundo de One Piece. Apaixonada por tesouros e dinheiro. Sua arma é o Clima Tact, um bastão capaz de alterar o clima conforme sua vontade. Possui uma habilidade de poder sentir quando irão ocorrer mudanças climáticas, como a chegada de uma tempestade. Trabalhou como desenhista de mapas para Arlong e secretamente juntava dinheiro para libertar sua cidade natal das mãos do vilão. Mesmo obedecendo às órdens de Luffy quando necessário, é a personagem mais autoritária, exercendo muitas vezes o papel de capitão do navio. Nami, junto de Zoro é a tripulante que mais aguenta beber(se pagarem). Possui uma recompensa de 66 milhões.
  • Usopp, “God Usopp”: Atirador e mentiroso, quer se tornar um “Valente Guerreiro do Mar”. Usa um estilingue e costuma fazer sua própria munição, como bolas de pimenta, bolas de ferro, ovo podre e etc. Ele também usa marretas (uma pequeninha que pelo menos é real e outras gigantescas porém que são completamente falsas) e após Skypiea começa a usar Dials (conchas que guardam e depois liberam diversas coisas, desde impactos até luz). Usopp arranja uma briga com Luffy por causa do antigo navio Going Merry e acaba deixando o bando. Se torna Sogeking (Rei dos Atiradores, o alter ego de Usopp) por não poder mais participar do bando como um membro, então se disfarça, até pedir desculpas a tripulação do Chapéu de Palha e regressar ao bando (apenas no final da saga CP9). Como Sogeking ele usa uma máscara, uma capa, e um estilingue maior, chamado Kabuto, que acaba adotando como sua arma definitiva. É filho de Yasopp, um pirata do bando de Shanks. A sua recompensa atual é de 200 milhões e agora é chamado de God (Deus) Usopp.
  • Tony Tony Chopper, o “Amante de Algodão Doce”: Médico, é uma rena de nariz azul. Comeu a Hito Hito no Mi e se tornou um híbrido de homem e rena, por isso pode conversar com humanos e com os animais. Criou a Rumble Ball que aumenta as fases de suas transformações (de 3 para 9). Seu sonho é o de encontrar a cura para todas as doenças do mundo. Ingênuo, acredita em tudo que Usopp fala. É o mais jovem do grupo e o com a menor recompensa: 100 berries, pois para a Marinha, ele é só o mascote do bando.
  • Nico Robin, a “Filha do Demônio”: Arqueóloga, comeu a fruta Hana Hana no Mi, que a permite "brotar" qualquer parte de seu corpo em alguma superfície. Quer descobrir a verdadeira história do Século Perdido (Rio Poneglyph). Único membro do bando que não foi primeiramente convidado por Luffy, mas pediu para se juntar aos chapéus de palha. Na maior parte do tempo livre fica lendo livros. Tem uma visão pessimista e sombria da maioria dos fatos. Possui a 5ª maior recompensa da tripulação, 130 milhões. Além de arqueóloga, devido a estar fugindo a maior parte de sua vida, tornou-se uma assassina profissional.
  • Franky, o “Ciborgue”: Seu verdadeiro nome é Cutty Flam. Engenheiro naval da tripulação tem o corpo modificado por partes mecânicas, ele usa garrafas de cola como combustível, (uma curiosidade é que quando trocam seu combustível por outra coisa, sua personalidade é alterada) sonha em criar um barco dos sonhos para conseguir atravessar o mundo e chegar a Laftel (A última ilha da Grand Line). É o construtor da segunda embarcação da tripulação do Chapéu de Palha, o Thousand Sunny. Tem uma recompensa de 94 milhões.
  • Brook, o “Sussurante” ou “Soul King”: Músico da tripulação, morreu mas retornou dos mortos graças a sua Akuma no Mi (Yomi Yomi no Mi, fruta da ressureição). É um esqueleto porque demorou em encontrar seu corpo enquanto vagava pelos mares na forma de alma, e quando o encontrou, já não estava mais inteiro. É um ótimo espadachim e sua arma é uma espada que fica em sua bengala, possui ataques caracterizados pela alta velocidade. Brook também usa seu violino para lutar. Assim como Sanji, é um pervertido com as mulheres e tem a mania de dizer "Poderia me mostrar sua calcinha?". Seu grande sonho é reencontrar a baleia que seu antigo bando abandonou no início da Grand Line, a qual Luffy confirmou ainda estar aguardando. Sua recompensa atual é de 83 milhões.

Outros Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Gol D. Roger, o ”Rei dos Piratas”: O falecido Rei dos Piratas executado há 22 anos, foi o único homem, juntamente com seu bando, a chegar até o fim da Grand Line, na Ilha de Laftel. Nasceu e morreu em Loguetown. Este homem inspirou toda uma geração e criou através de suas últimas palavras a Grande Era dos Piratas. Ele era conhecido como Gold Roger, mas seu nome verdadeiro foi dito por Kureha à Dalton. O próprio Roger contou à Barba Branca, a verdade sobre seu nome e o significado do "D." de seu nome. Roger, de acordo com Brook, era apenas um novato cerca de 50 anos atrás, ou seja, entre 18 e 28 anos antes de sua execução. É certo afirmar que Luffy agora toma a mesma rota que uma vez Roger tomou. Durante seu tempo como pirata, seus maiores rivais eram Monkey D. Garp, Edward Newgate (o Barba Branca), Sengoku e Shiki. Foi o pai de Portgas D. Ace e antes de morrer pediu que Garp cuidasse de seu filho.
  • Portgas D. Ace, o ”Punho de Fogo”: Comeu a Fruta do Fogo (Mera Mera no Mi), que lhe concedeu poderes de fogo, e ele era conhecido por ser o Comandante da 2ª Divisão dos Piratas do Barba Branca. Foi criado como irmão adotivo de Luffy, com o qual se parece muito, apesar de não possuírem laços sanguíneos. Muito mais inteligente e educado que seu irmãozinho. Foi atrás de Barba Negra, após este matar um membro do bando, mas perdeu a luta e foi preso. Durante sua execução foi revelado ser filho de Gol D. Roger, o Rei do Piratas e sua amante Portgas D. Rouge. Foi solto por Luffy, mas morreu após o ataque de Akainu, para proteger seu irmão. Foi enterrado ao lado de Barba Branca em uma ilha desconhecida do Novo Mundo. Foi batizado como Gol D. Ace, mas em homenagem a sua mãe e devido ao ódio por ter o sangue de Roger, mudou seu nome para Portgas D. Ace. Possuía antes de sua morte uma recompensa de 550 milhões.
  • Kuzan Aokiji, o ”Faisão Azul”: Seu nome verdadeiro é Kuzan, comeu fruta a Hie Hie no Mi, que lhe dá poderes de Gelo. Foi um Almirante da Marinha e é um dos mais poderosos personagens no mundo de One Piece. Aokiji era um dos poucos membros do alto escalão que não lutavam sempre tendo o ideal de justiça absoluta guiando-o, ao invés disso, ele seguia sua própria conduta de justiça preguiçosa. É um homem bastante tranquilo, preguiçoso e sonolento. Ele possui grande admiração por Garp e parece ter uma certa amizade com Smoker. Após a Batalha de Marineford, lutou contra Akainu pela vaga de Almirante da Frota. Perdeu a luta e pediu demissão da Marinha. Atualmente está no bando do Yonko Barba Negra. Impediu Donquixote Doflamingo de matar Smoker.
  • Shanks, o “Ruivo”: Um dos atuais Yonkou. Foi aprendiz de pirata na tripulação de Roger, porém só se tornou conhecido após se tornar capitão dos "Piratas do Ruivo". Após Luffy enfrentar Higuma, Shanks começa a tratá-lo como um futuro pirata, concedendo-lhe o seu Chapéu de Palha.[13] A sua cicatriz no olho esquerdo foi feita por Marshall D. Teach (Barba Negra).
  • Silvers Rayleigh, o “Rei das Trevas”: É o antigo imediato dos Piratas do Roger, conhecido como o “Braço Direito do Rei dos Piratas”. Ele se tornou um mecânico de revestimento no Arquipélago de Sabaody algum tempo após a morte de Roger e a tripulação ser dissolvida. Ele serviu como o mentor de Luffy durante seu treinamento (principalmente no uso de Haki durante a timeskip de dois anos. Duas das características mais distintivas do Rayleigh são os seus óculos redondos e cabelo facial, que é organizado em um padrão de distribuição semelhante em seu maxilar inferior. Ele também tem uma cicatriz sobre o olho direito, que ele teve durante muitos anos. Rayleigh é extremamente poderoso, facilmente um dos personagens mais fortes introduzidos. Shakky diz que ele é "cem vezes mais forte do que todos os Supernovas no Arquipélago de Sabaody", referindo-se aos Onze Supernovas. Na verdade, quando o vice-almirante Garp foi informado de que Rayleigh poderia estar no Arquipélago de Sabaody , ele disse a seus homens para não confrontá-lo, nem informar ao Almirante da Frota Sengoku.
  • Edward Newgate, o “Barba Branca”: Conhecido como o homem mais forte do mundo, foi capitão dos Piratas do Barba Branca e um dos Yonkous antes de morrer na Guerra dos Melhores em Marineford pelas mãos de Marshall D. Teach (Barba Negra). O verdadeiro tesouro para ele é a família, considerando todos os membros de sua tripulação como filhos. Sua primeira aparição foi quando recusou a carta de Shanks que Rockstar (na época novato do grupo de Shanks) estava enviando, obrigando Shanks a vir ate ele. Depois disso ele aparece em um encontro com Shanks, que pede para impedir o encontro de Ace com o Barba Negra. Esse dia ficou conhecido como o lendário dia em que o céu se dividiu em dois. Sua grande aparição foi na Guerra de Marineford, onde ele quis salvar Portgas D. Ace da sua execução. Ele comeu a Gura Gura no Mi, que faz o usuário ter capacidade de criar terremotos.
  • Marshall D. Teach, o “Barba Negra”: É o capitão dos Piratas do Barba Negra e um dos Yonkous que governam a segunda metade da Grand Line, o Novo Mundo. Ele foi membro da segunda divisão dos Piratas do Barba Branca, até assassinar o comandante da Quarta Divisão Thatch, pela Yami Yami no Mi, e desertar a tripulação. Ele brevemente ocupou o cargo de Shichibukai após entregar Portgas D. Ace à Marinha e é um dos principais antagonistas da série. Em algum momento de sua vida, após a morte de Roger, Teach uma vez lutou contra Shanks e lhe deu a cicatriz em seu olho esquerdo, embora a força do Younkou no momento era desconhecida. Barba Negra se tornou o primeiro usuário até agora a exercer os poderes de 2 Akuma no Mi ao mesmo tempo. Com o poder das trevas (Yami Yami no Mi), que “reduz algo a nada” e o poder dos terremotos (Gura Gura no Mi), que “traz destruição para todos”, afirma-se que Barba Negra possa ser verdadeiramente invencível e o homem mais forte do mundo.
  • Monkey D. Garp, o “Herói”: É um vice-almirante da Marinha. Ele é o pai de Monkey D. Dragon, o avô de Monkey D. Luffy, e o avô adotivo de Portgas D. Ace. Ele assumiu o comando do treino de Coby e Helmeppo. Após a guerra, ele se tornou um instrutor da Marinha para treinar novos recrutas, embora ainda retenha o cargo de vice almirante. Garp é uma das figuras importantes da época quando o "Rei dos Piratas" ainda era vivo, junto com Sengoku, Shiki (o “Leão Dourado”) e Barba Branca. Garp exibe um nível de inteligência que é equivalente ao de Luffy, no entanto, Garp parece um pouco mais distraído do que o seu neto. Devido ao seu temperamento, ele é incapaz de aceitar desculpas (e é excepcionalmente pobre a criar a sua própria) e, às vezes gosta de fazer valer o seu ponto de vista sobre as coisas com o punho. Garp no passado teve várias batalhas com o Rei dos Piratas e o encurralou em diversas vezes. Ele é um especialista no uso de Haki do Armamento e se autointitula “Garp, Punhos do Amor”. Ele criou Luffy para ser um marinheiro, e tem raiva de Shanks por ter influenciado Luffy a ser um pirata.
  • Dr. Vegapunk, o “Gênio”: Conhecido como gênio da marinha e nunca retratado na série até o momento, Dr. Vegapunk lidera as pesquisas científicas da Marinha e aquele que criou o maior número de invenções usadas pela Marinha, entre outras invenções e pesquisas ele foi responsável por: Criar um método para extrair o poder da Fruta do Diabo e colocar em objetos, criar os pacifistas, transformar Bartolomew Kuma em um ciborgue, criar a tecnologia do uso de Kairouseki nas quilhas dos navios da marinha para poderem viajar pelo Calm Belt, entre outras.
Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Anime[editar | editar código-fonte]

Com a popularidade que One Piece atraiu nas páginas de seu mangá, logo seria transformado em anime, atingindo assim uma quantidade ainda maior de pessoas. A adaptação da série para televisão estreou no fim de 1999. A série foi licenciada pela 4Kids para as Américas.

No Brasil, One Piece é distribuído pela Crunchyroll, serviço de streaming de animes e doramas, com transmissão simultânea no mesmo dia da estreia dos episódios no Japão.

Em abril de 2015, a Crunchyroll anunciou que passaria a completar paulatinamente o catálogo de episódios de One Piece[14], que atualmente está incompleto.

Trilha Sonora[editar | editar código-fonte]

Temas de abertura[editar | editar código-fonte]
# Episódios Canção Artista
1 1–48 "We Are!" 「ウィーアー!」 Hiroshi Kitadani (きただにひろし?)
2 49–115 "Believe" 「ビリーヷ」 Folder5 (フォルダファイヴ, Forudafaivu?)
3 116–168 "Hikari E" 「ヒカリヘ」 The Babystars (ザ・ベイビースターズ, Za Beibīsutāzu?)
4 169–206 "Bon Voyage!" 「ボン・ボヤージュ!」 Bon-Bon Blanco (ボンボンブランコ, Bon Bon Buranko?)
5 207–263 "Kokoro no Chizu" 「ココロのちず」 BOYSTYLE
6 264–278 "Brand New World" 「ブランド・ニュー・ワールド」 D-51 (ディー・ゴー・イチ, Dī Gō Ichi?)
7 279–283 "We Are! (7 Nin no Mugiwara Kaizoku-Dan Version)" 「ウィーアー!~7人の麦わら海賊団篇」 7 Nin no Mugiwara Kaizoku-Dan (7人の麦わら海賊団篇?)
8 284–325 "Crazy Rainbow" 「クレイージー・レインボー」 Tackey & Tsubasa (タッキー&翼?)
9 326–372 "Jungle P" 「ジャングルP」 5050 (フィフティ・フィフティ, Fifti Fifti?)
10 373–394 "We Are!" 「ウィーアー!」(Animação de One Piece, versão de 10º aniversário) 「ウィーアー! ~アニメーション ワンピース10周年ver~」 TVXQ
11 395–425 "Share the World" 「シャー・ザ・ワルド」 TVXQ
12 426–458 "Kaze wo Sagashite" 「風をさがして」 Mari Yaguchi com os Piratas do Chapéu de Palha (矢口真里とストローハット, Yaguchi Mari to Sutorōhatto?)
13 459–492 "One Day" 「ワン・デーイ」 The Rootless
14 493–516 "Fight Together" Namie Amuro (安室 奈美恵?)
15 517–590 "We Go!" 「ウィーゴー!」 Hiroshi Kitadani (きただにひろし?)
16 591–628 "HANDS UP" 「HANDS UP」 Kota Shinzato (?)
17 629–686 "Wake Up" 「WAKE UP」 AAA "Attack All Around" (トリプル・エ ー)
18 687–746 "Hard Knock Days" Generations from Exile Tribe (エグザイルトライブから世代)
19 747– "We Can!"「WE CAN」 Hiroshi Kitadani & Kishidan (きただにひろし&氣志團)


  • Especial: "Family", cantado pelos dubladores do bando do Chapéu de Palha
  • Especial de TV #2, Especial de TV #3, Especial de TV #4


A partir do episódio 279 foi retirada a música de encerramento e em seu lugar foram exibidas imagens de produção do mangá. A partir do episódio 284, a música de abertura ficou maior (dois minutos e meio) e não houve mais música de encerramento.


Jogos[editar | editar código-fonte]

Ano Título Gênero Plataforma Companhia
2000 ONE PIECE 〜Mezase Kaizoku Ō!〜
ONE PIECE 〜めざせ海賊王!〜
Simulação Wonderswan Bandai
2001 ONE PIECE GRAND BATTLE!
ONE PIECE グランドバトル!
Luta PlayStation
ONE PIECE 〜Yume no Luffy Kaizoku-dan Tanjō!〜
ONE PIECE 〜夢のルフィ海賊団誕生!〜
RPG GameBoy Banpresto
ONE PIECE Tobidase Kaizoku-dan!
ONE PIECE とびだせ海賊団!
RPG PlayStation Bandai
ONE PIECE 〜Niji no Shima Densetsu〜
ONE PIECE 〜虹の島伝説〜
RPG de ação Wonderswan
2002 ONE PIECE 〜Treasure Wars〜
ONE PIECE 〜トレジャーウォーズ〜
Jogo de tabuleiro Wonderswan
ONE PIECE GRAND BATTLE! 2
ONE PIECE グランドバトル! 2
Luta PlayStation
ONE PIECE Maboroshi no Grand Line Bōkenki!
ONE PIECE 幻のグランドライン冒険記!
RPG GameBoy Banpresto
ONE PIECE GRAND BATTLE SWAN COLOSEUM
ONE PIECE グランドバトル スワンコロシアム
Luta WonderSwan Bandai
ONE PIECE Treasure Battle!
ONE PIECE トレジャーバトル!
Luta Nintendo GameCube
ONE PIECE Nanatsu-tō no Daihihō
ONE PIECE ナナツ島の大秘宝
RPG de ação GameBoy Advance Banpresto
ONE PIECE Treasure Wars 2 -Buggy Land e yōkoso-
ONE PIECE トレジャーウォーズ2 バギーランドへようこそ
Jogo de tabuleiro WonderSwan Bandai
2003 ONE PIECE Mezase! King of Berry
ONE PIECE めざせ! キングオブベリー
Party Game GameBoy Advance Banpresto
ONE PIECE Ocean's Dream!
ONE PIECE オーシャンズドリーム!
RPG PlayStation Bandai
ONE PIECE Chopper no Daibōken
ONE PIECE チョッパーの大冒険
RPG de ação WonderSwan
ONE PIECE GRAND BATTLE! 3
ONE PIECE グランドバトル! 3
Luta PlayStation 2
Nintendo GameCube
2004 ONE PIECE Going Base Ball
ONE PIECE ゴーイングベースボール
Esporte GameBoy Advance
ONE PIECE Round Land!
ONE PIECE ランドランド!
PlayStation 2
2005 ONE PIECE RUSH!
ONE PIECE グラバト! RUSH
Luta PlayStation 2
Nintendo GameCube
ONE PIECE Dragon Dream!
ONE PIECE ドラゴンドリーム!
RPG de ação GameBoy Advance
Fighting For ONE PIECE Luta PlayStation 2
ONE PIECE Pirates Carnival
ONE PIECE パイレーツカーニバル
Party Game PlayStation 2
Nintendo GameCube
2007 ONE PIECE Unlimited Adventure
ONE PIECE アンリミテッドアドベンチャー
Action Adventure Wii Bandai Namco Games
ONE PIECE Gear Spirit
ONE PIECE ギアスピリット
Luta Nintendo DS
2008 ONE PIECE Unlimited Cruise Episódio 1 -O tesouro sob as ondas-
ONE PIECE アンリミテッドクルーズ エピソード1 -波に揺れる秘宝-
Action Adventure Wii
2009 ONE PIECE Unlimited Cruise Episódio 2 -O despertar do herói-
ONE PIECE アンリミテッドクルーズ エピソード2 -目覚める勇者-
Action Adventure Wii
2010 ONE PIECE GIGANT BATTLE!
ONE PIECE ギガントバトル!
Luta Nintendo DS
2011 ONE PIECE Unlimited Cruise SP
ONE PIECE アンリミテッドクルーズ スペシャル
Action Adventure Nintendo 3DS
ONE PIECE GIGANT BATTLE! 2 New World
ONE PIECE ギガントバトル! 2 新世界
Luta Nintendo DS
2012 ONE PIECE Pirate Warriors
ワンピース 海賊無双
Ação PlayStation 3
ONE PIECE ROMANCE DAWN Bōken no Yoake
ワンピース ROMANCE DAWN 冒険の夜明け
RPG de ação PlayStation Portable
Nintendo 3DS
2013 ONE PIECE Pirate Warriors 2
ワンピース 海賊無双2
Ação PlayStation 3
PlayStation Vita
2014 ONE PIECE Unlimited World Red
ONE PIECE アンリミテッドワールド レッド
Action Adventure Nintendo 3DS
Wii U
PlayStation 3
PlayStation Vita
2014 One Piece: Super Grand Battle! X
ONE PIECE スーパーグランドバトル!エックス
Luta Nintendo 3DS
2015 One Piece:Pirate Warriors 3
ONE PIECE ワンピース 海賊無双3
Luta Playstation Vita
Playstation 3
Playstation 4
PC
2016 ONE PIECE Burning Blood
ワンピース バーニングブラッド
Luta PlayStation 4
PlayStation Vita
Xbox One
PC
ONE PIECE Great Pirate Colosseum
ONE PIECE 大海賊闘技場
Luta Nintendo 3DS

Referências

  1. «Spin-off de One Piece estreia em dezembro». One Piece Brasil. 20 de novembro de 2014. Consultado em 30 de novembro. 
  2. «Anime News Network». Consultado em 2 outubro de 2016. 
  3. Seção Faça Sua Pergunta: Mangá One Piece - Volume 42, Capítulo 405, Pergunta do fã: Você está pensando em terminar One Piece no futuro próximo?
  4. «Mediaguide» (PDF). 
  5. «Os dez mangás mais vendidos da história da Shonen Jump». 
  6. «『ONE PIECE』最新60巻、歴代最高の初週実売200万部超え». Oricon Style (em jp). Oricon. 11 de novembro de 2010. Consultado em 11 de novembro de 2010. 
  7. «One Piece series holds "Dome Tour" in Osaka, Tokyo» (em inglês). Asia Pacific Arts. 24 de fevereiro de 2011. 
  8. «One Piece entra para o Livro dos Recordes». Consultado em 6 de julho de 2015. 
  9. Viajando um Pouco pelo Mundo Político de One Piece
  10. One Piece 15 Anos!!!
  11. Oda, Eiichiro (2008). «ヤルキマン·マングローブ». One Piece Vol. 51. One Piece (em jp) 51 Shueisha [S.l.] ISBN 978-4-08-874563-3. 
  12. http://pieceproject.xpg.uol.com.br/informacoes/yonkou/
  13. http://pt-br.onepiece.wikia.com/wiki/Shanks,_o_Ruivo
  14. «Mais episódios de One Piece disponibilizados na Crunchyroll». 17 de abril de 2015. Consultado em 01 de maio de 2015. 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Oda, Eiichiro (1997). «1». ONE PIECE —ワンピース—. ROMANCE DAWN —冒険の夜明け— (em japonês) 1 (Japão: Shueisha). p. 208. ISBN 4-08-872509-3. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]