Panini Comics

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Panini Comics
Tipo Editorial
Fundação 1994 (como Marvel Italia)
2001 (como Panini Comics)
Sede Itália Modena, Itália
Proprietário(s) Panini
Website oficial www.paninicomics.com

Panini Comics é uma editora italiana de histórias em quadrinhos pertencente ao grupo editorial Panini.

Oriunda da reunião, na Itália, de várias editoras que publicavam separadamente os títulos da Marvel Comics, originalmente conhecida como Marvel Italia. A Marvel foi convencida, em 1994, por Marco M. Lupoi, a estabelecer a nova empresa - concentrada na Panini Edizioni, de Módena[1].

Panini Brasil[editar | editar código-fonte]

A Panini Brasil Ltda, com sede em Barueri, começou sua participação no mercado brasileiro com a publicação de livros ilustrados e imagens autocolantes (figurinhas).

A Editora chegou ao país em 1988 através de uma parceira com a Editora Abril, desfeita em 1995,[1] contudo, a distribuição continuou sendo feita pela Dinap, empresa pertencente a Abril.[2]


Dentre os álbuns estavam aqueles com figuras dos campeonatos nacional e mundiais de futebol, dos filmes da série Harry Potter, etc.

Desde de 2002, publica quadrinhos da Marvel e DC Comics, cujas edições são feitas pela Mythos Editora,[3] responsável pela publicação dos fumetti, como Mágico Vento e Tex.[4]

É a atual responsável também pela publicação dos quadrinhos da Turma da Mônica, segundo contrato assinado com os Estúdios Maurício de Sousa em julho de 2006, em vigor a partir de 1 de janeiro de 2007 devido a expiração do contrato da Editora Globo com os Estúdios Mauricio de Sousa.

Também publicou o Almanaque Clássicos do Bumerangue, um almanaque que trazia personagens de Hanna-Barbera como: Zé Colméia, Formiga Atômica, Maguila, Pepe Legal entre outros.

Em 2017, a Panini resolve sair da distribuição da Total (antiga DINAP) e cria um sistema de distribuição próprio,[2] contratando distribuidoras regionais como a Infoglobo do Grupo Globo no Estado do Rio de Janeiro e a AR no Estado de São Paulo[5]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Érico Assis e Pedro Hunter (13 de Dezembro de 2001). «Conheça a Panini - A Marvel italiana». Omelete 
  2. a b Exclusivo: Panini sai da Total (ex-Dinap) e presidente da editora fala sobre novo sistema de distribuição
  3. equipes do Universo HQ e do Omelete. «Marco Lupoi, o homem-forte da Panini, abre o jogo». Universo HQ 
  4. «Adeus, ano velho...». Universo HQ. português. 17 de janeiro de 2003. Consultado em 20 de abril de 2010  |coautores= requer |autor= (ajuda)
  5. Divórcio nos quadrinhos

Ligações externas[editar | editar código-fonte]