Universo HQ

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Universo HQ
Slogan A sua referência de quadrinhos e desenho de humor
Requer pagamento? Não
Gênero Quadrinhos
Cadastro Não necessita cadastro
Idioma(s) Português
Inglês
Desenvolvedor Samir Naliato e equipe
Página oficial www.universohq.com

Universo HQ é um dos primeiros sites da internet a abordar as histórias em quadrinhos.[1][2] Sua principal importância é o amplo destaque que sua linha editorial oferece para os quadrinhos brasileiros, principalmente. O site foi originalmente criado por Samir Naliato, em 5 de janeiro de 2000.[3]

No mesmo ano, a equipe do site cresceu. Sidney Gusman, Sérgio Codespoti e Marcelo Naranjo se juntaram a Samir Naliato na edição do Universo HQ.

O editor-chefe do site é o jornalista Sidney Gusman, autor do livro Mauricio - Quadrinho a Quadrinho, que narra a histórias da paixão de Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, pelos gibis.

Atualmente, Gusman trabalha com o próprio Maurício, respondendo pela área de planejamento editorial.

Em Maio de 2006, o site ganhou um blog colaborativo.[4] Em 2015, o site lançou um podcast e um livro compilando entrevistas publciadas no site.

O Universo HQ, hoje, tem mais de 40 colaboradores, em diversos pontos do país e até no exterior, que contribuíram para um banco de dados com mais de 5 mil resenhas de quadrinhos e livros relacionados. Ganhou oito vezes consecutivas (de 2000 a 2007) o Troféu HQ Mix[5] de melhor site especializado em quadrinhos e já foi citado por veículos internacionais [carece de fontes?]

Referências

  1. http://hqonline.com.br/
  2. http://www.universohq.com/
  3. «Entrevista: Sidney Gusman» 🔗. site Bigorna.net. 19 de abril de 2010. Consultado em 18 de maio de 2010  |coautores= requer |autor= (ajuda)
  4. Marcelo Naranjo (18 de maio de 2007). «Blog do Universo». Universo HQ 
  5. «Premiados HQMix». site Troféu HQ Mix. Consultado em 18 de maio de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.