Estúdios Mauricio de Sousa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Mauricio de Sousa Produções ou Estúdios Mauricio de Sousa
Estúdio de quadrinhos
250px
MSP
Fundação 1959
Fundador (es): Maurício de Sousa
País de origem Brasil Brasil
Sede Bandeira da cidade de São Paulo.svg São Paulo, SP
Rua do Curtume 745, Bloco F, Lapa
Projetos Turma da Mônica
Website http://www.turmadamonica.com.br/
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Fundado pelo cartunista brasileiro Maurício de Sousa, a Maurício de Sousa Produções ou os Estúdios Maurício de Sousa é a empresa responsável pela produção de histórias em quadrinhos, desenhos animados, criação e desenvolvimento de personagens, licenciamento de produtos e todos os demais projetos relacionados com as figuras dos personagens criados por Maurício e/ou por funcionários da empresa.

História[editar | editar código-fonte]

Primeiramente dedicado à produção de tiras publicadas nos jornais, no fim da década de 1960 e início da seguinte, Maurício entabulou uma parceria para a publicação de revistas com a Editora Abril, que durou até meados dos anos 80 quando, visando a ampliação das tiragens, mudou para a editora Globo.

Neste mesmo período realizou a produção de alguns filmes animados de longa-metragem, uma iniciativa que não proporcionou o retorno almejado, como o próprio Mauricio assegurou[1]. Também a produção de pequenos curtas, para a TV, não foi avante.

Em 1 de janeiro de 2007, a Mauricio de Sousa Produções (nome que abarca todas as iniciativas editoriais do autor) deixou a Globo, assinando contrato "exclusivo e de longa duração" com a Panini Comics[2]. O objetivo primacial desta nova mudança é a pretensão de atingir mercados estrangeiros.

Já quando atuava junto à Editora Abril Maurício tentou investir suas personagens em outros países. Isso teve uma maior ampliação durante a parceria com a Globo, mas seus produtos não obtiveram grande êxito fora do Brasil – algo que pretende contornar, com a nova parceria. Atualmente, os Estúdios Maurício de Sousa trabalham com o mais novo lançamento de Maurício: o mangá Turma da Mônica Jovem – o qual, porém, estava previsto para vender no máximo 60 mil cópias em sua 1ª edição mas devido ao seu tão grande êxito vendeu mais do que 230 mil cópias.

Personagens e produtos[editar | editar código-fonte]

Além dos personagens já célebres no mundo lusófono, a MSP possui o Instituto Cultural Mauricio de Sousa que, dentre outras ações, produz cartilhas educativas e empresta seus desenhos para campanhas sociais.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]