Capitão Feio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde junho de 2017).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Capitão Feio
Nome original Capitão Feio
Origem Brasil
Sexo Masculino
Características Tenta deixar o mundo sujo e emporcalhado
Ocupação Vilão
Inimigo(s) Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali
Criado por Mauricio de Sousa
Série(s) Turma da Mônica
Primeira aparição 1972
Editora(s) Panini Comics

Capitão Feio é um personagem da Turma da Mônica, geralmente aparecendo como vilão.[1] Capitão Feio mora nos esgotos, e tenta deixar o mundo sujo e emporcalhado, mas a Mônica e seus amigos sempre acabam com seus planos. Seu primeiro alvo é o Cascão, por ser o menino mais sujo do universo, desde então ele tenta acabar com o Cascão para se tornar a pessoa mais suja do universo, mas ocasionalmente tenta convencer Cascão a se unir a seus planos. Seu quarto se localiza embaixo do Parque da Mônica. Água é a única coisa que retira seus poderes.

História[editar | editar código-fonte]

O personagem surgiu em uma peça de teatro em 1972, sendo um tio de Cascão que enlouqueceu. Em sua primeira história em quadrinhos, "Mônica Contra o Capitão Feio", publicada na revista Mônica n° 31, novembro de 1972 (Editora Abril), manteve o parentesco - Capitão Feio se torna sujo ao ser coberto pela poeira de sua coleção de revistas. Em janeiro de 1973, o personagem ganhou destaque quando apareceu na capa da revista Cebolinha n° 1, mas seu retorno nas histórias foi na Mônica n° 39, em julho do mesmo ano (oportunamente chamada "E Novamente… Capitão Feio!").

As origens do personagem foram aludidas em "Coelhada nas Estrelas: O Feio Contra-Ataca". Sendo a história uma paródia de O Império Contra-Ataca, na cena satirizando Darth Vader revelando ser pai de Luke Skywalker, Dart Feio revela a Cascão Caiuóqui "Eu sou o irmão do seu pai!", e logo em seguida atira a revistinha Mônica 31 para comprovar.[2]

Capitão Feio é o antagonista principal dos dois jogos da Turma da Mônica para o Sega Master System, porém em Mônica no Castelo do Dragão ele não aparece. Em Turma da Mônica em O Resgate, Capitão Feio é o último chefe.[3] Em 2010 participou do desenho Turma da Mônica Contra o Capitão Feio, considerado um dos únicos episódios em desenho com o Capitão Feio.

Capitão Feio no futuro da Turma da Mônica, o Cascão herda os poderes do Capitão Feio, mas o Xavecão (Xaveco) acabar de mudar o futuro desta história (Edição 76 Turma da Mônica Jovem).

Referências

  1. «Turma da Mônica » Capitão Feio». Consultado em 16 de junho de 2017 
  2. «Turma da Mônica Volta com seu Clássico: Coelhada nas Estrelas.». Aglomerado News. 25 de novembro de 2010 
  3. Monteiro, Rafael (20 de fevereiro de 2016). «Lista relembra os jogos exclusivos brasileiros do Master System». TechTudo. Consultado em 16 de junho de 2017 
Ícone de esboço Este artigo sobre banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.