Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Star Wars Episode V:
The Empire Strikes Back
Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca (PT/BR)
 Estados Unidos
1980 • cor • 124 min 
Direção Irvin Kershner
Produção Gary Kurtz
Roteiro Leigh Brackett
Lawrence Kasdan
George Lucas (argumento)
Elenco Mark Hamill
Harrison Ford
Carrie Fisher
Billy Dee Williams
Anthony Daniels
David Prowse
Peter Mayhew
Kenny Baker
Frank Oz
Gênero Aventura
Ficção Científica
Música John Williams
Cinematografia Peter Suschitzky
Edição Paul Hirsch
Estúdio Lucasfilm
Distribuição 20th Century Fox
Lançamento Estados Unidos 21 de Maio de 1980
Brasil 18 de Setembro de 1980
Portugal 4 de Dezembro de 1980
Idioma Inglês
Orçamento US$ 33 milhões
Receita US$ 538.375.067[1]
Cronologia
Último
Último
Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança
Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi
Próximo
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

Star Wars Episode V: The Empire Strikes Back (no Brasil e em Portugal, Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca) é um filme épico estadunidense de 1980 dirigido por Irvin Kershner e escrito por George Lucas, Leigh Brackett e Lawrence Kasdan, sendo o segundo filme da série Star Wars a ser lançado, embora seja o quinto na ordem cronológica. O filme arrecadou mais de 500 milhões de dólares nos cinemas mundiais.

Depois de uma produção difícil, o império Contra-Ataca foi lançado em 21 de maio de 1980 e inicialmente recebeu críticas mistas, embora desde então tem crescido em grande estima, tornando-se o capítulo mais aclamado pela crítica na saga épica Star Wars, e é considerado um dos maiores filmes de todos os tempos.

Em 2010, o filme foi selecionado para preservação no National Film Registry pela Biblioteca do Congresso por ser "culturalmente, historicamente e esteticamente significativo".

Elenco[editar | editar código-fonte]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Três anos após a destruição da Estrela da Morte, a Aliança Rebelde continua fugindo da ameaça do império galáctico, que manda sondas espiãs por toda a galáxia em busca dos rebeldes. Uma das sondas vai para o planeta gelado de Hoth, onde a aliança rebelde montou a base Echo.Han Solo planeja partir para pagar o dinheiro que deve ao gangster Jabba the Hutt, embora tenha sentimentos pela princesa Leia, que nega gostar dele.

Luke Skywalker, montado em um Tauntaun, vai investigar um meteorito e é atacado pela criatura das neves Wampa, desmaiando. Ao perceber que Skywalker havia desaparecido, Han sai para procurar seu amigo. Enquanto isso a frota do império galáctico, liderada pelo cruel lorde Darth Vader, descobre, através da sonda, o esconderijo da Aliança Rebelde e parte para o ataque. Luke desperta após o ataque e se vê preso no teto da caverna da criatura, que estava devorando seu Tauntaun, Luke utiliza a Força para pegar seu sabre de luz e se libertar da caverna. Ao sair da caverna, ferido e cansado e em meio a uma grande nevasca, Luke tem uma visão em que [[Obi-Wan Kenobi] diz a ele que vá ao planeta pantanoso Dagobah para encontrar Yoda, um grande mestre Jedi que havia treinado Obi-Wan. Luke é então encontrado por Han e resgatado.

Depois de se recuperar em um tanque de Bacta, Luke se une aos outros pilotos na Batalha de Hoth contra o império. Os pilotos enfrentaram os gigantescos tanques terrestres do império, os AT-AT Walker (cujo formato é similar ao de um Elefante), com suas novas naves planetárias, os Speeders. Após todos os rebeldes abandonarem a base Echo, sobram apenas Han, Leia, Chewbacca e C-3po, que partem na Millenium Falcon. Luke sobrevive à batalha junto com alguns rebeldes, e logo ele e seu androide astro-mecânico R2-D2, usando sua nave, X-Wing 5, vão em busca do planeta Dagobah.

Enquanto isso, a Millenium Falcon é atacada por Destroyers Imperiais, sendo perseguidos por Darth Vader - que os quer por serem próximos a Luke Skywalker. Eles se escondem em uma caverna num gigantesco meteorito num campo de asteroides. Mesmo perdendo muitos homens, Vader não desiste e é contactado pelo seu poderoso mestre, o Imperador Palpatine. Ele informa de que Luke é filho de Anakin Skywalker, e Vader pretende tentar levá-lo para o lado Negro da Força. Luke e R2 finalmente chegam a Dagobah, e sua nave fica presa em um lago. Luke é surpreendido por um alienígena verde muito pequeno e velho, que quer ajudá-lo a encontrar Yoda e o leva a sua casa em uma árvore. Lá são contactado pelo espírito de Obi-Wan, e o homenzinho verde e frágil se revela como mestre Yoda (o maior mestre Jedi que já existiu e o único que restou), que aceita treinar Luke e lhe ensinar os caminhos da Força.

Han solo e Leia começam a se apaixonar. Ao se depararem com criaturas parasitas na caverna do asteroide, chamadas Mynocks, fogem da caverna - que descobrem ser uma Colossal criatura espacial similar a uma minhoca, que tenta devorar a nave mas não consegue. Devido ao ataque dos caças imperiais e dos Mynocks (que roeram os cabos de força), a Millenium Falcon fica debilitada e não consegue ativar o hiperespaço. Han se esconde atrás de um destroyer e depois foge sem que o império perceba, o que eles não sabem é que Vader colocou vários caçadores de recompensa atrás da Falcon eles são: IG-88,Bossk,Dengar,4-LOM, Zuckuss e Boba Fett (que trabalha para Jabba o Hutt).

Em Dagobah (um planeta tropical escuro e úmido, cheio de criaturas reptilianas), Luke treina duro com Yoda, que lhe ensina como evitar o lado sombrio da força. Ele manda Luke a uma caverna em que o lado Negro habita, afirmando que em seu interior só existiria o que ele levasse consigo. Lá, Luke encontra Vader e o derrota decepando-lhe a cabeça; porém, para sua surpresa, dentro do capacete de Vader estava seu próprio rosto. Luke começa a dominar a força.

Han, Leia, Chewie e C-3po vão até a cidade nas nuvens no sistema Bespin, onde Han encontra seu velho amigo Lando Calrissian, chefe da cidade das nuvens. Lando diz que vai consertar a Falcon e convida Han e seus amigos a passar um tempo em Bespin. Luke, durante seu treinamento, tem uma visão do futuro em que seus amigos estão sofrendo, e decide partir para ajuda-los. Yoda e Obi-wan dizem que Luke precisa completar seu treinamento ou não vencerá Vader e o Imperador, Luke parte, prometendo retornar e terminar o treinamento de cavaleiro Jedi.

C-3po desaparece em Bespin, o wookie o encontra desmontad e tenta consertá-lo mas não consegue colocar suas pernas, o carregando nas costas. Lando chama Han, Leia e Chewbacca para jantar e, quando a porta da sala de jantar se abre, Darth Vader os está esperando. Lando fez um acordo com Vader, e se ele o ajudasse o império pararia de tentar obter o controle de Bespin. Os quatro são feitos prisioneiros, e Han é torturado para a angústia de Lando, que se arrepende de ter traído seu velho amigo. Lorde Vader leva todos para um uma sala de congelamento, onde ele congela o capitão Solo para verificar se ele sobrevive, planejando usar o método em Luke para levá-lo ao imperador. Han se despede de Leia e os dois declaram seu amor; ele manda Chewie, com o C-3po nas costas, cuidar da princesa. Han é congelado em Carbonita e sobrevive em um estado perfeito de hibernação. Lando fica abalado quando Vader entrega Han ao caçador de recompensa Boba Fett e afirma que ficará com Leia e Chewie. Ele liga seu servo robô Lobot e juntos, resgatam Leia, C-3po e Chewie.

Luke finalmente chega à cidade e ao entrar nela se separa de R2, que encontra os outros e os ajuda em sua fuga. Luke é atraído à sala de Carbonita e lá encontra Vader, e tem início o duelo final com sabre de luz. Vader diz estar impressionado com Luke e tenta atrai-lo ao lado Negro da força, utilizando seus maiores conhecimentos da força para atacar Luke e deixa-lo cansado e ferido. Enquanto Lando, C-3po, R2-D2, Chewie e Leia lutam contra os Stormtroopers para chegar à Millenium Falcon, Luke e Vader chegam a uma gigantesca área de ventilação e manutenção redonda, extremamente larga e funda. Vader corta a mão direita de Luke junto com seu sabre de luz, deixando-o à beira do imenso vão, exausto e ferido, pendurado na antena. Vader diz que Luke pode se unir a ele e ambos destruirão o imperador e governarão a galáxia. Luke se recusa a se unir ao assassino de seu pai, mas Vader revela que Darth Vader é Anakin Skywalker, seu pai. Luke se recusa a acreditar e, sem esperanças, se joga no abismo, caindo num sistema de ventilação que o joga para fora da cidade - que fica no céu. Ele se segura em uma pequena antena abaixo da cidade e não tem forças para continuar ali por muito tempo, porém, usando a força, ele consegue chamar Leia através de telepatia. Leia e os outros na Falcon voltam e resgatam Luke da morte certa.

No espaço, R2 consegue consertar a hiper-propulsãoe e eles vão direto ao encontro da Aliança Rebelde, onde, junto com seu novo aliado Lando Calrissian, planejam resgatar Han de Jabba em Tatooine. O robô médico dá a Luke uma mão robótica avançada, e eles olham a galáxia imaginando o futuro.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Relançamento em 3D[editar | editar código-fonte]

Em setembro de 2010, a Lucasfilm anunciou que todos os seis filmes da saga Star Wars seriam convertidos em 3D e relançados nos cinemas em ordem cronológica. Começando por A Ameaça Fantasma, que teve seu relançamento em 2012.[2]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.