Chewbacca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Chewbacca
Personagem de Star Wars
Informações gerais
Informações pessoais
Nascimento 200 anos antes da Batalha de Yavin (Ep.IV), Kashyyyk
Características físicas
Estatura 2,15
Cor do cabelo Marrom
Informações profissionais
Ocupação Ex - Gângster
Rebelde

Na série Star Wars (Guerra nas Estrelas), Chewbacca — apelido: Chewie — é o copiloto da nave Millennium Falcon e o melhor amigo de Han Solo, e um alienígena da raça Wookiee, oriundo do planeta Kashyyyk. Tendo participado de sete dos nove filmes da franquia (A Vingança dos Sith, Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca, O Retorno do Jedi, O Despertar da Força, Os Últimos Jedi e A Ascensão Skywalker). Chewie é um excelente mecânico, muito sábio e temperamental. Foi interpretado por Peter Mayhew, que, com seus 2,15 m, foi escolhido por George Lucas.[1]

História[editar | editar código-fonte]

O Chewbacca é um republicano em A Vingança dos Sith, e um rebelde a partir de Uma Nova Esperança.

Chewbacca nasceu em Kashyyyk 200 anos antes da Batalha de Yavin. Junto com outros wookiees ele combateu as forças de Palpatine (Darth Sidious) e do Império Galáctico, sendo o único sobrevivente de uma missão para salvar filhotes Wookiees de escravistas.

Libertado por Han Solo, torna-se seu amigo, pois, segundo a cultura Wookiee, ele tem um débito de vida com aquele que o salvou.[2] Chewbacca é casado com Mallatobuck e a tradição permite que ele se ausente do lar para cumprir sua dívida de honra. Ele e Han Solo se tornam contrabandistas a serviço dos Hutts. Chewie acompanha todas as aventuras e influencia o amigo a ajudar a Aliança Rebelde. Grande mecânico, esse wookie usa tal habilidade para resolver diversos problemas da nave Millennium Falcon, e em O Império Contra-Ataca, Chewbacca remonta C-3PO e quando ele é destruído pelos soldados imperiais na Cidade das Nuvens, em Bespin. Seu instinto animal também o colocou numa encrenca na lua florestal de Endor em O Retorno de Jedi, quando fareja uma presa (que na verdade era uma armadilha feita por Ewoks). Além de sua força natural e de suas garras retráteis, ele usa como arma principal sua besta a laser. Chewbacca é um jogador de xadrez dejarik holográfico muito temperamental, e seus adversários correm o risco de ter os braços arrancados durante a partida, se Chewie estiver perdendo.

Nos filmes[editar | editar código-fonte]

Em A Vingança dos Sith, Chewbacca e seu amigo Tarfful ajudam Yoda a fugir dos soldados clones em seu planeta, Kashyyyk.[2]

Em Uma Nova Esperança, Chewie e Han aceitam transportar Obi-Wan Kenobi e Luke Skywalker para Alderaan. Ao chegar lá, só acham um cinturão de asteroides (o planeta fora destruído) pela estação espacial gigantesca, Estrela da Morte que acaba também capturando a Millenium Falcon com seu "raio trator". Então Han, Luke e Chewie, ao saberem que a princesa Leia estava na estação, resolvem resgatá-la enquanto Obi-Wan desliga o raio trator.

Depois da fuga, Chewbacca e Han Solo se unem à Aliança Rebelde, na luta contra o Império Galáctico.

No Universo Legends (Lendas)[editar | editar código-fonte]

Chewbacca e um dos jawas.

Havia relatos de que Chewbacca se casou com Mallatobuck após a criação da Nova República, um pouco antes de receber sua primeira missão com os 3 filhos de Han e Leia: Jacen, Jaina e Anakin Solo.

Tirando "férias", então ele decide seguir para Kashyyyk, seu planeta natal, ao lado de Han. Durante a viagem eles são interceptados na órbita de Kashyyyk por um cruzador do escravizador Pekt, e Han não havia reinstalado um dispositivo semelhante a uma mini-antena (que se deslocou da nave enquanto Lando se infiltrava nas trincheiras da Estrela da Morte II no filme O Retorno de Jedi). Devido a isto a Falcon é metralhada e fica em estado de emergência, obrigando Han e Chewie a fazerem um pouso de emergência, já cientes de que teriam de consertar os motores da Falcon depois, tirando os estragos causados pelo cruzador de Pekt.

A Falcon caiu perto de uma das maiores florestas de Kashyyyk. Quando Han e Chewie descobrem que Pekt escravizou o povo Wookie junto com os remanescentes Imperiais, eles partem para a grande metrópole de Kepitenochan. No caminho recuperam grande parte dos Wookies escravizados e encontram Weebacca, fingindo destruir um abrigo dos escravizadores (ele estava fingindo mesmo, pois fez um acordo com um moff Imperial e com Pekt para roubar os segredos de Han e Chewie e depois matá-los, porém seu plano foi por água abaixo depois que os Imperiais rompem o trato que fizeram com ele e atacam Kepitenochan cansados de esperar Weebacca matar Chewie e Han). [Ele até revela que pode matar Han, mas que não conseguiria matar um velho amigo, como Chewie.] Quando Chewie e Han descobrem tudo, Chewie mata Weebacca usando armas de Bersekers, uma tribo Wookie antiga e guerreira.

Depois, com a ajuda de um velho amigo de Chewie, Shoran, eles resgatam os Wookies aprisionados na estação Avatar, incluindo Attchitchuk, pai de Chewbacca. Assim eles matam Moff Darcc e Pekt, o escravizador salvando Kashyyyk por um tempo. Anos depois outro escravizador prende Wookies de Kashyyyk e os deixa sem ar num asteroide (Pekt preferiu montar uma base em Kashyyyk, assim facilitando para Han e Chewie resgatarem os Wookies), mas Han, Chewie, Luke e Leia reestabelecem o ar nas prisões. Eles mais uma vez matam o escravizador e livram o povo Wookie da escravidão e da morte.

Família[editar | editar código-fonte]

Chewbacca era casado com a Wookiee Mallatobuck e era filho de Attchitchuk. Seu sobrinho, Lowbacca, foi um dos poucos Wookiees a entrar na Academia Jedi.[3]

Como conheceu Han[editar | editar código-fonte]

Conheceu Han Solo quando, durante uma missão com seus companheiros Wookiees contra alguns escravistas que venderiam Wookiees filhotes para os Imperiais, há uma grande batalha e só ele sobra vivo. Assim que a nave imperial chega ao local, Chewie consegue mandar os filhotes embora, e Han, que naquela época era um tenente do Império, recebe a ordem de investigar a nave onde houve a batalha. Quando Han entra na nave e encontra Chewie desmaiado e ferido, e seu superior, o comandante Nyklas, manda que ele mate o Wookiee, ele diz que nunca atacaria um inimigo que não pode se defender. Nyklas diz que vai matar ele e Chewie se ele não cumprir a ordem, então ele assume os controles da nave e foge. Quando Chewie acorda e percebe que foi salvo por Han, ele passa a segui-lo para o resto da vida, pois segundo uma tradição Wookiee, se alguém salva sua vida, você deve sua vida a essa pessoa.

Referências

  1. «Why We Still Love Star Wars: A New Chewie». Parade magazine. 3 de dezembro de 2017. 8 páginas. Now Joonas Sutamo,....,has taken over the suit full-time from 73-year old actor Peter Mayhew. 
  2. a b Chewbacca Profile, at StarWars.com. Retrieved May 30, 2018.
  3. «Star Wars Holiday Special». starwarsholidayspecial.com. Consultado em 6 de agosto de 2008. Cópia arquivada em 23 de julho de 2008 
Ícone de esboço Este artigo sobre a série Star Wars é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.