Imperial Star Destroyer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Imperial Star Destroyer
Afiliação Império Galáctico
Primeira aparição Star Wars Episódio IV
Última aparição Star Wars Episódio VI
Fabricante Sienar Fleet System
Classe Imperial
Lançamento 19 BBY pelo Grand Moff Tarkin
Status Abandonada
Comprimento 1,600 m
Largura 1,015 m
Portal Ficção Científica

Imperial Star Destroyer é um tipo de nave espacial que compõe a Frota Estelar do Império Galáctico no universo fictício da série Guerra nas Estrelas. Conhecidas pelos vastos aparatos bélicos, tamanho e imponência,[1] os destroyers estelares da Marinha Espacial do Império constituíam um dos principais meios de impôr a autoridade e a imponência imperial através da galáxia. Mediam pouco mais de um quilômetro de comprimento e continham um atracadouro com vários caças TIE, unidades de AT-AT,AT-TS, e um contingente composto por milhares de soldados entre tropas de terra e tripulantes.

Star Wars Episode III: A Vingança dos Sith[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: A Vingança dos Sith

Após o massacre interpelado pela Ordem 66, a República Galáctica é dissolvida mediante uma sessão extraordinária no Senado Galáctico. Darth Sidious, o principal antagonista dos três filmes prequenciais de Guerra nas Estrelas sob a sorrelfa do Supremo Chanceler Palpatine, funda o Império Galáctico e "coroa" a si mesmo como Imperador. Como braço-direito, Darth Sidious sagra Darth Vader, antigo Anakin Skywalker, como novo aprendiz de Sith para fazer sua vontade contra os remanescentes da Ordem Jedi que sobreviveram. Após o épico duelo no planeta vulcânico Mustafar contra seu ex-mestre, Obi-Wan Kenobi, Darth Vader perde os braços e pernas e fica à beira da morte. Resgatado pelo Imperador, Vader é levado para o Hospital Imperial para uma longa cirurgia, daonde sai com um complexo e permanente sistema de suporte vital em forma de armadura, inspirada no traje de antiquíssimos guerreiros Sith a pedido de Sidious.

Na cena seguinte, junto com as primeiras fases de construção secreta da Estrela da Morte, dá-se início à Era Imperial e à construção dos maiores e mais imponentes destróieres imperiais, baseados no projeto dos antigos cruzadores estelares de ataque e destróieres estelares classe-Venator republicanos.

Star Wars Episode IV: Uma Nova Esperança[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Uma Nova Esperança

Mais de vinte anos após os eventos do Episódio III, o destróier imperial Devastador intercepta e aborda uma pequena nave corelliana nos céus do planeta árido Tatooine. Seguindo as instruções do Grão-Moff Tarkin, antagonista principal deste episódio, Darth Vader executa os tripulantes e leva presa a passageira e senadora do planeta Alderaan, Princesa Leia, que estava numa missão para entregar os planos técnicos da Estrela da Morte à Aliança Rebelde.

O arrebatador aparecimento do destróier imperial na abertura do filme é considerada uma das mais marcantes e revolucionárias da História do Cinema.

Star Wars Episode V: O Império Contra-Ataca[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: O Império Contra-Ataca

A bordo do ainda maior super-destróier estelar classe-Executor, o antagonista principal deste episódio, Darth Vader, lidera uma mega operação de revanche contra os Rebeldes após a destruição da Estrela da Morte no episódio anterior.

Considerado pelos fãs o melhor episódio dos três filmes sequenciais, os destróieres estelares são explorados com muito maior riqueza de detalhes do que no episódio anterior e até mais do que no próximo, desde o poder bélico durante a perseguição da Millenium Falcon pelo cinturão de asteroides até a composição dos passadiços das naves.

Star Wars Episode VI: O Retorno de Jedi[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: O Retorno de Jedi

A fatídica Batalha de Endor marcou o fim definitivo da glória da Frota Imperial, bem como o fim do próprio Império Galáctico.

Após maquinar com toda a Frota Estelar (capitaneada pelo Almirante Piett a bordo do Executor) uma cilada para arrasar definitivamente a Rebelião, o Imperador decide supervisionar a construção da nova, maior e futuramente implacável Estrela da Morte.

Contemplando da Sala do Trono a batalha final nos céus de Endor e na intenção de converter Luke Skywalker para o lado sombrio da Força, o Imperador manda dizimar as naves da Frota Rebelde uma por uma através do poderio do supostamente inativo superlaser da Estrela da Morte.

Porém, o Imperador tem seus planos frustrados após subestimar o bom ânimo de Skywalker e dos demais Rebeldes, e termina não só vencido, como morto pelas mãos do próprio Darth Vader reconvertido ao lado luminoso da Força.

Nesta última e imensa batalha, a Frota Imperial é reduzida a quase nada do esplendor que outrora foi, com as principais baixas sendo a destruição do super destróier estelar Executor, que chocou-se com a Estrela da Morte após seu passadiço ter sido destruído por uma investida kamikaze de um caça rebelde, bem como a destruição da própria Estrela da Morte por Lando Calrissian.

Trinta anos mais tarde, o modelo do destróier estelar imperial se tornaria a base do projeto para os encouraçados estelares da Primeira Ordem.

Referências