Han Solo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Han Solo
Personagem de Star Wars
Informações gerais
Informações pessoais
Estado atual Capitão das Tropas Rebeldes, antes Tenente imperial
Nascimento 29 anos antes da Batalha de Yavin.
Morte Base Starkiller, 34 anos depois da Batalha de Yavin
Características físicas
Espécie Humano
Estatura 1,80 m
Cor do cabelo Marrom (Ep. IV ,V e VI), mais tarde cinza (Ep. VII)
Cor dos olhos Marrom
Informações profissionais
Ocupação Ex-Contrabandista
General da Nova República
Causa da morte Morto por seu filho Kylo Ren

Han Solo é um personagem fictício, um dos protagonistas dos livros e filmes de ficção científica da série Star Wars (Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca, O Retorno de Jedi, O Despertar da Força, Solo e A Ascensão Skywalker).

No cinema, Han Solo foi interpretado pelo ator Harrison Ford. Para a série de filmes derivados, Han ganhou seu próprio spin-off, Solo: Uma História Star Wars, na qual o enredo gira ao redor das aventuras de sua juventude e é interpretada por Alden Ehrenreich.

Han Solo é listado como um dos maiores e melhores personagens da história do cinema.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança[editar | editar código-fonte]

Han Solo é um mercenário, nativo do planeta Corellia, mas residente em Tatooine. É proprietário da nave espacial Millennium Falcon, antigo cargueiro corelliano, modificado por Solo, descrita por ele como "a nave mais veloz da galáxia" e tem como co-piloto o wookiee Chewbacca. Precisando de dinheiro urgentemente para pagar o credor Jabba the Hutt, Han aceita transportar Luke Skywalker e Obi-Wan Kenobi para o planeta Alderaan.

Porém, ao chegarem lá, só acham um cinturão de asteroides, pois o planeta foi destruído pela arma letal Estrela da Morte. E é para lá que a Falcon se dirige, sendo capturada pelo "raio trator". Han, Luke e Chewbacca resolvem ir ao resgate da Princesa Leia, que estava na área de confinamento, enquanto Obi-Wan vai desligar o raio trator. Han e Luke são bem-sucedidos, mas Obi-Wan, apesar de ter desligado o raio, acaba morrendo em duelo com Darth Vader. A Falcon foge para a base da Aliança Rebelde.

Ao receber seu pagamento, Han resolve ir embora, apesar dos apelos de Luke para ajudar no ataque à Estrela da Morte. Porém, quando a nave de Luke está prestes a ser abatida, a Falcon aparece e o salva, permitindo a ele dar os disparos fatais. Han e Chewbacca unem-se à Aliança Rebelde.

Star Wars: Episódio V - O Império Contra-Ataca[editar | editar código-fonte]

Três anos após a destruição total da Estrela da Morte, os rebeldes porém, são forçados a deixarem sua base e partem para outros destinos, chegando ao frio planeta de Hoth. Durante a batalha no planeta Hoth, Han decide pagar sua dívida ao gângster Jabba the Hutt, mas acaba sendo impedido pois os soldados imperiais vencem a batalha e eles têm que fugir. Sua nave, a Millennium Falcon, fica danificada e Han decide então ir ao planeta Bespin, em uma visita a seu velho amigo, Lando Calrissian, na Cidade das Nuvens (Cloud City), por ele administrada. Ao chegar lá, descobre que Lando havia feito um acordo com Darth Vader e Solo acaba por ser capturado e congelado em carbonita. Solo é entregue ao caçador de recompensas Boba Fett, que deve levá-lo à Jabba, que colocou um alto prêmio em troca de Han Solo vivo, por ele não ter pagado a dívida. Seus amigos tentam resgatá-lo antes que ele seja entregue à Jabba, fato narrado no livro Sombras do Império, mas não obtêm sucesso na missão.

Star Wars: Episódio VI - O Retorno de Jedi[editar | editar código-fonte]

Um ano depois dos eventos de o Império contra-ataca, eles bolam outro plano e tentam resgatá-lo novamente, desta vez já no palácio de Jabba, em Tatooine. Solo finalmente é resgatado e Jabba morre. Após isso, eles vão para a lua de Endor em um plano para destruir a nova arma do Império, a segunda Estrela da Morte. Após a desativação de seus escudos, a Estrela da Morte é destruída pelos rebeldes, o Império é derrotado e o Imperador e Vader morrem.

Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força[editar | editar código-fonte]

Leia e Han finalmente se casam e acabam de ter um filho, Ben Solo que mais tarde assumiu a identidade de Kylo Ren ao se unir à Primeira Ordem e seguir Snoke. Han ao tentar salvar o filho acaba sendo morto por ele, que perfura seu tórax com o sabre de luz, fazendo-o cair de uma ponte no planeta-arma Starkiller.

Solo: Uma História Star Wars[editar | editar código-fonte]

Spin-off da franquia centrado em um jovem Han Solo e suas aventuras com seu parceiro Chewbacca, incluindo seu encontro com Lando Calrissian.

Star Wars: Episódio IX - A Ascensão Skywalker[editar | editar código-fonte]

Han aparece na forma de uma memória de seu filho, enquanto este reflete sozinho sobre a morte de sua mãe e sobre Rey ter salvo sua vida e confessado os seus sentimentos por ele após o último duelo deles nos destroços da Estrela da Morte. A memória de Han Solo diz ao seu filho que Kylo Ren está morto, mas que Ben Solo está vivo e que ele deve retornar ao lado da luz. Diferente da sua última tentativa em Starkiller, Han consegue convencer o filho, Kylo Ren atira seu sabre de luz no mar e se torna Ben Solo novamente.

Universo expandido[editar | editar código-fonte]

Após a batalha de Endor, Han Solo casa-se com a princesa Leia e juntos têm três filhos: Os gêmeos Jacen e Jaina, e o mais novo Anakin Solo. Ele batalha por muito tempo contra a raça de outra galáxia para salvar a nova república (informações pertencentes ao antigo universo expandido, todo esse material agora conhecido como LEGENDS).

Após a Lucasfilm ser adquirida pela Walt Disney Company, uma de suas primeiras medidas foi reiniciar o Universo Expandido, mantendo o material já conhecido com o selo LEGENDS, apenas a série animada Star Wars: Clone Wars continuou como parte do cânone.

Passado[editar | editar código-fonte]

Antigamente, Han Solo trabalhava para o Império, e chegou a ser nomeado Tenente Imperial. Em uma missão em que o Império deveria comprar filhotes de Wookiees, capturados por escravistas, a nave escravista é atacada por Wookiees liderados por Chewbacca. Os filhotes são salvos e mandados para longe e o então tenente Solo recebe a missão de verificar a nave dos escravistas. Chegando lá, ele encontra somente Chewbacca vivo, todos os outros mortos. Mas o Wookiee está ferido e desmaiado, e seu comandante ordena que ele o mate, mas ele diz que nunca atiraria num inimigo indefeso. O comandante o ameaça de morte se a ordem não fosse cumprida. Ele assume os controles da nave e foge. Após isso, ele sai do Império e passa a trabalhar como mercenário ao lado de Chewbacca.

Morte[editar | editar código-fonte]

Foi morto pelo filho Ben Solo (Kylo Ren) na Base de Starkiller. Ao encontrar Kylo Ren, Han tenta convertê-lo para voltar para o lado da luz. Kylo Ren luta contra seus próprios sentimentos e conflito interno ao reencontrar o pai e, se sentindo dividido entre o lado sombrio e o da luz, pede a ajuda de Han Solo para se livrar do sofrimento que passava. Kylo oferece o próprio sabre de luz ao pai e, no momento que Han segura a arma, seu lado sombrio vence seu conflito interno e ele acaba ativando o sabre, assassinando Han Solo. Em outro lugar, a morte de Han assim como o arrependimento de Kylo Ren, são sentidos por Leia através da Força.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre a série Star Wars é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.