Sith

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Os Sith são uma ordem de guerreiros seguidores do lado sombrio da força que se opõem aos jedi no universo de Star Wars.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Há milhares de anos, quando as grandes nove naves-pirâmides (conhecidas como Tho-Yor) se espalharam pela galáxia em busca de raças sensitivas à Força com intuito de leva-las ao planeta Tython para se reunirem e discutirem sobre a Força, uma dessas raças experimentou os poderes de Bogan, precursor do chamado Lado Sombrio da Força, esta raça também foi logo conhecida por sua malícia e ambição extrema pelo poder: seu nome era Sith. Eles travaram então uma batalha pelo domínio total da Força contra a recém formada Ordem Jedi, na conhecida "Guerra da Força". Das cinzas desta grande guerra, a Ordem Jedi nasceu e cresceu pela galáxia, enquanto muitos Sith foram humilhados e retornaram a seu planeta natal com sede de vingança, formando um império cruel, hostil e malévolo.

O legado dos Sith foi grande, e sabe-se que vieram de um planeta chamado Korriban, onde era a capital de seu império que perdurou por centenas de anos. Infelizmente, sua ganância por poder absoluto fez com que houvesse uma intriga intensa entre o Império Sith e a Ordem Jedi, que resultou na terrível Batalha de Ruussan, onde um Lorde Sombrio de Sith, chamado Lorde Kaan, usou um poder no qual ele pensou que dizimaria os exércitos dos Jedi, no entanto, não sabia que isso traria também morte aos Sith: a Bomba de Pensamento. O poder realmente exterminou os Jedi que estavam no local, mas trouxe morte também à todos os Sith (inclusive ao próprio Lorde Kaan), exceto para um que, inexplicavelmente, sobreviveu: Darth Bane. Este deu continuidade aos Sith estabelecendo a Regra de Dois (onde só haveria dois Sith na galáxia: um mestre e um aprendiz).

Passaram-se muitos anos até o surgimento de um novo Mestre Sith, Darth Plagueis, foi originalmente um Jedi, que lutou junto com o mestre Yoda em Kashyyyk, mais tarde foi para lado Sombrio da Força. Plagueis, que tinha o poder de manipular os midichlorians e criar vida, foi morto por seu aprendiz, Palpatine, enquanto dormia.

Depois disso, Palpatine tornou-se uns dos Sith mais poderosos de todos os tempos, ele adotou para si o nome de Darth Sidious e, fiel ao ideal dos Sith, buscou poder pessoal. Através de manipulações, chegou ao posto máximo na Velha República, tornando-se Supremo Chanceler. Em pouco tempo deu um golpe de estado e assumiu o título de Imperador da Galáxia.

Sidious teve quatro discípulos, dos quais três aparecem nos filmes: Darth Maul, Darth Tyranus, também chamado Conde Dookan (Count Dooku, no original em inglês), um ex-Jedi morto pelo Cavaleiro Jedi Anakin Skywalker em Coruscant; e o próprio Anakin, que adotou o título de Darth Vader. Vader pereceria na segunda Estrela da Morte após arrepender-se e salvar o seu filho da morte. Atingido pelos Raios da Força produzidos por seu mestre, o cruel Imperador, Vader não suportou os ferimentos, agravados pelo seu estado físico debilitado.

Mas Sidious não seria destruído tão fácil. No romance "O Império do Mal" é revelada a existência de vários clones do Imperador em um planeta isolado da Galáxia. Sempre que se encontrava perto da morte, Palpatine utilizava suas habilidades para transferir a sua mente para outro corpo. Ele conseguiu atrair Luke Skywalker para o Lado Sombrio, mas este posteriormente veio a se arrepender e a matar o Imperador antes que este tivesse tempo de transferir a sua essência para um novo corpo. Com o seu fim, a Ordem Sith desapareceu da Galáxia. Mas inúmeros artefatos da Ordem encontram-se espalhados pela Galáxia, escondidos. Os Sith poderão retornar no futuro.

Força Oculta[editar | editar código-fonte]

Ver artigos principais: Força (Star Wars) e Sabre de luz

Diferentemente dos Jedi, os Sith desenvolveram grandes habilidades para ocultar o poder da Força. Este fato pode ser observado justamente no Episódio I - "A Ameaça Fantasma", quando os Mestres Jedi Mace Windu e Yoda se surpreendem com a existência de Darth Maul. Evidentemente ficou claro que os Jedi não sentiram a presença dos Sith e de seus planos nos episódios subsequentes, inclusive na animação "Star Wars: Guerras Clônicas", pois diversas vezes os planos de Darth Sidious confirmaram a presença de espiões ou traidores dentro da própria República. Além disso o senador Palpatine articulou todos os planos Sith mesmo estando absolutamente próximo ao Conselho Jedi. Apenas Anakin Skywalker descobriu a verdadeira identidade de Sidious, pois este seduziu Skywalker para o Lado Sombrio da Força. Certamente este poder oculto da Força foi desenvolvido a duras penas pelos Sith, já que os mesmos haviam sido duramente exterminados sem compaixão pelos Jedi ao longo de muitos milênios. Confirmando esta teoria, este Poder específico de não revelar a Força foi decisivo para a vitória da Ordem, conforme os eventos do Episódio III - "Vingança dos Sith".

Hierarquia[editar | editar código-fonte]

Antes da Regra de Dois[editar | editar código-fonte]

Esta era a estrutura da Ordem dos Lordes Sith antes de Darth Bane instituir a Regra de Dois:

  • Lacaio Sith: eram os membros mais fracos dos Sith. Alguns nem sequer eram sensitivos a Força, e muitas vezes adoravam o Lordes Sith como deuses. Cultistas Sith, Assassinos Sith e Saqueadores Sith podem ser considerados exemplos de Lacaios Sith. No entanto, os Sith também usavam soldados, mercenários e recrutas para trabalhar para eles.
  • Noviço Sith: eram aprendizes sensitivos a Força que apenas tiveram início no caminho do Lado Negro sob a tutela de um Sith mais experiente.
  • Guerreiro Sith: era um posto da ordem Sith antes da reforma da Ordem por Darth Bane. Eram membros de média patente do ranking Sith que geralmente focavam as suas energias e aptidões no sentido de batalha, gastando pouco tempo na filosofia do Lado Sombrio ou outras preocupações dos Sith "mais puros".
  • Lorde Sith: eram os líderes dos Sith. Eles comandavam exércitos de Lacaios, Noviços e Guerreiros Sith durante a guerra e governavam por meio de um órgão denominado Conselho Sith. Lordes Sith usavam o Lado Negro da Força para infligir miséria, sofrimento e corrupção. Eles também foram incumbidos de preservar a tradição dos Sith, passando todo o seu conhecimento a seus noviços. Enquanto eles não entravam em combate tão frequentemente quanto Sith das patentes mais baixas (preferiam usar peões, empregados ou representantes), eles eram os mais temíveis dos Sith pois eram os guardiões dos maiores segredos e manejadores das feitiçarias mais potentes do Sith.
  • Lorde Sombrio dos Sith: era o maior e mais poderoso dos Lordes Sith, sendo o líder de toda a Ordem. Dark Lord of the Sith (Lorde Sombrio dos Sith), foi, até a Batalha de Ruussan, um título reservado ao líder supremo dos Sith. Mas, a partir de Darth Bane, único Sith sobrevivente de Ruussan, é um título assumido geralmente por qualquer Sith ao se batizar guerreiro, usando a contração Darth seguida do particularizador, tal como Vader, por exemplo.

A Regra de Dois[editar | editar código-fonte]

Após a batalha de Ruusan, Darth Bane estabeleceu a Regra de Dois, onde só haveria dois Sith na galáxia: um mestre e um aprendiz. A regra dos dois instituiu que um mestre treinasse um aprendiz. Uma vez que o aprendiz foi totalmente treinado, ele iria matar o mestre e assumir o manto para si mesmo e repitir o processo. A morte do mestre ou é uma morte cerimonial ou um assassinato.

Dark Lords of the Sith[editar | editar código-fonte]

Os Sith são dedicados a filosofia Sith para dominar o Lado Negro da Força. Os membros Sith, conhecidos como Lordes Sith ou Lordes Sombrios dos Sith, tradicionalmente utilizavam o título de Darth antes de seu nome Sith. Os Sith são os arqui-inimigos dos Jedi, e como eles, sua principal arma é o sabre de luz. Enquanto Jedi são subservientes à Força e ajudam a República Galáctica, utilizando a força para a paz, conhecimento e defesa, os Sith preferem explorar a Força para obter poder, para a agressão ou para ganho pessoal; desejos que inevitavelmente levaram a ambos a conquista imperial e posteriormente a própria auto-destruição.


'Dark Lord Primeira aparição cronológica Última aparição cronológica'
Ajunta Pall Knights of the Old Republic Knights of the Old Republic
Dathka Graush Desconhecido Desconhecido
Marka Ragnos Tales of the Jedi: The Golden Age of the Sith Jedi Knight: Jedi Academy
Naga Sadow Tales of the Jedi: The Golden Age of the Sith Tales of the Jedi: The Fall of the Sith Empire
Ludo Kressh Tales of the Jedi: The Golden Age of the Sith Tales of the Jedi: The Fall of the Sith Empire
Tulak Hord
Freedon Nadd Tales of the Jedi: The Freedon Nadd Uprising Tales of the Jedi: Dark Lords of the Sith
Exar Kun Tales of the Jedi: Dark Lords of the Sith The Jedi Academy Trilogy: Champions of the Force
Darth Revan Knights of the Old Republic Knights of the Old Republic
Darth Malak Knights of the Old Republic Knights of the Old Republic
Darth Ruin [Darth Desolous]
The Dark Underlord
Belia Darzu
Darth Rivan
Lord Kas'im
Lord Kaan Jedi vs. Sith "Bane of the Sith"
Lord Qordis "Bane of the Sith" "Bane of the Sith"
Lord Kopecz Jedi vs. Sith Jedi vs. Sith
Lady Githany Jedi vs. Sith Jedi vs. Sith
Darth Bane Jedi vs. Sith "Bane of the Sith"
Darth Zannah Jedi vs. Sith Jedi vs. Sith
Darth Cognus
Darth Gableus
Darth Yazrack
Darth Andeddu
Darth Pravious
Darth Plagueis
Darth Sidious Jedi Council: Acts of War Empire's End
Darth Maul Jedi Council: Acts of War The Phantom Menace
Darth Tyranus Legacy of the Jedi Revenge of the Sith
Darth Vader Episode I Adventures: The Ghostling Children The New Jedi Order: The Unifying Force
Darth Nethu Jedi vs. Sith Jedi vs. Sith
Lady Lumiya Star Wars Marvel #56: "Coffin in the Clouds" "Star Wars: Lagacy of the Force #1 - Betrayal"
Lord Flint Star Wars Marvel Annual #3: "The Apprentice" Star Wars Marvel #92: "The Dream"
Carnor Jax Crimson Empire Bounty Hunter: Kenix Krul
Darth Caedus The Last Command Invincible
Darth Krayt Star Wars Republic: Outlander Star Wars Legacy #31
Darth Wyyrlock III Star Wars Legacy #1

Outros guerreiros sith[editar | editar código-fonte]

Maiores Sith depois dos Dark Lords of the Sith[editar | editar código-fonte]

Fraternidades dos Sith[editar | editar código-fonte]

Novo Império[editar | editar código-fonte]

Fraternidades da escuridão[editar | editar código-fonte]

Poderes[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Lista de superpoderes na ficção

De acordo com o seu treino e potencial inato, os sith podem desenvolver diferentes poderes, alguns iguais aos dos jedi, outros próprios dos sith. A relação treinamento e potencial inato é muito importante, pois há sith de grande potencial inato, mas que desenvolveram poucos poderes, tal como Darth Vader, e outros muito bem treinados, mas com pouco potencial inato, desenvolvendo poucos poderes, como Darth Maul. Os poderes Sith geralmente são mais violentos que os dos Jedi, embora não necessariamente mais poderosos, dependendo da sensibilidade à Força e treino.

Faz com que o Usuário fique com um tipo de fumaça em volta do corpo deixando seus poderes 5x mais fortes(alguns jedis usam uma versão mais fraca dele),Faz com que o Usuário fique com Milhares de Raios e Forças Elétricas em volta do corpo deixando seus poderes 50x Mais Fortes,somente foi usado por Galen Marek(Starkiller) que quando os usava desintegrava seus inimigos com pouco esforço(ela também deixa com que a força do usuário fique completamente infinita)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. "Sith". StarWars.com.