Big Mac

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura um índice, veja Big Mac (índice).
Big Mac feito em um restaurante McDonald's na Croácia.

O Big Mac é um hambúrguer da rede de restaurantes de fast-food do McDonald's. Um dos mais vendidos da empresa, é comercializado desde 1968.O sanduíche Big Mac, o mais conhecido do cardápio do McDonald’s, tem 494 quilocalorias, de acordo com a tabela nutricional divulgada pela rede de lanchonetes em seu site oficial.[1] Apenas um sanduíche é responsável por 25% das calorias diárias que uma pessoa precisa, segundo a média recomendada por nutricionistas.[1] Em todo o último sabado do mês de agosto, a renda obtida através da venda do sanduíche é revertida a instituições que tratam crianças com câncer. É o chamado Mc Dia Feliz.[2] É de tal maneira famoso, que deu nome a um índice calculado pela revista The Economist.

Ingredientes[editar | editar código-fonte]

Esses ingredientes são anunciados com uma propaganda clássica do McDonald’s. São eles: dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles e um pão com gergelim.[3]

Processamento do hambúrguer[editar | editar código-fonte]

Bic Mac feito no McDonald’s.

O processamento da carne usada no recheio dos hambúrgueres utilizava hidróxido de amônio na conversão de sobras de carnes gordurosas na América do Norte. Vale ressaltar que a substância, que pode trazer riscos à saúde, já não é mais utilizada nos restaurantes do McDonald's em todo o mundo desde 2012, e nunca foi utilizada na América Latina, de acordo com a Arcos Dourados (empresa que opera a marca na região)[4]. A substância é um fermento utilizado para controlar a acidez da carne e deixá-la livre de bactérias.

Variação de calorias em cada país[editar | editar código-fonte]

Tabela com as calorias oficias do Big Mac de alguns países:

País Calorias
 Argentina 485 kcal
 Austrália 760 kcal
 Brasil 494 kcal
 Canadá 520 kcal
 Finlândia 101 kcal
 França 503 kcal
 Alemanha 470 kcal
 Japão (sem dados oficiais ) kcal
 México 486 kcal
 Estados Unidos 540 kcal

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b [http://www.mcdonalds.com.br// swf3/languages/base/pdf/tabelaNu/01_sanduiches.pdf Tabela nutricional dos sanduíches do McDonald's], tabela nutricional oficial do Brasil.
  2. McDia Feliz, página oficial da campanha.
  3. Ingredientes do Big Mac, cardápio oficial.
  4. http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2012/01/mcdonalds-muda-hamburguer-nos-eua-diz-jornal.html