Aliens (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Aliens
Aliens: o Reencontro Final (PT)
Aliens, O Resgate (BR)
 Estados Unidos
1986 •  cor •  137 min 
Direção James Cameron
Produção Gale Anne Hurd
Roteiro James Cameron
David Giler
Walter Hill
Elenco Sigourney Weaver
Carrie Henn
Michael Biehn
Lance Henriksen
Paul Reiser
Bill Paxton
William Hope
Jenette Goldstein
Al Matthews
Mark Rolston
Género Ficção científica
Terror
Ação
Música James Horner
Efeitos especiais John Richardson
Cinematografia Adrian Biddle
Edição Ray Lovejoy
Companhia(s) produtora(s) Brandywine Productions[1]
Distribuição 20th Century Fox
Lançamento Estados Unidos 18 de Julho de 1986
Brasil 17 de Dezembro de 1986
Portugal 18 de Dezembro de 1986
Idioma Inglês
Orçamento US$ 18,5 milhões (estimado)[2]
Receita US$ 131 milhões[3]
Cronologia
Alien (1979)
Alien 3 (1992)
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

Aliens (no Brasil, Aliens, O Resgate e em Portugal, Aliens: o Recontro Final) é um filme americano de 1986 , dos gêneros terror, ficção científica e suspense, co-escrito e dirigido por James Cameron.

Aliens, O Resgate arrecadou $ 180 milhões de todo o mundo. Foi indicado para sete prêmios da Academia , incluindo um de Melhor Atriz para Sigourney Weaver, ganhando ambos de Efeitos Sonoros e Efeitos Visuais. Ele ganhou oito Saturn Awards , incluindo Melhor Filme de Ficção Científica , Melhor Atriz para Weaver e Melhor Direção e Melhor Escrita para Cameron.

É o segundo filme da série iniciada com Alien, em 1979.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Ellen Ripley fica em estase na nave espacial por 57 anos. Ela é resgatada e interrogada por seus empregadores na Weyland-Yutani Corporation; eles ficam céticos em relação a suas alegações de que uma criatura alienígena matou toda a tripulação e a forçou a destruir a Nostromo, e posteriormente revogam sua licença de oficial de vôo.

A lua LV-426, onde a Nostromo inicialmente encontrou a nave abandonada contendo os ovos alienígenas, agora abriga a colônia Hadleys Hope. Quando o contato com a colônia é perdido, o representante da Weyland-Yutani, Carter Burke, e o Tenente-marinho Colonial Gorman pedem a Ripley para acompanhar Burke e uma unidade marinha colonial para investigar a perda do sinal. Apesar de sofrer de pesadelos recorrentes sobre sua experiência original com o alien, ela acaba se juntando à expedição com a palavra de Burke de que sua missão é exterminar as criaturas. A bordo da espaçonave USS Sulaco , ela é apresentada aos fuzileiros navais coloniais e ao androide Bishop, para quem Ripley fica inicialmente hostil após sua experiência com o andróide Ash, a bordo da Nostromo.

Uma nave auxiliar entrega a expedição à superfície da lua, onde encontram a colônia deserta. No interior, eles encontram barricadas improvisadas e sinais de luta, mas nenhum corpo; eles encontram facehuggers dentro de tanques de contenção no laboratório médico; e também encontram uma jovem traumatizada apelidada de Newt, a única sobrevivente, que usou o extenso sistema de ventilação para escapar dos alienígenas. A tripulação usa o computador da colônia para localizar os colonos agrupados sob a estação de processamento da atmosfera alimentada por fusão. Eles se dirigem para o local, descendo em corredores cobertos de secreções estranhas.

No centro da estação, os fuzileiros encontram os colonos, servindo de incubadoras para os filhotes das criaturas. Quando os fuzileiros navais matam um filhote, os outros alienígenas são incitados e emboscam a tropa, matando Frost, Crowe, Wierzbowski e Drake enquanto capturam Apone e Dietrich vivos para serem usados como hospedeiros. Quando o inexperiente pânico de Gorman, Ripley assume o controle de um veículo blindado, e entra no ninho para resgatar o cabo Hicks, o soldado Hudson e o soldado Vasquez, os três únicos sobreviventes. Hicks ordena que a nave auxiliar recupere os sobreviventes, mas um alienígena mata os pilotos Spunkmeyer e Ferro, fazendo com que ele colida na estação. O grupo restante se barricou dentro do centro de comando da colônia.

Ripley descobre que Burke enviou os colonos para investigar a espaçonave abandonada onde a tripulação da Nostromo encontrou os ovos pela primeira vez, acreditando que ele poderia se tornar rico recuperando espécimes alienígenas para uso como armas biológicas. Ela ameaça expô-lo, mas Bishop informa ao grupo que a usina foi danificada pelo acidente e logo explodirá com a força de uma arma termonuclear de 40 megatons. Ele se oferece para rastejar por centenas de metros de condutos de tubulação para alcançar o transmissor da colônia e pilotar remotamente nave auxiliar remanescente da Sulaco até a superfície.

Ripley e Newt dormem no laboratório médico, mais acabam trancadas no quarto com os dois "facehuggers", que escaparam de seus tanques. Ripley dispara um alarme de incêndio para alertar os fuzileiros, que os resgatam e matam as criaturas. Ripley acusa Burke de libertar os facehuggers para usa-las como incubadoras, permitindo-lhe contrabandear os embriões para a Terra, e de planejar matar o resto dos fuzileiros para que ninguém pudesse contradizer sua versão dos acontecimentos. Antes que os fuzileiros navais possam matar Burke, a energia é cortada e alienígenas atacam através do teto. No tiroteio que se seguiu, Burke tenta fugir, mas é encurralado e morto por um alienígena, enquanto Hudson é arrastado depois de cobrir a retirada dos outros. Gorman e Vasquez detonam uma granada e se sacrificam; Hicks é ferido e Newt é capturada.

Ripley e Hicks chegam a Bishop na segunda nave auxiliar, mas Ripley se recusa a abandonar Newt. O grupo viaja até a estação de processamento, permitindo que Ripley entre na colmeia e resgate Newt. Enquanto escapam, os dois encontram a rainha alienígena em sua câmara de ovos. Quando um ovo começa a se abrir, Ripley usa seu lança-chamas para destruir os ovos e o ovipositor da rainha. Perseguidos pela rainha enfurecida, Ripley e Newt se reúnem com Bishop e Hicks na nave auxiliar. Todos os quatro escapam momentos antes da estação explodir com a colônia sendo consumida pela explosão nuclear.

Na Sulaco , o grupo é emboscado pela rainha, que se escondeu no trem de pouso da nave. A rainha parte Bishop ao meio e avança em Newt, mas Ripley luta contra a criatura usando uma carregadeira de carga exosuit e a expulsa através de uma eclusa de ar para o espaço. Ripley, Newt, Hicks e Bishop criticamente danificado entram em hibernação para a viagem de volta à Terra.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Aliens foi o segundo de três filmes nos quais o diretor James Cameron trabalhou com o ator Michael Biehn; o primeiro foi The Terminator (br: O Exterminador do Futuro), de 1984, e o terceiro foi The Abyss (br: O Segredo do Abismo), de 1989.[4]

  • Sigourney Weaver como Ellen Ripley (ou Ripley): Tenente de Primeira Classe Ellen Louise Ripley foi uma conselheira civil do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos e uma figura extremamente influente nos encontros da humanidade com a espécie Xenomorfo XX121.
  • Carrie Henn como Rebecca Jorden (ou "Newt"): Rebecca Jorden, conhecida pela maioria das pessoas como "Newt", foi a única sobrevivente do massacre de Hadley's Hope em Acheron após uma infestação de Xenomorfos na colônia.
  • Michael Biehn como Dwayne Hicks (ou Hicks): O cabo Dwayne Hicks era um membro do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos.
  • Paul Reiser como Carter Burke: Carter J. Burke era um executivo júnior da Weyland-Yutani Corporation, atuando como Diretor de Projetos Especiais da Divisão de Serviços Especiais da Weyland-Yutani Corp.
  • Lance Henriksen como Lance Bishop (ou Bishop): Lance Bishop era um técnico sintético da Hyperdyne Systems, modelo 341-B, com o Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, designado para o 2º Batalhão da Equipe Bravo. Ele serviu como oficial executivo a bordo do USS Sulaco, e como tal fazia parte da unidade de combate implantada em LV-426 em 2179, para investigar a súbita perda de contato com a colônia de Hadley's Hope.
  • Bill Paxton como soldado W. Hudson:
  • William Hope como tenente S. Gorman):
  • Jenette Goldstein como soldado J. Vasquez:
  • Al Matthews como sargento A. Apone:
  • Mark Rolston como soldado M. Drake:
  • Ricco Ross como soldado R. Frost:
  • Daniel Kash como soldado D. Spunkmeyer:
  • Colette Hiller como Cabo Ferro:

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Aliens tem aclamação por parte da crítica especializada. Com tomatometer de 98% em base de 59 críticas, o Rotten Tomatoes publicou um consenso: "Enquanto Alien era uma maravilha de construção lenta, tensão atmosférica, Aliens é muito mais visceral e apresenta um tipicamente forte desempenho de Sigourney Weaver". Tem 94% de aprovação, por parte da audiência, usada para calcular a recepção do público a partir de votos dos usuários do site.[5]

Principais prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Estados Unidos Oscar

Ano Categoria Notas Resultado
1987 Melhor Atriz Sigourney Weaver Indicado
Melhor Edição Ray Lovejoy Indicado
Melhor Direção de Arte Peter Lamont e Crispian Sallis Indicado
Melhores Efeitos Especiais Robert Skotak, Brian Johnson, John Richardson e Stan Winston Venceu
Melho Mixagem de Som Graham V. Hartstone, Nicolas le Messurier, Michael A. Carter e Roy Charman Indicado
Melho Edição de Som Don Sharpe Venceu
Melhor Trilha Sonora James Horner Indicado

Estados Unidos Hugo Awards

Ano Categoria Notas Resultado
1987 Melhor Apresentação Dramática Venceu

Estados Unidos Golden Globe Awards

Ano Categoria Notas Resultado
1987 Melhor Atriz - Drama Sigourney Weaver Indicado

Reino Unido BAFTA

Ano Categoria Notas Resultado
1987 Melhores Efeitos Especiais Robert Skotak, Brian Johnson, John Richardson e Stan Winston Venceu
Melhor Desenho de Produção Peter Lamont Indicado
Melhor Maquiagem Peter Robb-King Indicado
Melhor Som Don Sharpe, Roy Charman e Graham V. Hartstone Indicado

Estados Unidos Saturn Awards

Ano Categoria Notas Resultado
1987 Melhor Filme - Ficção Científica Aliens Venceu
Melhor Diretor James Cameron Venceu
Melhor Ator Michael Biehn Indicado
Melhor Atriz Sigourney Weaver Venceu
Melhor Ator Coadjuvante Bill Paxton Venceu
Melhor Atriz Coadjuvante Jenette Goldstein Venceu
Melhor Performance por um Jovem Ator Carrie Henn Venceu
Melhor Roteiro James Cameron Venceu
Melhor Figurino Emma Porteus Indicado
Melhor Maquiagem Peter RObb-King Indicado
Melhores Efeitos Especiais Stan Winston, Robert Skotak e Dennis Skotak Venceu

Referências

  1. Pym, John (1986). «Aliens». British Film Institute. Monthly Film Bulletin. 53 (624): 263–264. ISSN 0027-0407 
  2. «IMDb Business» 
  3. «IMDb Business» 
  4. «Adoro Cinema». Consultado em 17 de junho de 2010 
  5. «Aliens» (em inglês). Rotten Tomatoes. Consultado em 25 de março de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Aliens (filme)