Alien Trilogy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alien Trilogy
Produtora(s) Probe Entertainment (PlayStation e Saturn), Sculptured Software (DOS)
Editora(s) Acclaim Entertainment, Fox Interactive
Designer(s) Matt Nagy
Plataforma(s) Playstation, Sega Saturn, DOS
Conversões Playstation, Sega Saturn, DOS
Lançamento
Gênero(s) Tiro em primeira pessoa
Modos de jogo Single Player, Multiplayer
Sistema MS-DOS

Alien Trilogy é um jogo de tiro em primeira pessoa baseado nos três primeiros filmes da série Alien. Foi lançado para MS-DOS, Playstation e Sega Saturn.

História[editar | editar código-fonte]

No comando da Tenente Ellen Ripley, o jogador é inserido na história da franquia Alien, concluída finalmente com Alien 3. Mas, juntamente as cenas em animação CGI, a história é contada através de textos com instruções que guiam o jogador através de uma história orientada, diferente da história específica dos filmes.

O jogo é dividido em 3 grandes episódios:

  • Fases 01-11: Relativo ao segundo filme (Aliens):

O primeiro episódio se caracteriza pela ambientação do jogador com o jogo. Em geral apresenta poucos inimigos e poucos quebra-cabeças para serem resolvidos. No decorrer do episódio as armas são disponibilizadas ao jogador. Apresenta também poucos tipos de inimigos.

  • Fases 12-21: Relativo ao terceiro filme (Alien 3):

O segundo episódio tem um nível de dificuldade mais elevado pois apresenta muitos inimigos novos e quebra-cabeças que desafiam o jogador como a frequente descoberta de pontos onde abrir portas. Como inimigos novos surgem os humanóides, que atiram a distância com o Pulse-Rifle e os Aliens-cão que são rápidos e difíceis de serem atingidos por projéteis, devido a sua alta velocidade.

  • Fases 22-34: Terceiro e último episódio é relativo ao primeiro filme (Alien):

O clímax do jogo. Desde a fase 22 surge uma dificuldade imensa, mesmo no modo mais fácil de jogo. As fases são muito complexas com muitas portas e itens secretos. Os inimigos surgem em bandos e são abundantes especialmente humanóides armados com Pulse-Rifle e até mesmo com a Smart Gun que causam dano extremo mesmo atacando à distância.

O jogo[editar | editar código-fonte]

O jogo se ambienta praticamente todo em locais fechados e corredores estreitos, assim como nos filmes da série Alien. Há alguns lugares abertos, mas apenas salas grandes como depósitos, não é vêem-se salas a céu aberto como em Doom. Apesar disso o gráfico do jogo é muito bom e o fato de o jogo se ambientar em corredores torna-o mais assustador. Existem inimigos por toda parte, cada vez em maior quantidade, que vão se tornando mais difíceis com o passar do jogo. Há também muitas sala secretas, que são difíceis de serem localizadas, mas proporcionam armas e munição em grande quantidade.

Armas[editar | editar código-fonte]

  • Pistola: A arma básica do jogo que o jogador já começa com ela. Quando o jogador não tiver mais munição de arma alguma a munição da pistola se torna ilimitada, visto que não há golpes físicos tipo soco e o jogador ficaria desarmado.
  • Shotgun: Extremamente forte quando disparada perto ao alvo, a Shotgun é a segunda arma que o jogador utiliza. Apesar do alto dano à curta distância, se usada a uma distância maior seu dano é muito reduzido, chegando a ser nulo se disparada a uma distância longa demais. É muito útil contra os Aliens que não atiram projéteis, mas pouco eficaz contra os inimigos humanos que utilizam Pulse-Rifles e podem atingir a uma grande distância. Cada pacote com munição (shell) coletado proporciona 10 tiros e a Shotgun pode carregar 100 tiros no máximo
  • FlameThower: O lança-chamas é uma arma eficiente contra os Aliens, mas pouco eficiente contra inimigos humanos. Os Aliens possuem como ponto fraco o fogo, com o uso do lança-chamas é possível mantê-los a distância e atingi-los. Contra inimigos humanos se torna ineficiente devido a curta distância que a chama atinge e o pouco dano causado. Sua munição também é consumida muito rapidamente.
  • Pulse-Rifle: Sem dúvida a arma mais versátil do jogo. Pode atingir alvos a enorme distância e causa um grande dano, tanto em humanos quanto em Aliens. É muito rápida em seu uso e dispara rajadas de 4 tiros, mesmo o jogador pressionando o botão de tiro uma única vez. O Pulse-Rifle possui uma altíssima capacidade de carregar tiros, 999 no máximo.
  • Pulse-Rifle Grenades: Granadas de explosão que são lançadas pelo Pulse-Rifle. Seu alcance é muito superior à Seismic Survey Charges e causa dano semelhante. Pode ser disparada apenas com o jogador utilizando o Pulse-Rifle como arma.
  • Smart Gun: Um tipo de metralhadora longe. A arma mais letal do jogo. Sua munição é muito rara de ser encontrada tornando pouco seu uso no jogo. Porém sua rajada é muito forte e rápida, causa dano superior ao Pulse-Rifle. É ótima contra levas de inimigos, rapidamente dizima os inimigos na tela. Cada Smart Gun Magazine carrega 100 tiros.
  • Seismic Survey Charges: Bombas que explodem ao serem lançadas. Seu alcance é muito reduzido, mas seu dano é altíssimo. Também serve para abrir certos locais no jogo que só podem ser explodidos com Seismic Survey Charges ou Pulse-Rifle Grenades.

Recepção no mercado[editar | editar código-fonte]

Alien Trilogy recebeu 78% de votação no GameRanckings, baseado em 5 reviews. A crítica geralmente critica os jogos de tiro em 1ª pessoa estilo Doom, com layout confuso nas fases e falta de direção narrativa.[1]

Todavia, Irwin Fletcher do Game Revolution foi mais otimista, enaltecendo os atributos do jogo, e comentando que "Alien Trilogy não é revolucionário, mas é um ótimo jogo de tiro em primeira pessoa.[2]

Referências

  1. «Alien Trilogy». IGN. Consultado em 17 de fevereiro de 2008 
  2. «Alien Trilogy». Game Revolution. Consultado em 17 de fevereiro de 2008. Arquivado do original em 9 de maio de 2008