Alien: Covenant

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alien: Covenant
Teaser pôster
 Estados Unidos
Inadequado para menores de 16 anos i DEJUS (Brasil)

2017 •  cor •  
Direção Ridley Scott
Produção Ridley Scott
Mark Huffam
Michael Schaefer
David Giler
Walter Hill
Roteiro John Logan
História Jack Paglen
Michael Green
Elenco Michael Fassbender
Katherine Waterston
Billy Crudup
Danny McBride
Demián Bichir
Nathaniel Dean
Gênero Terror
Ficção científica
Música Jed Kurzel
Cinematografia Dariusz Wolski
Edição Pietro Scalia
Companhia(s) produtora(s) 20th Century Fox
Scott Free Productions
Distribuição 20th Century Fox
Lançamento Brasil 11 de maio de 2017
Portugal 18 de maio de 2017
Estados Unidos 19 de maio de 2017
Idioma Inglês
Orçamento US$ 97 milhões[1]
Receita US$ 240.739.641[2]
Cronologia
Prometheus
(2012)
Página no IMDb (em inglês)

Alien: Covenant é um filme americano de terror e ficção científica dirigido por Ridley Scott e escrito por John Logan. É a sequência do filme Prometheus de 2012, e o sexto filme da série Alien. É estrelado por Michael Fassbender, Katherine Waterston, Billy Crudup, Danny McBride, Demián Bichir, Carmen Ejogo, Amy Seimetz, Jussie Smollett, Callie Hernandez, Nathaniel Dean, Alexander England e Benjamin Rigby.

O filme estreou em 19 de maio de 2017, nos Estados Unidos.[3]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Durante os preparativos para a Expedição Prometheus, Peter Weyland (Guy Pearce) conversa com um androide sintético (Michael Fassbender) que participará da missão. Peter pergunta ao androide seu nome, e obtém como resposta "David" após observar a estátua de Michelangelo de mesmo nome.

Em 2104, os tripulantes da nave colonizadora Covenant dirigem-se a um planeta remoto, Origae-6, com dois mil colonizadores e mil embriões a bordo, monitorados por uma versão atualizada do androide David, chamado Walter. Em sua rota, uma onda de choque de neutrinos danifica severamente a nave, matando o capitão Jacob Branson (James Franco) e acordando a tripulação da animação do sono criogênico. Enquanto a tripulação conserta os danos, uma transmissão de rádio é interceptada num planeta próximo. Contra a objeção de Daniels Branson (Katherine Waterston), viúva de Jacob e especialista em terraformação, o capitão substituto Christopher Oram (Billy Crudup) decide investigar a transmissão que, apesar de vir de um planeta supostamente sem vida, parece ser de origem humana.

Chegando à fonte da transmissão, um time desce à superfície enquanto a Covenant permanece em órbita. Karine Oram (Carmen Ejogo) monta uma estação de pesquisa ecológica, enquanto os outros seguem o rastro da transmissão. Eles descobrem que ela vem da nave dos Engenheiros que foi pilotada por Elizabeth Shaw (Noomi Rapace) após o desastre da missão Prometheus. Dois membros do time de segurança, Ledward (Benjamin Rigby) e Hallett (Nathaniel Dean), são infectados com esporos alienígenas. Karine tenta ajudar Ledward, mas Faris (Amy Seimetz) os tranca dentro da área médica do veículo de pouso, em quarentena. Um neomorfo – criatura precedente ao xenomorfo – estoura das costas de Ledward, matando-o, e então atacando Karine até à morte. Faris tenta matar o neomorfo de Ledward mas não consegue, e acaba destruindo o veículo de pouso numa grande explosão. O resto da equipe observa e, segundos depois, um outro neomorfo estoura da garganta de Hallett.

Forçados a recuar, o resto da equipe é atacado pelos neomorfos – uma das criaturas é morta e Walter perde uma mão salvando Daniels. A equipe é finalmente salva por David, o único sobrevivente da missão Prometheus, e levados à uma necrópole, anteriormente habitada pelos Engenheiros, enquanto tentam contato com a nave Covenant para pedir ajuda. David explica que, após sua chegada com Elizabeth, a nave dos Engenheiros acidentalmente lançou a carga de armas biológicas recuperada durante a missão Prometheus, matando toda a população nativa dos Engenheiros. Em meio ao caos, a nave caiu e Elizabeth morreu.

O neomorfo sobrevivente invade a necrópole, atacando e decapitando Rosenthal (Tess Haubrich), que estava separada do grupo. David tenta domar o alien, mas fica horrorizado quando Oram o mata a tiros. Oram ordena a David que revele suas atividades no planeta; David explica que usou a arma biológica para moldar os primeiros xenomorfos após experimentos com uma vespa parasita que deposita seus ovos no corpo das presas – ao nascer, as larvas comem a presa de dentro para fora. David mostra a Oram uma câmara que ele usou para encubar os facehuggers, e engana Oram fazendo-o ser atacado por um facehugger que se fixa nele e implanta um embrião, que posteriormente estoura como um protomorfo – uma evolução do neomorfo – matando Oram.

Enquando a equipe procura Oram, Walter confronta David após descobrir a verdade sobre seus experimentos: David deliberadamente lançou a arma biológica na população dos Engenheiros, e Elizabeth foi a primeira vítima do facehugger, morta pelo que David considera um sacrifício necessário. David desativa Walter e confronta Daniels, dizendo que fará a ela o que fez com Elizabeth. Salva por Walter, que se reativou, a equipe tenta fugir. Eles são atacados por um protomorfo adulto e vários membros da equipe são mortos, mas alguns conseguem escapar. Contra as objeções, sob severa tempestade, Tennessee (Danny McBride), piloto da Covenant, desce numa nave cargueira para resgatar os sobreviventes. Entretanto Lope (Demián Bichir) é infectado com um embrião de protomorfo antes de embarcar na Covenant, que estoura a bordo e começa a matar os sobreviventes. Com a ajuda de Walter, a equipe encurrala o protomorfo no compartimento de terraformação, lançando-o no espaço.

Com a Covenant a salvo, a tripulação retorna ao plano original da missão e reentra em sono criogênico. Enquanto Walter os coloca nas câmaras, Daniels o pergunta se ele pode ajudá-la a realizar o sonho do marido morto, construindo uma cabana no lago, tão logo eles cheguem no novo planeta. Walter, a quem Daniels havia previamente confidenciado esta informação, parece não entender o que ela diz, e Daniels se dá conta que ele é na verdade David, que embarcou na Covenant se passando por Walter. Após Daniels entrar em sono criogênico de forma forçada, David entra nos compartimentos de embriões e regurgita dois embriões de facehuggers, que são guardados junto com os embriões humanos, enquanto a Covenant segue sua jornada para Origae-6.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Michael Fassbender como Walter e David: Walter é um andróide sintético criado pela Weyland Corporation, que auxilia a tripulação a bordo do Covenant. David era um andróide anterior, menos avançado, anteriormente membro da tripulação da destruída Prometeus.
  • Katherine Waterston como Daniels: Especialista em terraformação a bordo da Covenant.
  • Billy Crudup como Oram, o novo capitão da Covenant.
  • Danny McBride como Tennessee, o piloto da Aliança.
  • Demián Bichir como Lope
  • Carmen Ejogo como Karine
  • Amy Seimetz como Faris
  • Jussie Smollett como Ricks
  • Callie Hernandez como Upworth
  • Nathaniel Dean como Hallett
  • Alexander England como Ankor
  • Benjamin Rigby como Ledward
  • Noomi Rapace como Dra. Elizabeth Shaw: Uma arqueóloga, anteriormente membro da tripulação da destruída Prometeus.
  • Guy Pearce como Peter Weyland: O bilionário fundador e CEO da Weyland Corporation, que morreu antes da destruição do Prometeus.
  • James Franco como Branson: O capitão original da Covenant e o marido de Daniels.
  • Uli Latukefu como Cole
  • Tess Haubrich como Rosenthal
  • Goran D. Kleut
  • Matt Scaletti

Recepção[editar | editar código-fonte]

O Cinema com Crítica[4] chamou a obra de "uma criatura oca, aquém imagem do criador".

Referências

  1. «'Alien: Covenant' Box Office» (em inglês). Box Office Mojo. Consultado em 3 de agosto de 2017 
  2. «'Alien: Covenant' Box Office» (em inglês). Box Office Mojo. Consultado em 10 de outubro de 2017 
  3. Bonnie Burton (24 de novembro de 2016). «Alien: Covenant' will be unleashed three months early». CNET. Consultado em 25 de novembro de 2016 
  4. «Crítica | Alien: Covenant | Cinema com Crí­tica». cinemacomcritica.com.br (em inglês). Consultado em 12 de maio de 2017  soft hyphen character character in |titulo= at position 43 (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.