Kimetsu no Yaiba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Kimetsu no Yaiba
鬼滅の刃
Kimetsu no Yaiba
Capa do primeiro volume tankōbon da série.
Informações gerais
Gêneros Ação, aventura, fantasia sombria
Mangá
Escrito e ilustrado por Koyoharu Gotōge
Editoração Japão Shueisha
Editoração lusófona Brasil Panini Comics
Impressão Japão Jump Comics
Revistas Japão Weekly Shōnen Jump
Revistas lusófonas Brasil Planet Manga
Demografia Shōnen
Período de publicação 15 de fevereiro de 2016 18 de maio de 2020
Volumes 23 volumes (lista de volumes)
Light novel
Kimetsu no Yaiba: Shiawase no Hana
Título original 鬼滅の刃しあわせの花
Escrita por Aya Yajima
Editoração Japão Shueisha
Impressão Japão JUMP j BOOKS
Demografia Shōnen
Data de publicação Japão 4 de fevereiro de 2019
Volumes 1 volume
Web mangá
Kimetsu no Aima!
Título original きめつのあいま!
Escrito e ilustrado por Ryōji Hirano
Plataformas de publicação Japão Shonen Jump+
Editoração Japão Shueisha
Demografia Shōnen
Período de publicação 7 de abril de 2019 29 de setembro de 2019
Mangá
Kimetsu no Yaiba: Tomioka Giyū Gaiden
Título original 鬼滅の刃冨岡義勇外伝
Escrito por Koyoharu Gotōge
Ilustrado por Ryōji Hirano
Editoração Japão Shueisha
Revistas Japão Weekly Shōnen Jump
Demografia Shōnen
Período de publicação 1 de abril de 2019 8 de abril de 2019
Capítulos 2
Anime
Produção Japão Shueisha
Japão Aniplex
Japão ufotable
Direção Haruo Sotozaki
Roteiro Haruo Sotozaki
Masashi Takeuchi
Takashi Suhara
Toshiyuki Shirai
Yoshiaki Kawajiri
Música Yuki Kajiura
Go Shiina
LiSA
FictionJunction
Estúdio de animação Japão ufotable
Distribuição/
Licenciamento
Japão Aniplex
Emissoras de televisão Japão Tokyo MX
Japão GTV
Japão GYT
Japão BS11

Brasil Netflix(Streaming) BrasilUniverso S/F (Streaming)

Mundo: CrunchyRoll (site de animes)

Período de exibição 6 de abril de 2019 - 28 de setembro de 2019
Episódios 26 episódios (lista de episódios)
Light novel
Kimetsu no Yaiba: Katahane no Chō
Título original 鬼滅の刃片羽の蝶
Escrita por Aya Yajima
Editoração Japão Shueisha
Impressão Japão JUMP j BOOKS
Demografia Shōnen
Data de publicação Japão 4 de outubro de 2019
Volumes 1 volume
Filme
Gekijō-ban "Kimetsu no Yaiba" Mugen Ressha-hen
Título original 劇場版「鬼滅の刃」 無限列車編
Distribuição/
Licenciamento
Japão Aniplex
Estúdio de produção Japão ufotable
Data de lançamento 2020
Jogo
Kimetsu no Yaiba: Keppū Kengeki Royale
Título original 鬼滅の刃 血風剣戟ロワイアル
Desenvolvimento Quatro A
Distribuição/
Licenciamento
Aniplex
Plataformas Android, iOS
Data de lançamento 2020
Jogo
Kimetsu no Yaiba: Hinokami Keppūtan
Título original 鬼滅の刃 ヒノカミ血風譚
Desenvolvimento Cyberconnect2
Distribuição/
Licenciamento
Aniplex
Plataformas PlayStation 4
Data de lançamento 2021
Wikipe-tan face.svg Portal Animangá

Kimetsu no Yaiba (鬼滅きめつやいば? lit. "Lâmina aniquiladora de demônios"), é uma série japonesa de mangá shōnen escrita e ilustrada por Koyoharu Gotōge. O mangá é serializado desde 15 de fevereiro de 2016 na revista semanal Weekly Shōnen Jump, com seus capítulos sendo reunidos, até o momento, em 22 volumes tankōbon pela editora Shueisha. Uma adaptação da série para um anime de 26 episódios, produzida pelo estúdio ufotable, foi exibida entre 6 de abril e 28 de setembro de 2019.[1]

Em setembro de 2019, foi divulgado que todos os volumes juntos da série já tinham excedido mais de 10 milhões de cópias vendidas.[2] Em dezembro de 2019, o mangá já contava com mais de 25 milhões de cópias em circulação.[3][4]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Ambientada no Japão durante o Período Taishō (1912-1926), a história gira ao entorno de Tanjirō Kamado, um garoto bondoso e inteligente que vive junto com sua mãe e seus irmãos, ganhando dinheiro vendendo carvão, assim como seu falecido pai. Certo dia, ao voltar para casa após ter ido a uma cidade vender carvão, Tanjiro descobre que toda sua família foi atacada por onis, sendo que uma de suas irmãs, Nezuko, é a única que sobreviveu ao ataque. Nezuko então passa a ser um oni, mas ela surpreendentemente ainda demonstra sinais de emoções e pensamentos humanos. Tanjirō decide então se tornar um caçador de onis, e com a ajuda de Nezuko, passa a sair em jornadas pelo Japão a fim de impedir que a mesma tragédia que afetou sua família aconteça com outras pessoas, enquanto que ele busca uma maneira de tornar Nezuko humana novamente.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Principais[editar | editar código-fonte]

Tanjirō Kamado (竈門炭治郎 Kamado Tanjirō?)
Voz original: Natsuki Hanae (enquanto adolescente), Satomi Satō (enquanto criança)
Tanjirō é o filho mais velho de um vendedor de carvão. Sua família inteira foi massacrada por um demônio enquanto ele vendia carvão numa cidade, com apenas sua irmã Nezuko sobrevivendo, porém se transformando em oni. Seu objetivo é encontrar uma cura para ela e transformá-la de volta em um humana, e é para esse fim que ele decide se juntar à Ki-satsutai (鬼殺隊? lit. "Organização dos Aniquiladores de Demônios").
Inicialmente, Tanjirō treinou por cerca de dois anos com Urokodaki, aprendendo o estilo de batalha "Respiração da Água" (水の呼吸法 Mizu no Kokyū-hō?), e a aprimorando desde então. Posteriormente, Tanjirō começa a utilizar uma técnica ancestral de sua família, a Hinokami Kagura (ヒノカミ神楽? lit. "Dança do deus do fogo"), como uma forma mais poderosa de batalha, mas depois a fundiu com as técnicas de Respiração Aquática para criar um estilo de batalha mais eficiente. Seu crânio é extremamente duro, o que o permite utilizar sua cabeça para golpear oponentes. Tanjirō ainda possui um olfato extremamente aguçado, fazendo com que ele detecte a presença de demônios e até mesmo emoções de pessoas.
Ele é um garoto de bom coração e muitas vezes sente simpatia pelos demônios e suas vítimas. Seu otimismo sem fim e sua natureza simples geralmente fazem com que as pessoas gostem de sua companhia, mas, ao mesmo tempo, também o coloca em desacordo com outras pessoas. Tanjirō utiliza uma katana solar de cor preta.
Nezuko Kamado (竈門禰豆子 Kamado Nezuko?)
Voz original: Akari Kitō
Nezuko é a irmã mais nova de Tanjirō. Ela estava com seus familiares quando foram atacados e mortos por um demônio. Só ela sobreviveu, mas o ataque a deixou transformada em um demônio também. No entanto, ao contrário dos outros demônios, Nezuko conseguiu manter de alguma forma a sua consciência anterior, o que lhe permitiu reconhecer Tanjirō como seu irmão e não machucá-lo. Uma técnica de hipinose de Urokodaki fez com que Nezuko passasse a ver todos os humanos como seus familiares, o que a ajudou a se tornar um demônio que não consome carne humana. Como alternativa a não comer carne humana, Nezuko se recupera de seus ferimentos através do sono.
Ela é incapaz de falar como um demônio, sendo obrigada a utilizar uma mordaça de bambu como precaução para não morder alguém. Assim como outros demônios, Nezuko é capaz de se regenerar, atacar com força sobre-humana e aumentar ou diminuir rapidamente o tamanho de seu corpo. Tanjirō geralmente a carrega em suas costas dentro de uma caixa de madeira feita por Urokodaki, pois a luz do sol certamente iria incinerá-la.
Zenitsu Agatsuma (我妻善逸 Agatsuma Zennitsu?)
Voz original: Hiro Shimono
Zenitsu é um garoto covarde e medroso que se juntou ao Ki-satsutai na mesma época que Tanjirō. Ele treinou e se especializou no estilo de batalha "Respiração do Trovão" (雷の呼吸法 Kaminari no Kokyū-hō?) através do seu avô, um hashira do trovão veterano; contudo, Zenitsu só foi capaz de aprender a primeira técnica (a Respiração do Trovão possui 6 técnicas) e, por causa disso, muitas vezes ele menospreza a si mesmo, apesar do fato de que ele é talentoso, pois sempre procurou aperfeiçoar ao máximo a primeira técnica. Zenitsu possui também uma excelente audição.
Ele se une a Tanjirō em uma missão e, desde então, ele passa a acompanhá-lo, em parte porque acha Nezuko bonita. Sua personalidade covarde inicialmente o atrapalha, e ele só é capaz de lutar quando está em situações de risco excepcionais; contudo, mais tarde ele aprende a afastar seus medos e agir quando necessário. Zenitsu utiliza uma katana solar de cor dourada.
Inosuke Hashibira (嘴平伊之助 Hashibira Inosuke?)
Voz original: Yoshitsugu Matsuoka
Um jovem garoto que foi criado por um javali selvagem, Inosuke utiliza um estilo autodidata chamado "Respiração das Feras" (獣の呼吸法 Kemono no Kokyū-hō?), juntamente com duas espadas serrilhadas em batalha. Quando ele recebe novas espadas, ele propositadamente as tornam serrilhadas, a fim de combinar com sua preferência e estilo de luta. Ele é impetuoso e propenso a reagir violentamente e, embora pareça sombrio, provou-se um caçador hábil em batalhas repetidas vezes. Ele é extremamente musculoso e robusto, o que contrasta com o seu rosto estranhamente afeminado, que ele normalmente esconde sob a cabeça de um javali empalhado. Quando ele conhece Tanjirō, ele o trata como um inimigo por sua determinação em proteger Nezuko, um demônio; todavia, os dois rapidamente se tornam amigos e passam a batalharem juntos. Ele costuma desafiar Tanjirō para competições aceitas de bom humor. Ele fez o teste de admissão para o Ki-satsutai ao mesmo tempo que Tanjirō e Zenitsu e aparentemente foi o primeiro a concluí-lo. Suas katanas são cinza-violeta e ele utiliza seu apurado senso de tato para detectar inimigos à longas distâncias.
Genya Shinazugawa (不死川玄弥 Shinazugawa Genya?)
Voz original: Nobuhiko Okamoto
Kanao Tsuyuri (栗花落カナヲ Tsuyuri Kanao?)
Voz original: Reina Ueda
Kanao é uma garota que realizou o teste de admissão para o Ki-satsutai junto com Tanjirō, Inosuke, Zenitsu e Genya. Oriunda de uma família que vivia em situação de miséria, Kanao sofria agressões físicas de seu próprio pai, que a vende como escrava para um desconhecido. Após ser resgatada por Shinobu e Kanae, Kanao se torna uma "tsuguko" (次ぐ子? lit. "filho sucessor" ou "semente sucessora") da hashira do inseto, Shinobu, que a treina para sucedê-la. Em batalha, Kanao é uma espadachim altamente habilidosa e ágil, possuindo também um grande senso de visão.
Todavia, devido a sua infância violenta, Kanao passou a não demonstrar emoções e a não conversar como uma forma de amenizar a dor dos maus-tratos. Ela ainda possui dificuldade em realizar ações sem ser informada diretamente sobre o que fazer, motivo pelo qual Kanae lhe deu uma moeda, para ela realizar "cara ou coroa" sempre que for incapaz de tomar decisões. Após conhecer Tanjirō, este a incentiva a tomar decisões por ela mesma e a utilizar a moeda com menos frequência. Kanao utiliza uma katana solar de cor rosa.

Ki-satsutai[editar | editar código-fonte]

Demônios[editar | editar código-fonte]

Família Kamado[editar | editar código-fonte]

Personagens de suporte[editar | editar código-fonte]

Outros personagens[editar | editar código-fonte]

Os Pilares[editar | editar código-fonte]

Jigoro Kuwajima (桑島慈悟郎 Kuwajima Jigorō?)
Voz original: Shigeru Chiba
Sakonji Urokodaki (鱗滝 左近次 Urokodaki Sakonji?)
Voz original: Hochu Otsuka
Giyu Tomioka (冨岡 義勇 Tomioka Giyū?)
Voz original: Takahiro Sakurai
Tengen Uzui (宇髄 天元 Uzui Tengen?)
Voz original: Katsuyuki Konishi
Kyojuro Rengoku (煉獄 杏寿郎 Rengoku Kyōjurō?)
Voz original: Satoshi Hino
Gyomei Himejima (悲鳴嶼 行冥 Himejima Gyōmei?)
Voz original: Tomokazu Sugita
Muichiro Tokito (時透 無一郎 Tokitō Muichirō?)
Voz original: Kengo Kawanishi
Sanemi Shinazugawa (不死川 実弥 Shinazugawa Sanemi?)
Voz original: Tomokazu Seki
Shinobu Kocho (胡蝶しのぶ Kochō Shinobu?)
Voz original: Saori Hayami
Obanai Iguro (伊黒小芭内 Iguro Obanai?)
Voz original: Kenichi Suzumura
Mitsuri Kanroji (甘露寺蜜璃 Kanroji Mitsuri?)
Voz original: Kana Hanazawa

Choque da Tecnologia em Kimetsu no Yaiba.[editar | editar código-fonte]

Kimeysu no Yaiba ou Demon Slayer no ocidente , é um mangá /anime  que conta a história de Tanjiro um jovem que tem sua família massacrada por Onis (No folclore Japonês Onis são seres monstruosos que atacam pessoas e vilarejos se assemelham a demônios e possuem chifres), e tem sua irmã mais nova transformada por um deles. A partir desse ponto temos uma narrativa que busca desenvolver e amadurecer o personagem principal, juntamente com a relação dele e sua irmã transformada em Oni, Nezuko. Sendo assim o principal objetivo de Tanjiro é transformar sua irmã Nezuko de volta em Humana.

Dado esse breve resumo tem-se um aspecto muito importante da obra a se levar em consideração, o período histórico no qual a história se passa. Durante o episódio 4 do anime “Seleção Final” durante um combate contra um “Oni Mutante”, esse monstro pergunta a Tanjiro “Filhotinho de raposa, em que ano da era Meiji nós estamos?”(legenda oficial Crunchyroll) , Tanjiro o responde dizendo que já estavam na era Taisho.

Antes de entrarmos na era Taisho é importante dar um retrospecto sobre a era Meiji e como ocorreu a transição para a Taisho. A era Meiji foi um período que se manteve de  8 de setembro de 1868 a 30 de julho de 1912[5] onde o Japão passou por uma busca por evoluir suas tecnologias industrializando-se, onde por sua vez acabaria por se tornar um grande polo tecnológico do oriente, com a morte do imperador Meiji em 1912, assume o trono japonês o Imperador Taisho  Yoshihito dando inicio ao período Taisho.

Agora falando sobre o período onde a obra se passa,  A Era Taisho ( 30 de julho de 1912 até 25 de dezembro de 1926) manteve as diretrizes da Era Meiji e continuou a se industrializar porém agora estavam em busca de matéria prima e de mercado internacional. Durante o episódio  7 do anime “Muzan Kibutsuji” Tanjiro recebe uma missão para exterminar um possível Oni em Tóquio. No momento em que Tanjiro chega na capital ele fica deslumbrado com as luzes da cidade. Por ser sua primeira vez em uma cidade grande Tanjiro se encanta, e por meio disso o anime nos mostra que mesmo o Japão tendo se industrializado e evoluído em termos tecnológicos , esse novo estilo de vida demorou para aparecer nas regiões mais do interior e pobres do Japão, mostrando um contraste entre a região da capital Tóquio com a periferia japonesa.

Por meio disso tem-se em mente outros momentos cômicos do anime onde quando Tanjiro vai a Tóquio novamente mas agora com uma equipe, seu membros acabam por avistar um trem, e por nunca terem visto na parecido antes eles querem atacar o trem como se fosse um inimigo. Mostrando novamente o contraste entre os ambientes urbanos e rurais do Japão durante o período Taisho.

Outro ponto que mostra uma dualidade de estilos de vida durante este período no Japão é quando um policial aborda, Tanjiro e sua equipe por achar inconveniente eles estarem andando levando suas katanas, pratica que pelo menos no ambiente urbano não era mais tão comum quanto nas Eras anteriores.

Mídia[editar | editar código-fonte]

Mangá[editar | editar código-fonte]

Kimetsu no Yaiba[editar | editar código-fonte]

O mangá começou a ser serializado na 11ª edição de 2016 da revista Weekly Shonen Jump, publicada em 15 de fevereiro de 2016.[6] O primeiro volume tankōbon da série, compilando os primeiros sete capítulos, foi publicado em 3 de junho de 2016. A partir de janeiro de 2019, a editora Shueisha começou a publicar simultaneamente a série em inglês através de sua plataforma digital Manga Plus.

Durante a Comic Con Expreience 2019, em São Paulo, a editora Panini anunciou a publicação do manga para o Brasil.[7]

Lista de volumes[editar | editar código-fonte]
Núm.Japonês JapãoPortuguês Brasil
Data de lançamentoISBNData de lançamentoISBN
1 3 de junho de 2016ISBN 978-4-08-880723-2 [8]13 de março de 2020 [9]ISBN 978-85-426-2928-6 [10]
2 4 de agosto de 2016ISBN 978-4-08-880755-3 [11]13 de março de 2020 [12]ISBN 978-85-426-2988-0 [13]
3 4 de outubro de 2016ISBN 978-4-08-880795-9 [14]20 de abril de 2020 [15]ISBN 978-65-5512-027-1 [16]
4 2 de dezembro de 2016ISBN 978-4-08-880826-0 [17]14 de maio de 2020 [18]ISBN 978-65-5512-030-1 [19]
5 3 de março de 2017ISBN 978-4-08-881026-3 [20]3 de junho de 2020 [21]ISBN 978-65-5512-112-4 [22]
6 2 de maio de 2017ISBN 978-4-08-881076-8 [23]3 de julho de 2020 [24]ISBN 978-65-5512-211-4 [25]
7 4 de agosto de 2017ISBN 978-4-08-881193-2 [26]3 de agosto de 2020 [27]ISBN 978-65-5512-277-0 [28]
8 4 de outubro de 2017ISBN 978-4-08-881212-0 [29]3 de setembro de 2020 [30]ISBN 978-65-5512-293-0 [31]
9 4 de dezembro de 2017ISBN 978-4-08-881283-0 [32]5 de outubro de 2020 [33]ISBN 978-65-5512-362-3 [34]
10 2 de março de 2018ISBN 978-4-08-881355-4 [35]6 de novembro de 2020 [36]ISBN 978-65-5512-515-3 [37]
11 4 de junho de 2018ISBN 978-4-08-881399-8 [38]6 de dezembro de 2020[39]ISBN 978-65-5512-569-6 [40]
12 3 de agosto de 2018ISBN 978-4-08-881540-4 [41]11 de janeiro de 2021[42]ISBN 978-65-5512-909-0 [43]
13 2 de novembro de 2018ISBN 978-4-08-881626-5 [44]12 de fevereiro de 2021[45]ISBN 978-65-5512-814-7 [46]
14 4 de janeiro de 2019ISBN 978-4-08-881695-1 [47]12 de março de 2021[48]ISBN 978-65-5512-734-8 [49]
15 4 de abril de 2019ISBN 978-4-08-881799-6 [50]ISBN —
16 4 de julho de 2019ISBN 978-4-08-881867-2 [51]ISBN —
17 4 de outubro de 2019ISBN 978-4-08-882080-4 [52]ISBN —
18 4 de dezembro de 2019ISBN 978-4-08-882141-2 [53]ISBN —
19 4 de fevereiro de 2020ISBN 978-4-08-882204-4 [54]ISBN —
20 13 de maio de 2020ISBN 978-4-08-882282-2 [55]ISBN —
21 3 de julho de 2020ISBN 978-4-08-882349-2 [56]ISBN —
22 2 de outubro de 2020ISBN 978-4-08-882424-6 [57]ISBN —
23 4 de dezembro de 2020ISBN 978-4-08-908379-6 [58]ISBN —

Kimetsu no Aima![editar | editar código-fonte]

Uma paródia em mangá yonkoma baseada na série, escrita e ilustrada por Ryōji Hirano e intitulada Kimetsu no Aima! (きめつのあいま!? lit. "Intervalo aniquilador de demônios!"), é serializada através da plataforma digital Shonen Jump+ desde 7 de abril de 2019, com seus capítulos sendo publicados pós a estréia de cada episódio do anime, resumindo a história do mesmo episódio.

Kimetsu no Yaiba: Tomioka Giyū Gaiden[editar | editar código-fonte]

Uma segunda adaptação, servindo como um gaiden da série original, intitulada Kimetsu no Yaiba: Tomioka Giyū Gaiden (鬼滅の刃冨岡義勇外伝?), escrita por Gotōge e ilustrada por Hirano, foi serializada na 18ª edição anual da Weekly Shonen Jump, contando com dois capítulos focados num dos personagens da série, Giyū Tomioka.[59]

Anime[editar | editar código-fonte]

Uma adaptação da série para um anime de 26 episódios,[60] produzida pelo estúdio Ufotable, foi anunciada através da Weekly Shōnen Jump em 4 de junho de 2018.[61] A série estreou em 6 de abril de 2019 nos canais Tokyo MX, GTV, GYT, BS11, dentre outros canais.[62][63] Antes de ir ao ar, os cinco primeiros episódios do anime foram exibidos teatralmente no Japão por duas semanas, a partir de 29 de março de 2019, sob o título Kimetsu no Yaiba: Kyōdai no Kizuna (鬼滅の刃兄妹の絆? lit. "Lâmina aniquiladora de demônios: laços entre irmão e irmã").

Lista de Episódios[editar | editar código-fonte]

Episódios
# Título[64][a] Exibição[65]
1 "Crueldade"
"Zankoku (残酷?)"
6 de abril de 2019
Tanjirō Kamado é um garoto que vive feliz com sua família, até que um dia ele chega em casa e encontra sua mãe e irmãos massacrados por demônios, sendo a única sobrevivente a sua irmã mais nova, Nezuko, que também se tornou um demônio. Giyū Tomioka, um caçador de demônios, chega e tenta decapitar Nezuko, mas Tanjirō a protege e promete transformá-la de volta em uma humana. Giyū finalmente decide deixar os irmãos irem depois de ficar impressionada com a perspicácia de Tanjirō e a forte vontade de Nezuko de proteger seu irmão, apesar dessa ter sido transformada. Giyū pede para os dois irem conhecer um homem chamado Sakonji Urokodaki, que mora numa montanha, e avisa Tanjirō para manter sua irmã fora do alcance da luz solar. Os irmãos enterram seus familiares e saem em direção à montanha de mãos dadas. 
2 "Sakonji Urokodaki, o treinador"
"Iku-shu Urokodaki Sakonji (育手鱗滝左近?)"
13 de abril de 2019
Tanjirō continua a caminho da montanha, enquanto carrega Nezuko em um cesto de palhas coberto em suas costas durante o dia. No caminho, eles são atacados por outro demônio, que conseguem conter com seus próprios esforços. Sakonji Urokodaki então aparece repentinamente e ordena que Tanjirō mate o demônio com sua própria katana; contudo, Tanjirō hesita até o amanhecer, quando a luz do sol queima o demônio e o reduz às cinzas. Apesar da preocupação de que a gentileza e a fraca determinação de Tanjirō possam o prejudicar fatalmente em suas batalhas contra os demônios, Urokodaki leva os irmão à montanha onde mora. Enquanto Nezuko está adormecida em sua cabana, Urokodaki leva Tanjirō ao pico da montanha, ordenando que ele retorne à sua cabana ao amanhecer, como um teste para ver se ele está apto a se tornar um caçador de demônios. Lutando contra armadilhas, juntamente com o ar rarefeito da montanha, Tanjirō consegue usar seu olfato aguçado para detectar o cheiro das armadilhas e fugir da maioria delas, permitindo que ele retorne bem a tempo. Urokodaki relembra uma carta enviada por Giyū solicitando que ele treine os irmãos e aceita Tanjirō como seu discípulo. 
3 "Sabito e Makomo"
"Sabito to Makomo (錆兎と真菰?)"
20 de abril de 2019
Durante os próximos seis meses, Tanjirō passa a treinar com Urokodaki, melhorando sua condição física e aprendendo a usar uma técnica especial de respiração com concentração total para acelerar sua resistência e velocidade. Um dia, Urokodaki declara que, se Tanjirō conseguisse cortar uma grande rocha designada por ele com a sua espada, o deixará entrar na "seleção final" — um teste de sobrevivência administrado pelo Ki-satsutai que determinará quem poderá se tornar um caçador de demônios. Tanjirō então tenta cortar a rocha pelos próximos seis meses, falhando a cada tentativa, enquanto Nezuko permanece em um inexplicável sono profundo. A preocupação com Nezuko e seus contínuos fracassos fazem com que Tanjirō pense em desistir do seu objetivo, até que ele é confrontado por um jovem rapaz e uma jovem garota com máscaras de raposa, Sabito e Makomo, respectivamente. Sabito inicialmente nocauteia Tanjirō em um duelo, repreendendo-o por não enraizar os movimentos ensinados por Urokodaki em seu corpo, para ajudá-lo a treinar sparring; enquanto Makomo ensina e aprimora as habilidades de Tanjirō pacientemente cada vez que ele acorda. Makomo mais tarde revela que ela e Sabito são órfãos criados por Urokodaki. Após mais seis meses, Tanjirō volta a desafiar Sabito em um duelo. Tanjirō finalmente consegue cortar a máscara de Sabito pela metade. Sabito, que estava em frente a rocha, agora tem seu rosto revelado. Os irmãos adotivos sorriem e desaparecem. Surpreendido, Tanjirō percebe que além de partir a máscara de Sabito, também conseguiu partir a rocha atrás dele pela metade, concluindo assim o desafio imposto a ele por Urokodaki. 
4 "Seleção Final"
"Saishū Senbetsu (最終選別?)"
27 de abril de 2019
Dois anos se passaram desde a transformação de Nezuko, e Tanjirō parte para a "Seleção Final". Antes de sua partida, Urokodaki avisa que a força de um demônio é proporcional ao número de humanos que ele comeu, dando a Tanjirō uma máscara de raposa com um feitiço de proteção. Tanjirō chega ao Monte Fujikasane, que é repleto por glicínias que florescem o ano todo, criando uma prisão natural para os demônios. Lá, Tanjirō e os outros participantes são informadas de que, para passar no teste, os candidatos devem sobreviver na montanha por sete dias. Durante sua primeira noite, Tanjirō utiliza as habilidades aprendidas durante o seu treinamento para derrotar todos os demônios que encontra pela frente, até que ele e outro candidato se deparam com um enorme demônio transformado feito de mãos medonhas, o Demônio da mão (手鬼 Te oni?), que promete matá-lo, reconhecendo Tanjirō pela sua máscara de raposa característica dos alunos de Urokodaki. O demônio admite ter assassinado 13 dos estudantes de Urokodaki, incluindo Sabito e Makomo. Sob efeito da fúria, Tanjirō o ataca e finalmente o decapita. De volta à rocha, os fantasmas de Sabito e Makomo se perguntam se Tanjirō poderia derrotar o demônio, depois deles serem incapazes de cortar seu pescoço. Sabito lembra que Tanjirō cortou a mais duras das rochas e escolheu acreditar que tudo é possível. 
5 "Meu próprio aço"
"Onore no Hagane (己の鋼?)"
4 de maio de 2019 (2019-05-04)
6 "O espadachim que acompanha um oni"
"Oni wo Tsureta Kenshi (鬼を連れた剣士?)"
11 de maio de 2019 (2019-05-11)
7 "Muzan Kibutsuji"
"Kibutsuji Muzan (鬼舞辻 無慘?)"
18 de maio de 2019 (2019-05-18)
8 "O aroma do sangue sedutor"
"Genwaku no Chi no Kaori (幻惑の血の香り?)"
25 de junho de 2019 (2019-06-25)
9 "O oni da temari e o oni da flecha"
"Temari Oni to Yajirushi Oni (手毬鬼と矢印鬼?)"
9 de junho de 2019 (2019-06-09)
10 "Juntos para sempre"
"Zutto Issho-ni iru (ずっと一緒にいる?)"
8 de junho de 2019 (2019-06-08)
11 "A mansão do tsuzumi"
"Tsuzumi Oyashiki (鼓お屋敷?)"
15 de junho de 2019 (2019-06-15)
12 "O javali mostra as presas, enquanto Zenitsu dorme"
"Inoshishi wa Kiba wo Muki, Zenitsu wa Nemuru (猪は牙を剥き、善逸は眠る?)"
22 de junho de 2019 (2019-06-22)
13 "Algo mais importante que a vida"
"Inochi Yori Daiji-na mono (命より大事なもの?)"
29 de junho de 2019 (2019-06-29)
14 "A casa do brasão da glicínia"
"Fuji no Hana no Kamon no Ie (藤の花の家紋の家?)"
6 de julho de 2019 (2019-07-06)
15 "Monte Natagumo"
"Natagumo-zan (那多蜘蛛山?)"
13 de julho de 2019 (2019-07-13)
16 "Deixar outra pessoa ir na sua frente"
"Jibun dewa nai Dareka wo Mae e (自分ではない誰かを前へ?)"
20 de julho de 2019 (2019-07-20)
17 "Seja mestre de uma única coisa"
"Hitotsu no Koto Kiwame ke (一つのこと極めけ?)"
27 de julho de 2019 (2019-07-27)
18 "Um laço falso"
"Nisemono no Kizuna (偽物の絆?)"
3 de agosto de 2019 (2019-08-03)
19 "Hinokami"
"Hinokami (ヒノカミ?)"
10 de agosto de 2019 (2019-08-10)
20 "Família de faz-de-conta"
"Yose Atsume no Kazoku (寄せ集めの家族?)"
17 de agosto de 2019 (2019-08-17)
21 "Contra as regras do esquadrão"
"Tairitsu Ihan (隊律違反?)"
24 de agosto de 2019 (2019-08-24)
22 "O senhor da mansão"
"Oyakata-sama (お館様?)"
31 de agosto de 2019 (2019-08-31)
23 "Reunião dos Hashiras"
"Chūgō Kaigi (柱合会議?)"
7 de setembro de 2019 (2019-09-07)
24 "Treino de Reabilitação"
"Kinō Kaifuku Kunren (機能回復訓練?)"
14 de setembro de 2019 (2019-09-14)
25 "Kanao Tsuyuri, a Tsuguko"
"Tsuguko Tsuyuri Kanao (継ぐ子 栗花落カナヲ?)"
21 de setembro de 2019 (2019-09-21)
26 "Uma nova missão"
"Aratanaru Nimmu ( 新たなる任務?)"
28 de setembro de 2019 (2019-09-28)

Staff [66][editar | editar código-fonte]

Função Participantes Episódio(s) no(s) qual(is) participou Nota
Produção geral Shueisha
ufotable
Aniplex
Produtores Akifumi Fujio
Hikaru Kondo
Masanori Miyake
Yuma Takahashi
Assistentes de produção Fumikazu Ozaki
Yoshitaka Kimura
Produtores associados Manabu Jingūji
Direção geral Hikaru Kondo 1 ao 26
Direção de episódio Akihiko Uda 18 e 24
Haruo Sotozaki 1, 2, 14 e 26
Hideki Hosokawa 8
Junichi Minamino 6
Ken Takahashi 16 e 23
Masashi Takeuchi 7 e 12
Shinsuke Gomi 15
Shinya Shimomura 3, 4, 9 e 25
Shūji Miyahara 11, 14 e 24
Takahiro Majima 7
Takashi Suhara 5 e 20
Takuya Nonaka 21
Toshiyuki Shirai 19
Yuichi Terao 26
Yusuke Shibata 13
Yuuki Itoh 10, 15 e 22
Direção de arte Koji Eto 1 e 2
Masaru Yanaka 3 ao 10, 12, 13, e 15 ao 26
Yuri Kabasawa 11 e 14
Direção de animação geral Akira Matsushima
Direção de animação Akira Matsushima Abertura, encerramento, 1, 4, 7, 15, 24 e 26
Atsushi Ogasawara 12, 15, 17, 20, 23 e 26
Atsushi Tanaka 9, 16, 21, 24 e 25
Atsutoshi Hashimoto 7 e 25
Haruo Sotozaki 24 e 26
Kaori Endō 4, 7, 11, 14, 19, 22 e 25
Kayo Onizawa 2, 4, 6, 7, 11, 14 e 19
Kōji Akiyama 2, 10, 13, 18 e 25
Maiko Miyake 12, 15, 20, 23 e 26
Masato Nagamori 11, 14, 19, 22 e 25
Mieko Ogata 9, 16, 21, 24 e 26
Mika Kikuchi 15
Miyuki Satō 15
Moe Tsuzuki 15
Shōgo Fujiwara 22 e 25
Teiichi Takiguchi 13, 18 e 26
Tetsuto Satō 12, 15, 20, 23 e 26
Yōko Kajiyama 15
Yuka Shiojima 1, 4, 9, 16, 21, 24 e 26
Yukari Takeuchi 3, 5, 6 e 18
Direção de 3D Kazuki Nishiwaki
Direção de fotografia Yuichi Terao
Direção musical Gō Shiina 1 ao 26
Yuki Kajiura 1 ao 26
Roteiro Akihiko Uda 24
Haruo Sotozaki Abertura, 1, 2, 3, 8, 9, 13, 14, 16, 24 e 26
Junichi Minamino 6
Masashi Takeuchi 7 e 12
Shinya Shimomura Encerramento e 25
Takashi Suhara 5, 20, 22 e 23
Takuya Nonaka 21
Toshiyuki Shirai 4, 11, 19 e 21
Yoshiaki Kawajiri 10 e 18
Yuichi Terao 26
Yuuki Itoh 15
Design de personagens Akira Matsushima

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Música Performance Episódios
Tema de abertura "Gurenge" (紅蓮華? lit. "Lótus vermelha") LiSA 1 ao 26
Temas de encerramento "from the edge" (lit. "a partir da borda") FictionJunction 1 ao 18, 20 ao 26
"Kamado Tanjirō no Uta" (竈門炭治郎のうた? lit. "A canção de Tanjirō Kamado") Nami Nakagawa 19

Filme[editar | editar código-fonte]

Em 28 de setembro de 2019, imediatamente após o final do último episódio do anime, foi publicado um pequeno teaser anunciando um filme intitulado Kimetsu no Yaiba: Mugen Ressha-hen (鬼滅の刃無限列車編?).[67][68] A animação continuou a história original do mangá a partir do arco "Trem do Infinito", e estreou no Japão em 16 de outubro de 2020 arrecadando mais de 2.3 bilhões de Ienes dois dias depois de sua estreia,[69] em novembro tornou-se o quinto nas maiores bilheterias do japão. [70]

Já com 73 dias desde a sua estreia, o filme vendeu um total de 24,049,907 bilhetes, auferindo 32,478,895,850 yen (cerca de 256 milhões de euros).[71] Isto significa que o Demon Slayer – The Movie: Mugen Train (Kimetsu no Yaiba: Mugen Ressha-hen) ultrapassou a longa-metragem do Studio Ghibli, Spirited Away estreado em 2002, alcançando o recorde do filme mais lucrativo de sempre na bilheteira japonesa[72][73] - A Viagem de Chihiro atingiu os 242 milhões de euros na sua exibição original e chegou aos 249 milhões de euros na exibição especial que aconteceu depois.

Recepção[editar | editar código-fonte]

A série ficou na 14º posição na lista dos mangás recomendadas pelas livrarias japonesas em 2017,[74]  e na 19ª posição na lista dos melhores mangás de 2018 para leitores do sexo masculino reunidos pelo Kono Manga ga Sugoi!.[75] Em fevereiro de 2019, a série tinha aproximadamente 3,5 milhões de cópias impressas em todo o mundo;[76] em maio de 2019, cerca de 6 milhões;[77] em setembro, mais de 10 milhões.[2]

Durante a exibição do 19º episódio do anime, em 10 de agosto de 2019, a série começou a ser um assunto de tendência mundial no Twitter, devido a recepção positiva do episódio por parte de milhares de usuários da plataforma.

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Todos os títulos em português são traduções oficiais dos sites Crunchyroll e Funimation.

Referências

  1. «Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba (TV) - Anime News Network» 
  2. a b «鬼滅の刃:コミックス累計発行部数が1000万部突破 テレビアニメの影響も». MANTANWEB(まんたんウェブ) (em japonês). Consultado em 24 de setembro de 2019 
  3. «Demon Slayer | Mangá alcança 25 milhões de cópias impressas». Jovem Nerd. Consultado em 7 de dezembro de 2019 
  4. portugassis2. «Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba chega a 25 milhões de cópias e novo volume sai com tiragem inicial de 1 milhão». Crunchyroll. Consultado em 7 de dezembro de 2019 
  5. «Era Meiji do Japão - História». InfoEscola. Consultado em 1 de fevereiro de 2021 
  6. «Weekly Shonen Jump Launches 2 New Series in February - News - Anime News Network». web.archive.org. 29 de junho de 2019. Consultado em 24 de setembro de 2019 
  7. dudunaweb. «Mangás Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba, Banana Fish e SAO Mother Rosario serão publicados pela Panini». Crunchyroll. Consultado em 6 de dezembro de 2019 
  8. «鬼滅の刃 1/吾峠 呼世晴 | 集英社の本 公式». 集英社の本 | コミックス~書籍~雑誌の公式情報と試し読み. Consultado em 24 de setembro de 2019 
  9. «Demon Slayer: Kimetsu No Yaiba - 1». Loja Panini. Consultado em 1 de março de 2020 
  10. «Demon Slayer - Kimetsu No Yaiba Vol. 1 (Português) Capa Comum – 23 março 2020». Amazon Brasil. Consultado em 1 de março de 2020 
  11. «鬼滅の刃 2/吾峠 呼世晴 | 集英社の本 公式». 集英社の本 | コミックス~書籍~雑誌の公式情報と試し読み. Consultado em 24 de setembro de 2019 
  12. «Demon Slayer: Kimetsu No Yaiba - 2». Loja Panini. Consultado em 1 de março de 2020 
  13. «Demon Slayer - Kimetsu No Yaiba Vol. 2 (Português) Capa Comum – 23 março 2020». Amazon Brasil. Consultado em 1 de março de 2020 
  14. «鬼滅の刃 3/吾峠 呼世晴 | 集英社の本 公式». 集英社の本 | コミックス~書籍~雑誌の公式情報と試し読み. Consultado em 24 de setembro de 2019 
  15. «Demon Slayer: Kimetsu No Yaiba - 3». Loja Panini. Consultado em 6 de julho de 2020 
  16. «Demon Slayer - Kimetsu No Yaiba Vol. 3 (Português) Capa Comum – 12 maio 2020». Amazon Brasil. Consultado em 1 de março de 2020 
  17. «鬼滅の刃 4/吾峠 呼世晴 | 集英社の本 公式». 集英社の本 | コミックス~書籍~雑誌の公式情報と試し読み. Consultado em 24 de setembro de 2019 
  18. «Demon Slayer: Kimetsu No Yaiba - 4». Loja Panini. Consultado em 6 de julho de 2020 
  19. «Demon Slayer - Kimetsu No Yaiba Vol. 4 (Português) Capa Comum – 25 maio 2020». Amazon Brasil. Consultado em 6 de julho de 2020 
  20. «鬼滅の刃 5/吾峠 呼世晴 | 集英社の本 公式». 集英社の本 | コミックス~書籍~雑誌の公式情報と試し読み. Consultado em 24 de setembro de 2019 
  21. «Demon Slayer: Kimetsu No Yaiba - 5». Loja Panini. Consultado em 6 de julho de 2020 
  22. «Demon Slayer - Kimetsu No Yaiba Vol. 5 (Português) Capa Comum – 3 junho 2020». Amazon Brasil. Consultado em 6 de julho de 2020 
  23. «鬼滅の刃 6/吾峠 呼世晴 | 集英社の本 公式». 集英社の本 | コミックス~書籍~雑誌の公式情報と試し読み. Consultado em 24 de setembro de 2019 
  24. «Demon Slayer: Kimetsu No Yaiba - 6». Loja Panini. Consultado em 6 de julho de 2020 
  25. «Demon Slayer - Kimetsu No Yaiba Vol. 6 (Português) Capa Comum – 15 julho 2020». Amazon Brasil. Consultado em 6 de julho de 2020 
  26. «鬼滅の刃 7/吾峠 呼世晴 | 集英社の本 公式». 集英社の本 | コミックス~書籍~雑誌の公式情報と試し読み. Consultado em 24 de setembro de 2019 
  27. «Demon Slayer: Kimetsu No Yaiba - 7». Loja Panini. Consultado em 7 de outubro de 2020 
  28. «Demon Slayer - Kimetsu No Yaiba Vol. 7 (Português) Capa Comum – 16 agosto 2020». Amazon Brasil. Consultado em 7 de outubro de 2020 
  29. «鬼滅の刃 8/吾峠 呼世晴 | 集英社の本 公式». 集英社の本 | コミックス~書籍~雑誌の公式情報と試し読み. Consultado em 24 de setembro de 2019 
  30. «Demon Slayer: Kimetsu No Yaiba - 8». Loja Panini. Consultado em 7 de outubro de 2020 
  31. «Demon Slayer - Kimetsu No Yaiba Vol. 8 (Português) Capa Comum – 15 setembro 2020». Amazon Brasil. Consultado em 7 de outubro de 2020 
  32. «鬼滅の刃 9/吾峠 呼世晴 | 集英社の本 公式». 集英社の本 | コミックス~書籍~雑誌の公式情報と試し読み. Consultado em 24 de setembro de 2019 
  33. «Demon Slayer: Kimetsu No Yaiba - 9». Loja Panini. Consultado em 7 de outubro de 2020 
  34. «Demon Slayer - Kimetsu No Yaiba Vol. 9 (Português) Capa Comum – 18 outubro 2020». Amazon Brasil. Consultado em 7 de outubro de 2020 
  35. «鬼滅の刃 10/吾峠 呼世晴 | 集英社の本 公式». 集英社の本 | コミックス~書籍~雑誌の公式情報と試し読み. Consultado em 24 de setembro de 2019 
  36. «Demon Slayer: Kimetsu No Yaiba - 10». Loja Panini. Consultado em 7 de novembro de 2020 
  37. «Demon Slayer - Kimetsu No Yaiba Vol. 10 (Português) Capa Comum – 20 novembro 2020». Amazon Brasil. Consultado em 7 de novembro de 2020 
  38. «鬼滅の刃 11/吾峠 呼世晴 | 集英社の本 公式». 集英社の本 | コミックス~書籍~雑誌の公式情報と試し読み. Consultado em 24 de setembro de 2019 
  39. «Demon Slayer: Kimetsu No Yaiba - 11». Loja Panini. Consultado em 4 de dezembro de 2020 
  40. «Demon Slayer - Kimetsu No Yaiba Vol. 11 (Português) Capa Comum – 24 dezembro 2020». Amazon Brasil. Consultado em 4 de dezembro de 2020 
  41. «鬼滅の刃 12/吾峠 呼世晴 | 集英社の本 公式». 集英社の本 | コミックス~書籍~雑誌の公式情報と試し読み. Consultado em 24 de setembro de 2019 
  42. «Demon Slayer: Kimetsu No Yaiba - 12». Loja Panini. Consultado em 6 de fevereiro de 2021 
  43. «Demon Slayer - Kimetsu No Yaiba Vol. 12 (Português) Capa Comum – 13 janeiro 2021». Amazon Brasil. Consultado em 6 de fevereiro de 2021 
  44. «鬼滅の刃 13/吾峠 呼世晴 | 集英社の本 公式». 集英社の本 | コミックス~書籍~雑誌の公式情報と試し読み. Consultado em 24 de setembro de 2019 
  45. «Demon Slayer: Kimetsu No Yaiba - 13». Loja Panini. Consultado em 6 de fevereiro de 2021 
  46. «Demon Slayer - Kimetsu No Yaiba Vol. 13 (Português) Capa Comum – 15 fevereiro 2021». Amazon Brasil. Consultado em 6 de fevereiro de 2021 
  47. «鬼滅の刃 14/吾峠 呼世晴 | 集英社の本 公式». 集英社の本 | コミックス~書籍~雑誌の公式情報と試し読み. Consultado em 24 de setembro de 2019 
  48. «Demon Slayer: Kimetsu No Yaiba - 14». Loja Panini. Consultado em 6 de fevereiro de 2021 
  49. «Demon Slayer - Kimetsu No Yaiba Vol. 14 (Português) Capa Comum – 13 março 2021». Amazon Brasil. Consultado em 6 de fevereiro de 2021 
  50. «鬼滅の刃 15/吾峠 呼世晴 | 集英社の本 公式». 集英社の本 | コミックス~書籍~雑誌の公式情報と試し読み. Consultado em 24 de setembro de 2019 
  51. «鬼滅の刃 16/吾峠 呼世晴 | 集英社の本 公式». 集英社の本 | コミックス~書籍~雑誌の公式情報と試し読み. Consultado em 24 de setembro de 2019 
  52. «鬼滅の刃 17/吾峠 呼世晴 | 集英社の本 公式». 集英社の本 | コミックス~書籍~雑誌の公式情報と試し読み. Consultado em 28 de outubro de 2019 
  53. «鬼滅の刃 18/吾峠 呼世晴 | 集英社の本 公式». 集英社の本 | コミックス~書籍~雑誌の公式情報と試し読み. Consultado em 7 de dezembro de 2019 
  54. «鬼滅の刃 19/吾峠 呼世晴 | 集英社の本 公式». 集英社の本 | コミックス~書籍~雑誌の公式情報と試し読み. Consultado em 1 de março de 2020 
  55. «鬼滅の刃 20/吾峠 呼世晴 | 集英社の本 公式». 集英社の本 | コミックス~書籍~雑誌の公式情報と試し読み. Consultado em 6 de julho de 2020 
  56. «鬼滅の刃 21/吾峠 呼世晴 | 集英社の本 公式». 集英社の本 | コミックス~書籍~雑誌の公式情報と試し読み. Consultado em 6 de julho de 2020 
  57. «鬼滅の刃 22/吾峠 呼世晴 | 集英社の本 公式». 集英社の本 | コミックス~書籍~雑誌の公式情報と試し読み. Consultado em 7 de outubro de 2020 
  58. «鬼滅の刃 23/吾峠 呼世晴 | 集英社の本 公式». 集英社の本 | コミックス~書籍~雑誌の公式情報と試し読み. Consultado em 7 de outubro de 2020 
  59. «Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba Manga Gets 4-Panel Spinoff in Jump+ App - News - Anime News Network». web.archive.org. 6 de junho de 2019. Consultado em 24 de setembro de 2019 
  60. «Crunchyroll - Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba Anime to Run for Two Cours». web.archive.org. 30 de abril de 2019. Consultado em 24 de setembro de 2019 
  61. «Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba Manga Gets TV Anime by ufotable - News - Anime News Network». web.archive.org. 6 de junho de 2019. Consultado em 24 de setembro de 2019 
  62. «Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba Anime Premieres in Spring - News - Anime News Network». web.archive.org. 11 de maio de 2019. Consultado em 24 de setembro de 2019 
  63. «Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba Anime Premieres on April 6 - News - Anime News Network:UK». web.archive.org. 4 de abril de 2019. Consultado em 24 de setembro de 2019 
  64. «劇場版「鬼滅の刃」 無限列車編公式サイト». Aniplex. 6 de abril de 2019. Consultado em 7 de janeiro de 2020 
  65. «"Kimetsu no Yaiba" 鬼滅の刃». Aniplex. 6 de abril de 2019. Consultado em 7 de janeiro de 2020 
  66. «Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba Anime Reveals Staff, More Cast - News - Anime News Network». web.archive.org. 21 de março de 2019. Consultado em 24 de setembro de 2019 
  67. «Primeiro trailer do filme de Demon Slayer é revelado; assista!». Jovem Nerd. Consultado em 26 de outubro de 2019 
  68. «Kimetsu no Yaiba - Demon Slayer: Filme ganha primeiro trailer». IGN Brasil. 21 de outubro de 2019. Consultado em 26 de outubro de 2019 
  69. «Kimetsu no Yaiba – Filme bate mais de 2 bilhões em menos de 2 dias de estreia no Japão». Intoxi Anime 
  70. «Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba Film Tops All Harry Potter Films, Howl's Moving Castle as #5 All-Time Film in Japan». Animes News Network 
  71. «Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba Film Overtakes Spirited Away as #1 Film Ever in Japan». Anime News Network (em inglês). Consultado em 29 de dezembro de 2020 
  72. Simões, por João (29 de dezembro de 2020). «Demon Slayer: Mugen Train destrona Spirited Away». ptAnime. Consultado em 29 de dezembro de 2020 
  73. «Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba Film Overtakes Spirited Away as #1 Film Ever in Japan». Anime News Network (em inglês). Consultado em 29 de dezembro de 2020 
  74. «Japanese Bookstores Recommend 15 Top Manga for 2017 - News - Anime News Network». web.archive.org. 21 de março de 2019. Consultado em 24 de setembro de 2019 
  75. «Kono Manga ga Sugoi! Reveals 2018's Series Ranking for Male Readers - News - Anime News Network». web.archive.org. 30 de agosto de 2019. Consultado em 24 de setembro de 2019 
  76. «Roundup of Newly Revealed Print Counts for Manga, Light Novel Series - February 2019 - News - Anime News Network». web.archive.org. 3 de março de 2019. Consultado em 24 de setembro de 2019 
  77. «Roundup of Newly Revealed Print Counts for Manga, Light Novel Series - February 2019 (Updated) - News - Anime News Network». web.archive.org. 20 de maio de 2019. Consultado em 24 de setembro de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Mangá[editar | editar código-fonte]

Anime[editar | editar código-fonte]

Streaming;

Filme[editar | editar código-fonte]