Yoshiaki Kawajiri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta biografia de uma pessoa viva não cita as suas fontes ou referências, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2018).
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Yoshiaki Kawajiri (川 尻 善昭 Kawajiri Yoshiaki, nascido em 18 de novembro de 1950) é escritor e diretor de animação japonesa. Ele é o criador de títulos como Wicked City, Ninja Scroll e Vampire Hunter D: Bloodlust.[1]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Cresceu em Yokohama. Depois de se formar no ensino médio em 1968, comecou sua carreira fazendo animacao supervisionada, assim como design de personagens.[2] Trabalhou como animador da Mushi Production Animation até fechar em 1972. Ele então se juntou ao estúdio Madhouse e, na década de 1970, foi promovido para o diretor de animação.[3] Ele finalmente estreou como diretor de cinema com 1984 Lensman: Secret of The Lens, dirigindo em junto com o mais experiente Kazuyuki Hirokawa, Kawajiri também fez o design do personagem junto com Kazuo Tomizawa. Ganhando interesse em um estilo de animação mais sombria, ele dirigiu o The Running Man. Depois, ele foi instruído a fazer um curta-metragem de 35 minutos com base nas novelas de Hideyuki Kikuchi, que foi lançado como Wicked City. Depois de completá-lo, no entanto, seus produtores ficaram tão impressionados que ele foi convidado a fazer um longa-metragem. Kawajiri apreciou o tom escuro e concordou em gerenciar e completar o filme dentro de um ano.

Wicked City recebeu sucesso crítico e comercial quando lançado em 1987, dando a Kawajiri liberdade mais criativa. Ele começou a escrever e desenhar seu próprio filme sobre o Japão feudal. O resultado, Ninja Scroll, sobre o herói popular japonês Jubei Yagyu, foi lançado em breve. Após a versão ocidental em 1996, o status de Kawajiri como diretor recebeu reconhecimento internacional. Ele também dirigiu Vampire Hunter D: Bloodlust, que foi baseado em uma novela de Hideyuki Kikuchi.

Kawajiri também dirigiu Highlander: The Search for Vengeance. Foi lançado em DVD em 5 de junho de 2007. De acordo com uma entrevista com com o produtor Galen Walker, Kawajiri não gostou do fato de que 7-8 minutos de cenas adicionadas sem sequência de texto de exposição de abertura foram removidos quando o filme foi lançado.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

OVAs[editar | editar código-fonte]

série de TV[editar | editar código-fonte]

Outro trabalho[editar | editar código-fonte]

  • Web Designed AmberFilmWorks inc. «川尻善昭公式サイト - Profile». yoshiakikawajiri.com. Consultado em 1 de março de 2016 
  • http://www.intothematrix.com/rl_cmp/rl_interview_kawajiri.html
  • https://www18.atwiki.jp/sakuga/pages/538.html