Saltar para o conteúdo

Yoshiaki Kawajiri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Yoshiaki Kawajiri (川 尻 善昭 Kawajiri Yoshiaki, nascido em 18 de novembro de 1950) é escritor e diretor de animação japonesa. Ele é o criador de títulos como Wicked City, Ninja Scroll e Vampire Hunter D: Bloodlust.[1]

Cresceu em Yokohama. Depois de se formar no ensino médio em 1968, começou sua carreira fazendo animação supervisionada, assim como design de personagens.[2] Trabalhou como animador da Mushi Production Animation até o estúdio fechar em 1972. Ele então se juntou ao estúdio Madhouse e, na década de 1970, foi promovido para o diretor de animação.[3] Ele finalmente estreou como diretor de cinema com na animação de 1984, Lensman: Secret of The Lens, dirigindo em junto com o mais experiente Kazuyuki Hirokawa, Kawajiri também fez o design do personagem junto com Kazuo Tomizawa. Ganhando interesse em um estilo de animação mais sombria, ele dirigiu The Running Man. Depois, ele foi instruído a fazer um curta-metragem de 35 minutos com base nas novelas de Hideyuki Kikuchi, que foi lançado como Wicked City. Depois de completá-lo, no entanto, seus produtores ficaram tão impressionados que ele foi convidado a fazer um longa-metragem. Kawajiri apreciou o tom escuro e concordou em gerenciar e completar o filme dentro de um ano.

Wicked City recebeu sucesso crítico e comercial quando lançado em 1987, dando a Kawajiri liberdade mais criativa. Ele começou a escrever e desenhar seu próprio filme sobre o Japão feudal. O resultado, Ninja Scroll, sobre o herói popular japonês Jubei Yagyu, foi lançado em breve. Após a versão ocidental em 1996, o status de Kawajiri como diretor recebeu reconhecimento internacional. Ele também dirigiu Vampire Hunter D: Bloodlust, que foi baseado em uma novela de Hideyuki Kikuchi.

Kawajiri também dirigiu Highlander: The Search for Vengeance. Foi lançado em DVD em 5 de junho de 2007. De acordo com uma entrevista com o produtor Galen Walker, Kawajiri não gostou do fato de que 7-8 minutos de cenas adicionadas sem sequência de texto de exposição de abertura foram removidos quando o filme foi lançado.

Outro trabalho

[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Web Designed AmberFilmWorks inc. «川尻善昭公式サイト - Profile». yoshiakikawajiri.com. Consultado em 1 de março de 2016 
  2. http://www.intothematrix.com/rl_cmp/rl_interview_kawajiri.html
  3. https://www18.atwiki.jp/sakuga/pages/538.html
  4. «Discotek Adiciona Demon City Shinjuku Anime». Anime News Network. 15 de junho de 2011. Consultado em 10 de agosto de 2014 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]