Hunter × Hunter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ni hon go2.png Este artigo contém texto em japonês.
Sem suporte multilingual apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de kanji ou kana.
Hunter × Hunter
ハンター×ハンター
(Hantā × Hantā)
Capa do primeiro volume de Hunter × Hunter publicado pela Shueisha.
Gênero Ação, Aventura, Fantasia
Inadequado para menores de 12 anos i DEJUS (Brasil)
Mangá
Autor(es) Yoshihiro Togashi
Editora(s) Japão Shueisha
Editora(s)
lusófona(s)
Brasil Editora JBC
Revista(s) Weekly Shōnen Jump
Público-alvo Shōnen
Data de publicação 3 de março de 1998 – em hiato desde 2014
Volumes 32 (Lista de Volumes)
OVA
Hunter x Hunter - Jump Super Anime Tour (Episódio Piloto)
Direção Noriyuki Abe
Estúdio Pierrot
Lançamento 1998
Nº de episódios 1
Anime
Direção Kazuhiro Furuhashi
Estúdio Nippon Animation
Emissoras de TV Japão Fuji TV
Japão Animax
Brasil RedeTV!
Brasil Animax Brasil
Chile Chilevisión, etc...TV
Argentina Magic Kids
Estados Unidos Funimation Channel
Filipinas GMA Network, Hero
Hong Kong TVB
Indonésia Trans 7
Bélgica AB3
Portugal Animax
Exibição original 16 de outubro de 1999 – 31 de março de 2001
Nº de episódios (62)
OVA
Hunter × Hunter: York Shin
Direção Satoshi Saga
Estúdio Nippon Animation
Lançamento 17 de janeiro de 200217 de abril de 2002
Nº de episódios (8)
Duração 23 min.
OVA
Hunter × Hunter: Greed Island
Direção Yukihiro Matsushita
Estúdio Nippon Animation
Lançamento 5 de fevereiro de 200316 de abril de 2003
Nº de episódios (8)
Duração 23 min.
OVA
Hunter × Hunter: Greed Island Final
Direção Makoto Sato
Estúdio Nippon Animation
Lançamento 18 de fevereiro de 200418 de agosto de 2004
Nº de episódios (14)
Duração 23 min.
Anime
Hunter × Hunter: 2011 (remake)
Direção Hiroshi Koujina
Estúdio Madhouse
Emissoras de TV Japão NTV
Brasil Netflix Brasil Crunchyroll
Exibição original 2 de outubro de 2011 – 23 de setembro de 2014
Nº de episódios (148)
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Hunter × Hunter (ハンター×ハンター, Hantā Hantā?) é uma série de mangá escrita e ilustrada por Yoshihiro Togashi. É publicada na revista Weekly Shōnen Jump da editora Shueisha e atualmente tem 32 tankōbon. Em agosto de 2011, o mangá contabilizava um total de 55 milhões de copias vendidas no Japão[1] .

A série animada foi produzida originalmente pela Nippon Animation em 62 episódios e 3 OVA. Ganhou também um musical em 2001, interpretado pelos dubladores dos personagens. No ano de 2007 o anime (desenho) estreou no Brasil passando na Rede TV . Tanto o mangá quanto o anime se encontravam paralisados até o mês de agosto de 2011, quando 2 novos volumes do mangá foram lançados seguidos por um remake do anime pela Madhouse, iniciado em outubro do mesmo ano[2] e finalizado em setembro de 2014.

Em março de 2012 o mangá entrou novamente em hiato, retornando em maio de 2014 e sendo paralisado novamente após capítulo 349, lançado em agosto do mesmo ano. A explicação oficial para as constantes pausas do mangá é a de que o autor está com problemas de saúde.[1]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Doze anos antes do início da história, Ging Freecss[3] deixou seu filho recém-nascido, Gon Freecss, com sua tia, Mito, na Whale Island (く じ ら 島 Kujira Shima). Gon, a quem foi dito toda sua vida que seus pais haviam falecido, descobre, através de Kite, aprendiz de Ging, que seu pai ainda está vivo e que, desde então, se tornou um estimado Hunter (caçador, em português). Gon sai de casa para se tornar um Hunter como seu pai, e se submete ao exame de Hunter (ハ ン タ ー 試 験 Hanta Shiken), uma série de avaliações com testes brutais envolvendo habilidade mental, física, sobrevivência e trabalho em equipe. Durante o exame, Gon faz amizade com três dos outros candidatos: Kurapika, o último membro do clã Kurta que deseja se tornar um Hunter, a fim de vingar seu clã e recuperar os olhos escarlate-brilhante, que foram brutalmente arrancados de seus corpos por um bando de ladrões conhecidos como Phantom Troupe; Leorio, um médico em potencial que para pagar a faculdade de medicina, busca as altas recompensas financeiras que os Hunters recebem; e Killua Zoldyck, outro menino de doze anos de idade, que deixou sua antiga vida como membro da família de assassinos mais famosa do mundo. Entre muitos outros participantes, Gon continuamente encontra Hisoka, um misterioso e mortal transmutador que tem um interesse em Gon. Na fase final do exame de Hunter, Gon é aprovado, porém Killua é reprovado depois de matar outro candidato num ápice de frustração. No entanto, é revelado a existência de mais uma tarefa secreta, que é necessária para que os candidatos verdadeiramente passem o exame. O trio, então, viaja para a cidade natal de Killua, a fim de recuperar o menino de sua família controladora e arrogante.

Depois que Killua retorna ao grupo, Leorio e Kurapika partem para seus destinos, a fim de atingirem seus próprios objetivos. Os quatro amigos prometem se reunir novamente em Yorknew City (ヨ ー ク シ ン シ テ ィ Yōkushin Shiti) em setembro daquele ano. Gon e Killua decidem aprimorar suas experiências de combate e ganhar dinheiro competindo em Heavens Arena (天空 闘 技 場 Tenku Tōgijō), um arranha-céu, onde milhares de lutadores competem diariamente em torneios de luta. Lá, eles conhecem um mestre de kung fu chamado Wing, que os ensina a utilizar Nen, um tipo de energia vital, utilizado por Hunters para manifestar habilidades também sobre-humanas, considerado o requisito final para passar o exame e obter o título de Hunter. O ápice do momento é quando Gon enfrenta Hisoka nos céus de Heavens Arena em seu desafio final.

O próximo ponto da história reúne os personagens principais para o maior leilão do mundo, na metrópole de Yorknew City. Gon, Killua e Leorio tentam diversos métodos para fazer dinheiro suficiente para comprar uma cópia do jogo Greed Island, um vídeo game extremamente raro e caro, construído com propriedades de Nen, e com pistas que podem ajudar Gon a localizar seu pai. Enquanto isso, Kurapika começa a trabalhar como guarda-costas para a filha adolescente, e com habilidades clarividente, de um membro da máfia que está interessado no leilão de um par de olhos escarlate-brilhante do clã Kurta. No leilão, Kurapika cruza o caminho da gangue Phanton Troupe, que também estão na cidade, planejando o roubo de todos os bens do leilão num evento subterrâneo organizado pela mafia. A guerra entre a máfia e a gangue abala a cidade de Yorknew, e propiciou o re-encontro e envolvimento dos protagonistas. Kurapika luta com seu desejo de vingança e terá de decidir se quer ou não sacrificar seus amigos como peões desta batalha, que resulta na troca de reféns entre Kurapika e o líder da Phanton Troupe, Kuroro Lúcifer.

Nos dias finais do leilão, Gon e Killua são contratados por um multibilionário para jogar o Greed Island, um vídeo game de bilhões de dólares criado por Ging Freecss que ocorre em algum lugar no mundo real. O jogo, desenvolvido com Nen, premia somente uma pessoa, permitindo-lhe a opção de transformar três itens mágicos do jogo em itens do mundo real. Dentro Greed Island, a gangue Phanton Troupe começa a jogar o jogo por razões misteriosas, e um desconhecido homem-bomba assassina jogadores, a fim de elimina-los do jogo. Gon e Killua, ultrapassados pela alta dificuldade dos desafios, logo se juntam a Biscuit Krueger, uma experiente professora de Nen e mestre de kung fu. Com a ajuda dela, Gon e Killua começam a assumir os desafios de Greed Island na tentativa de se aproximarem do pai de Gon. Killua se afasta um curto período de Greed Island para participar do exame Hunter mais uma vez e finalmente ganhar a sua licença. O ápice do momento é quando Gon enfrenta o homem-bomba sozinho e eventualmente vence o Greed Island. Usando dois de seus cartões de recompensa, Gon e Killua viajam para a localização de um jogador a quem eles acreditam ser Ging. No entanto, eles acabam encontrando Kite.

Ao lado de Kite, Gon e Killua apreendem e colaboram com pesquisas biológicas que investigam um grupo de insetos gigantes encontrados no litoral do país. O grupo descobre que a origem veio de uma formiga rainha do tamanho de humanos, conhecida como Chimera Ant (formiga quimera, em português), que devora outras criaturas e reproduz sua descendência com as características genéticas que herda das diferentes espécies que come. A formiga rainha se instalou num vilarejo da nação Neo Green Life (NGL), que é uma região autónoma e isolada do mundo. A rainha rapidamente desenvolve gosto por devorar os seres humanos e constrói uma colônia com um grande exército para dar à luz a um poderoso rei, chamado Meruem.

Antes de Gon, Killua e Kite chegarem no vilarejo, o exército das formigas quimeras avançam para dizimar a população de NGL. A rainha morre durante o parto, mas o rei se salva e foge de NGL com seus guardas reais, e secretamente derrubam o governo da República do Leste Gorteau (東 ゴ ル ト ー 共和国), localizada nas proximidades. Em um momento o trio enfrenta a guarda real Neferpitou numa batalha sangrenta e que deixa Kite sendo manipulado pela formiga. Quando Gon descobre a verdade, ele fica furioso e promete vingança.

Sob o disfarce do antigo rei da república, Meruem inicia o processo de, forçadamente, despertar o Nen nos habitantes do Leste Gorteau, a fim de selecionar soldados para se juntar a seu próprio exército para conquistar o mundo e transformar os restantes dos habitantes em comida. A Associação dos Hunters se mobiliza rapidamente para parar o genocídio que se aproxima e envia uma equipe de Hunters exterminadores. Gon e Killua buscam por uma maneira de restaurar Kite ao seu estado normal e decidem se juntar à equipe de extermínio, a fim de encontrar Neferpitou. Enquanto isso, Meruem se torna obcecado por derrotar Komugi, uma jovem cega, no jogo de tabuleiro Gungi, em que ela é a campeã mundial invicta. O rei, continuamente, joga contra ela e perde todas as partidas, mas logo começa a respeitá-la, ainda contra toda sua má vontade e frustração. O confronto entre os Hunters e as formigas atinge o seu pico durante uma batalha entre Meruem e Netero, o presidente da Associação dos Hunters, e também no segundo encontro entre Neferpitou e Gon. Netero morre durante a luta, mas a sua morte provoca a detonação de uma arma nuclear em seu corpo que quase mata o rei. Neferpitou revela a Gon que Kite foi morto em seu primeiro confronto e que ela reanimou seu cadáver através de seu poder de manipulação. Num surto de raiva, Gon mata Neferpitou, mas fica gravemente ferido. Depois da batalha com Netero, o rei das formigas quimeras sofre amnésia devido ao impacto da explosão. Os seus guardas reais Shaiapouf e Menthuthuyoupi se aproveitam da situação e tentam assassinar Komugi antes do rei se lembrar dela, eles acreditam que o crescente respeito do rei pela humanidade possa impedir o seu destino de conquistar o mundo inteiro. No entanto, Meruem se lembra dela antes dos guardas reais poderem matá-la. Contudo, as três formigas começam a morrer por envenenamento resultante da radiação da bomba de Netero, o rei, então, decide a passar seus últimos momentos jogando uma partida final de Gungi contra Komugi.

Após o incidente das formigas quimeras foi resolvido, o alto escalão da Associação dos Hunters, os Zodiacs, começam imediatamente o processo de escolha do substituto de Netero como presidente, enquanto os outros Hunters tentam eleger um novo presidente eleito por um sistema de votação proposto por Ging, pai de Gon; Killua retorna para casa para pedir ajuda a sua irmã mais nova, Alluka para salvar Gon, que está hospitalizado em estado crítico após sua batalha com Neferpitou. No entanto, a sua família não está disposta a arriscar perder Alluka ou ter seus perigosos poderes utilizados contra eles, mas depois de escapar das tentativas de seu irmão mais velho, Illumi, para interceptá-lo, Killua consegue trazer Alluka para o lado de Gon e tê-lo totalmente recuperado, antes de selar seus poderes completamente e garantir que ela possa ter uma vida normal. Depois de ter uma breve reunião com o seu pai, Gon encontra Kite mais uma vez e fica aliviado ao ver que ele conseguiu sobreviver. Ainda sob o fardo de sua culpa, Gon retorna à Associação dos Hunter, onde questiona Ging sobre seus objetivos e descobre a verdadeira natureza da missão de seu pai.

Algum tempo depois, o filho de Netero, Beyond, monta uma expedição ao continente negro (暗 黒 大陸 Ankoku Tairiku), uma vasta area proíbida, que fica além do mundo conhecido, patrocinada pelo Reino de Kakin. Temendo que a expedição possa trazer um desastre para o mundo, assim como ocorreu em tentativas anteriores, as cinco maiores potências do mundo propõem que o Reino de Kakin se junte ao grupo em troca da propriedade sobre o que encontrarem na missão. Para acompanhar Beyond e impedi-lo de fazer algo inesperado, os Zodiacs decidem vigiá-lo, e convidam Kurapika e Leorio para se juntarem a eles, substituindo Ging e a ex-vice-presidente Pariston, que reuniram sua própria equipe por solicitação de Beyond.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Gon Freecss

Gon é um garoto de 12 anos que foi criado por sua tia desde pequeno e que tem a meta de se tornar um caçador para um dia reencontrar seu pai, um famoso caçador chamado Ging Freecs que perdeu sua guarda há vários anos atrás. Vivendo toda sua infância na Ilha da Baleia, um local selvagem, Gon aprende sobre sobrevivência e afina seus instintos. O garoto se dá muita bem com animais e, apesar da idade, é muito forte. Na aprendizagem do nen, consegue o poder de intensificador. Segundo Hisoka, sua personalidade inocente, impulsiva e forte é característica de pessoas com esse poder.

Killua Zoldyck

Killua Zoldyck possui a mesma idade que Gon, mas já é um ex-assassino profissional. Sua família é dedicada ao ramo do assassinato sendo a mais conceituada e famosa do mundo. Killua é considerado um promissor membro da família, mas acaba fugindo de casa e entrando no Exame Hunter em busca de diversão, onde conhece Gon e os outros. Cultiva uma profunda amizade com Gon, seu maior amigo. Com o nen, aprende a transformação.

Kurapika Kuruta

Kurapika Kuruta é o último membro da tribo Kuruta, uma tribo cujos membros adquiriam olhos vermelhos quando estavam sobre o efeito de fortes emoções. Ao morrerem, seus olhos se tornam permanentemente vermelhos, ganhando alto valor no mercado negro. Quando Kurapika tinha 12 anos, todo os outros membro de seu clã foram assassinados pelo grupo criminoso Genei Ryodan, que buscava as íris escarlates pelo seu alto preço. Desde então, o jovem busca vingança como o último e único sobrevivente de sua tribo, tentando recuperar todos os olhos arrancados a qualquer custo. Para isso, deseja se tornar um Hunter, ganhando acesso a informações que somente estes podem obter. Na aprendizagem de nen, masteriza as habilidades de materialização.

Leorio

O membro mais velho do grupo, Leorio quer se tornar um Hunter para conseguir dinheiro e estudar medicina, podendo então alcançar seu sonho de se tornar um médico. Esse desejo vem devido um incidente que lhe ocorreu no passado, quando seu melhor amigo ficou doente e morreu por não possuir dinheiro para se tratar. Leorio é um personagem cômico, mas possui grande habilidade, embora não entrem em tantos confrontos quanto os outros protagonistas. No anime, ele só luta uma vez (contra Kurapika, no inicio do teste Hunter). Existe uma forte comparação entre Leorio e Kuwabara, personagem da série Yu Yu Hakusho, uma vez que os dois são os personagens mais bem humorados das duas séries e que ambas são obras do mesmo autor. Sua habilidade nen é do tipo Emissão.

Anime(1999)[editar | editar código-fonte]

Hunter × Hunter teve sua primeira versão animada em 16 de Outubro de 1999, o anime foi produzido pela Nippon Animation e foi ao ar até 31 de Março de 2001, em um total de 62 episódios. Depois, foram lançadas 3 sequências em forma de OVA somando um total de 92 episódios produzidos pela Nippon Animation. O último lançamento foi em 2004.

Trilha Sonora[editar | editar código-fonte]

Aberturas:

  • Episódios 01 ao 46: "Ohayou", por Keno
  • Episódios 47 ao 61: "Taiyou wa Yoru mo Kagayaku", por WINO
  • Original Video Animation (York Shin): "PALE ALE", por Kenichi Kurosawa
  • Greed Island: "Pray", por Wish*
  • Greed Island Final: "Believe In Tomorrow", por Sunflower's Garden

Encerramentos:

Anime(2011)[editar | editar código-fonte]

Um remake da série foi feito pelo estúdio Madhouse, estreando em 2 de outubro de 2011[4] e terminando em 24 de setembro de 2014.  A nova versão não segue quadro-a-quadro o anime original, mas segue mais fielmente o enredo do mangá. Seu tema de abertura se repetiu em todos os arcos da animação, com diferentes imagens em cada um deles. Foi confirmado na JUMP 12 que o remake também contaria com a adaptação da saga Chimera Ants, que começou em 21 de Abril de 2013[5] [6] . O tema de abertura de todos os arcos é "Departure", contando apenas com cenas diferentes para cada fase da série[7] .

Staff do Anime[8] [editar | editar código-fonte]

10 episódios
1,4,7,9,13,14,21,26,29,37
10 episódios
3,6,10,15,18,23,31,35,41,44
9 episódios
16,17,19,24,28,32,36,42,45
7 episódios
12,20,25,33,38,43,46
  • Tsutomu Kamishiro

(Staff em Bakuman,Ghost Hunt, entre outros)[15]

6 episódios
22,27,30,34,39-40


4 episódios
2,5,8,11


Dublagem[editar | editar código-fonte]

Trilha Sonora[editar | editar código-fonte]

Temas de Abertura:

  • Episódios 001 ao 026 : "departure!", interpretada por Masatoshi Ono.
  • Episódios 027 ao 049 : "departure! -second version-", interpretada por Masatoshi Ono.
  • Episódios 050 ao 075 : "departure!", interpretada por Masatoshi Ono.
  • Episódios 076 ao 136 : "departure! -second version-", interpretada por Masatoshi Ono.
  • Episódios 137 ao 147 : "departure!", interpretada por Masatoshi Ono.

Temas de Encerramento:

  • Episódios 001 ao 026 : "Just Awake", interpretada por Fear and Loathing in Las Vegas.
  • Episódios 027 ao 058 : "HUNTING FOR YOUR DREAM", interpretada por Galneryus
  • Episódios 059 ao 075 e 147 : "REASON", por Yuzu
  • Episódios 076 ao 098 : "Nagareboshi Kirari", por Yuzu. (o Episódio 077 tem a segunda parte da música).
  • Episódios 099 ao 136 : "Hyōri Ittai", por Yuzu
  • Episódios 137 ao 146 : "Hyōri Ittai", por Yuzu (Têm a segunda parte da música)
  • Episódios 148 : "departure!", por Masatoshi Ono.

Jogos[editar | editar código-fonte]

Hunter × Hunter possui jogos para vários consoles, como WonderSwam, Game Boy, GBA, Playstation, Playstation 2, Playstation 3, Nintendo DS e PSP.

Home-Vídeo[editar | editar código-fonte]

O Hunter × Hunter (1999) foi lançado no Brasil pela Focus Filmes em 2006 em 3 boxes contendo 3 dvds e cada dvd contendo 4 episódio por disco, totalizando 36 episódios, completando a saga do exame hunter e família Zoldyck. Infelizmente pelas baixas vendas o projeto foi cancelado.

Referências

  1. Famitsu (2012). Hunter x Hunter alcança 55 milhões de vendas no Japão. Visitado em 19 de janeiro de 2012.
  2. "Hunter x Hunter Anime Film Announced". Animekon. Consult. 18 de junho de 2012. 
  3. The Future of Hunter x Hunter Manga | Capsule Computers - Gaming & Entertainment News, Reviews, Interviews & Competitions www.capsulecomputers.com.au https://plus.google.com/103712574002634604237.+Visitado em 2015-11-13.
  4. First ‘Hunter x Hunter’ Commercial Streamed (em inglês) The Fandom Post (9 de setembro de 2011). Visitado em 5 de outubro de 2011. "The series is kicking off on October 2nd in Japan [...]. The previous run of the anime was done back in 1999 and ran for 62 episodes and then had thirty episodes released direct to video after that."
  5. A nova voz de Gon Freecs Henshin! (23 de setembro de 2011). Visitado em 5 de outubro de 2011. "Gon Freecs terá como sua segunda dubladora, no remake do anime Hunter X Hunter em produção pelo estúdio MadHouse, a jovem Megumi Han. [...] Na versão anterior do anime, produzido pelo estúdio Nippon Animation, o papel do personagem foi intepretado pela dubladora Junko Takeuchi [...]."
  6. Hunter X Hunter Episode #01 Anime Review (em inglês) The Fandom Post (2 de outubro de 2011). Visitado em 5 de outubro de 2011. "Bringing Madhouse on to handle the show has them dealing with the original designs well, keeping them very close, but with a sense of color and detail to it that keeps it fresh and appealing to look at. It’s not a frame by frame remake of the original by any stretch but it uses what’s come before and tells its own story from different perspectives and angles."
  7. Hunter x Hunter – Episode 1 Review (em inglês) Capsule Computers (3 de outubro de 2011). Visitado em 5 de outubro de 2011. "I loved the OP theme, “Departure”, it was both exciting and exactly what I expected and hoped for. The ED theme, “Just Awake” is the perfect opposite side of the coin to “Departure”, while “Departure” is very lively and hopeful, “Just Awake” is heavy, dark and brutal, giving a perfect sign of things to come from the series."
  8. Animesnewsnetwork (2012). Staff Hunter X Hunter 2011 Animenewsnetwork. Visitado em 18 de janeiro de 2012.
  9. Animesnewsnetwork (2012). Staff de Atsushi Maekawa. Visitado em 18 de janeiro de 2012.
  10. Animesnewsnetwork (2012). Staff de Tsutomu Kamishiro. Visitado em 01 de Abril de 2012.
  11. Animesnewsnetwork (2012). Staff de Atsushi Maekawa. Visitado em 18 de janeiro de 2012.
  12. Animesnewsnetwork (2012). Staff de Mitsutaka Hirota. Visitado em 18 de janeiro de 2012.
  13. Animesnewsnetwork (2012). Staff de Shoji Yonemura. Visitado em 22 de janeiro de 2012.
  14. Animesnewsnetwork (2012). Staff de Yasushi Hirano. Visitado em 18 de janeiro de 2012.
  15. Animesnewsnetwork (2012). Staff de Tsutomu Kamishiro. Visitado em 01 de Abril de 2012.
  16. Animesnewsnetwork (2012). Staff de Fumiyo Sakai. Visitado em 01 de Abril de 2012.
  17. Animesnewsnetwork (2012). Staff de Yoshihisa Hirano. Visitado em 18 de janeiro de 2012.
  18. Animesnewsnetwork (2012). Staff de Tomoaki YAMADA. Visitado em 18 de janeiro de 2012.
  19. Animesnewsnetwork (2012). Staff de Takahiro YOSHIMATSU. Visitado em 18 de janeiro de 2012.
  20. Animesnewsnetwork (2012). Staff de Mio ISHIKI. Visitado em 18 de janeiro de 2012.
  21. Animesnewsnetwork (2012). Staff de Kazuya ARAHATA. Visitado em 18 de janeiro de 2012.
  22. Animesnewsnetwork (2012). Staff de Yoshinori HORIKAWA. Visitado em 18 de janeiro de 2012.
  23. Animesnewsnetwork (2012). Staff de Takahiro YOSHIMATSU. Visitado em 18 de janeiro de 2012.
  24. Animesnewsnetwork (2012). Cast de Megumi Han. Visitado em 18 de janeiro de 2012.
  25. Animesnewsnetwork (2012). Cast de Mariya Ise. Visitado em 18 de janeiro de 2012.
  26. Animesnewsnetwork (2012). Cast de Miyuki Sawashiro. Visitado em 18 de janeiro de 2012.
  27. Animesnewsnetwork (2012). Cast de Keiji Fujiwara. Visitado em 18 de janeiro de 2012.
  28. Animesnewsnetwork (2012). Cast de Daisuke NAMIKAWA. Visitado em 18 de janeiro de 2012.
  29. Animesnewsnetwork (2012). Cast de Masaya MATSUKAZE. Visitado em 12 de Fevereiro de 2012.
  30. Animesnewsnetwork (2012). Cast de Ichirô Nagai. Visitado em 18 de janeiro de 2012.
  31. Animesnewsnetwork (2012). Cast de Keiko Han. Visitado em 18 de janeiro de 2012.
  32. Animesnewsnetwork (2012). Cast de Issei Futamata. Visitado em 18 de janeiro de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]