Saint Seiya: The Lost Canvas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Saint Seiya:
The Lost Canvas
聖闘士星矢 THE LOST CANVAS 冥王神話
(Seinto Seiya: Za Rosuto Kyanbasu - Meiō Shinwa)
Gênero Aventura, Drama, Fantasia
Mangá
The Lost Canvas
Escrito por Shiori Teshirogi
Editora(s) Japão Akita Shoten
Editora(s)
lusófona(s)
Brasil JBC
Revista(s) Weekly Shōnen Champion
Data de publicação 24 de Agosto de 2006 – 7 de Abril de 2011
Volumes 25 (Lista de volumes)
Mangá
Anecdotes
Escrito por Shiori Teshirogi
Editora(s) Japão Akita Shoten
Editora(s)
lusófona(s)
Brasil JBC
Revista(s) Weekly Shōnen Champion (maio de 2011 – abril de 2012)
Bessatsu Shōnen Champion (2012 – 2016)
Data de publicação 19 de Maio de 2011 – 12 de março de 2016
Volumes 11 (Lista de Volumes)
OVA
Saint Seiya: A Tela Perdida (PT)
Os Cavaleiros do Zodíaco: The Lost Canvas (BR)
Direção Osamu Nabeshima
Estúdio TMS Entertainment
Half H.P. Studio
Lançamento 24 de junho de 2009 20 de julho de 2011
Número de episódios 26 (Lista de episódios)
Wikipe-tan face.svg Portal Animangá

Saint Seiya: The Lost Canvas - Meiō Shinwa (em japonês: 聖闘士星矢 THE LOST CANVAS 冥王神話, lit. "Santo Seiya: A Tela Perdida - O Mito do Rei das Trevas" ) é um mangá spin-off da série Saint Seiya, lançado em 2006 e encerrado em abril de 2011, no capítulo 223 (O futuro que começa), no Japão. O mangá narra as histórias e as batalhas entre os Cavaleiros de Athena e as Estrelas Malignas de Hades na época em que os lendários Dohko de Libra e Shion de Áries possuíam 18 anos, ou seja, em 1743.

Os eventos narrados no início de The Lost Canvas são os mesmos do início do mangá Next Dimension, ocorrendo, no entanto, algumas diferenças entre as narrativas.[1] O mánga tem total aprovação do criador da série, Masami Kurumada, que está trabalhando no mangá Next Dimension. Lost Canvas é um prequel e se passa antes da série original. Os dois mangás contam em parte (início de "Next Dimension") a mesma história, mas com diferenças em nomes e histórias de alguns personagens. Canvas narra uma versão alternativa da Guerra Santa de Next Dimension, sendo assim não canônico. Saint Seiya: Next Dimension - Meiou Shinwa é a continuação/prequel oficial de Saint Seiya, feita pelo autor original de Saint Seiya.

No Brasil a série foi distribuída pela Sato Company e atribuída à DVD pela Flashstar e em streaming pelas plataformas Netflix, NetMovies e Vivo Play.[2][3][4][5] Em 2017 foi anunciado a exibição do anime pela Rede Brasil, onde transmitirá o anime pela televisão pela primeira vez no país.[6] Em Portugal a série foi emitida pela SIC Radical sob o título de Saint Seiya: A Tela Perdida, no idioma japonês com legendas.[7]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A série dá destaque ao antigo Cavaleiro de Bronze de Pégaso, Tenma. Tenma é órfão como Seiya, e tem uma ligação forte com Alone, o hospedeiro de Hades na época, e com Sasha, a reencarnação de Athena, que moravam no mesmo orfanato que Tenma.

Estilo[editar | editar código-fonte]

O traço utilizado pela japonesa Shiori Teshirogi não é muito semelhante ao de Masami Kurumada. A aparência dos personagens é similar aos da geração da obra original

Personagens[editar | editar código-fonte]

Mangá[editar | editar código-fonte]

The Lost Canvas[editar | editar código-fonte]

Os capítulos de Saint Seiya: The Lost Canvas foram publicados pela Akita Shoten na revista Weekly Shonen Champion entre 24 de Agosto de 2006 e 7 de Abril de 2011. O primeiro Volume foi publicado em 8 de Dezembro de 2006, e o último, em 8 de Maio de 2011. Uma série completa em 25 Volumes (Formato Tankōbon).

Uma história curta ou gaiden composta de 40 páginas, intitulada Saint Seiya: The Lost Canvas – Yuzuriha Gaiden - Chizumi no Mon (聖闘士星矢 THE LOST CANVAS ユズリハ外伝 血墨の紋?), Foi publicado em 16 de outubro de 2009, nas edições 11 e 12 da revista Princess Gold da Akita Shoten, que é orientada para a demografia shoujo (para meninas). A história se passa na mesma continuidade do Lost Canvas e explora ainda mais o passado e as motivações da personagem Yuzuriha, e seu irmão mais novo Tokusa, bem como a sua perspectiva dos eventos que cercam a ressurreição de Hades. Este episódio ainda não foi incluído em tankōbon.

No capítulo final de The Lost Canvas, uma nova série de histórias curtas enfocando os Cavaleiros de Ouro foi anunciado. Simplesmente intitulado Saint Seiya: The Lost Canvas - Anecdotes (聖闘士星矢 THE LOST CANVAS 外伝??), o primeiro capítulo foi publicado em 19 de Maio de 2011.

Gaiden[editar | editar código-fonte]

No capítulo final de The Lost Canvas, foi anunciada uma nova série Gaiden focalizando os Cavaleiros de Ouro, também de autoria de Shiori Teshirogi. Intitulado Saint Seiya: The Lost Canvas - O Mito do Rei das Trevas - Gaiden (圣闘士星矢 THE LOST CANVAS 冥王神话 外伝 Seinto Seiya: Za Rosuto Kyanbasu - Meiō Shinwa - Gaiden?), teve seu primeiro capítulo publicado em 19 de Maio de 2011 e sua publicação já foi encerrada.

Anime[editar | editar código-fonte]

No dia 1 de dezembro de 2008, foi anunciado mundialmente pela revista Shonen Champion que Masami Kurumada, em parceria com a Tokyo Movie Shinsha, iria produzir episódios animados baseados no mangá. Os episódios, no formato de Original Video Animation (Ova), foram lançados diretamente em DVD a partir do dia 24 de junho de 2009.[8]


Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]