Kimi no Na wa.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Kimi no Na wa.
君の名は。
Cartaz do filme.
 Japão
2016 •  cor •  106 min 
Realização Makoto Shinkai
Produção Genki Kawamura
Katsuhiro Takei
Kōichirō Itō
Produção executiva Yoshihiro Furusawa
Argumento Makoto Shinkai
Baseado em Kimi no Na wa. de Makoto Shinkai
Elenco Ryunosuke Kamiki
Mone Kamishiraishi
Género Drama romântico, fantasia científica
Música Radwimps
Cinematografia Makoto Shinkai
Edição Makoto Shinkai
Companhia(s) produtora(s) CoMix Wave Films
Distribuição Tōhō
Lançamento Japão 26 de agosto de 2016

Estados Unidos 07 de abril de 2017 Brasil 11 de outubro de 2017

Idioma Japonês
Receita ¥ 24 460 000 000[1]
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)
Suga Shrine stairs high-angle 20161113-070754.jpg

Kimi no Na wa. (君の名は。? lit.: "Seu Nome"; lançado como Your Name no Ocidente) é um filme de animé japonês, realizado e escrito por Makoto Shinkai, animado pelo estúdio CoMix Wave Films e distribuído pela Tōhō.[2] O desenho das personagens foi realizado por Masayoshi Tanaka e a banda sonora foi composta pela banda Radwimps. Foi exibido na convenção de animé Anime Expo a 3 de julho de 2016 em Los Angeles, na Califórnia[3] e estreou-se no Japão a 26 de agosto do mesmo ano.[4][5] Um romance homónimo escrito por Makoto Shinkai que inspirou o filme, foi publicado a 18 de junho de 2016.[6] Na Anime Expo, os direitos de distribuição do filme na América do Norte foram adquiridos pela Funimation.[7] No Brasil, o mangá foi anunciado pela Editora JBC,[8] e o filme anunciado, com estreia a 11 de outubro nos cinemas brasileiros.[9] Apenas a rede de cinemas Cinemark exibiu o filme no Brasil, em 35 salas e sessão única.[10]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Esta secção contém revelações sobre o enredo.

Mitsuha, uma garota do ensino médio que mora na cidade de Itomori, na região montanhosa de Hida, no Japão. Ela está entediada com a vida no campo e deseja que ela tivesse uma vida mais agitada, querendo morar em Tóquio. Com sua avó e irmã mais nova, ela faz kuchikamizake saqué e deixa-lo como uma oferta no túmulo da família em uma montanha fora da cidade.

Taki, um garoto do ensino médio morando em Tóquio, começam a mudar de corpo intermitentemente. Eles percebem que isso não é um sonho quando seus amigos e familiares dizem que eles agiram estranhamente recentemente. Eles começam a se comunicar, deixando notas no caderno de Mitsuha e memorandos no telefone de Taki, e intervir na vida um do outro. Mitsuha ajuda Taki a desenvolver um relacionamento com seu colega Miki, enquanto Taki ajuda Mitsuha a se tornar popular na escola. Mitsuha diz a Taki sobre um cometa que espera passar a Terra em poucos dias, no dia do festival de sua cidade.

Um dia, Taki acorda de volta em seu corpo. Depois de um encontro sem êxito com Miki, ele tenta entrar em contato com Mitsuha, mas falha. Ele decide visitar sua cidade natal, mas não sabe seu nome. Um proprietário de restaurante em Hida reconhece a cidade do esboço de Taki e diz-lhe que foi destruído por um fragmento do cometa há três anos. Taki encontra o nome de Mitsuha nos registros de fatalidades.

Taki vai para o santuário da família de Mitsuha e percebe que ele e os cronogramas de Mitsuha foram separados por três anos. Ele encontra o kuchikamizake e bebe, esperando se reconectar ao corpo antes que o cometa ataque. Ele acorda em seu corpo na manhã do festival e convence seus amigos para ajudá-lo a evacuar a aldeia. Taki percebe que Mitsuha pode estar em seu corpo no santuário e volta para a montanha.

Mitsuha acorda no corpo de Taki no santuário, e embora sentem a presença um do outro na montanha, ela e Taki estão separados pelo tempo. Eles percebem que é crepúsculo, viajam de volta para seus próprios corpos, e finalmente se encontram. Taki diz Mitsuha para convencer seu pai distanciado, o prefeito de Itomori, para evacuar a cidade. Eles tentam escrever os nomes uns dos outros em suas mãos como eles retornam para seus respectivos cronogramas, mas Mitsuha desaparece antes que ela possa escrever a dela.

Suas lembranças começam a desaparecer. Mitsuha percebe que Taki escreveu "Eu te amo" em sua mão em vez de seu nome. Mitsuha confronta seu pai e convence-o a evacuar a cidade. A peça do cometa cai na Terra, destruindo Itomori, mas seus habitantes sobrevivem.

Três anos depois, Taki se formou na universidade e está procurando um emprego, mas sente que está perdendo algo importante. Ele reconhece os amigos de Mitsuha em um restaurante de Tóquio, mas não pode identificá-los. Um dia, Taki e Mitsuha reconhecem-se mutuamente quando seus trens são paralelos. Desembarcam e buscam uns aos outros, finalmente se encontrando em uma escada. Sentindo como se eles já se conheceram antes, eles pedem um para o outro o nome.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Personagem Vozes[4][11]
 Japão  Brasil
Taki Tachibana Ryunosuke Kamiki Ítalo Luiz Siqueira
Mitsuha Miyamizu Mone Kamishiraishi Michelle Giudice
Miki Okudera Masami Nagasawa Samira Fernandes
Hitoha Miyamizu Etsuko Ichihara Rosa Maria Baroli
Katsuhiko Teshigawara Ryo Narita Glauco Marques
Sayaka Natori Aoi Yūki Flora Paulita
Tsukasa Fujii Nobunaga Shimazaki Diogo Marques
Shinta Takagi Kaito Ishikawa Diego Lima
Yotsuha Miyamizu Kanon Tani Isabella Guarnieri
Toshiki Miyamizu Masaki Terasoma Luiz Antônio Lobue
Futaha Miyamizu Sayaka Ohara Cássia Bisceglia
Yukari Yukino Kana Hanazawa Tatiane Keplmair

Personagens[editar | editar código-fonte]

Mitsuha Miyamizu
Mitsuha Miyamizu (宮水 三葉, Miyamizu Mitsuha?) é uma adolescente de 17 anos de idade vivendo em uma pequena cidade rural chamada Itomori. Ela é parte do altar de sua família e participa de todas as antigas tradições de ser uma mestra do altar junto com sua irmã mais nova. O desgosto de sua cidade natal, problemas com o altar de sua família, e problemas com seu pai fazem Mitsuha querer viver como um garoto bonito em Tóquio. Seu desejo será parcialmente garantido, como ela irá começar a trocar a trocar de corpo com Taki Tachibana. Ela é a protagonista feminina do filme.
Taki Tachibana
Taki Tachibana (立花 瀧, Tachibana Taki?) é um garoto de 17 anos de idade que está no ensino médio e vive na cidade de Tóquio. No seu dia a dia ele gasta seu tempo saindo com seus amigos e trabalhando em um restaurante italiano, esperando por um futuro em arquitetura ao mesmo tempo. Seu estilo de vida ocupado muda quando ele começa a trocar de corpo com uma garota que mora numa pequena cidade rural, chamada Mitsuha Miyamizu. Taika é o protagonista masculino do filme.
Miki Okudera
Miki Okudera (奥寺 ミキ, Okudera Miki?), chamada geralmente de Okudera-senpai, é uma das colegas do Taki e trabalha no mesmo restaurante italiano do que ele, era interesse romântico do Taki na primeira parte do filme. Mas no fim ela se mostra como uma casamenteira.
Yotsuha Miyamizu
Yotsuha Miyamizu (宮水 四葉, Miyamizu Yotsuha?) é a irmã mais nova da Mitsuha. Ela vive junto com sua avó, Hitoha. Yotsuha ajuda no altar da sua família fazendo varias cerimônias junto com sua irmã mais velha.
Sayaka Natori
Sayaka Natori (名取 早耶香 Natori Sayaka?) é uma amiga próxima de Mitsuha e Tessie. Ela é uma garota quieta e gentil que é também um membro do clube de audiovisual na sua escola de ensino médio. Ela é a personagem secundária do filme.
Tsukasa Fujii
Tsukasa Fujii (藤井 司, Fujii Tsukasa?) é um dos amigos do Taki. Ele está geralmente preocupado com Taki toda vez que Mitsuha toma controle de seu corpo. Quando Taki estava no seu corpo original nas primeiras vezes que ele e Mitsuha trocaram de corpo, Mitsuha chamou Fujii de Bonito. No final ele está noivo da Miki Okudera.
Toshiki Miyamizu
Toshiki Miyamizu (宮水 俊樹, Miyamizu Toshiki?) é o pai da Mitsuha e da Yotsuha. Depois da morte de sua esposa Futaba, ele rejeitou o templo Miyamizu e suas tradições para focar em sua carreira politica. Ele é apresentado como um homem muito ocupado e vira o prefeito de Itomori dois anos depois da morte de sua esposa.
Katsuhiko Teshigawara
Katsuhiko Teshigawara (勅使河原 克彦, Teshigawara Katsuhiko?) é um amigo próximo de Mitsuha. Ele, junto com Sayaka, foram as únicas pessoas que ajudaram Mitsuha com seu plano de salvar as pessoas da cidade do cometa.
Futaba Miyamizu
Futaba Miyamizu (宮水 二葉, Miyamizu Futaba?) era a esposa do Toshiki e mãe da Mitsuha e Yotsuha. Ela também era filha da Hitoha. Ela era a mestre do altar para as tradições da familia Miyamizu, e uma mãe e esposa muito amada, mas infelizmente acabou morrendo jovem.
Hitoha Miyamizu
Hitoha Miyamizu (宮水 一葉, Miyamizu Hitoha?) é a cabeça do templo da familia e a avó de Mitsuha e Yotsuha. Depois da morte de sua filha, Futaba (mãe da Mitsuha e Yotsuha), ela decidiu criar Mitsuha e Yotsuha por conta própria. Ela parece ter noção do trocamento de corpo de Mitsuha com o Taki, apontando que Mitsuha está sonhando quando na verdade é Taki no corpo da Mitsuha. Ela também alega ter experimentado algo similar na sua juventude, mas ele esqueceu o conteúdo de seus "sonhos", e implica que a mãe da Mitsuha talvez tenha experimentado algo parecido.
Yukari Yukino
Yukari Yukino (雪野 百香里, Yukino Yukari?) é uma professora de literatura da escola de ensino médio de Itomori.
Shinta Takagi
Shinta Takagi (高木 真太, Takagi Shinta?) é um dos amigos próximos de Taki. Ele é otimista e sempre vai salvar seus amigos. Ele, junto com Tsukasa, apareceu primeiramente no filme quando Mitsuha (no corpo do Taki) ouviu eles chamando para almoçar.

Receção[editar | editar código-fonte]

Na semana de estreia, Kimi no Na wa. foi o filme mais visto na bilheteira japonesa, tendo arrecadado novecentos e trinta milhões de ienes na receita, com seiscentas e oitenta e oito mil entradas. Em três dias, o filme faturou mil milhões, duzentos e setenta e sete milhões, novecentos e sessenta mil ienes (¥ 1 277 960 000).[12] Na segunda semana, esteve novamente em primeiro lugar com um total de oitocentos e sessenta e sete mil e trezentos e quarenta e cinco espetadores (867 345) e mil milhões, cento e sessenta milhões, novecentos e nove mil e quinhentos ienes (¥ 1 160 909 500).[13]

Reconhecimentos[editar | editar código-fonte]

Ano Prémios Categorias Destinatários e nomeados Resultado Referências
2016 Festival de Cinema de Londres Melhor filme Kimi no Na wa. Indicado [14]
Sitges – Festival Internacional de Cinema Fantástico da Catalunha Prémio Anima't Kimi no Na wa. Indicado [15]
Japan Record Special Award Melhor Música Kimi no Na wa. Venceu
2017 Japan Academy Prize Melhor Animação Kimi no Na wa. Indicado
Japan Academy Prize Melhor realizador Kimi no Na wa. Indicado
Asian Film Awards Melhor argumento Kimi no Na wa. Indicado
Satellite Award Melhor Filme de Animação Kimi no Na wa. Indicado
Empire Award Melhor Filme de Animação Kimi no Na wa. Indicado
AACTA Award Melhor Filme Asiático Kimi no Na wa. Indicado
Japan Academy Prize Desempenho Excecional da Música Kimi no Na wa. Venceu
Japan Academy Prize Melhor argumento Kimi no Na wa. Venceu
Japan Academy Prize Popularidade Kimi no Na wa. Venceu

Referências

  1. «歴代興収ベスト100» (em japonês). 9 de janeiro de 2017 
  2. «君の名は。(2016)». Allcinema (em japonês). Stingray. Consultado em 2 de setembro de 2016. 
  3. «Anime Expo to Host Makoto Shinkai & His Latest Film's World Premiere» (em inglês). Anime News Network. 16 de junho de 2016 
  4. a b «Makoto Shinkai Reveals Kimi no Na wa./your name. Anime Film for August 2016» (em inglês). Anime News Network. 10 de dezembro de 2015 
  5. «Makoto Shinkai's Kimi no Na wa./your name. Film Trailer Reveals August 26 Opening, Song» (em inglês). Anime News Network. 6 de abril de 2016 
  6. «Makoto Shinkai Publishes Kimi no Na wa./your name. Novel Before Film Opens» (em inglês). Anime News Network. 11 de maio de 2016 
  7. «Funimation Licenses Makoto Shinkai's your name. Film for Theaters, Home Video (Updated)» (em inglês). Anime News Network. 3 de julho de 2016 
  8. «Editora JBC anuncia o próximo lançamento: Your Name». Editora JBC. 26 de maio de 2017 
  9. Sousa, Camila (30 de Agosto de 2017). «Your Name | Rede de cinemas vai exibir anime com exclusividade no Brasil - assista ao trailer». Omelete. Consultado em 31 de Agosto de 2017. 
  10. Almeida, Ébert. «Maiores e melhores curiosidades sobre Kimi no Na wa (Your Name)». universoestendido.com.br. Consultado em 16 de Março de 2018. 
  11. «映画『君の名は。』新海誠監督インタビュー!» (em japonês). animatetimes. 30 de agosto de 2016. Consultado em 2 de setembro de 2016. 
  12. «Makoto Shinkai's 'your name.' Film Tops Box Office With 1.28 Billion Yen in 3 Days» (em inglês). Anime News Network. 30 de agosto de 2016 
  13. «Japan Box Office Report – 9/3~9/4» (em inglês). Tokyohive. 6 de setembro de 2016 
  14. «60th BFI London Film Festival announces 2016 juries» (em inglês). British Film Institute. 29 de setembro de 2016 
  15. Valdivia, Thais (2 de outubro de 2016). «Kimi no Na wa. (Tu Nombre), de Makoto Shinkai, llega a España». Hobby Consolas (em espanhol) 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Kimi no Na wa.