Radwimps

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
RADWIMPS

RADWIMPS em uma performance ao vivo durante o 10th Anniversary Live Tour RADWIMPS no Taiban no Zepp Tokyo. Tóquio, 28 de novembro de 2015.
Informação geral
Origem Yokohama, Kanagawa
País Japão
Gênero(s) Rock alternativo
Hardcore melódico
Indie rock
Pós-punk
Pop rock
Funk rock
Jazz rock
Emo
Rap rock
Período em atividade 2001 - atualmente
Gravadora(s) NEWTRAXX
(2003-2005)

Toshiba/EMI Music Japan
(2005-2013)

Universal Music Japan
(2013-atualmente)
Integrantes Yojiro Noda
Akira Kuwahara
Yusuke Takeda
Satoshi Yamaguchi
Mizuki Mori
Masafumi Eno
Ex-integrantes Yusuke Saiki
Kei Aso
Akio Shibafuji
Shuji Koguchi
Toshiki Hata
Página oficial http://radwimps.jp/

Radwimps (ラッドウインプス Raddo'uinpusu?) estilizado como RADWIMPS, ou ainda abreviada pelos fãs simplesmente como RAD (ラッド, Raddo) é uma das mais populares e bem sucedidas bandas de rock da música japonesa.[1] Formada em 2001 enquanto os seus membros ainda eram apenas jovens estudantes do colegial, fez a sua estréia com uma gravadora independente (NEWTRAXX Inc.) em 2003 com o primeiro CD da banda, o RADWIMPS, ganhando rapidamente grande popularidade entre os jovens japoneses, apesar de sua quase total falta de publicidade na mídia.

O nome da banda, RADWIMPS, surgiu a partir da junção de duas gírias da língua inglesa, rad (excelente, impressionante) e wimp (covarde), podendo ter vários significados, de acordo com a banda.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Lista de membros de RADWIMPS

Quando a banda foi formada em 2001 por Akira Kuwahara junto com Yojiro Noda, a formação inicial contava com Yusuke Saiki como guitarrista-rítmico, Kei Aso no baixo e Akio Shibafuji como baterista. Foi com essa formação que o RADWIMPS ganhou o Yokohama High School Music Festival em 2002, com a canção Moshi mo, sendo este o grande marco inicial da banda. Após o lançamento do single "Moshi mo" e do auto-intitulado álbum de estréia em 2003, a banda entra em um período de inatividade para que os integrantes pudesses se dedicar aos exames escolares. Akira Kuwahara abandona o ensino médio para se dedicar ao RADWIMPS.

Quando a banda retoma as suas atividades em 2004, Yusuke Saiki, Kei Aso e Akio Shibafuji decidiram não continuarem com o RADWIMPS. Noda e Kuwahara covidam dois amigos, Yusuke Takeda e Satoshi Yamaguchi para se juntarem a banda e ocuparem as funções de baixista e baterista, respectivamente. Yamaguchi também participou da mesma edição do Yokohama High School Music Festival, da qual o RADWIMPS foi o vencedor. Takeda participopu da edição seguinte.[2] "Moshi mo" e o álbum RADWIMPS se tornaram as únicas obras da banda com seus membros originais.

O primeiro álbum da banda com a nova formação foi o RADWIMPS 2, lançado em 2005. Desde então, o RADWIMPS de Yojiro Noda, Akira Kuwahara, Yusuke Takeda e Satoshi Yamaguchi foram ganhando grande popularidade, lançamento após lançamento. Os álbuns RADWIMPS 3 e RADWIMPS 4 (ambos lançados em 2006) foram um divisor de água na fase inicial da banda. Obtendo grande sucesso comercial, os dois álbuns, que emplacaram músicas que hoje são tidas como uns dos maiores sucessos da banda, foram também os pilares para fazer do RADWIMPS uma banda extremamente popular em todo o Japão, além de começar a atrair fãs ao redor do mundo, mesmo a banda não estando em evidência na grande mídia.

A cada novo trabalho, o sucesso da banda aumentava ainda mais. Em 2008 conseguem alcançar pela primeira vez a 1ª posição na Oricon Singles Chart com o single "Order Made", feito que se repetiu novamente em 2011 com "DADA", além de seus álbuns figurarem cada vez mais entre as primeiras posições (os álbuns da banda alcançaram a 2ª posição da Oricon Albums Chart desde Arutokoronī no Teiri, de 2009 até Batsu to Maru to Tsumi to, de 2013).[3][4]

Em 2015, o RADWIMPS já era uma banda consolidada, com 7 álbuns lançados, 18 singles, 3 álbuns de vídeos, além de vários videoclipes. Dona de uma gigantesca popularidade e de um sucesso incontestável no Japão e, relativamente, ao redor do globo. Infelizmente em meados de 2015, às vésperas da grande turnê nacional em comemoração do 10º aniversário de lançamento do single ''Nijūgoko-me no Senshokutai'' (''O 25º Cromossomo''), a maior estréia da banda, o baterista Satoshi Yamaguchi faz um anuncio no site oficial da banda informando que entraria em hiato durante um período indeterminado devido a problemas de saúde. Yamaguchi revelou que desde o ano de 2009 sofre de distonia focal em suas pernas.[5][6] Satoshi afirmou que durante uma apresentação ao vivo da turnê RADWIMPS - "Iru to Koronī Tour 09" houve um momento no qual o seu pé direito foi incapaz de se mover para tocar o bumbo. Desde então ele tentou conciliar o seu tratamento com as atividades da banda, fazendo com que os demais integrantes tivessem certa preocupação com ele durante as apresentações (durante a ultima apresentação da turnê o bumbo cessou de maneira repentina, fazendo com que todos os membros se voltassem para a bateria. Após isso eles se voltavam e sorriam repetidamente para Satoshi para verem se estava tudo bem). Mas a sua condição de saúde veio a se agravar no verão de 2015 até o ponto em que revelou a Noda, Kuwahara e Takeda já não conseguir mais executar as suas funções como baterista do RADWIMPS, afirmando que não poderia mais subir ao palco. Houve a insistência dos demais membros para que ele continuasse com o grupo, com Noda afirmando:

“... mesmo que os tambores parem durante o show, não pararemos de tocar.”[7]

Depois de várias conversas e tentativas de buscarem uma maneira de dar continuidade ao RADWIMPS com Yamaguchi, foi respeitada a sua decisão de interromper suas atividades junto à banda para dar inicio ao seu tratamento e recuperação.[8]

A turnê em comemoração ao 10º aniversário da banda já havia sido anunciada, Noda afirma na mesma mensagem no site oficial da banda que em respeito aos fãs e a história da banda, ele não poderia desistir de tudo que o RADWIMPS e ele próprio haviam conquistado naquele momento. Ele afirma a sua responsabilidade como músico profissional e decide dar continuidade ao RADWIMPS junto com Kuwahara e Takeda. Entretanto, Noda, Kuwahara e Takeda decidiram que Yamaguchi ainda seria o baterista oficial da banda, sendo ainda considerado seu quarto membro e com todos os trabalhos subsequentes ainda sendo creditados a ele como baterista principal da banda, reforçando a esperança da banda e seus fãs de verem o retorno de Satoshi aos palcos junto ao RADWIMPS.

No dia 1 de setembro de 2015 após varias audições foi escolhido o baterista suporte da banda.[9] Mizuki Mori, um jovem de 23 anos que até então atuava como baterista de uma pequena banda de Saitama chamada Tic Tac Case, que havia se dissolvido em março de 2015 após cinco anos de atividade.[10][11] Apesar da pouca idade e o fato de ser seis anos mais jovem em relação aos demais membros da banda, ''Miki'' (como também é chamado) se mostrou um baterista excepcional e qualificado para assumir a bateria do RADWIMPS durante a ausência de Satoshi.[12]

No dia 26 de outubro mais um baterista suporte se juntou ao RADWIMPS. Toshiki Hata, então com 39 anos e ex-baterista da antiga banda Tokyo Jihen.[13] A grande experiência de Hata e a grande habilidade e capacidade técnica de Mori deram um novo animo à banda para as turnês subsequentes. O RADWIMPS passaria a partir de agora a contar com dois bateristas tocando simultaneamente em suas apresentações ao vivo, trazendo uma nova experiência para a banda e ao público, reafirmando a cada apresentação o alto nível de desempenho técnico de Mizuki Mori e Toshiki Hata, bem como do RADWIMPS como um todo.

Sendo talvez o membro mais carismático e querido da banda, Satoshi Yamaguchi é sempre citado com tom de carinho e saudade em todas as apresentações por Yojiro Noda e os demais. No dia 19 de junho de 2019, um vídeo foi postado no perfil de facebook do pianista Gohei Nishikawa tocando Let it Be, canção dos Beatles, com Satoshi tocando bateria pela primeira vez após 4 anos no Ginza 7th Studio, mostrando progresso significativo no tratamento contra sua distonia focal em suas pernas.[14] No dia 29 de agosto, nos bastidores do ultimo dia da turnê ANTI ANTI GENERATION TOUR 2019, na Yokohama Arena, após longos anos Satoshi Yamaguchi se reuniu com Yojiro Noda, Akira Kuwahara e Yusuke Takeda, onde foi tirada uma fotografia dos quatro membros reunidos novamente[15], alimentando ainda mais a esperanças dos fãs (e da própria banda) de ver Satoshi novamente nos palcos à frente da bateria do RADWIMPS.

Formação atual[editar | editar código-fonte]

Ex-integrantes[editar | editar código-fonte]

  • Yusuke Saiki (斉木祐介?) - Guitarrista (2001-2003).
  • Kei Aso (朝生恵?) - Baixista (2001-2003).
  • Akio Shibafuji (芝藤昭夫?) - Baterista (2001-2003).

Membros de suporte[editar | editar código-fonte]

  • Mizuki Mori (森瑞希?) Baterista suporte (2015-presente).
  • Masafumi Eno (エノマサフミ?) Baterista Suporte (2020-presente).

Antigos membros de suporte[editar | editar código-fonte]

  • Shuji Koguchi (河口修二?) Guitarrista suporte durante a turnê RADWIMPS Tour 2007 Harumaki (2007).
  • Toshiki Hata (刃田綴色?) Baterista suporte (2015-2020). Afastado do RADWIMPS temporariamente para o retorno do Tokyo Jihen.

Linha do tempo[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

A discografia da banda japonesa RADWIMPS consiste em nove álbuns de estúdio, duas coletâneas, um álbum ao vivo, duas trilhas sonoras, nove álbuns de vídeo, um EP, cinco singles digitais e vinte e um singles.

O primeiro lançamento da banda foi um disco intitulado RADWIMPS (não confundir com o álbum homônimo de estréia da banda), lançado em junho de 2002. Esse disco era vendido durante as primeiras apresentações ao vivo da banda por 100 ienes, contendo as músicas "Aoi Haru", "Iyan", "Shinzō", "Moshi mo" e "Aimai". Todas esses músicas foram incluídas no álbum de estréia em 2003, sob o selo fonográfico independente NEWTRAXX.

Após a mudança de formação ocorrida na banda em 2004, o RADWIMPS lançou no mesmo ano o primeiro single 'oficial' da banda, "Kiseki", o primeiro trabalho com Yusuke Takeda como baixista e Satoshi Yamaguchi como baterista. Em 2005 foi lançado o álbum RADWIMPS 2 ~Hatten Tojō~, e logo em seguida o single "Hekkushun". Ambos ainda lançados sob o selo independente NEWTRAXX.

No final de 2005 a banda assinou um contrato com a gravadora Toshiba EMI. O primeiro grande lançamento da banda foi o single "Nijūgoko-me no Senshokutai", com o single "EDP ~Tonde Hi ni Iru Natsu no Kimi~" sendo lançado no inicio de 2006. Um mês após "EDP" o primeiro grande álbum da banda foi lançado, o RADWIMPS 3 ~Mujintō ni Motte Ikiwasureta Ichimai~. O álbum foi responsável por fazer o RADWIMPS começar a ganhar notoriedade, contendo músicas que são consideradas uns dos grandes sucessos da banda, sendo um de seus discos mais vendidos em sua história. Ainda em 2006 foram lançados os singles "Futarigoto", "Yūshinron" e "Setsunarensa". Não obstante o sucesso dos singles, o RADWIMPS conseguiu emplacar mais um grande álbum de grandes sucessos, o RADWIMPS 4 ~Okazu no Gohan~, lançado em dezembro e conseguindo alcançar a 5ª posição na Oricon Albums Chart.

Após a Spring Roll Tour 2007 (RADWIMPS Tour 2007 "Harumaki"), a banda consegue alcançar pela primeira vez o topo do ranking de singles da Oricon com "Order Made". O single liderou as paradas durante quatorze semanas. Esse feito foi repetido em 2011 com o single "DADA", que permaneceu 10 semanas no topo da Oricon Singles Chart. Em 2009 foi lançado o álbum Arutokoronī no Teiri, que alcançou a 2ª posição do ranking de álbuns da Oricon, seguido pelos singles "Keitai Denwa" e "Manifesto" de 2010. Em 2011, além de "DADA" foi lançado o single "Kyōshinshō", que fez grande sucesso e alcançou a 2ª posição nas paradas. Em seguida foi lançado o álbum Zettai Zetsumei, contendo sucessos como "Kimi to Hitsuji to Ao", "Okuman Shōsha" e "Kyūseishu" (além de "DADA" e "Kyōshinshō"). "Sprechchor" foi o único lançamento do RADWIMPS em 2012, com o single não fazendo parte de nenhum álbum.

O ano de 2013 foi marcado por grandes sucessos. O primeiro lançamento do ano foi o single "Dreamer's High" em março, com "Gogatsu no Hae" sendo lançado em novembro. Em dezembro foi lançado o sétimo álbum da banda, Batsu to Maru to Tsumi to. Na 2ª posição da Oricon Albums Chart, o álbum contia dentre suas faixas as músicas "Jikkyō Chūkei", "Iron Bible", "DARMA GRAND PRIX", "Breath", "Kaishin no Ichigeki" e "Last Virgin" (além de "Dreamer's High" e "Gogatsu no Hae"). Batsu to Maru to Tsumi to é considerado como um dos álbuns mais marcantes da banda. A turnê do álbum, RADWIMPS GRAND PRIX 2014 Jikkyō Namachūkei Tour, recebeu um álbum de vídeo do show ao vivo na Saitama Super Arena realizado nos dias 26 e 27 de abril de 2014, sendo lançado junto com um documentário da turnê, RADWIMPS 4x4. Ambos registros foram lançados no dia 3 de dezembro de 2014 no DVD "RADWIMPS Live & Document 2014 "Batsu to Maru to Kimi to".

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Título do Álbum Data de lançamento Posição na Oricon Albums Chart
RADWIMPS 02.07.2003 86# (2007)[16]
RADWIMPS 2 ~Hatten Tojō~ 08.03.2005 80# (2007)[17]
RADWIMPS 3 ~Mujintō ni Motte Ikiwasureta Ichimai~ 15.02.2006 13#[18]
RADWIMPS 4 ~Okazu no Gohan~ 06.12.2006 5#[19]
Arutokoronī no Teiri 11.03.2009 2#[3]
Zettai Zetsumei 09.03.2011 2#[20]
Batsu to Maru to Tsumi to 11.12.2013 2#[4]
Ningen Kaika 23.11.2016 1#[21]
ANTI ANTI GENERATION 12.12.2018 1#[22]

Coletâneas[editar | editar código-fonte]

Nome do Disco Data de lançamento Posição na Oricon Albums Chart
RADWIMPS no Hajimari Hajimari no Matome 25.05.2016 -
Ao to XXX to Kimi to 24.02.2017 -

Álbuns ao vivo[editar | editar código-fonte]

Título do Álbum Data de lançamento Posição na Oricon Albums Chart
RADWIMPS - Human Bloom Tour 2017 18.10.2017 38#[23]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Título do Disco Data de lançamento Posição na Oricon Albums Chart
Kimi no Na wa. 24.08.2016 1#[24]
Tenki no Ko 19.07.2019 2#[25]

Extended plays (EP)[editar | editar código-fonte]

Título do Disco Data de lançamento Posição na Oricon Albums Chart
Your Name. (English Edition) 27.01.2017 6#[26]
Blame Summer ep 02.09.2020 -

Singles[editar | editar código-fonte]

Título do Single Data de lançamento Posição na Oricon Singles Chart Álbum
Moshi mo 03.05.2003 - RADWIMPS
Kiseki 22.07.2004 126# (2008)[27] RADWIMPS 2 ~Hatten Tojō~
Hekkushun / Kanashi 25.05.2005 -
Nijūgoko-me no Senshokutai 23.11.2005 45#[28] RADWIMPS 3 ~Mujintō ni Motte Ikiwasureta Ichimai~
EDP ~Tonde Hi ni Iru Natsu no Kimi~ 18.01.2006 32#[29]
Futarigoto 17.05.2006 16#[30] RADWIMPS 4 ~Okazu no Gohan~
Yūshinron 26.07.2006 13#[31]
Setsunarensa 08.11.2006 4#[32]
Order Made 23.01.2008 1#[33] Arutokoronī no Teiri
Manifesto 30.06.2010 2#[34] Single sem álbum
Keitai Denwa 30.06.2010 3#[35] Zettai Zetsumei
DADA 12.01.2011 1#[36]
Kyōshinshō 09.02.2011 2#[37]
Sprechchor 01.08.2012 4#[38] Single sem álbum
Dreamer's High 27.03.2013 6#[39] Batsu to Maru to Tsumi to
Gogatsu no Hae / Last Virgin 16.10.2013 3#[40]
Picnic 10.06.2015 7#[41] Single sem álbum
Kigō to Shite / 'I' Novel 25.11.2015 13#[42] Ningen Kaika
Saihate Ai ni / Sennō 10.05.2017 2#[43] ANTI ANTI GENERATION
Mountain Top / Shape Of Miracle 21.02.2018 10#[44]
Catharsist 06.06.2018 5#[45]

Singles digitais[editar | editar código-fonte]

Título do Single Data de lançamento
By My Side (ft. Taka) 01.05.2016[46]
PAPARAZZI (English Version) 01.02.2019[47]
Light The Light 20.03.2020[48]
Nekojarashi 05.04.2020[49]
Shinsekai 09.05.2020[50]
Cocorononaka 03.06.2020

Álbuns de vídeo[editar | editar código-fonte]

Título do DVD Data de lançamento
RADWIMPS 4.5 07.02.2007
RADWIMPS - Nama Harumaki 11.07.2007
RADWIMPS - Zettai Enmei 11.01.2012
RADWIMPS Live & Document 2014 "Batsu to Maru to Kimi to" 03.12.2014
RADWIMPS - Ao to Me Me Me LIVE 2013.9.15 16.09.2015
RADWIMPS - no HESONOO Documentary Film 18.01.2017
RADWIMPS - Human Bloom Tour 2017 18.10.2017
RADWIMPS and Tokyo Philharmonic Orchestra - Your Name. Orchestra Concert 18.04.2018
Road to Catharsis Tour 2018 - RADWIMPS LIVE 12.12.2018
RADWIMPS -ANTI ANTI GENERATION TOUR 2019 18.03.2020

Turnês[editar | editar código-fonte]

Turnês japonesas[editar | editar código-fonte]

Turnês mundiais[editar | editar código-fonte]

  • 2015 – RADWIMPS 2015 Asia-Europe Live Tour[69]
  • 2017 – RADWIMPS 2017 Asia Live Tour[70]
  • 2018 – RADWIMPS Asia Live Tour 2018[71]
  • 2020 – RADWIMPS World Tour 2020[72]

Premiações[editar | editar código-fonte]

Ano Trabalho indicado Prêmio Resultado
2002 RADWIMPS, "Moshi mo" Yokohama High School Music Festival Venceu
2007 "Yūshinron" Space Shower Music Video Awards 2007 - Melhor Direção de Arte[73] Venceu
2008 "Order Made" MTV Video Music Awards Japan 2008 - Melhor Vídeo de Rock[74] Venceu
2009 Space Shower Music Video Awards 2009 - Melhor Escolha[75] Venceu
Space Shower Music Video Awards 2009 - Melhor Vídeo de Rock[75] Venceu
RADWIMPS Tokyo FM Festival "Life Music Award 2009" - Música da Vida (Grande Prêmio)[76] Venceu
"Oshakashama" Tokyo FM Festival "Life Music Award 2009" - Melhor Letra da Vida[76] Venceu
Arutokoronī no Teiri Tokyo FM Festival "Life Music Award 2009" - Melhor Álbum da Vida[76] Venceu
2010 2º CD Shop Awards Indicado
"Oshakashama" Space Shower Music Video Awards 2010 - Melhor Escolha[77] Venceu
MTV World Stage VMAJ 2010 - Melhor Vídeo de Rock Indicado
2011 "Manifesto" Space Shower Music Video Awards 2011 - Melhor Escolha[78] Venceu
Space Shower Music Video Awards 2011 - Melhor Trabalho de Filmagem[78] Venceu
"DADA" 2011 MTV Video Music Aid Japan - Melhor Vídeo de Rock Indicado
2012 "Kimi to Hitsuji to Ao" MTV Video Music Awards Japan 2012 - Melhor Vídeo de Rock Indicado
2014 "Last Virgin" MTV Video Music Awards Japan 2014 - Melhor Vídeo de Rock Indicado
2016 RADWIMPS MTV Europe Music Awards 2016 - Melhor Artista Japonês Indicado
Space Shower Music Video Awards 2016 - Melhor Grupo[79] Indicado
Japan Record Awards 2016 - Prêmio Especial[80] Venceu
2017 Kimi no Na wa. Japan Academy Prize 2016 - Realização Notável na Música[81] Venceu
Japan Gold Disc Award 2017 - Trilha Sonora do Ano[82] Venceu
"Zen Zen Zense" Japan Gold Disc Award 2017 - 5 Melhores Músicas por Download[83] Venceu
"Nandemonaiya" Japan Gold Disc Award 2017 - 5 Melhores Músicas por Download[83] Venceu
RADWIMPS Space Shower Music Awards 2017 - Melhor Artista de Rock[84] Venceu
Space Shower Music Awards 2017 - Artista do Ano[84] Venceu
2018 RADWIMPS Space Shower Music Awards 2018 - Melhor Grupo[85] Indicado
2019 RADWIMPS Space Shower Music Awards 2019 - Melhor Grupo[86] Indicado
Space Shower Music Awards 2019 - Melhor Atividade no Exterior[87] Venceu
"Catharsist" Space Shower Music Awards 2019 - Vídeo do Ano[87] Venceu
2020 Tenki no Ko Mainichi Film 74th Awards - Melhor Trilha Sonora[88] Venceu
Japan Gold Disc Award 2020 - Álbum de Animação do Ano[89] Venceu
Space Shower Music Awards 2020 - Melhor Grupo[90] Indicado
Space Shower Music Awards 2020 - Melhor Trilha Sonora[91] Venceu

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b RADWIMPS. «RADWIMPS.jp - BIOGRAPHY». RADWIMPS.jp (em japonês). Consultado em 19 de dezembro de 2018 
  2. «RADWIMPS Fan's - History». web.archive.org. 12 de outubro de 2007. Consultado em 2 de setembro de 2019 
  3. a b «アルトコロニーの定理 | RADWIMPS». ORICON NEWS. Consultado em 17 de agosto de 2019 
  4. a b «×と○と罪と(初回限定盤) | RADWIMPS». ORICON NEWS. Consultado em 17 de agosto de 2019 
  5. «RADWIMPS.jp - Important announcement from RADWIMPS». radwimps.jp. Consultado em 2 de setembro de 2019 
  6. JpopAsia. «RADWIMPS Drummer Satoshi Yamaguchi Goes On Hiatus Due To Deteriorating Health». JpopAsia (em inglês). Consultado em 2 de setembro de 2019 
  7. «RADWIMPS.jp - RADWIMPSからの大事なお知らせ». radwimps.jp. Consultado em 2 de setembro de 2019 
  8. «RADWIMPS drummer Yamaguchi Satoshi to indefinitely halt activities | tokyohive.com». www.tokyohive.com (em inglês). Consultado em 2 de setembro de 2019 
  9. RADWIMPS. «RADWIMPS.jp - RADWIMPS スタッフダイアリー». RADWIMPS.jp (em japonês). Consultado em 2 de setembro de 2019 
  10. «RO69JACK 13/14 - COUNTDOWN JAPAN 13/14出演&CDリリースを目指すアマチュア・アーティストのためのコンテスト». rojack.jp. Consultado em 2 de setembro de 2019 
  11. «tic tac case(チックタックケース) : 2014年ネクストレベルへ!「今見ておきたい」東京のインディーズバンドまとめ». NAVER まとめ. Consultado em 2 de setembro de 2019 
  12. Music, Rittor. «森 瑞希インタビュー RADWIMPSのイマを支えるセッション・ドラマー|リズム&ドラム・マガジン2017年9月号より». Rittor Music (em japonês). Consultado em 2 de setembro de 2019 
  13. «畑俊樹 ドラマー東京事変 椎名林檎浮雲 | 奈良愛太郎». tasddd.com (em japonês). 29 de abril de 2018. Consultado em 2 de setembro de 2019 
  14. Gohei Nishikawa - Paying Let It Be with Satoshi Yamaguchi..., consultado em 2 de setembro de 2019 
  15. «Gohei Nishikawa». www.facebook.com. Consultado em 2 de setembro de 2019 
  16. «RADWIMPS | RADWIMPS». ORICON NEWS. Consultado em 17 de agosto de 2019 
  17. «RADWIMPS 2~発展途上~ | RADWIMPS». ORICON NEWS. Consultado em 17 de agosto de 2019 
  18. «RADWIMPS 3~無人島に持っていき忘れた一枚~ | RADWIMPS». ORICON NEWS. Consultado em 17 de agosto de 2019 
  19. «RADWIMPS 4~おかずのごはん~ | RADWIMPS». ORICON NEWS. Consultado em 17 de agosto de 2019 
  20. «絶体絶命 | RADWIMPS». ORICON NEWS. Consultado em 17 de agosto de 2019 
  21. «人間開花(初回限定盤) | RADWIMPS». ORICON NEWS. Consultado em 17 de agosto de 2019 
  22. «ANTI ANTI GENERATION(初回限定盤) | RADWIMPS». ORICON NEWS. Consultado em 17 de agosto de 2019 
  23. «RADWIMPS LIVE ALBUM「Human Bloom Tour 2017」 | RADWIMPS». ORICON NEWS. Consultado em 17 de agosto de 2019 
  24. «君の名は。(初回限定盤) | RADWIMPS». ORICON NEWS. Consultado em 17 de agosto de 2019 
  25. «天気の子 | RADWIMPS». ORICON NEWS. Consultado em 17 de agosto de 2019 
  26. «君の名は。 English edition | RADWIMPS». ORICON NEWS. Consultado em 18 de agosto de 2019 
  27. «祈跡 | RADWIMPS». ORICON NEWS. Consultado em 17 de agosto de 2019 
  28. «25コ目の染色体 | RADWIMPS». ORICON NEWS. Consultado em 17 de agosto de 2019 
  29. «イーディーピー~飛んで火に入る夏の君~ | RADWIMPS». ORICON NEWS. Consultado em 17 de agosto de 2019 
  30. «ふたりごと | RADWIMPS». ORICON NEWS. Consultado em 17 de agosto de 2019 
  31. «有心論 | RADWIMPS». ORICON NEWS. Consultado em 17 de agosto de 2019 
  32. «セツナレンサ | RADWIMPS». ORICON NEWS. Consultado em 17 de agosto de 2019 
  33. «オーダーメイド | RADWIMPS». ORICON NEWS. Consultado em 17 de agosto de 2019 
  34. «マニフェスト | RADWIMPS». ORICON NEWS. Consultado em 18 de agosto de 2019 
  35. «携帯電話 | RADWIMPS». ORICON NEWS. Consultado em 18 de agosto de 2019 
  36. «DADA | RADWIMPS». ORICON NEWS. Consultado em 18 de agosto de 2019 
  37. «狭心症 | RADWIMPS». ORICON NEWS. Consultado em 18 de agosto de 2019 
  38. «シュプレヒコール(初回限定盤) | RADWIMPS». ORICON NEWS. Consultado em 18 de agosto de 2019 
  39. «ドリーマーズ・ハイ | RADWIMPS». ORICON NEWS. Consultado em 18 de agosto de 2019 
  40. «五月の蝿/ラストバージン | RADWIMPS». ORICON NEWS. Consultado em 18 de agosto de 2019 
  41. «ピクニック | RADWIMPS». ORICON NEWS. Consultado em 18 de agosto de 2019 
  42. «記号として/'I'Novel | RADWIMPS». ORICON NEWS. Consultado em 18 de agosto de 2019 
  43. «サイハテアイニ/洗脳(初回限定盤) | RADWIMPS». ORICON NEWS. Consultado em 18 de agosto de 2019 
  44. «Mountain Top/Shape Of Miracle | RADWIMPS». ORICON NEWS. Consultado em 18 de agosto de 2019 
  45. «カタルシスト(完全生産限定盤) | RADWIMPS». ORICON NEWS. Consultado em 18 de agosto de 2019 
  46. «RADWIMPS' Noda Yojiro & ONE OK ROCK's Taka sing to support disaster stricken areas» (em inglês). 2 de maio de 2016 
  47. «Japan's Indie-Pop Outfit RADWIMPS Share English Version of 'PAPARAZZI» (em inglês) 
  48. Santiago, Ro-Anna (15 de março de 2020). «RADWIMPS' New Song' "Light the Light" is Created for China and Other Countries Fighting COVID-19» (em inglês) 
  49. «RADWIMPS Release New Song 'Nekojarashi' On Spotify and iTunes» (em inglês). 7 de abril de 2020 
  50. RADWIMPS. «RADWIMPS.jp - NEWS» (em japonês) 
  51. RADWIMPS. «RADWIMPS.jp - 2004 LIVE». RADWIMPS.jp (em japonês). Consultado em 12 de setembro de 2020 
  52. «RADWIMPS -RADWIMPS なっ~夏?!ツアー 2004 | ライブ・セットリスト情報サービス【 LiveFans (ライブファンズ) 】». livefans.jp (em japonês). Consultado em 12 de setembro de 2020 
  53. «インディーズ・ロック注目新星RADWIMPS、新作&全国ツアーを発表 - TOWER RECORDS ONLINE». tower.jp. Consultado em 2 de setembro de 2019 
  54. «RADWIMPS,CHIMERA CLAP☆,Johnny Ace,LEONALD,SPLASH LOVER,チャットモンチー -RADWIMPS はるなっTOUR 2005 | ライブ・セットリスト情報サービス【 LiveFans (ライブファンズ) 】». livefans.jp (em japonês). Consultado em 2 de setembro de 2019 
  55. «Make A Wish:RADWIMPSと行く無人島ツアー2500円?ドリンク代は別途頂きます。@福岡DRUM Be-1 ライブレポ!!!! - livedoor Blog(ブログ)». blog.livedoor.jp. Consultado em 2 de setembro de 2019 
  56. «RADWIMPS -RADWIMPSと行く無人島ツアー2500円? ドリンク代は別途頂きます。 | ライブ・セットリスト情報サービス【 LiveFans (ライブファンズ) 】». livefans.jp (em japonês). Consultado em 2 de setembro de 2019 
  57. «RADWIMPS -セプテンバーにぃさん | ライブ・セットリスト情報サービス【 LiveFans (ライブファンズ) 】». livefans.jp (em japonês). Consultado em 2 de setembro de 2019 
  58. «RADWIMPSセプテンバーにぃさん 2日~おまけ~プラスセトリ - TURN AROUND:楽天ブログ». 楽天ブログ (em japonês). Consultado em 2 de setembro de 2019 
  59. «9mm Parabellum Bullet,RADWIMPS -RADWIMPS「ソナタと行く冬のツアー」 | ライブ・セットリスト情報サービス【 LiveFans (ライブファンズ) 】». livefans.jp (em japonês). Consultado em 2 de setembro de 2019 
  60. RADWIMPS. «RADWIMPS.jp - 2007 LIVE». RADWIMPS.jp (em japonês). Consultado em 2 de setembro de 2019 
  61. RADWIMPS. «RADWIMPS.jp - 2009 LIVE». RADWIMPS.jp (em japonês). Consultado em 2 de setembro de 2019 
  62. «RADWIMPS.jp - LIVE». radwimps.jp. Consultado em 2 de setembro de 2019 
  63. «RADWIMPS.jp - RADWIMPS GRAND PRIX 2014 実況生中継». radwimps.jp. Consultado em 2 de setembro de 2019 
  64. «RADWIMPSの胎盤 | RADWIMPS 10th ANNIVERSARY». RADWIMPSの胎盤 | RADWIMPS 10th ANNIVERSARY (em japonês). Consultado em 2 de setembro de 2019 
  65. RADWIMPS. «Human Bloom Tour 2017 | RADWIMPS.jp». https://radwimps.jp/tour2017/ (em japonês). Consultado em 2 de setembro de 2019 
  66. RADWIMPS. «Road to Catharsis Tour 2018 | RADWIMPS.jp». Road to Catharsis Tour 2018 | RADWIMPS.jp (em japonês). Consultado em 2 de setembro de 2019 
  67. RADWIMPS. «ANTI ANTI GENERATION TOUR 2019 | RADWIMPS.jp». ANTI ANTI GENERATION TOUR 2019 | RADWIMPS.jp (em japonês). Consultado em 2 de setembro de 2019 
  68. RADWIMPS. «こんにちは日本 ~KONNICHIWA NIPPON~ TOUR 2020 | RADWIMPS.jp». こんにちは日本 ~KONNICHIWA NIPPON~ TOUR 2020 | RADWIMPS.jp (em japonês). Consultado em 22 de fevereiro de 2020 
  69. RADWIMPS. «RADWIMPS.jp - 2015 LIVE». RADWIMPS.jp (em japonês). Consultado em 2 de setembro de 2019 
  70. RADWIMPS. «RADWIMPS 2017 Asia Live Tour | RADWIMPS.jp». http://radwimps.jp/asia-tour2017/ (em japonês). Consultado em 2 de setembro de 2019 
  71. RADWIMPS. «RADWIMPS Asia Live Tour 2018 | RADWIMPS.jp». http://radwimps.jp/asia-tour2018/ (em japonês). Consultado em 2 de setembro de 2019 
  72. RADWIMPS. «2020» (em japonês) 
  73. «WebCite query result». www.webcitation.org. Consultado em 2 de setembro de 2019 
  74. Inc, Natasha. «EXILEが最多3冠達成、「MTV VMAJ」華やかに開催». 音楽ナタリー (em japonês). Consultado em 2 de setembro de 2019 
  75. a b Inc, Natasha. «スペシャ「MVA」大賞は安室、電気、RADWIMPSが受賞». 音楽ナタリー (em japonês). Consultado em 2 de setembro de 2019 
  76. a b c «"LIFE MUSIC AWARD 2009"、大賞はRADWIMPS». BARKS (em japonês). Consultado em 2 de setembro de 2019 
  77. Inc, Natasha. «スペシャ「MVA」発表!大賞は安室、林檎、RADWIMPS». 音楽ナタリー (em japonês). Consultado em 2 de setembro de 2019 
  78. a b Inc, Natasha. «スペシャ「MVA」大賞はカエラ、サカナ、RADWIMPSの手に». 音楽ナタリー (em japonês). Consultado em 2 de setembro de 2019 
  79. «NOMINEES». SPACE SHOWER MUSIC AWARDS. Consultado em 2 de setembro de 2019 
  80. Inc, Natasha. «レコ大に宇多田、いきもの、AAAらノミネート!ピコ太郎とRADIO FISHも各賞受賞». 音楽ナタリー (em japonês). Consultado em 2 de setembro de 2019 
  81. «【第40回日本アカデミー賞】「シン・ゴジラ」が作品賞含む7冠! : 映画ニュース». 映画.com (em japonês). Consultado em 2 de setembro de 2019 
  82. «第31回日本ゴールドディスク大賞|THE GOLD DISC». www.golddisc.jp. Consultado em 2 de setembro de 2019 
  83. a b «第31回日本ゴールドディスク大賞|THE GOLD DISC». www.golddisc.jp. Consultado em 2 de setembro de 2019 
  84. a b «RADWIMPS no Instagram: "3/7に開催されたSPACE SHOWER MUSIC AWARDS 2017で、RADWIMPSが「BEST ROCK ARTIST」と「ARTIST OF THE YEAR」を受賞いたしました! ありがとうございました^-^…"». Instagram. Consultado em 2 de setembro de 2019 
  85. «NOMINEES». SPACE SHOWER MUSIC AWARDS 2018 (em japonês). Consultado em 2 de setembro de 2019 
  86. «NOMINEES». SPACE SHOWER MUSIC AWARDS 2019 (em japonês). Consultado em 2 de setembro de 2019 
  87. a b «WINNERS». SPACE SHOWER MUSIC AWARDS 2019 (em japonês). Consultado em 2 de setembro de 2019 
  88. «RADWIMPS野田洋次郎:毎日映コン"新人賞"の次は"本職"音楽賞を受賞「感慨深い」» (em japonês) 
  89. Komatsu, Mikikazu. «Weathering With You Wins Japan Gold Disc Award's Animation Album of The Year» 
  90. «NOMINEES» (em japonês) 
  91. Ronald (14 de março de 2020). «Winners of the SPACE SHOWER TV 30TH ANNIVERSARY SPACE SHOWER MUSIC AWARDS 2020 Announced» (em inglês) 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]