Blue Exorcist

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ao no Exorcist)
Ir para: navegação, pesquisa
Ni hon go2.png Este artigo contém texto em japonês.
Sem suporte multilingual apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de kanji ou kana.
Blue Exorcist
青の祓魔師
(Ao no Ekusoshisuto)
Gênero Ação, Comédia dramática, Fantasia, Sobrenatural
Mangá
Escrito por Kazue Kato
Editora(s) Shueisha
Editora(s)
lusófona(s)
Revista(s) Jump Square
Público-alvo Shōnen
Data de publicação 4 de abril de 2009 – presente
Volumes 17 (Lista de capítulos)
Anime
Direção Tensai Okamura
Produção Hiro Maruyama
Roteiro Ryōta Yamaguchi
Música Hiroyuki Sawano
Estúdio A-1 Pictures
Emissoras de televisão JNN (MBS)
Exibição original 17 de abril de 20112 de outubro de 2011
Episódios 25 (Lista de episódios)
Filme
Duração 90 minutos
Direção Atsushi Takahashi
Roteiro Reiko Yoshida
Música Hiroyuki Sawano
Estúdio A-1 Pictures
Lançamento 28 de dezembro de 2012
Mangá
Salaryman Exorcist: Okumura Yukio no Aishuu
Escrito por Kazue Kato
Ilustrado por Minoru Sasaki
Editora(s) Shueisha
Revista(s) Jump Square
Público-alvo Shōnen
Data de publicação 19 de abril de 2013 – presente
Volumes 10
Anime
Ao no Exorcist: Kyoto Fujō Ō-Hen
Direção Koichi Hatsumi
Roteiro Toshiya Ono
Música Hiroyuki Sawano
Kohta Yamamoto
Estúdio A-1 Pictures
Emissoras de televisão MBS, TBS, CBC, BS-TBS
Exibição original Janeiro de 2017
Wikipe-tan face.svg Portal Animangá

Blue Exorcist (青の祓魔師エクソシスト, Ao no Ekusoshisuto?, lit.: "Exorcista Azul"), também conhecido como Ao no Exorcist, é uma série de mangá escrita e ilustrada por Katou Kazue. O mangá é serializado na revista mensal Jump Square da editora Shueisha desde abril de 2009, com os capítulos individuais compilados em 17 volumes tankōbon a partir de 4 de julho de 2016.[1] A história gira em torno de Rin Okumura, um adolescente que descobre que ele é o filho de Satanás nascido de uma mulher humana e é o herdeiro dos poderes de Satanás. Quando Satanás mata o guardião de Rin, Rin decide se tornar um exorcista para derrotar seu pai.

A série recebeu uma adaptação em uma série de anime pelo estúdio A-1 Pictures em 2011 e adaptado em um filme de anime em dezembro de 2012.[2]

Enredo[editar | editar código-fonte]

O mundo em Blue Exorcist consiste em duas dimensões, adjuntas uma a outra como um espelho e seu reflexo. Uma é o mundo onde os humanos vivem, Assiah. A outra é o mundo dos demônios, Gehenna. Originalmente, uma viagem entre os mundos, ou mesmo um contato entre eles, é impossível. Entretanto, qualquer demônio é capaz de passar à dimensão de Assiah atráves da possessão de um ser vivente na mesma.

Mesmo assim na história existem demônios vagando entre os humanos e só quem pode ver é quem já teve um contato direto com um demônio de qualquer nível.

Em contrapartida, existem aqueles chamados de exorcistas, pessoas que treinam para destruir demônios que agem de maneira prejudicial em Assiah. Com mais de dois mil anos de existência, esse grupo possui diversas filiais em todo o mundo, estando secretamente sob comando do próprio Vaticano e agindo de maneira subterfugiosa às massas.

Satã é o deus dos demônios em Gehenna e um ser de poder ilimitado. Há, contudo, uma única coisa que ele não possui: um corpo no mundo dos humanos capaz de abrigá-lo. Por esse motivo, ele criou Okumura Rin, seu filho gerado por uma humana. Rin tem um um irmão gêmeo, Okumura Yukio é muito inteligente e a principio acredita-se que ele não tem nenhum poder demoníaco o que muda mais tarde, e ele desde pequeno sempre soube sobre os demônios diferente de Rin, e prometeu proteger o irmão acima de tudo e por isso se torna exorcista com apenas 15 anos. Mas não está nos planos de Rin ser manipulado por seu pai. Ele é um jovem rapaz humano que leva uma vida normal em Assiah, até o dia em que descobre ser um híbrido meio humano meio demônio, filho de Satã. Agora, no intuito de não machucar ou matar mais pessoas, ele planeja torna-se um exorcista a fim de destruir seu próprio pai, Satã.

Mídias[editar | editar código-fonte]

Mangá[editar | editar código-fonte]

O primeiro capítulo de Ao no Exorcist foi publicado em abril de 2009, já tendo ultrapassado mais de 50 capítulos lançados atualmente. Nesta página, os capítulos estão listados por volume, com seus respectivos títulos originais (títulos originais na coluna secundária, os volumes de Ao no Exorcist não são titulados). Alguns capítulos saíram apenas na Jump Square, não tendo sido lançados na forma de volumes, porém, eles também estarão listados aqui.

Anime[editar | editar código-fonte]

Os episódios da série de animeBlue Exorcist são baseados na série de mangá de mesmo nome, escrito e ilustrado por Kazue Kato. Eles são dirigidos por Tensai Okamura e produzido por A-1 Pictures.[3] A série segue sobre um adolescente chamado Rin Okumura que descobre que é filho de Satanás e está determinado a se tornar um exorcista, a fim de derrotá-lo depois da morte de seu tutor, o Padre Fujimoto.

A série estreou na televisão MBS e TBS em 17 de abril de 2011, encerrando no dia 1 de Outubro de 2011, contando 25 episódios.Com mais uma ova.[3] A série foi originalmente programada para começar a ser exibida em 10 abril de 2011, entretanto, devido ao desastre natural em 11 de março 2011 o anime teve que ser adiado por ordem da autora.[4]

Ao no Exorcist: Ura Eku[editar | editar código-fonte]

É uma série de anime extra que estão incluídos nos DVDs e Blu-rays do anime Blue Exorcist. Todos os episódios são cerca de 1 minuto e 30 segundos de duração.

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Aberturas

  • Episódios 02 ao 12: CORE PRIDE, interpretada por UVERworld
  • Episódios 13 ao 25: IN MY WORLD, interpretada por ROOKiEZ is PUNK'D

Encerramentos

  • Episódios 01 ao 12: Take off, interpretada por 2PM
  • Episódios 13 ao 25: Wired Life, interpretada por Meisa Kuroki

Recepção[editar | editar código-fonte]

O mangá tem sido muito popular no Japão, com o sétimo volume receber primeira tiragem de um milhão de cópias tornando-se o primeiro Jump Square manga para alcançar tal marco. O lançamento do anime também aumentou drasticamente as vendas da manga até o ponto que Shueisha decidiu aumentar a tiragem para o sétimo volume.

Os críticos elogiaram o mangá com Comic Book Bin revisor Leroy Douresseaux sentindo o primeiro volume tinha potencial, aproveitando a comédia na obra e os personagens e suas interações, recomendando-a para os leitores adolescentes.

Danica Davidson sentiu que enquanto a série emprega histórias perturbadoras, traços heróicos Rin, apesar de ser filho de Satanás fazer a trama mais atraente para os leitores. Obra de Kato foi elogiado por Carlo Anime News Network do Santos para a forma como cada personagem é traços distintos, enquanto as imagens de fundo são bem desenhados.

Depite observando que a história usa vários clichê, Carl Kimlinger do mesmo site destacou como a execução foi bem aplicado, resultando em episódios divertidos especialmente cenas de sua luta, que foram anotados para ser uma das partes mais fortes do anime.

Referências

  1. «青の祓魔師 17» (em japonês). Shueisha. Consultado em 2 de novembro de 2016. 
  2. «Blue Exorcist/Ao no Exorcist Anime Film Green-Lit» (em inglês). Anime News Network. 30 de setembro de 2011. Consultado em 2 de novembro de 2011. 
  3. a b «Blue Exorcist to be Simulcast on Hulu, ANN and Crunchyroll». Anime News Network. em inglês. Consultado em 19, Abril 2011. 
  4. «Animes atrasados devido ao terremoto». Anime News Network. em inglês. Consultado em 15 de abril de 2011. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]