Oyasumi Punpun

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Oyasumi Punpun
おやすみプンプン
(Oyasumi Punpun)
Gêneros Slice of life, Drama
Mangá
Escrito por Inio Asano
Ilustrado por Inio Asano
Editoração Shogakukan
Editoração lusófona Brasil Editora JBC
Portugal Editora Devir
Revistas Weekly Young Sunday
Big Comic Spirits
Demografia Seinen
Período de publicação 15 de março de 20072 de novembro de 2013
Volumes 13
Portal Animangá

Oyasumi Punpun (おやすみプンプン lit. "Boa noite Punpun"?) é uma série de mangá escrita e ilustrada por Inio Asano sobre Onodera Punpun, uma criança normal representada na forma de um pássaro. A história o segue como ele lida com sua família disfuncional e amigos, seu interesse amoroso, sua adolescência e sua mente hiperativa em momentos trágicos ao longo de sua vida.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Oyasumi Punpun segue a vida e as experiências de Onodera Punpun, um menino que vive no Japão, bem como alguns de seus amigos. O mangá segue Punpun como ele cresce, dividindo a história em cerca de 4 fases de sua vida: escola primária, escola secundária, colégio, e seus 20 anos de idade.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Punpun Punyama (プン山 プンプン Punyama Punpun?) / Punpun Onodera (小野寺 プンプン Onodera Punpun?)
Punpun é um menino que é retratado o mais frequentemente como um pássaro, embora esteja mostrado também em outras formas. Quando ele está se sentindo confuso sobre a vida ou deprimido ele consulta "Deus" usando um canto que seu tio lhe ensinou.
Aiko Tanaka (田中 愛子 Tanaka Aiko?)
Filha de um membro do culto, Aiko é o principal interesse amoroso de Punpun. Inicialmente, ela quer fugir com Punpun para a cidade de Kagoshima. Ela ocasionalmente assume o sobrenome Orihara (織原?).
Deus ( Kami?)
Um ser, exibido como uma cabeça foto realística asiática, que muitas vezes aparece na frente de Punpun em seus momentos de necessidade.
Yuichi Onodera (小野寺 雄一 Onodera Yūichi?)
O tio de Punpun que cuida dele enquanto sua mãe está no hospital.
Midori Okuma (大隈 翠 Ōkuma Midori?)
A namorada de Yuichi que é dona de uma doçaria. Ela se junta brevemente à família de Punpun durante a escola secundária e ajuda a cuidar dele e de sua família.
Sachi Nanjo (南条 幸 Nanjō Sachi?)
Uma jovem mulher que Punpun encontra em sua vida adulta.
Seki Masumi (真澄 関 Masumi Seki?)
Um dos amigos de infância de Punpun, que é um colega próximo de Shimizu. Ele é cínico e reservado, mas se importa profundamente com Shimizu.
Ko Shimizu (清水 コー Shimizu Kō?)
Um outro amigo de infância de Punpun. Shimizu tem uma imaginação selvagem e depende de Seki. Mais tarde, ele se junta ao culto de Pegasus.
Toshiki Hoshikawa / "Pegasus" (星川 敏樹 Hoshikawa Toshiki?)
O líder de um culto na cidade de Punpun e um personagem secundário recorrente.
Mitsuko Tanaka (田中 光子 Tanaka Mitsuko?)
Mãe de Aiko. Ela é cruel e abusiva com sua filha, e mostra sinais de ter instabilidade mental.

Mangá[editar | editar código-fonte]

Os capítulos do mangá foram serializados na revista Weekly Young Sunday e, mais tarde, na Big Comic Spirits da editora Shogakukan de 15 de março de 2007 a 2 de novembro de 2013.[1] A editora Shogakukan compilou e publicou os 147 capítulos em treze volumes em formato tankobon entre 3 de agosto de 2007[2] e 27 de dezembro de 2013.[3] Alguns destes volumes foram vendidos como edições especiais limitadas com extras como: uma alça de telefone, camiseta, lápis de cor e óculos sem lente.[4]


No Brasil, o mangá Boa Noite Punpun foi lançado durante o evento CCXP 2018 pela Editora JBC, os 13 volumes originais foram reorganizados em 7 volumes com capas inéditas e foi concluído em julho de 2019[5] [6].

Recepção[editar | editar código-fonte]

Em 2009, o mangá recebeu uma Recomendação do Júri no 13º Japan Media Arts Festival Awards.[7] A série foi nomeada para o Eisner Award de 2017 na categoria "Melhor Edição dos Estados Unidos de Material Estrangeiro—Ásia", pelos seus primeiros quatro volumes.[8]

Referências

  1. «Inio Asano's Oyasumi Punpun Manga to End on November 2». Anime News Network (em inglês). 26 de outubro de 2013. Consultado em 28 de maio de 2017. Cópia arquivada em 20 de fevereiro de 2015 
  2. «おやすみプンプン 1». Shogakukan (em japonês). Consultado em 28 de maio de 2017. Cópia arquivada em 22 de fevereiro de 2015 
  3. «おやすみプンプン 13». Shogakukan (em japonês). Consultado em 16 de maio de 2017. Cópia arquivada em 22 de março de 2015 
  4. «おやすみプンプン の全巻一覧». Shogakukan (em japonês). Consultado em 28 de maio de 2015. Cópia arquivada em 18 de abril de 2015 
  5. «Editora JBC na CCXP 2018». Editora JBC. 5 de dezembro de 2018. Consultado em 31 de outubro de 2020 
  6. «Boa Noite Punpun». Editora JBC. Consultado em 31 de outubro de 2020 
  7. «Summer Wars, Vinland Saga Win Media Arts Awards (Update 3)». Anime News Network (em inglês). 3 de dezembro de 2012. Consultado em 28 de maio de 2017. Cópia arquivada em 12 de março de 2016 
  8. «Goodnight Punpun, Orange, The Osamu Tezuka Story, Princess Jellyfish, Wandering Island Nominated for Eisner Awards». Anime News Network (em inglês). 2 de maio de 2017. Consultado em 28 de maio de 2017. Cópia arquivada em 3 de maio de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]