RG Veda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
RG Veda
聖伝
Gêneros Aventura, Drama, Fantasia, Shoujo
Mangá
Escrito e ilustrado por CLAMP
Editoração Japão Shinshokan
Estados Unidos Tokyopop
França Editons Tonkam
Itália Planet Manga
Alemanha Carlsen Comics
Brasil Editora JBC
Revistas Japão Wings
Período de publicação 19891996
Volumes 10
OVA
Direção Hiroyuki Ebata
Takamasa Ikegami
Estúdio de animação ANIMATE
Lançamento 1991
Episódios 2
Portal Animangá

RG Veda (聖伝, Seiden) (que pode ser traduzido como “Escritura Sagrada”) é um manga épico criado por CLAMP, consistindo em dez novelas gráficas ao todo. Foi publicado primeiramente no Japão em 1989 como a primeira obra oficial do CLAMP. A história caracteriza-se por elementos da Mitologia Védica; o próprio título é uma alteração de Rigveda, o mais antigo dos quatro escritos religiosos Hindu conhecidos como o Vedas. A série é conhecida por sua arte extravagante, rica e detalhada. Foi popular o bastante para inspirar um OVA de 2 episódios (que pode ser encontrado em DVD).

No Brasil, a Editora JBC publica o mangá na versão Tonkohon integral, com 10 volumes, desde novembro de 2012.

História[editar | editar código-fonte]

Trezentos anos atrás, o deus do trovão, Taishakuten, rebelou-se contra o Imperador dos Céus, matando-o e o deus-guardião Ashura-ō. Com a ajuda da esposa de Ashura-ou, Shashi, ele usurpou o trono e começou seu reino cruel como o novo imperador. Entretanto, uma profecia foi feita:

"Seis estrelas golpearão a terra. Você é a estrela negra que irá contra os céus. Sua jornada começa quando você encontrar a criança de uma raça desaparecida. Eu não posso ver se a criança é boa ou má, só sei que esta criança pode girar a roda do destino dos céus…"

Seguindo esta profecia, o Guerreiro Guardião do norte, Yasha-ou, acorda a criança sem sexo de Ashura-ō, Ashura, que dormiu os últimos trezentos anos sob um selo mágico. Acreditando que profecia significar que as “seis estrelas” juntas podem destruir Taishakuten, ele e Ashura se saem à procura das “seis estrelas”.

Depois de um tempo, juntam-se a eles Souma, Ryu-ou e Karura-ou, três das seis estrelas da profecia, que Yasha-ō e Ashura também são. Um personagem misterioso que aparece e desaparece regularmente, Kujaku, dá-lhes o conselho útil, mas suas natureza e intenções são obscuras.

O delicado e infantil Ashura (referido como “ele” por conveniência, embora algumas traduções usam um pronome feminino) logo revela-se com um alterego mortal, um jovem que tem prazer com a morte e destruição, mas este lado se mantém suprimido pela afeição de Ashura por Yasha-ou.

Personagens[editar | editar código-fonte]

A seis Estrelas[editar | editar código-fonte]

Yasha-ou[editar | editar código-fonte]

Líder do clã Yasha do norte, Yasha é um homem de poucas palavras e é considerado o homem mais forte do Tenkai. Em um dia, Yasha acaba libertando Ashura, filho de Ashura-ou, do seu sono e leva ele para cuidar. Por ter abrigado Ashura, o seu clã é dizimado provocando um sentimento de vingança em Yasha.

Ashura[editar | editar código-fonte]

Filho de Ashura-ou, é o último sobrevivente do seu clã. Ficou adormecido na Floresta Maya por 300 anos. Ashura é uma criança energética, sentimental e consiente do que terá que fazer para realizar a profecia. Ele carrega consigo a lendária espada Shura, que só pode ser usada pelo mais forte do clã Ashura.

Ryuu-ou(Naga)[editar | editar código-fonte]

Ryuu e o líder do clã Ryuu do leste e é um adolescente muito energético. Acompanha Yasha-ou e Ashura em sua jornada para realizar a profecia, só para um dia lutar contra Yasha.

Karura-ou[editar | editar código-fonte]

Líder do clã Karura do sul, está sempre acompanhada de uma ave chamada Garuda. É uma mulher muito leal e honesta. Serve a Taishakuten mas não gosta dele e preferia abandonar o Tentei, mas não faz isso por medo do Imperador destruir o seu clã e a sua pessoa mais preciosa, que é a sua irmã.

Kendappa-Ou[editar | editar código-fonte]

A melhor musicista de todo o Tenkai, salvou Souma e a abrigou em sua casa. Kendappa é fiel, justa e simpática.

Souma[editar | editar código-fonte]

Um dia Taishakuten, ouviu falar que quem bebesse o sangue de alguma pessoa do clã Souma, teria vida eterna. Com essa informação, mandou destruir o clã, mas só uma pessoa sobreviveu ao massacre. Souma fugiu e então aparece Kendappa que a salva e a mantei escondida em seu reino. Por isso Souma tem um grande apreço por Kendappa e elas são muito apegadas uma com a outra.

Curiosidade[editar | editar código-fonte]

  • O grupo CLAMP era formado por 11 pessoas. Logo que começaram esse mangá, problemas foram surgindo e o grupo se separou; ou seja, ao fim da obra de RG Veda só sobraram as 4 amigas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.