Chobits

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde janeiro de 2011)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.


Chobits
ちょびっツ (Chobittsu)
Gênero Comédia, Romance, Seinen

Ecchi e Ficção Científica

Mangá
Autor(es) CLAMP
Editora(s) Japão Kodansha
Editora(s)
lusófona(s)
Brasil Editora JBC
Portugal Tokyopop
Revista(s) Japão Young Magazine
Data de publicação 14 de Fevereiro de 2001 – 29 de Novembro de 2002
Volumes 8 (16 no Brasil)
Anime
Direção Morio Asaka
Estúdio Madhouse Studios
Emissoras de TV Japão TBS, HBC, CBC, SBS, MBS

Coreia do Sul Anione, Animax,

Exibição original 24 de setembro de 2002
Nº de episódios 24 mais dois especiais e dois OVA
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Chobits (ちょびっツ?) é um mangá que virou anime criado pelo grupo CLAMP. O mangá original foi publicado de 2001 a 2002 pela Kodansha. Ao contrário da maioria das histórias do CLAMP, Chobits é do gênero seinen sci-fy. A série passa alguns anos depois de Angelic Layer, outro mangá do mesmo grupo.

A série de TV é composta de 26 episódios e 1 OVA, o mangá foi lançado no Brasil pela Editora JBC em 2003, com 16 volumes meio-tankoubon.

Enredo(Sem spoiler)[editar | editar código-fonte]

A história se baseia no grande avanço tecnológico que foi capaz de criar robôs muito parecidos visualmente com seres humanos, há uma crítica muito forte ao individualismo que a sociedade passou a viver devido o avanço da tecnologia, ao ponto de substituir a companhia de seres reais, por estes modelos programados. O personagem principal da história se chama Hideki, um jovem que se muda para Tóquio com a finalidade de conseguir entrar na Universidade de Tóquio.

Ele vivia em uma fazenda em Hokkaido e ao chegar a Tóquio vê-se envolvido em uma sociedade frenética e avançada repleta de PersoCons. Persocons (de Personal Computer) são robôs de "estimação" no universo da Chobits. Possuem versões de bolço ou tamanho adulto, embora na série também mostre no tamanho de crianças, estes são encontrados em menor numero. Através deles, é possível acessar a Internet, ler e mandar e-mails, realizar tarefas domésticas e muito mais, dependendo apenas do modelo e da programação instalada no robô, existem neste mundo, vários software específicos para cada atividade, e caso o usuário não instale nenhum, é possível ativar a função aprendizado, em que todas as tarefas devem ser ensinadas passo a passo, para que sejam memorizadas.Embora seja possível realizar várias funções com estes computadores humanoides, a maior parte da população os utiliza apenas como companhia.

Praticamente todas as famílias possuem um PersoCons e muitas vezes cada membro possui o seu, Hideki nunca teve a chance de comprar um. Mas em uma noite enquanto voltava para o seu apartamento, encontra um PersoCon fêmea, muito bonita no lixo. Aparentemente em perfeitas condições e descartada por seu dono anterior, Hideki a leva para casa e descobre que todos os dados foram apagados, a belíssima robô não possui nenhuma programação e consegue apenas se movimentar e falar Chii (lê-se "tchi"), e é por isso que recebe este nome. É assim que começam as pesquisas para desvendar os mistérios dessa PersoCon abandonada, com o desenrolar da história Hideki e Chii vão se juntar a Shinbo, o melhor amigo do rapaz e a Minoru, um especialista em tecnologia, e juntos tentarão descobrir se chii pertence a lendária série de robôs chamados Chobits, robôs criados com a capacidade de naturalmente desenvolver personalidade e sentimentos por seres vivos.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Chii : É uma Persocon (espécie de robô), muito meiga, bonita e inocente. Ela foi encontrada por Hideki no lixo e não tem arquivos disponíveis para acesso dentro de si. Aquilo que parecem orelhas são entradas e saídas de cabos, para conectá-la a monitores e afins.
  • Chii Negra: Quando Chii fecha os seus olhos, sua irmã (Freya) fala com ela. A Chii Negra conhece muito mais sobre seu passado do que a própria Chii. Chii ficou com a alma de sua irmã.
  • Hideki: Um garoto do interior, com seus 18 anos, veio para Tóquio estudar no cursinho. Não tem muito dinheiro e nem vai muito bem nos estudos. Encontrou Chii no lixo e desde este dia sua vida passou a ser muito mais agitada! Trabalha em um bar junto a uma garota muito bonita chamada Yumi. Vive numa pensão com o garoto Shimbo que manja muito de computadores e Persocons e o ajuda muito com a Chii. Mais tarde, Chii será sua namorada.
  • Shinbo: Um garoto que vive na mesma pensão e também faz o mesmo cursinho que Hideki. Mais tarde, ele se apaixonará pela professora do cursinho. Shinbo tenta ajudar Hideki com a Chii pois entende bastante de computadores e Persocons, sem contar que ele é o seu melhor amigo. Seu (Note)Persocon é a Sumomo.
  • Sumomo: É a persocon de Shimbo. Ela é bem pequena, e é do tipo de NotePersocon (persocon de "bolso"). Muito animada, ela serve para várias funções simples, como baixar dados da internet, anotar recados, despertar, dar aula de ginástica e muito mais. Morre de medo de Hideki quando ele começa a gritar.
  • Kotoko: É uma desktop girl em um corpo de NotePersocon. Possui o mesmo tamanho de Sumomo, porém contem habilidades mais avançadas e uma personalidade completamente diferente, pois diz sempre a verdade e é muito mais séria e crítica.
  • Yumi: Trabalha no mesmo bar que Hideki, pois seu pai é o dono do lugar. Gosta, e se preocupa muito com seu colega de trabalho e o chama de "senpai" (pessoa mais velha que serve de exemplo). Ela acha que Hideki é como um irmão para ela. Ela tem um persocom de coelho de pelúcia. É uma menina muito alegre e prendada.
  • Chitose Hibiya: A senhora que cuida da pensão em que Hideki mora. Muito gentil e simpática, ofereceu ajuda a Chii várias vezes. É viúva.
  • Minoru Kokubunji: Um garoto de apenas 13 anos que, assim como Shinbo, entende muito de computadores e de Persocons. Vive numa mansão lotada de robôs femininos, vestidas na maior parte do tempo como maid's (uniforme de empregada, muito usado nas cafeterias e lojas de doces japonesas). Ajuda constantemente Hideki entender as programações em Chii e a investigar sua possível origem.
  • Yuzuki: A, Persocon de Minoru. Minoru trata Yuzuki com mais cuidado do que as suas outras persocons.
  • Takako Shimizu: Professora de Hideki e Shinbo no cursinho. É muito linda, e atrai a atenção de todos os seus alunos. Tem problemas com seu marido que é obcecado pela perfeição das Persocons.
  • Hiroyasu Ueda: O dono do "Chiroru Bakery", local onde Chii trabalha. Ele tinha problemas amorosos com Yumi, mas depois fazem as pazes.
  • Ziemma e Dita: Esse casal misterioso de robôs está atrás da Chii. Eles trabalham para o governo, e tem ambos a missão de capturá-la ou destruí-la se necessário. No entanto, não o fazem.

Músicas[editar | editar código-fonte]

  • Tema de Abertura

"Let Me Be With You" — ROUND TABLE por Nino

  • Tema de Encerramento
  1. "Raison d'être" — Rie Tanaka (episódios 1-13)
  2. "Ningyo Hime" — Rie Tanaka (episódios 14-23)
  3. "Katakoto no Koi" — Rie Tanaka e Tomokazu Sugita (episódio 24)

Seiyuu[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Chobits