Planetes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Planetes (プラネテス) é um anime japonês, dirigido por Goro Taniguchi e produzido pela Sunrise, e consiste de um total de 26 episódios. Estreou no dia 4 de outubro do 2003.

Argumento[editar | editar código-fonte]

A história passa-se em 2075. Um grupo de astronautas funcionários da Estação Espacial Tecnora, na secção de detritos, mas conhecida como “a semi” (já que é um grupo com cortes no orçamento e só conta com a metade do pessoal) cujo dever é coletar detritos espaciais que interferem nas atividades aeronáuticas da Terra. Na sequência do acidente sofrido pela nave de passageiros Alnail-8, em 2068, o problema do lixo espacial cobrou grande importância e destaque; satélites artificiais descartáveis​​, tanques abandonados pelos vaivéns espaciais, resíduos decorrentes da construção de estações espaciais… Todos estes detritos orbitam ao redor da Terra a velocidades de cerca de 8 km/s. O impacto destes objetos numa nave espacial poderia provocar um grave acidente, e para evitar uma nova tragédia, considerou-se necessário para a carreira espacial manter sob controlo a sua recolha.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Hachirota Hoshino: com o mote de Hachimaki (em japonês «faixa de cabeça», já que ele sempre leva uma nas suas missões espaciais, e que lhe faz situar na realidade e lhe ajuda a concentrar-se), é um dos co-protagonistas. Leva no trabalho de recogedor de lixo 4 anos, junto com os seus colegas Fee Carmichael e Yuri Mihairokoh, mas ele sempre tem sonhado com ter a sua própria nave espacial. Cedo dar-se-á conta de que não tudo é possível e que as coisas as consegue quem pode. Já bem entrada a história, Hachimaki sentir-se-á muito unido à nave que o levará para Júpiter, a Wernher Von Braun, à que chama “a minha nave”. Expressa-se fatal nos assuntos sentimentais, mas Tanabe percebe-o perfeitamente. Ao final do anime, Ai Tanabe casa-se com ele.
  • Ai Tanabe: É uma rapariga que se une à secção de resíduos. Inicialmente terá uma relação de antipatia com Hachimaki, com o que não está de acordo em nada, mas ao final sucederá todo o contrário, quando Hachimaki se dá conta de que a cada um tem um grande afecto pelo outro. Num princípio é reservada, cautelosa, tímida, mas acabará sendo muito decidida a levar a cabo o que se propõe, recorrendo a sua ideia de que o amor o arranja tudo, que sem amor ninguém poderia existir, e de que ninguém quer viver nem morrer sozinho. Ao final do anime, ao ser atacada a nave Von Braun por uns terroristas, chamados “Frente de Defesa do Espaço”, Tanabe sofre uma hipoxia por falta de ar no seu fato e as suas funções motrizes vêem-se muito afectadas, mas acaba recuperando-se. Jogando a um jogo de palavras com Hachimaki, ele tem de usar uma palavra que comece por “cas-”, e diz “vamos casar-nos”.
  • Fee Carmichael: é a capitã da DS-12 Toy Box, a nave da semi. Nasceu em Richmond, Virgínia. É uma mulher muito protectora dos integrantes da sua equipa. No escritório sempre está a fumar num camarote. É muito calculadora, inteligente, mas com um defeito, é uma fumadora irremediável, tanto que recorrerá a um acidente, aproveitando que combateu contra uma nave dos terroristas, para voltar a fumar um cigarro após 4 dias de tentativas frustrados de fazê-lo. Nas naves espaciais há muito pouco lugar para gente fumadora, coisa que a irrita.
  • Yuri Mihairokoh: é um astronauta russo que detém numa parede de pedra o seu passado e os seus sentimentos. Assumiu o cargo de coletor de detritos só para recuperar a bússola da sua esposa, que morreu no acidente da Alnail 8. Quando finalmente encontrou a bússola, com a ajuda do irmão mais novo de Hachimaki e depois de 6 anos de pesquisa, pensou seriamente sobre a sua demissão, como a sua missão está cumprida. Eventualmente ficou na equipa, porque ele acha que não está mais ligado ao seu passado e pode decidir a sua vida, cega pela dor da morte da sua esposa. É responsável pela conservação e manutenção dos animais que estão na “sete” (ISPV 7), a estação espacial onde recuperadores começam as suas missões.

Episódios[editar | editar código-fonte]

Os episódios de Planetes são chamados de Fases.

  1. Na exosfera
  2. Como um sonho
  3. Órbita de volta
  4. Profissionais
  5. Leva-me à Lua
  6. Esquilos voadores na Lua
  7. A rapariga extraterrestre
  8. Um lugar onde apoiar-se
  9. Espinhas fincadas
  10. Estrelas residuais
  11. Fronteiras
  12. Um humilde desejo
  13. Paisagem com um foguete
  14. Ponto de inflexão
  15. Coisas dela
  16. Ignição
  17. O eleito
  18. No último dia da secção de resíduos
  19. Os finais sempre são…
  20. Dúvidas reunidas
  21. Espelho Tandem
  22. Revelação
  23. Resíduos à deriva
  24. Amor
  25. Pessoa desaparecida
  26. E nos dias que se cruzam…

Música[editar | editar código-fonte]

Banda sonora: Nakagawa Kotaro

Opening:

  • "Dive in the Sky", por Mikio Sakai

Ending:

  • "Wonderful Life", por Mikio Sakai (ep. 1-25)
  • "PLANETES", por Hitomi Kuroishi (ep. 26)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]