Sanji

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Sanji

Vinsmoke Sanji (ヴィンスモーク サンジ?) é um personagem do anime e mangá One Piece escrito por Eiichiro Oda. Sanji foi o quinto membro a entrar no Bando do Chapéu de Palha. Ele é rival de Zoro e é fanático por mulheres seu sonho é encontrar o All Blue. Sanji nasceu no North Blue, no dia 2 de março, e foi o primeiro da tripulação a não ser natural do East Blue. Sendo um dos três melhores lutadores da tripulação, ele faz parte do Trio Monstro do Bando do Chapéu de Palha (ao lado de Luffy e Zoro). Sua recompensa atualmente é de Berrysymbol.png177 milhões.

História[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Sanji nasceu no Reino Germa, um reino ''móvel'' (era móvel pois vários Denden Mushi gigantes carregavam cada pedaço do reino nas costas e navegavam próximos um do outro, porém separados, e quando todos se uniam, formavam o reino completo), localizado no North Blue. Ele foi o terceiro filho de seu pai, Vinsmoke Judge e de sua mãe que atualmente ainda tem o nome desconhecido. Ele vivia no castelo real do reino junto com seus pais e seus quatro irmãos: Reiju (a única filha do sexo feminino), Ichiji, Niji e Yonji.

Sanji era constantemente ridicularizado por seu pai e seus irmãos (com exceção de Reiju e sua mãe) por querer ser um chef de cozinha e se focar mais na culinária do que nos treinamentos. Judge disse várias vezes que ele devia se esforçar para ser igual a seus irmãos, especialmente Reiju, que era a mais forte e talentosa dos irmãos. Sanji também era constantemente agredido e até mesmo espancado por seus irmãos (exceto por Reiju) por ser tão fraco. Judge nunca apartava as agressões pois, segundo ele, Sanji era uma vergonha para a família Vinsmoke e o único arrependimento de sua vida. E sempre que Sanji era agredido, Reiju colocava curativos e bandagens em seu irmão. Ela revelou que só era legal com Sanji escondida porque, se ela fosse vista sendo boazinha com ele, ela também seria infernizada pelos outros irmãos. Reiju e sua mãe eram as únicas da família que amavam Sanji e que queriam o bem para ele.

Em alguma época desconhecida do seu passado, a mãe de Sanji ficara muito doente e fora internada no hospital do reino. Em um dia tempestuoso, Sanji percorrera um longo caminho através da chuva e ficou levemente ferido somente para chegar ao hospital e entregar um prato que ele mesmo preparou para sua mãe. Mesmo sabendo que ainda não era um grande cozinheiro, Sanji fez questão de entregá-lo à sua mãe, que comeu com muito gosto, disse que estava uma delícia, esboçando um sorriso no rosto do menino imediatamente. Algumas semanas depois, ela infelizmente falecera.

Algum tempo depois, aos seus oito anos de idade, Sanji e seus irmãos foram submetidos a um teste para definir as habilidades de cada um. Enquanto os irmãos passavam nas etapas do teste facilmente e quase sem dificuldade, Sanji falhara em todos eles e teve que ser socorrido algumas vezes. No final do teste, Sanji fora definido como ''um humano normal'', ao contrário dos seus irmãos, que foram classificados como ''super humanos'', o que deixou Judge frustrado e inconformado.

Imediatamente Judge mandou seus empregados colocarem uma máscara de ferro no garoto e o aprisionarem numa cela no porão do castelo. Um dos empregados revelou que Judge queria ''começar do zero, em um mundo onde Sanji nunca havia nascido''. E para que ninguém estranhasse que Sanji estivesse sumido, Judge fez um discurso para o reino, forjando a morte do seu filho. Ichiji, Niji e Yonji também acreditaram na notícia, mas Reiju permaneceu desconfiada.

Mesmo estando aprisionado, Sanji ainda recebia comidas de qualidade feitas pelos cozinheiros do reino em sua cela e sempre recebia favores dos empregados de lá sempre que ele pedia, o que fez alguns civis do reino acharem que Judge estava com uma amante nova. Sanji passou seis meses aprisionado.

Em um dia que Sanji pediu para que um dos empregados lhe trouxesse um livro de receitas e alguns utensílios de cozinha, ele leu naquele livro uma matéria sobre o lendário mar da Grand Line, o All Blue, e acabou desenvolvendo o seu sonho de visitar esse mar um dia. Porém, eis que Ichiji, Niji e Yonji aparecem no porão, descobrem que Sanji ainda estava vivo, abriram a cela com a chave e agrediram Sanji novamente. Como de costume, Reiju colocou curativos e bandagens em seu irmão novamente.

Um dia, o Reino Germa, juntamente com seu exército, liderados por Judge, fora para o East Blue para lutar em uma guerra que estava acontecendo por lá. Sanji revelou para Reiju que iria aproveitar esse momento, em que seu pai estivesse ocupado lutando para fugir e finalmente poder se tornar um chef de cozinha oficial. Mesmo estando surpresa com a decisão de seu irmão, Reiju, com sua incrível força mesmo sendo tão jovem, entortou as barras da cela para que Sanji pudesse fugir, mais ele fora surpreendido por seu pai, que perguntara aonde ele ia. E apresentando uma coragem que até mesmo ele desconhecia, Sanji disse que iria embora de qualquer jeito, mesmo que tivesse que matar seu pai para isso. Judge ficou levemente surpreso com o amadurecimento de seu filho depois dos seis meses em que ele ficara aprisionado. Ao invés de reagir, Judge disse que aquilo era ''música para os seus ouvidos'', pois não importava o quanto ele odiasse Sanji, ele não tinha coragem de matá-lo, pois no fundo ele ainda o considerava seu filho, e quando viu que Sanji queria sair de lá por vontade própria, Judge achou que aquele era o momento ideal para nunca mais vê-lo novamente. Então, Judge entregou a chave da máscara para Sanji para que ele pudesse retirá-la e deixou o garoto fugir com a condição de que ele jamais revelasse para ninguém que ele era da família Vinsmoke e jamais revelasse nem sequer o seu parentesco com Judge pois, segundo ele, Sanji era a única e maior vergonha de sua vida.

Do lado de fora do castelo, Reiju acompanhou Sanji para o convés do Reino e disse para ele ir para o navio que estava passando por perto, que era o Orbit, um navio-restaurante. Reiju, banhada em lágrimas, prometeu para seu irmão que ele encontraria companheiros que o tratassem como ele merecia ser tratado e o incentivou a continuar perseguindo os seus sonhos, independente dos obstáculos. Apesar de estar com um pouco de medo do que pudesse vir pela frente, Sanji imediatamente fugiu para o navio Orbit.

Aos 10 anos, dois anos após sua fuga do Reino Germa, Sanji trabalhava como aprendiz de chefe de cozinha no navio Orbit. Nele, Sanji conheceu vários outros cozinheiros com os quais fez amizade. Ele lhes revelou o seu sonho de chegar ao All Blue, mas os outros cozinheiros estavam convencidos de que, mesmo que parecesse um lugar fantástico, o All Blue não passava de uma lenda. Sanji ainda tinha repulsa por comer restos de comida deixados pelos passageiros do navio. Ele achava desnecessário o consumo de restos porque o navio continha alimento mais que o suficiente para todos.[1]

Certo dia tempestuoso, o navio foi atacado pelo navio pirata de Zeff, o Perna Vermelha. Numa tentativa de deter os piratas, Sanji, armado de facas, vai à luta, mas acaba apanhando de Zeff. Mesmo assim, ele persiste em defender o navio e revela que não pode morrer, pois seu sonho é encontrar o All Blue.[2]

Tudo parece perdido, quando, de repente, a tempestade fica mais forte e uma onda gigante vira o navio. As ondas levaram Sanji e Zeff a uma ilhota desabitada onde deveriam esperar por um resgate. Zeff diz que, se tiverem sorte, o resgate poderia chegar no dia seguinte, mas se eles não tiverem, teriam de esperar na ilhota até virarem defuntos. Para aguentar o máximo possível, Zeff dá a Sanji um saco de comida suficiente para cinco dias. Sanji aceita, mas reclama que o saco de comida de Zeff é três vezes maior que o seu. O pirata afirma que por ser adulto precisa de mais energia que uma criança. Para aumentar as chances de resgate, cada um fica em uma ponta da ilhota e, caso avistasse um navio, avisaria o outro. Conversar consumiria energia, portanto os dois só se comunicariam para avisar resgate.

No quinto dia de naufrágio, Sanji avista um navio, mas é impossível de chamar a atenção dele por causa da chuva grossa que caía. No 25º dia, Sanji come seu último pedaço de pão lembrando de todo resto de comida que jogou fora quando trabalhava no navio. Chorou e por um descuido, deixou sua comida cair no mar. No 70º dia, com a intenção de conseguir mais comida, Sanji resolve espiar o pirata e descobre que o saco dele ainda está cheio. Armado de uma faca, Sanji rasga o saco de comida de Zeff e, para sua surpresa, não havia comida alguma dentro, somente tesouros. Zeff havia dado ao garoto toda comida que achara. Sanji então olha bem para o pirata e descobre como ele sobreviveu todo esse tempo sem comida. Zeff, cortou sua própria perna quando salvou Sanji de se afogar no momento do naufrágio, decretando o fim do Zeff, da perna vermelha.

Emocionado, o garoto pergunta o porquê da gentileza. O pirata responde que deu a comida porque ambos compartilhavam o mesmo sonho. Analisando a situação dos dois, ele ainda revela sua idéia de construir um restaurante flutuante para que todos que estivessem passando fome no mar pudessem se servir de uma refeição. Sanji promete que ajudaria o pirata, contanto que ele vivesse para isso. Então, no 85º dia, o navio que Sanji avistara no quinto dia retorna e resgata os dois sobreviventes.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Aparência[editar | editar código-fonte]

Entre os traços físicos Sanji as sobrancelhas são um traço distintivo. Ambos formam uma espiral, mas em extremos diferentes. Uma nota é que no anime, por vezes, em raras ocasiões o outro olho Sanji foi visto antes no capítulo 598, no entanto, a espiral não foi vista.

Sanji quase sempre usa um terno preto, trespassado com uma gravata e de mangas compridas, camisas abotoadas de cores variadas, geralmente laranja, azul ou preta, com ou sem riscas. Ele muda suas roupas, às vezes, como na Water 7 onde não tinha paletó, mas um colete preto sobre uma camiseta laranja listrada. Ele também usa sapatos sociais, principalmente para suas artes marciais.

Estes sapatos são extremamente duráveis, e foram projetados para aumentar a potência de seus ataques, embora ele pode muito bem atacar sem usa-los como fez contra Kuroobi. Sanji também é um fumante inveterado e raramente é visto sem um cigarro.

Durante a separação do Chapéu de Palha, Sanji começa a se vestir exatamente como um Okama, com uma peruca e maquiagem pesada, embora ele volte ao seu traje habitual e aparência normal. Ele também é visto usando uma oculos laranja em arco Alabasta.

Técnicas[editar | editar código-fonte]

Diable Jambe[editar | editar código-fonte]

Nessa técnica, Sanji roda rapidamente, fazendo com que suas pernas aqueçam tanto que eles fiquem vermelhas. Isso foi visto pela primeira vez sendo utilizado contra Jyabura quebrando completamente seu Tekkai. Premier Hache: Sanji faz um salto com corrida e chuta com as duas pernas no estômago de um oponente várias vezes rapidamente, mas o calor do Diable Jamble aumenta grandemente o seu poder. Isso foi visto pela primeira vez sendo usado contra Jyabura. Infelizmente, para Sanji, ele perdeu nesse golpe.

Flambage Shot[editar | editar código-fonte]

No ar (às vezes vários metros do chão), Sanji chuta o lado da cabeça de um oponente com o pé (ou o meio de seu torso) e o calor do Diable Jambe grandemente aumenta o poder, muitas vezes com um efeito explosivo. O alvo é geralmente chutado para baixo, fazendo com que eles vão caindo no chão. Isso foi visto pela primeira vez para derrotar Jyabura, mas teve que usar a outra perna para desviar a metade dos Jushigan de Jyabura, a fim de "reservar" sua perna em chamas para o golpe final.

Extra Hache[editar | editar código-fonte]

Sanji salta no ar e lança uma barragem feroz de chutes de fogo, a luz do ataque e da velocidade com que ele é entregue o torna parecido com uma explosão de grande incêndio. Foi usado pela primeira vez contra Moriah, na tentativa de recuperar a sombra de Robin.

Frit Assorti[editar | editar código-fonte]

Uma versão completamente renovada do original Frit Assorti. Saltando no ar, Sanji oferece três chutes simultâneos em três direções (esquerda, direita e para a frente), enquanto no modo Diable Jambe, resultando em chamas espirais em direção ao alvo no ponto de impacto, aparentemente poderoso o suficiente para desviar da Gomu Gomu no Bazooka, com um ataque do monstro Oz, que roubou a sombra de Luffy, ganhando suas habilidades.

Mouton Shot[editar | editar código-fonte]

Sanji executa um Mouton Shot no modo Diable Jambe. Isso foi visto sendo realizado para um combo da equipe dos três lutadores, o Santouryuu Gomu Gomu no Diable Mouton Jet Roppyaku Pound Cannon (junto com a Gomu Gomu no Jet Cannon de Luffy e 108 Pound Hou de Zoro).

Venaison Shoot[editar | editar código-fonte]

Sanji, girando horizontalmente no ar, chuta o oponente várias vezes no peito e na barriga, terminando o ataque com um chute (parecendo um machado) poderoso na cabeça com a velocidade, o calor e a força no Modo Diable Jambe. Isso foi visto pela primeira vez sendo usado para derrotar Scarlet durante os evento do Filme de One Piece: Strong World.

Bien Cuit: Grill Shot[editar | editar código-fonte]

Uma nova técnica aprendida após os dois anos de treinamento no Reino Kamabakka. Funcionando ir a seu alvo a uma velocidade incríveis (se feito debaixo d'água, depois de usar o Sky Walk), Sanji vai girar ao redor um pouco e entregar um chute forte de volta para o centro do seu alvo. Isso irá queimar uma quantidade significativa do alvo (considerando que era usado debaixo d'água, vários milhares de metros de profundidade) em torno da área ele chuta e deixa uma queimadura cozida atravessada da mesma forma. Esse ataque parece ser uma versão melhorada do Diable Jambe: Mouton Shot. Isso foi visto pela primeira vez sendo usado debaixo d'água contra um dos tentáculos do Kraken Surume.

Poele à Frire: Spectre[editar | editar código-fonte]

Outra nova técnica aprendida após os dois anos de treinamento no Reino de Kamabakka. Depois de usar o Sky Walk, Sanji chutar várias vezes para baixo com as pernas em chamas, para atacar vários adversários. A maneira que Sanji move a perna em chamas é muito semelhante à maneira como Ivankov move a cabeça ao usar Ganmen Spectrum, que parece ser a razão pela qual Sanji decidiu colocar a palavra "Spectre" (que é francês para Spectrum), em nome desse ataque. Essa técnica parece ser uma versão aprimorada da técnica Diable Jambe: Hache Extra, que igual a essa técnica Sanji chuta só com a perna em chamas, não "seca". Foi visto pela primeira vez sendo usado contra vários subordinados dos Novos Piratas Tritões.

Hell Memories[editar | editar código-fonte]

Depois de fechar os olhos e lembrar de seu tempo doloroso na Reino de Kamabakka, Sanji imediatamente se torna furioso, onde todo seu corpo pega fogo (a aparência quando ele ganha nesse estado é muito semelhante ao do arco da ilha Thriller Bark, quando ele descobriu que Nami foi sequestrada por Absalom). Ele, então, pula no ar e proporciona um potente chute ao seu adversário, estabalecendo o seu corpo inteiro em chamas, e causando grande dano. Esse ataque gera uma enorme quantidade de fogo, mesmo o suficiente para acabar com um adversário gigante como Wadatsumi. Esse foi o primeiro usado para derrotar Wadatsumi.

Personalidade[editar | editar código-fonte]

Sanji adora Nami , Robin e Vivi e todas as mulheres bonitas no mundo, sendo sereias ou humanas. Sanji é considerado tarado por muitas delas.

Sanji também é capaz de pensar um passo à frente (especialmente durante situações de perigo), ele faz coisas primeiro que qualquer um, o que o faz parecer muito esperto. Um exemplo bastante apropriado é que, quando Robin foi capturado pela CP9, de alguma forma ele sabia que a CP9 ia levar Robin para a estação. Ele foi visto se escondendo na estação antes da CP9 chegar lá. Quando esses eventos vão como ele planejou, ele tem o hábito de dizer Bingo!

Uma das características mais proeminentes de Sanji é um grande respeito em relação à comida e à preparação de alimentos na cozinha. Desde que o alimento desempenha um papel crucial na manutenção da vida, ele acredita firmemente que o trabalho de um Cozinheiro Chefe deve ser tratado como se fosse sagrado. Antes de ser preso na ilha com Zeff, há nove anos, Sanji pensava que a comida era dispensável.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Em 2014, Sanji foi eleito o 5º melhor personagem pervertido de animes em uma pesquisa realizada pelo site japonês Charapedia [3].

Referências