Mestre Kame

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ni hon go2.png Este artigo contém texto em japonês.
Sem suporte multilingual apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de kanji ou kana.
Mestre Kame
亀仙人K (Kame Sennin) ou 武天老師 (Muten-Rōshi)
Criado por Akira Toriyama
Perfil
Espécie Humano
Vida no animangá
Local de nascimento Planeta Terra
Personagem de Dragon Ball
Portal Animangá

Mestre Kame, também conhecido no mangá como Muten Roshi (em Portugal, Mestre Roshi ou muitas vezes chamado por Tartaruga Genial) é um protagonista de suporte em Dragon Ball, que aparece no anime Dragon Ball, Dragon Ball Z, Dragon Ball GT e Dragon Ball Super.

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

História[editar | editar código-fonte]

Mestre Kame é um antigo e sábio mestre de artes marciais, e o primeiro personagem a usar o conhecido Kamehameha. Embora ele pareça frágil, Kame é na verdade um guerreiro poderoso. Ele treinou Vovô Gohan, Rei Cutelo, Goku, Kuririn e Yamcha. Mestre Kame é ambos os arquétipos velho sábio e velho pervertido, o último sendo típico de mangas "shonen". Às vezes, ele fica irritado, e produz alívio cômico. Seus companheiros são geralmente Oolong, Tartaruga, e Launch. Sua casa é a Casa do Kame, uma casa numa ilha isolada que serve como local de encontro para seus amigos.

Aparência[editar | editar código-fonte]

Mestre Kame é careca, e um bigode fu manchu grosso e barba. Ele é sempre visto com seus óculos de sol; após a luta contra Majin Boo, Mestre Kame deixou seus óculos antigos e usa outros mais futurista. Ele usa roupas de praia ou roupas de artes marciais e um casco de tartaruga nas suas costas. Ele geralmente usa uma bengala.

Personalidade[editar | editar código-fonte]

Mestre Kame tem mais de trezentos anos de idade no começo da série, e tem várias histórias para explicar sua longevidade. Kame gosta de comer pizza entregada em casa, que serve como uma piada pois Kame mora numa ilha isolada. Ele também gosta de ler, assistir TV, internet, video games, e uma soneca na tarde. Ele é muito pervertido, e está sempre vendo mulheres fazendo Aeróbicas na televisão ou vendo revistas pornográficas em seu tempo livre. Ele até aceita suborno de Bulma, mostrar-lhe sua calcinha em troca de sua Esfera do Dragão no começo da série (e teve uma grande surpresa pois Bulma estava sem calcinha naquele momento). Mestre Kame faz avanços sexuais em todas mulheres bonitas que ele chega perto; geralmente Bulma ou Launch em Dragon Ball, ou Maron em Dragon Ball Z. Ele acredita firmemente que ele é o garanhão final e muito legal, embora seu estilo de moda e maneirismos estão algumas gerações fora de estilo. Embora ele seja dedicado em treinar seus estudantes na Escola Tartaruga, mesmo assim ele vai dizer para seus alunos pararem quando eles estão praticando o Kamehameha, porque a água está arruinando suas revistas. A única vez que ele não fez isso foi quando Kuririn estava praticando o Kamehameha para clarear a mente após terminar com Maron.

Embora sempre esteja correndo atrás de um rabo de saia, Mestre Kame ainda é um homem bondoso e sábio que ama aqueles ao seu redor como se fossem seus próprios netos. Ele aproveita a vida e seus pequenos prazeres, mas pode morrer por uma causa honorável se necessário. Embora seja dito pela Tartaruga que Mestre Kame consumiu o "elixir da imortalidade", Kame admite que o elixir da imortalidade não existe, e morre após usar o Mafuba contra Piccolo Daimaoh. Ele aparece em quase todos os filmes Dragon Ball e Dragon Ball Z, geralmente como alívio cômico.

Relevância e ocupação[editar | editar código-fonte]

Mestre Kame mora numa pequena ilha com uma casa construída nela, chamada Casa do Kame; aqui, ele treina seus alunos. Mestre Kame é conhecido pelo pesado casco de tartaruga que ele e seus alunos usam nas costas para treinar. No começo de Dragon Ball, ele é o lutador mais forte da Terra. Porém, seu poder empalidece em comparação com qualquer dos Guerreiros Z mais tarde na série.

Antes de Dragon Ball Z, Kame era uma celebridade na Terra por suas habilidades, literalmente ao ponto em que ele pode tirar uma acusação de Tenshinhan apenas por endosso pessoal. Porém, em Dragon Ball Z e Dragon Ball GT, sua fama parece ser esquecida, provavelmente devido à ascensão de Mr. Satan, que agora é a maior celebridade no mundo. Ao tempo de Dragon Ball GT, ele parece aproveitar uma semi-aposentadoria e aparece pela primeira vez de férias na Capital do Oeste.

Aqueles que se formam do treinamento de Mestre Kame incluem o kanji para "tartaruga" ("Kame") no seu dogi.

Mestre Kame tem uma carteira de motorista, a qual ele usou para provar sua identidade para Chichi no começo da série. Ele também aparece fumando em várias sagas.

Formas e transformações[editar | editar código-fonte]

Normal[editar | editar código-fonte]

Em seu estado normal, ele parece velho e frágil, geralmente andando com uma bengala, não lutando muito bem mas capaz de fazer atos incríveis que muitas pessoas normais não podem, como sua habilidade de mover à velocidades incríveis; na verdade, comparado ao terráqueo normal, ele pode ser visto como sobre-humano. Na saga Vegeta, ele é visto tendo o poder de luta de 139, comparado ao poder de luta de um terráqueo normal, que é 5.

Quando era um adolescente e estudante de Mutaito, ele usava roupas similares às que ele usava no presente, pois ele usava roupas de monge roxa, e óculos de sol pretos, e uma cabeça cheia de cabelo, quando ele foi visto subindo a Torre Karin, e quando Goku voltou no tempo e o encontrou durante aquele tempo.

Algum tempo depois em sua vida, ele começou a usar a roupa normal dos estudantes de Mutaito, um gi roxo e a cabeça raspada. Nesta aparição, ele era mais alto, mais forte, mais jovem, e fisicamente parecia Tenshinhan sem seu terceiro olho.

Forma 50%[editar | editar código-fonte]

Este é Mestre Kame quando fica sério, neste nível Kame é mais musculoso em que sua forma normal mas os músculos não são tão grandes quanto em seu poder máximo. Kame primeiro usa esta forma enquanto faz exercício no episódio 61, e depois novamente quando Kame luta com Tenshinhan no 22º Torneio de Artes Marciais, dizendo que levaria mais força para derrotá-lo.

Poder Máximo[editar | editar código-fonte]

Mestre Kame pode aumentar sua energia e conseguir seu estágio final. Nesta forma, sua aparência muda dramaticamente, com um aumento enorme em massa muscular e força. Neste estágio, ele pode usar ataques ao seu potencial máximo (por exemplo o MAX Power Kamehameha).

Kame usa esta forma quando ele apaga o fogo na Montanha Fry-Pan, quando ele destrói a lua como Jackie Chun, e quando ele se transforma para lutar com Broly, mas parou no último minuto (porque ele estava muito bêbado para focar).

O poder total neste estágio é desconhecido, mas ele foi capaz de destruir a Lua com um Kamehameha "poder máximo", causando Goku a reverter para sua forma normal após se transformar em Oozaru no 21º Torneio de Artes Marciais. Kame raramente usa esta forma pois diminui sua velocidade e stamina.

Mestre Kame do Futuro[editar | editar código-fonte]

O passado de Mestre Kame nessa linha do tempo foi exatamente o mesmo que a sua contraparte principal até o Ano 764. No Ano 766, ele, juntamente com o resto dos Guerreiros Z, ficaram chocados quando Goku do Futuro morreu de um vírus. Durante um dos ataques dos Androides 17 e 18, ele é mostrado escondido em um submarino perto de sua casa, juntamente com a Tartaruga, Oolong e Pual. Ouvindo as notícias da destruição em curso, ele tinha certeza de que ele poderia sair e desafiar os Androides, mas decidiu não fazê-lo quando os três imploraram que ele não fosse.

Não se sabe se ele sobreviveu quando Goku Black invadiu a Terra, já que foi afirmado por Trunks que não restou quase nenhum humano em sua linha do tempo. No entanto, é possível que ele não tenha sobrevivido já que não apareceu ao lado da Tartaruga na batalha climática contra Zamasu.

Dublagem[editar | editar código-fonte]

No Japão, Mestre Kame foi originalmente dublado por Kōhei Miyauchi,[1] até este falecer e ser substituído por Hiroshi Masuoka,[2] que seguiu fazendo o personagem em Dragon Ball GT e no filme Jump Super Anime Tour de 2008. Kame foi dublado por Kinya Aikawa no especial de 10 anos[3] e por Masaharu Satō no décimo terceiro filme de Dragon Ball Z e em todos os meios seguintes como Dragon Ball Kai. No Brasil, o personagem foi dublado por José Soares na primeira dublagem de Dragon Ball e por Gileno Santoro, na redublagem da série, em Dragon Ball Z, Dragon Ball GT, Dragon Ball Kai e em Dragon Ball Super.

Em Portugal, Mestre Kame foi dublado por Ricardo Spínola.

Referências

  1. "青二プロダクション 宮内幸平" (in Japanese). Aoni Production. Retrieved 2015-03-07.
  2. DRAGON BALL 天下一伝説 (in Japanese). Shueisha. 2004. pp. 168–169. ISBN 4-08-873705-9.
  3. "Actor Kinya Aikawa Passes Away". Anime News Network. 2015-04-16. Retrieved 2015-04-17.