Chaos (Dragon Ball)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ni hon go2.png Este artigo contém texto em japonês.
Sem suporte multilingual apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de kanji ou kana.
Chaos
餃子
Criado por Akira Toriyama
Perfil
Espécie Humano
Vida no animangá
Local de nascimento Planeta Terra
Membro de Guerreiros Z
Personagem de Dragon Ball
Portal Animangá

Chaos é um terráqueo pequeno, de pele branca e bochechas vermelhas que aparece no mangá Dragon Ball e nos animes Dragon Ball e Dragon Ball Z, também fazendo pequenas aparições em Dragon Ball GT e Dragon Ball Super. Ele é a companhia constante de Tenshinhan, seu melhor amigo, e junto com ele, era um dos alunos de Mestre Tsuru.

Visão geral[editar | editar código-fonte]

Criação e conceito[editar | editar código-fonte]

Chaos é baseado em Jiang Shi (vampiros chineses). As similaridades são mostradas em sua aparência e também quando Chaos usa alguns de seus ataques. Jiang Shi são descritos como tendo pele branca, bochechas vermelhas, e usando uma roupa da Dinastia Qing. Estes fantasmas não podem andar (apenas pular), e sempre têm seus braços esticados para frente. Estas qualidades são todas referenciadas em Chaos de algum modo: quando visto pela primeira vez, Chaos voa mais do que anda e seus ataques são executados esticando seus braços. As roupas de Chaos também são parecidas com as da dinastia Qing.

Outra possibilidade é que Chaos fora inspirado em Nezha de Jornada ao Oeste, o romance que Akira Toriyama usou como protótipo para seu próprio trabalho quando criando Dragon Ball. Nezha é normalmente mostrado como um bebê com um corpo totalmente branco, assim como Chaos. Nezha é um oponente de Sun Wukong (que inspirou Goku) e um de seus aliados é Erlang Shen, um deus mostrado com três olhos. Isto faz de Chaos e Tenshinhan um bom par, sendo similar à Nezha e Erlang respectivamente.

História[editar | editar código-fonte]

Chaos era um aluno de Mestre Tsuru, assim como Tenshinhan, e ele é especialista em poderes como telepatia e telecinese. Ele é introduzido ao fim da saga Red Ribbon no anime. Quando ele era um aluno da Escola Garça, ele formou uma rivalidade com o aluno da Escola Tartaruga Kuririn por um tempo durante o 22º Torneio de Artes Marciais. Junto com Tenshinhan, ele logo muda de lado após ver a loucura nos ensinamentos de seu mestre, e se torna um aliado confiável e um Guerreiro Z. No filme Dragon Ball: Uma Aventura Mística, Chaos aparece como o rei do Império Mifan com Tenshinhan como seu guarda costas. No filme, Chaos é manipulado por Tsuru, que ele acredita estar ajudando-o a se reunir com sua "esposa" Lan Lan, que no fim é revelada ser sua amada boneca.

Aparência[editar | editar código-fonte]

Chaos é um terráqueo que possui traços diferentes da maioria dos personagens da série, como pele muito branca e bochechas vermelhas. Assim como Kuririn, Chaos não tem nariz, e é bem baixo. Chaos tem um único fio de cabelo em sua cabeça, visto apenas quando ele remove seu chapéu. Sua roupa pela maioria da série consiste do uniforme completo da Escola Garça, ao contrário de Tenshinhan que só usa esta roupa na sua primeira aparição em Dragon Ball. Na segunda metade da Saga Vegeta, ele muda a roupa por uma regata branca. Na saga Majin Boo, assim como Tenshinhan, Chaos usa um Hanfu azul (Han estilo chinês) com uma capa branca e calças, e, embora ele usa um chapéu estilo mongol no manga, ele continua usando o chapéu da Escola Garça no anime.

Nome[editar | editar código-fonte]

O nome japonês de Chaos (餃子) é um trocadilho na comida chinesa jiaozi (chamado gyoza em japonês e "dumplings" em inglês), assim como a tradição de nomear vários personagens de Dragon Ball com comida e outras coisas.

Personalidade[editar | editar código-fonte]

Chaos é um quieto, mas bravo lutador psíquico que está disposto a ajudar seus amigos sempre que possível e é altamente devotado a seu treinamento com Tenshinhan. Ele normalmente segue Tenshinhan até o último passo, mas se ele sentir que o que ele está fazendo é certo, Chaos vai ignorar as rejeições de Tenshinhan ou até seus apelos para cometer o plano que ele pensou. Embora seja quieto e poderoso, ele também tem uma natureza infantil; zombando de Kuririn por coisas que ele também tem quando eles se conheceram pela primeira vez (chamando-o de baixinho e careca, coisas que Chaos também é). Ele também tem demonstrado uma inabilidade de resolver problemas de matemática básica ou entender algumas piadas. Ele gosta de assistir filmes, e comer tenshindon (Tenshinhan foi nomeado por este prato).

História[editar | editar código-fonte]

Chaos é introduzido primeiramente no 22º Tenkaichi Budokai. Ele era discípulo do Mestre Tsuru junto com seu amigo Tenshinhan. Depois que percebem que os ensinamentos de Tsuru eram errados, os dois o abandonam e se unem a Goku e seus companheiros para derrotar Piccolo Daimaoh. Depois de ajudar Tenshinhan e o Mestre Kame a encontrar as Esferas do Dragão, Chaos é morto por Piccolo Daimaoh ao tentar frustrar seu desejo de juventude eterna, mas é mais tarde revivido. No 23º Tenkaichi Budokai, Chaos é derrotado por seu antigo mestre Tao Pai Pai, nas eliminatórias. Chaos continua a apoiar Tenshinhan durante a série, chegando ao ponto de se sacrificar em uma batalha contra Nappa para salvá-lo. Na Saga de Freeza, Chaos vai para o Planeta de Kaioh para treinar, até ser revivido por Porunga de Namekusei. Na saga de Cell, Chaos se torna um Guerreiro Z de suporte, onde fica apenas ajudando Tenshinhan com seu treinamento e quando não está ajudando ele, está na casa do Mestre Kame. Na Saga Boo, é morto pela terceira vez, quando o Super Boo destrói a Terra, sendo revivido novamente pelo Porunga de Namekusei e fornecendo suas energias para Goku formar a Super Genki Dama que destruiu Boo. No futuro alternativo de Trunks, Chaos é morto pelos Androides 17 e 18.

Chaos do Futuro[editar | editar código-fonte]

Chaos do Futuro é visto brevemente no especial de TV Dragon Ball Z: Gohan e Trunks - Guerreiros do Futuro, pelo lado de fora da casa de Goku com os outros guerreiros esperando noticias do estado de saúde de Goku, porém Goku do Futuro morre.

No dia 12 de maio do ano 767, Chaos do Futuro é morto por dois androides. Enquanto a cena dele sendo morto não é mostrada nem no anime ou no especial de TV. Trunks do Futuro afirma, tanto no mangá e no anime que Chaos, de fato, tentou lutar junto aos Guerreiros Z que foram mortos com ele.

Chaos do Futuro tinha 29 anos quando foi morto pelos androides.

Referências[editar | editar código-fonte]