Portal:Michael Jackson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
(Atualizar Conteúdos)
Michael Jackson

Portal Michael Jackson

Michael Jackson
O Rei do Pop

Michael Joseph Jackson (1958 — 2009) foi um famoso cantor, compositor, dançarino, multi-instrumentista e produtor norte-americano. Começou a cantar e a dançar aos cinco anos de idade, iniciando-se na carreira profissional aos onze anos como vocalista dos Jackson 5; começou logo depois uma carreira solo em 1971, permanecendo como membro do grupo. Reconhecido nos anos seguintes como Rei do Pop (King Of Pop), cinco de seus álbuns de estúdio se tornaram os mais vendidos mundialmente de todos os tempos: Off the Wall (1979), Thriller (1982), Bad (1987), Dangerous (1991) e HIStory (1995). Lançou-se em carreira solo no início da década de 1970, ainda pela Motown, gravadora responsável pelo sucesso do grupo formado por ele e os irmãos.

Em idade adulta, gravou o álbum mais vendido e popular da história, Thriller. Jackson é frequentemente citado como "O maior ícone negro de todos os tempos", e com grande importância para a quebra de barreiras raciais, abrindo portas para a dominação da música negra na música popular, e pessoas como Oprah Winfrey e Barack Obama conseguirem o status que tem hoje em dia.

Cronologia

Artigos em destaque

Banda

O grupo The Jackson 5 em 1972.
The Jackson 5 (também chamados de The Jackson Five, Jackson Five, The Jackson 5ive, Jackson 5ive e The Jacksons) foi um grupo musical de R&B e Soul dos Estados Unidos. O grupo era formado pelo famoso cantor Michael Jackson e os demais integrantes da Família Jackson, seus irmãos Jackie, Tito, Jermaine e Marlon, posteriormente incluindo Randy.

A banda conseguiu logo um grande sucesso com as suas 4 primeiras músicas ("I Want You Back", "ABC", "Stop The Love you Save" e "I'll Be There") a alcançarem o topo das paradas americanas de muitos países do mundo. O Jackson Five fazia grandes performances e encantavam o público em geral, principalmente por serem tão novos, com suas músicas de estilos variados sendo apresentadas de forma brilhante pelo grupo. Foi no grupo que Michael Jackson começou a se destacar como dançarino e cantor.

Álbum

Invincible é o décimo álbum de estúdio do cantor americano Michael Jackson lançado pela Epic Records em 2001, que reúne dezesseis canções inéditas. Foi a primeira coleção de canções inéditas lançada pelo astro em seis anos, e tem como convidados o guitarrista Carlos Santana, a cantora Brandy e contém ainda um rap póstumo de Notorious B.I.G.

Nas canções "Unbreakable", "You Rock My World", "Break of Dawn" e "Threatened", Jackson assume a execução rítmica, tocando todos os instrumentos musicais.

O álbum estreou no primeiro lugar entre os mais vendidos em treze países, incluindo Estados Unidos, Inglaterra, Austrália e França. O lançamento de Invincible foi seguido pelos compactos de "Butterflies" na América e de "Cry" na Europa, Ásia e Oceania. Apesar de ter vendido mais de 15 milhões - até 2004 - e 18 milhões - até 2009 (de acordo com o site do cantor e livros de biografia), e em 2017 superou a marca de 24 milhões de cópias ao redor do globo. O número de cópias o álbum foi considerado pela crítica um fracasso comercial comparado aos trabalhos anteriores.

Canção

"Heal the World" é uma canção de Michael Jackson incluída do álbum Dangerous (1991) e lançada em 1992 como sexto compacto promocional do disco. Na faixa, o astro faz um apelo por um mundo melhor. Antes de entrar na melodia, há uma introdução composta e conduzida pelo maestro Marty Paich (1925-1995), em que uma criança pede: "pense nas futuras gerações e diga que você quer fazer um lugar melhor para uma criança. Assim elas saberão que terão um mundo novo para viver". A cantora brasileira Xuxa traduziu a música em espanhol como Curar El Mondo.

Filme

Sinal instalado na Disneylândia anunciando a volta de Captain EO, em 2010.
Captain EO é um filme 3D estrelado por Michael Jackson e dirigido por Francis Ford Coppola que foi mostrado nos parques tématicos da Disney de 1986 a 1990. A atração voltou para os parques temáticos da Disney, em 2010, como uma homenagem após a morte de Jackson.

Foi coreografado por Jeffrey Hornaday e Michael Jackson. Captain EO é considerado como um dos primeiros filmes 4-D (4D é o nome dado a um filme 3D que incorpora no teatro de efeitos especiais, tais como lasers, fumaça, entre outros, quando sincronizado com o filme narrativa). Esta inovação foi sugerida pelo escritor-produtor Rusty Lemorande que é, portanto, por vezes referido como "O Pai de 4-D". O filme conta a história de Captain EO (Michael Jackson) e da tripulação ralé de sua nave espacial em uma missão de entregar um presente para a "líder suprema" (Anjelica Huston), que vive em um mundo de podridão, metal retorcido e saídas de vapor.

Imagens em destaque
1988

1988

1997

1997

2006

2006

Tópicos
Desenho de Michael Jackson
Como colaborar!
• Crie artigos relacionados ao Michael Jackson dando visibilidade ao assunto escolhido.
• Adicione imagens nos artigos.
• Melhore os artigos do Michael Jackson.

Michael Jackson em...

Portais relacionados

AbbeyRoadZebraCrossingRevisited.jpg
Queenpaulkoeln.jpg
Scorpions.jpg
Jimi Hendrix 1967.png
The Beatles Queen Scorpions Jimi Hendrix
Elvis Presley Jailhouse Rock.jpg
ABBA Member.jpg
Joan Baez Bob Dylan crop.jpg
StubMetal.png
Elvis Presley ABBA Bob Dylan Rock