Portal:Música Portuguesa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

Bem-vindo ao Guitarra e Viola Douradas.png Portal da Música Portuguesa
 ver·editar  Música Portuguesa  

Portugal é internacionalmente conhecido pela sua tradição folclórica, em grande medida graças ao Fado e aos estilos musicais dele derivados. Sendo este um género musical directamente relacionado com e consequência da sua história e raízes culturais, tem-se observado uma recente expansão em diversos estilos musicais, como o rock ou o hip-hop.

Hoje em dia existem também bandas e/ou artistas musicais contemporâneos que dão contributos culturais muito significativos em todos os estilos e formas de música, do rock-canção, com os Ornatos Violeta, à canção pop, com os Clã, ao Black/Gothic/Folk/Heavy Metal, com os Moonspell, ao Hip-Hop falado em português, com Sam the Kid ou Valete, da fusão Rock-Hip-Hop, do qual são exemplo os Da Weasel, no Rock, Soul e Blues, dos quais os Wraygunn são um exemplo perfeito, ao Jazz e à música de dança, com os Buraka Som Sistema.



Mais sobre Música portuguesa...

 ver·editar Artigo em destaque
Rio Coura, durante o festival em 2003

Festival de Vilar de Mouros é um festival de música, que se realiza no verão em Vilar de Mouros, Caminha, Portugal. É também o mais antigo festival em Portugal, realizado pela primeira vez em 1971, sendo realizada a sua segunda edição, apenas em 1982.

Em 8 de Agosto de 1971, por altura das comemorações do IX centenário da doação de Vilar de Mouros à Sé de Tuy, foi realizado um festival de música com um formato até então impensável para a época, existindo porém plena liberdade de expressão entre todos aqueles que participaram no Festival de Vilar de Mouros de 1971, o que leva a ser considerado pela crítica nacional e internacional como o Woodstock português.

Na sua edição original, o Festival de Vilar de Mouros foi organizado por António Augusto Barge e apresentou um alinhamento musical variado, cobrindo as áreas de música tradicional, fado, pop e rock. Entre os muitos artistas que passaram pelos palcos deste festival ao longo de quase quatro décadas, estiveram: Elton John (1971), U2 (1982), Carlos Paredes (1982), The Stone Roses (1996), Rui Veloso (2000), Rammstein ( 2002), Tricky (2006).


Saber mais...


 ver·editar Imagem em destaque
Sónia Tavares (The Gift), 2005
fotografia de João Loureiro
 ver·editar Neste mês
  • 8 de Abril de 1969 — nasce Dulce Pontes, uma das cantoras portuguesas mais populares e reconhecidas internacionalmente. Canta canções pop, música tradicional portuguesa (fado e folclore incluído), bem como música clássica.
  • 15 de Abril de 2005 — é inauguarada no Porto, a Casa da Música. Embora o concerto do dia de abertura ocorresse no dia 14 com os Clã e Lou Reed, o espaço só foi inaugurado no dia 15 de abril 2005, pelo Presidente da República Jorge Sampaio.
  • 25 de Abril de 1960 — nasce Mário Laginha, pianista e compositor da área do jazz, parceiro musical habitual de Maria João.
 ver·editar Biografias
Antonio Chainho.jpg

António Chainho (Santiago do Cacém, 1938) é um guitarrista e compositor português, reconhecido internacionalmente, considerado um embaixador da guitarra portuguesa.

A vida e a carreira de Chainho confundem-se, de modo que sua vida entrelaça-se em sua carreira artística. Quando terminou o serviço militar, Chainho já estava decidido que a sua vida seria dedicar-se à guitarra portuguesa. Era então a década de 1960 quando, no auge dos vinte anos, mostrou-se um verdadeiro virtuoso nas doze cordas.

Depois de alguns anos de actuações instrumentais, em que actuou como acompanhante, decide mudar a ordem das coisas e chamar cantores para acompanhá-lo, e inicia uma sucessão de apresentações internacionais. Desde aí vem coleccionando participações com dezenas de artistas, como, Gal Costa, Teresa Salgueiro (Madredeus), Marta Dias, Filipa Pais, Ana Sofia Varela, Elba Ramalho, Nina Miranda (Smoke City), José Carreras...


Saber mais sobre António Chainho...

 ver·editar Sabia que...

... Lúcia Moniz conquistou no Festival Eurovisão da Canção 1996, com "O Meu Coração Não Tem Cor", a melhor classificação de sempre de Portugal- o 6º lugar?

 ver·editar Categorias

Categoria Música de Portugal clicar em [+] para ver as subcategorias.




 ver·editar Colabore no WikiProjecto!
 ver·editar Tópicos
Música de Portugal

Estilos - Cante Alentejano  · Fado  · Hip Hop  · Pimba  · Popular  · Tradicional  · Rock  · Infanto-juvenil

Festivais - Intercéltico de Sendim · Festival para Gente Sentada · Festival da Juventude (SMF) · Festival Marés Vivas · Festival Músicas do Mundo · Optimus Alive! · Paredes de Coura · Sudoeste · Super Bock Super Rock · Rock in Rio · Rock.VFR · Vilar de Mouros

Tópicos

Concursos - Festival RTP da Canção · Grande Noite do Fado · Termómetro Unplugged

Media - Blitz · MTV Portugal

Rádios - Antena 1  · Antena 2  · Antena 3 · Mega Hits FM  · Rádio Comercial  · RFM  · Rádio Renascença  · Rádio Sim

Hinos de Portugal - Hino da Monarquia de Portugal  · Hino da República de Portugal

Listas - Lista de cantores de Portugal  · Lista de bandas de Portugal  · Lista de festivais de música em Portugal  · Lista de editoras discográficas independentes de Portugal  · Lista de rádios de Portugal


 ver·editar Wikimedia
Música Portuguesa no Wikinotícias     Música Portuguesa no Wikiquote     Música Portuguesa no Wikilivros     Música Portuguesa no Wikisource     Música Portuguesa no Wikcionário     Música Portuguesa na Wikiversidade     Música Portuguesa no Wikivoyage     Música Portuguesa no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/M%C3%BAsica_PortuguesaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/M%C3%BAsica_PortuguesaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/M%C3%BAsica_PortuguesaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/M%C3%BAsica_PortuguesaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/M%C3%BAsica_PortuguesaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/M%C3%BAsica_PortuguesaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/M%C3%BAsica_PortuguesaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:M%C3%BAsica_PortuguesaCommons-logo.svg
 ver·editar Portais relacionados