RFM

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox important.svg
Este artigo ou seção parece estar escrito em formato publicitário ou apologético.
Por favor ajude a reescrever este artigo para que possa atingir um ponto de vista neutro, evitando assim conflitos de interesse.
Para casos explícitos de propaganda, em que o título ou todo o conteúdo do artigo seja considerado como um anúncio, considere usar {{ER|6|2=~~~~}}, regra n° 6 da eliminação rápida.
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros (desde maio de 2016).
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Se foi redirecionado(a) para esta página e não é a que procura, consulte: RFM (desambiguação).
RFM
RFM
{{{alt}}}
País  Portugal
Sede Lisboa
Slogan "Só grandes músicas."
Fundação 1 de janeiro de 1987 (1987-01-01)
Idioma (em português)
Cobertura Nacional
Webcast http://rfm.sapo.pt/ouviremissao
Página oficial http://rfm.sapo.pt/

A RFM (que significa: Renascença FM) é uma emissora de radiodifusão portuguesa que foi fundada em 1987 e que pertence ao Grupo Renascença Multimédia (conjuntamente com a Rádio Renascença, a Mega Hits e a Rádio Sim).

Foi a estação mais ouvida em Portugal (líder absoluta de audiências, segundo a Marktest) entre 2001 e 2012. Trata-se de uma rádio de género musical, que passa música pop rock em praticamente todos os seus horários. Pouco antes da hora certa, podem ser ouvidas as notícias. As informações de trânsito e de meteorologia estão em antena às 17 horas, 18 horas e 20 horas. (Durante os dias úteis, também às 7 horas, 8 horas e 9 horas.)

A RFM conta com programas na sua grelha que apresentam um horário bem definido: o Café da Manhã, de segunda a sexta, das 7h às 10h, com Pedro Fernandes, Mariana Alvim, António Raminhos e Nilton. Das 10h até às 13h, é José Coimbra que está à frente da emissão. Das 13h até às 17h, temos Paulo Fragoso na emissão. Desde as 17h até às 20h, é a vez de Carolina Camargo. Das 20h até às 22h, entram no ar Joana Cruz e Rodrigo Gomes, com o "BFF", um programa de conversa/tertúlia, sempre com um ou mais convidados em estúdio. O Oceano Pacífico, de domingo a sexta, vai para o ar das 22h às 2h, com Marcos André, após João Chaves ter abandonado, por iniciativa própria, o leme daquele que é um dos mais conhecidos programas radiofónicos em Portugal. João Porto pega na emissão madrugada fora, até às 5h. Das 5h até às 7h, a emissão continua com Catarina Figueiredo. Nas noites de sexta, das 22h às 2h, António Mendes toma o rumo da emissão, seguido de Música Sem Parar, até às 7h.

Ao sábado temos Ana Colaço, das 7h até às 13h, seguido de Joana Cruz, das 13h até às 18h. Das 18h até às 20h, Paulo Fragoso apresenta o Top 25 RFM. A emissão segue com António Mendes, das 20h até às 0h. A seguir, das 0h até às 2h, é transmitido o RFM Somnii Radioshow, um programa de música de dança eletrónica, apresentado pela dupla de DJ's da RFM, António Mendes e Djay Rich. A seguir seguem-se cinco horas de música sem parar, das 2h até às 7h. Ao domingo, o dia começa de novo com Ana Colaço, das 7h até às 13h. Seguimos com Daniel Fontoura, das 13h às 16h, passando para José Coimbra, das 16h até às 20h. A partir daqui, a emissão segue com a programação normal de semana.

O Oceano Pacífico comemorou, em Outubro de 2009 (à data ainda com João Chaves), 25 anos de emissão, comemorações essas que arrancaram em Junho com um concerto de Elton John no Pavilhão Atlântico em Lisboa e terminaram com um cruzeiro pelo Mediterrâneo com alguns dos animadores e ouvintes da RFM.

A programação musical desta rádio centra-se em grupos ou músicos como Shakira, Lady Gaga, Fingertips, Coldplay, Miguel Gameiro, Pedro Abrunhosa, George Michael, Pink, Leona Lewis, The Killers, The Script, Beyoncé, entre outros. Apesar do seu estilo de música maioritariamente comercial, na RFM é possível ouvir, pontualmente, alguns êxitos e clássicos dos anos 70, 80 e 90, como músicas dos The Police, Pink Floyd, Queen, U2, Pólo Norte, Sting e Green Day.

Desde o início de 2014 que a RFM passa bastante música africana, nomeadamente kizomba, que envolve artistas como Badoxa, B4, C4 Pedro e, sobretudo, Anselmo Ralph. Em relação a Anselmo Ralph, a RFM dá-lhe bastante divulgação e apoio institucional, como apresentação em concertos ou oferta de bilhetes (através de passatempos).

Actualmente, os locutores da RFM são André Henriques, Mariana Alvim, Joana Cruz, Nilton, Rui Unas, José Coimbra, Carla Rocha, Paulo Fragoso, João Porto, António Mendes e Marcos André. Raramente surgem alterações à grelha. Nos bastidores encontramos Ana Margarida Oliveira, António Manuel (Toni), João Reis, José Pedro, Maria José Areias, Maria José Pardal, Mário Losna, Miguel Santos, Rodrigo Gomes e Teresa Lage.

A 6 de Novembro de 2010 a RFM realizou a 1.ª Edição dos Prémios RFM Ernestos 2010: um grande espectáculo que encheu a Nave de Espinho com mais de 11 mil pessoas a assistirem, transmitido em directo para a rádio e com transmissão vídeo para a Internet. Esta 1.ª Edição dos Ernestos que contou com o melhor da música portuguesa. Foram entregues Ernestos de barro a músicos como Luis Represas, Xutos e Pontapés, Pedro Abrunhosa, João Pedro Pais, Táxi, Fingertips, Miguel Gameiro e muitos outros.

Em 2010 a RFM apostou nas novas plataformas e para além de consolidar a sua página da internet RFM com as Webrádios RFM Online, Oceano Pacífico Online, 80s RFM e a RFM Clubbing, a RFM ultrapassou a barreira dos 200 mil fãs no Facebook RFM e lançou a RFMvi onde se pode ver o que se ouve na RFM. Desde o final de 2010 que também é possível seguir a RFM através de aplicações criadas para Smartphones, iPhone e, alguns meses mais tarde, para iPad.

A página da RFM no Facebook conta com mais de 1 milhão e 200 mil gostos.

A RFM conta com uma aplicação para dispositivos móveis (smartphones e tablets), bem como um site, onde é possível ouvir a emissão online.

Em 2012, a RFM foi ultrapassada pela Rádio Comercial nas audiências, após mais de 10 anos de liderança absoluta.

Rádios online[editar | editar código-fonte]

A RFM tem 4 emissões 24/7 através do seu site: a RFM normal (a mesma que se ouve na frequência de rádio), a "80s RFM", a "RFM Oceano Pacífico" e a "RFM Somnii webradio". As últimas três passam música em todo o seu horário.

A "80s RFM", como o nome indica, passa os maiores êxitos dos anos 80.

A "RFM Oceano Pacífico" é uma espécie de Oceano Pacífico permanente, que passa sempre músicas calmas e de batida mais lenta.

A "RFM Somnii webradio" (dantes "RFM Dancefloor") vai buscar o seu nome ao festival de música electrónica "RFM Somnii", que é organizado todos os anos na Praia do Relógio na Figueira da Foz. Passa música electrónica dos maiores DJs mundiais, a quem de junta os "da casa" André Henriques, António Mendes e DJ Rich.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]