Pólo Norte (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pólo Norte
Informação geral
Origem Belas, Sintra
País  Portugal
Gênero(s) Pop rock
Período em atividade 1992 - presente
Gravadora(s) Lemon
Farol Música
Integrantes Tó Almeida
Marco Vieira
João Gomes
Luís Varatojo
Ex-integrantes Tiago Oliveira
Miguel Gameiro
Página oficial Pnorte.pt

Pólo Norte é uma banda musical portuguesa de estilo pop rock que surgiu em 1992[1] , sucedendo à banda Honoris Causae. Miguel Gameiro, António Villas-Boas, Rodrigo Ulrich, Francisco Aragão e Tiago Oliveira foram os fundadores da banda. Miguel Gameiro é o vocalista e o autor da maioria das canções produzidas pelo grupo.

Elementos do grupo[editar | editar código-fonte]

O grupo é constituído (2007) pelos seguintes elementos: Miguel Gameiro (voz), Tó Almeida (guitarra), Marco Vieira (baixo), Luís Varatojo (Bateria)

História[editar | editar código-fonte]

A banda foi fundada em 1992 na região de Belas, concelho de Sintra, por Miguel Gameiro, António Villas-Boas, Rodrigo Ulrich, Francisco Aragão, Tó Rodrigues e Tiago Oliveira.

Em 1995, a banda publicou o seu primeiro disco intitulado Expedição[1], da qual fazem parte os primeiros sucessos da banda como: Lisboa, Grito, etc.

Em 1996, a banda publicou o disco Aprender a Ser Feliz, um dos seus títulos mais emblemáticos, despertando uma imensidão de fãs pelo país. Em 1999 gravou o terceiro álbum de originais com o título Longe, culminado como uma das melhores fases da banda, em que já se depertava o interesse do público e das editoras. Em 2000, publicaram um disco ao vivo com todos os sucessos da banda até esse ano, num concerto ao vivo na Aula Magna, em Lisboa. Em 2002, o grupo lançou o álbum Jogo da Vida, sendo "Pura Inocência" a canção de maior destaque, tendo sido bandas sonora numa novela da TVI, intitulada Saber Amar.

Em 2005 publicou o álbum Deixa o Mundo Girar, considerado por muitos críticos como o melhor da banda e com uma carga mais rock que os anteriores. Deste álbum foram extraídos três singles: o título homónimo, Deixa o Mundo Girar (canção), A Dança e Pele (canção) todos com grande sucesso, tendo feito parte de bandas sonoras de várias telenovelas. Em 11 de Junho de 2007 foi reeditado o álbum Deixa o Mundo Girar, publicado em dois CD incluindo o primeiro as dez faixas integrantes no original de 2005 e o segundo as cinco canções que o grupo interpretou ao vivo no dia 13 de Abril de 2007 no auditório da RFM num mini-concerto. Em Abril de 2008, foi publicado o álbum 15 Anos, uma coletânea dos seus maiores êxitos e dois originais.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]


Ao vivo[editar | editar código-fonte]

Compilações[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b sítio mundoportugues.org (19 de Abril de 2010). «Ex-vocalista dos Pólo Norte lança álbum a solo». Consultado em 19 de Janeiro de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of Portugal.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical de Portugal, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.