Farol Música

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Farol Música
Farol Música, Lda
Razão social Farol Música, Lda
Empresa de capital aberto
Atividade Música e entretenimento
Sede Lisboa, Portugal


Farol Música é uma editora discográfica portuguesa com sede em Queluz de Baixo. Detida pelo Grupo Media Capital, um dos maiores grupos de média de Portugal.[1]

Começou por ser o braço editorial da empresa Regiespectáculos tendo lançado nomes como Marta Dias ou Gaiteiros de Lisboa. Nessa fase era apenas uma pequena editora independente.

Após a sua aquisição pelo Grupo Media Capital, proprietário da TVI, em 2001, a empresa passou a ser uma das maiores editoras discográficas em Portugal lançando compilações e bandas sonoras dos programas da TVI, bem como discos de artistas ligados à série de televisiva Morangos com Açúcar, nomeadamente os D'ZRT e trabalhos a solo de Angélico Vieira.[2] Tiveram sucesso de vendas também com os artistas André Sardet, Rita Guerra e Tony Carreira, e editaram compilações de tributo com grandes êxitos de Cândida Branca Flor e Tonicha.

A Farol Música foi, em 2006, líder no segmento da música portuguesa sendo ainda a segunda editora no total do mercado discográfico português. A Farol Música chegou também a representar em Portugal, durante alguns anos, o catálogo da multinacional Warner Music.

Em 2016, a Farol Música decidiu encerrar a sua actividade de edição discográfica em suporte físico (CD), mantendo apenas actividade em distribuição digital.

Referências

  1. «A Media Capital Musica e Entretenimento». Prisa–Media Capital. Consultado em 29 de maio de 2017 
  2. «"A grande paixão do Angélico sempre foi a música", salienta editora Farol». Sapo Mag. 21 de junho de 2011. Consultado em 29 de maio de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma gravadora é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.