Rádio Nostalgia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rádio Nostalgia
País Portugal Portugal
Frequência(s) 90,4 MHz Lisboa
91,0 MHz Porto
Sede Lisboa
Slogan Bons tempos, grandes canções
Fundação 1993 / 2011
Proprietário(s) Música no Coração
Idioma Língua Portuguesa
Página oficial www.nostalgia.pt

Rádio Nostalgia foi uma emissora de rádio que emitia nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, fundada em 1993 que funcionou até 2016.

História[editar | editar código-fonte]

A Rádio Nostalgia nasce por intermédio do grupo Presslivre na frequência de 103,0 MHz do Barreiro, e depressa se tornou numa estação muito famigerada por ter uma programação musical distinta, com músicas dos anos 60, 70 e 80.

Em 1996, a Rádio Comercial (que era do mesmo grupo) passa a emitir a mesma programação em FM e na OM, libertando assim a rede regional sul com o fim da Rádio Comercial Onda Média. No ano seguinte, o grupo Presslivre vende as duas estações, Rádio Comercial e Nostalgia ao então grupo SOCI - Sociedade de Comunicação Independente - grupo que detinha o jornal O Independente, e que actualmente é designado por Media Capital. Entretanto a Nostalgia começa a emitir na região do Porto em 100,8 MHz da Maia.

Em 2003, a Media Capital muda o nome e a programação da Rádio Nostalgia, passando a chamar-se Rádio Clube Português, produto que segue as mesmas linhas musicais da Nostalgia, mas que usa a mesma imagem do antigo Rádio Clube Português. A Nostalgia passou a emitir exclusivamente online no portal Cotonete até 2006.

Em Junho de 2011, Luís Montez adquiriu a Rádio Europa Lisboa e em Setembro do mesmo ano, a Rádio Nostalgia regressou ao éter. A Nostalgia pertencia agora ao Grupo Luso Canal. [1]

Sob o mote "bons tempos, grandes canções", a Rádio Nostalgia dedicava a sua programação musical aos chamados "oldies", grandes clássicos intemporais, especialmente das décadas de 60, 70 e 80. A estação era um franchising da homónima francesa, Nostalgie, pertença do grupo Energie, que se destina a um grupo-alvo de ouvintes entre os 35 e os 55 anos.

Em Outubro de 2016 a Rádio Nostalgia anunciou o seu fim. O empresário Luís Montez explicou que a estação "chocava" com a M80, outra estação que tem um público-alvo e uma programação muito semelhante.

As frequências ocupadas pela Rádio Nostalgia vão passar para a Rádio Super Bock Super Rock. O regulador dos media ERC autorizou a mudança do nome de Rádio Nostalgia para Rádio SBSR com duas condições, uma das quais a impossibilidade de a venda de espaço publicitário à Unicer ultrapassar 50% do total de tempo reservado à publicidade.[2]

Frequências[editar | editar código-fonte]

  • 90,4 MHz Lisboa
  • 91,0 MHz Porto

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Rádio é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.