Mário Ferreira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Para o filósofo, veja Mario Ferreira dos Santos.


Mário Ferreira
Nome completo Mário Nuno dos Santos Ferreira
Nascimento 15 de janeiro de 1968 (54 anos)
Matosinhos, Portugal
Nacionalidade Português
Fortuna Aumento 601 milhões [1]
Cônjuge Paula Dias Ferreira
Filho(a)(s) 4
Alma mater Universidade Lusófona (BA)
Universidade de Navarra (MA)
Ocupação Empresário
Principais trabalhos Mystic Invest
Douro Azul
Virgin Galactic
TVI

Mário Nuno dos Santos Ferreira CvGDSMOMComMComMAIC (Matosinhos, 15 de Janeiro de 1968) é um empresário e empreendedor português[2], presidente do grupo Mystic Invest, e CEO da Douro Azul.

É presidente de uma empresa de cruzeiros fluviais em Portugal [3]. Foi o primeiro turista espacial português[4], viagem que realizou a 3 de agosto de 2022 a bordo da New Shepard One da Blue Origin[5]. Em 2015, foi um dos investidores da versão portuguesa do programa Shark Tank.[6]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Mário Ferreira é licenciado em Gestão de Empresas Turísticas, pela Universidade Lusófona, e tirou ainda o curso de Gestão Avançada para Gestores na IESE, Universidade de Navarra, Espanha. É casado com Paula Paz Dias Ferreira e tem quatro filhos[7].

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Passou a infância em Leça da Palmeira, ao lado do Porto de Leixões.[8][9] Com 14 anos vai trabalhar e estudar durante o Verão, nos Summer Camps, em Inglaterra[10]. Dois anos mais tarde, parte para Londres[11] para trabalhar na restauração.

Carreira empresarial[editar | editar código-fonte]

Em 1992, abre o restaurante Avó Miquinhas[12]. Em 1993 cria a empresa Ferreira & Rayford[13].

Em 1996, inicia a actividade da DouroAzul[14], reforçando o número de embarcações, e celebra o primeiro contrato com um operador inglês para a utilização em exclusivo do único navio-hotel a operar no rio Douro. Em 1998, adquire o Palácio Solar da Rede, que após ser transformado em pousada, passa a integrar em regime de “franchising” a rede de pousadas da empresa estatal ENATUR (Empresa Nacional de Turismo) que detém o património das Pousadas e procede à sua gestão[15].

Em 1999, assina parceria com uma das maiores operadoras internacionais de cruzeiros, a Uniworld, que marca a entrada no mercado norte-americano e a projecção internacional do grupo.

Em 2000, cria a Helitours[16], proporcionando voos turísticos no Porto e Douro e em 2001 adquire o primeiro iate.

Em 2002, adquiriu o Vintage House Hotel[10], no Pinhão. Ainda em 2002, compra a centenária Foto Beleza[17], e com o acervo desta cria o Espólio Fotográfico Português[18], que contém mais de 600 mil fotografia de todo o país.

Em 2010 e 2011, a Douro Azul, é distinguida com o estatuto de PME Excelência, pelo IAPMEI[19] e Turismo de Portugal; prossegue a conquista de vários mercados internacionais, firmando um contrato com a operadora internacional AmaWaterways[20] e cria a Mystic Cruises para a comercialização de cruzeiros fluviais nos principais rios do mundo[21].

Já em 2012 apresenta a BlueBus City Sightseeing[22], com uma frota de 10 autocarros turísticos que passa a operar na cidade do Porto, inaugura o Welcome Tourist & Business Center[23] e os novos escritórios da DouroAzul, em Miragaia, no Porto. Ainda em 2012, adquire e apresenta publicamente o Spirit of Chartwell[24], a barcaça oficial das comemorações do Jubileu da Rainha Isabel II de Inglaterra. Nesta altura decide descontinuar a operação dos barcos diários para se dedicar em exclusivo, no que diz respeito ao rio Douro, aos cruzeiros de luxo em navio-hotel e assina um contrato no valor de 50 milhões de euros com a Navalria para a construção de 4 novos navios-hotel de luxo[25].

No início de 2013, inaugura dois dos novos navios-hotel com a presença das madrinhas Sharon Stone e Andie MacDowell, actrizes de Hollywood[26]. No mesmo ano, inicia a operação internacional com a embarcação Trafaria Praia, que foi Pavilhão de Portugal na 55.ª edição da Bienal de Veneza[27], e apresenta os novos barcos de tipo rabelo, os BlueBoats[28], denominados de Catarina do Douro e Carlota do Douro, em nome das duas filhas mais novas de Mário Ferreira. Ainda em 2013, a Douro Azul é premiada com um World Tavel Market Global Award[29].

No arranque de 2014, Mário Ferreira comprou o antigo Edifício Monumental, situado na Avenida dos Aliados, no Porto, que mais tarde vendeu e foi transformado num hotel de luxo, denominado, Monumental Palace Hotel abrindo em 2018[30]. Em Março de 2014, apresenta mais dois novos navios-hotel, o Viking Hemming e o Viking Torgil, e inaugura o World of Discoveries - Museu Interativo e Parque Temático, dedicado aos Descobrimentos portugueses[10], situado em Miragaia, no Porto.

Um dia depois da inauguração do World of Discoveries, no dia 25 de Abril de 2014, dá início à operação de cruzeiros diários em Lisboa, com o cacilheiro Trafaria Praia, no rio Tejo[31], cuja oferta incluía, para além do cruzeiro, a visita à exposição da artista plástica Joana Vasconcelos[32]. Ainda em 2014, Ferreira anuncia a compra do ferry Atlântida[33] e vê a DouroAzul vencer os World Travel Awards na categoria de Europe’s Leading River Cruise Company[34]. O ano culmina com a assinatura do contrato para construção, nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo[35], de um novo navio-hotel[36], para começar a operar no rio Douro em 2016.

Em 2015 o grupo inicia mais um desafio na região, com o anúncio dos novos programas de cruzeiro que incluem Douro e Minho, numa perspetiva de trazer mais turistas para as duas regiões e incrementar a sua projecção nos mercados internacionais[37].

Ainda em 2015 adquire a empresa de cruzeiros alemã Nicko Cruises[38], um dos maiores operadores de cruzeiros da Europa, que há data passava por um processo de insolvência. A frota conjugada da Nicko Cruises e DouroAzul tornam o grupo de Mário Ferreira um dos maiores operadores de cruzeiros fluviais a nível mundial.

Mário Ferreira foi eleito, em 2016[39], Presidente da Associação para o Museu dos Transportes e Comunicações, entidade que gere o Centro de Congressos da Alfândega do Porto. A entidade apresentou os seus melhores resultados financeiros, até à data, em 2019, tendo apresentado lucros no valor de mais de 1 milhão de euros.[40]

Em 2018 lançou a Mystic Cruises, uma divisão de cruzeiros oceânicos de expedição e exploração pertencente à holding Mystic Invest que tem feito uma forte aposta na construção naval em Portugal[41]. Em janeiro de 2020, celebrou com a West Sea Estaleiros Navais um novo contrato, no valor de 287 milhões de euros, para a construção de mais quatro navios de expedição[42]. Da sua frota faz parte o World Explorer (2019), o primeiro navio de passageiros a ser construído em Portugal[43], eleito pela alemã NABU - Natural and Biodiversity Conservation Union como uma das embarcações de cruzeiro menos poluentes e sustentáveis da Europa[44].

Em 2019, o Grupo abriu uma delegação em Fort Lauderdale, Miami, com a marca Atlas Ocean Voyages, uma sucursal da Mystic Cruises, que consolida as suas vendas em Portugal. Em maio deste mesmo ano, Mário Ferreira vendeu uma cota de 40% da MysticInvest holding por €250 milhões ao fundo americano Certares[45].

No ano de 2020, os resultados do grupo de Mário Ferreira foram afectados[46] pelos efeitos da pandemia da Covid-19, mantendo no entanto a aposta no crescimento da frota de cruzeiros oceânicos com a aquisição do navio MS Vasco da Gama, com capacidade para mais de mil passageiros[47]. Ainda em 2020, Mário Ferreira inagurou o hotel de cinco estrelas The Lodge[48], situado em Vila Nova de Gaia.

Em Maio de 2020 comprou 30,22% da Media Capital por 10,5 milhões de euros[49].

Polémicas e processos judiciais[editar | editar código-fonte]

O empresário tem um diferendo com a CCDR-N, devido a uma Avaliação de Impacte Ambiental que chumbou o projecto do Marina Douro Hotel no Mesão Frio.[50]

Mário Ferreira moveu um processo por difamação a um antigo funcionário de outras empresas de cruzeiro no Douro, que denunciou más condições trabalho e exploração dos funcionários.[51]

Ainda noutro diferendo judicial, este com a ex-embaixadora e ex-candidata presidencial Ana Gomes, devido a acusações desta relacionadas com a compra e imediata revenda do ferryboat Atläntida e com buscas judiciais no processo da subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, no âmbito de uma investigação da Polícia Judiciária a suspeitas de crimes de administração danosa, corrupção e participação económica em negócio[52][53]

Outras actividades[editar | editar código-fonte]

Sharktank Portugal[editar | editar código-fonte]

Mário Ferreira, foi um dos cinco empresários a compor o painel de investidores nas duas temporadas da versão portuguesa do programa norte-americano “Shark Tank”, que estreou na SIC a 21 de março de 2015.[54] O empresário foi um dos júris que regressou para a segunda, e última temporada, do programa em Portugal.

Turismo espacial[editar | editar código-fonte]

Em 2007, depois de comprar o bilhete para uma viagem até ao espaço com a Virgin Galactic, Mário Ferreira torna-se o primeiro candidato a turista espacial português[55].

Em virtude da parceria com a Virgin Galactic e da amizade com Richard Branson, funda a primeira empresa de Turismo Espacial em Portugal: a Caminho das Estrelas[56]. Esta empresa dedica-se à comercialização desde voos orbitais a experiências de gravidade zero.

A 04 de Agosto de 2022 pelas 14:57h (hora Portuguesa), Mário Ferreira partiu de Corn Ranch, Texas para o espaço a bordo da New Shepard (NS4), participando na missão Blue Origin NS-22, tornando-se assim, no primeiro português a ir ao espaço.[57]

Rally Dakar[editar | editar código-fonte]

Mário Ferreira no Lisboa - Dakar 2007

Em 2007, participou no maior rali do mundo, Lisboa-Dakar 2007, tendo como parceiro o empresário bracarense José Carlos Sousa. Terminaram a prova com êxito, com a particularidade de terem sido a única equipa rookie na categoria T2 a chegar ao fim.[58]

Condecorações e prémios[editar | editar código-fonte]

  • 29 de Maio de 2003: Comendador da Ordem do Mérito[59][60]
  • 2003: Nomeado Cônsul-Honorário da República da Estónia no Porto[59];
  • 2005: Cruz da Ordem da Terra Mariana pelo Presidente da República da Estónia;
  • 8 de Novembro de 2005: Comendador da Ordem Civil do Mérito Agrícola, Industrial e Comercial Classe Comercial[59][61];
  • 2007: Nomeado Membro-Honorário da ADESG (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra) no Brasil, para a Europa e Países Lusófonos[59];
  • 2008: Medalha Municipal de Mérito – Grau Prata pela Câmara Municipal do Porto[59];
  • 2011: Medalha de Ouro de Mérito Profissional pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia;
  • 2013: Medalha do Pacificador atribuída pelo Exército do Brasil[62];
  • 2014: Cavaleiro de Graça e Devoção da Ordem Soberana e Militar Hospitalária de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta;
  • 2014: Prémio Gestor do Ano em Transportes Marítimos nos Amadeus Brighter Awards[63]
  • 2014: Nomeado Curador da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento[62]
  • 2018: recebeu do Governo Português a Medalha de Mérito Turístico, Grau Ouro, uma das mais relevantes distinções nacionais pelo trabalho desenvolvido ao nível da promoção turística de Portugal.[64]
  • 2020: vencedor do prémio Seatrade Cruise Personality of the Year nos Seatrade Awards[65]
  • Publicações[editar | editar código-fonte]

  • “Do Tua à Foz com a Foto Beleza”, 2002[66];
  • “Douro Património Mundial – Fotografia aérea”, 2004[67];
  • “Douro Reserva Histórica & O vinho do Porto”, 2006;
  • “Na onda de um Sonho”[68] onde relata a sua primeira volta ao mundo a bordo do paquete de luxo Vistafjord, onde trabalhou, 2008;
  • “Espólio Fotográfico Português/Portuguese Photographic Heritage”[69] é editado pelo CEPESE, tendo Mário Ferreira sido co-autor juntamente com Francisco Queiroz, Fernando de Sousa, Maria do Carmo Serén e Paula Barros, 2008;
  • “O último Dakar em África”[70][71], 2009 em parceira com o jornalista João Fernando Ramos, onde partilha algumas das emoções vividas dura a última grande prova decorrida no continente Africano
  • "O Nosso Porto"[72], 2016, livro de fotografias sobre a cidade do Porto lançado em co-autoria com Rui Moreira, Armando Tavares e Manuel Varzim
  • Referências

    1. https://rr.sapo.pt/especial/pais/2022/07/07/o-empresario-e-o-navio-maldito/291190/
    2. http://www.rtp.pt/programa/tv/p28428/e2
    3. http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/douro_azul_facturou_mais_39_ate_outubro.html
    4. http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1441984
    5. https://www.publico.pt/2022/08/04/ciencia/noticia/mario-ferreira-vai-portugues-ir-espaco-2016001
    6. http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Media/Interior.aspx?content_id=4142097
    7. http://www.vip.pt/55612a8/mod_artigos_obj_moda.aspx?sid=e4d2cb86-26fb-4a44-a35d-8ed2e82ff8c4&cntx=Z6lXUQjTPMoRneP3HdYEKWjYVf%2FeOaMSXabcqMPBfvoe%2FVSBRx%2BRzWyW3RdfX30e
    8. http://www.viva-porto.pt/Entrevistas/mario-ferreira.html
    9. http://www.publituris.pt/2013/12/18/conheca-os-nomeados-para-os-amadeus-brighter-awards-2013/
    10. a b c http://www.noticiasmagazine.pt/2014/em-portugal-existem-oportunidades-mas-tambem-muitos-velhos-do-restelo/
    11. http://economico.sapo.pt/noticias/investir-entre-o-rio-douro-e-a-lua-cheia_207616.html
    12. http://www.sol.pt/noticia/105762
    13. http://www.theportugalnews.com/news/view/788-36
    14. http://www.douroazul.com/Default.aspx?ID=1315
    15. http://www.ambitur.pt/site/print_news.asp?news=84[ligação inativa]
    16. http://www.publico.pt/local-porto/jornal/heliturismo-pode-levantar-voo-do-porto-em-marco-165372
    17. http://static.publico.pt/blogs/artephotographica/fotobeleza.pdf
    18. http://www.espoliofotograficoportugues.pt/
    19. «Cópia arquivada». Consultado em 28 de janeiro de 2015. Arquivado do original em 14 de abril de 2015 
    20. http://www.rhturismo.net/index.php?option=com_content&task=view&id=16452
    21. http://www.publituris.pt/2014/09/23/douro-azul-adquire-o-atlantida-e-cria-a-mystic-cruises-para-operar-no-amazonas/
    22. http://www.discoverdourovalley.com/content/bluebus-city-tours/dou3A8C24070AB2CE9B9
    23. http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Porto&Option=Interior&content_id=2756578
    24. http://www.publico.pt/local/noticia/chega-hoje-ao-douro-a-barcaca-real-que-os-ingleses-nao-queriam-perder-1563082
    25. http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/martifer_ganha_mais_dois_navios_hotel_da_douro_azul.html
    26. http://www.publico.pt/local/noticia/sharon-stone-e-andi-macdowell-sao-madrinhas-de-novos-barcos-da-douro-azul-1586841
    27. http://expresso.sapo.pt/douro-azul-fica-com-cacilheiro-de-joana-vasconcelos=f859268
    28. http://portocanal.sapo.pt/noticia/5381/
    29. http://visitportugalblog.blogspot.pt/2013/11/douroazul-wins-prestigious-world-travel.html
    30. http://www.publico.pt/local/noticia/hotel-e-cafe-de-luxo-ocupam-antiga-pensao-monumental-1623431
    31. http://fugas.publico.pt/Noticias/333471_cacilheiro-trafaria-praia-em-cruzeiros-no-tejo
    32. http://www.dn.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=3830878&seccao=Artes%20Pl%E1sticas[ligação inativa]
    33. http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/douro_azul_compra_atlantida_com_capitais_proprios_e_investe_6_milhoes_no_futuro_paquete.html
    34. http://www.worldtravelawards.com/award-europes-leading-river-cruise-company-2014
    35. http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/estaleiros_de_viana_voltam_a_construir_navios_com_um_viking.html
    36. https://www.google.pt/#q=viking+osfrid+m%C3%A1rio+ferreira
    37. http://www.pt.cision.com/cp2013/ClippingDetails.aspx?id=6beff4cc-b913-469f-af79-953cb6ab1d79&analises=1
    38. «Douro Azul compra "gigante" Nicko Cruises». Transportes & Negócios. 27 de julho de 2015. Consultado em 7 de dezembro de 2021 
    39. apat (4 de julho de 2016). «Mário Ferreira eleito presidente da Associação para o Museu dos Transportes e Comunicações». pporto.pt. Consultado em 7 de dezembro de 2021 
    40. «Mário Ferreira põe Alfândega do Porto a chegar ao milhão de lucros». www.jornaldenegocios.pt. Consultado em 7 de dezembro de 2021 
    41. «Construídos em Viana, primeiros navios de cruzeiro 100% portugueses chegam a Lisboa». TSF Rádio Notícias. 4 de novembro de 2020. Consultado em 7 de dezembro de 2021 
    42. «Martifer adjudica contratos de €286,7 milhões para construção de quatro navios». Jornal Expresso. Consultado em 7 de dezembro de 2021 
    43. «World Explorer, os segredos do navio que custou 80 milhões de euros ao empresário Mário Ferreira». Jornal Expresso. Consultado em 7 de dezembro de 2021 
    44. «Navio oceânico de Mário Ferreira no top 20 europeu da NABU». www.jornaldenegocios.pt. Consultado em 7 de dezembro de 2021 
    45. «Mário Ferreira vendeu 40% do negócio dos cruzeiros». Dinheiro Vivo. 31 de maio de 2019. Consultado em 7 de dezembro de 2021 
    46. «Dono da Douro Azul diz que 1.º semestre foi melhor que a desgraça prevista». www.jornaldenegocios.pt. Consultado em 7 de dezembro de 2021 
    47. «Mário Ferreira compra navio Vasco da Gama em leilão no Reino Unido». www.jornaldenegocios.pt. Consultado em 7 de dezembro de 2021 
    48. «O novo e luxuoso hotel de Mário Ferreira, em Gaia, evoca "a alma do Douro"». Boa Cama Boa Mesa. Consultado em 7 de dezembro de 2021 
    49. «Mário Ferreira compra 30,22% da Media Capital» 
    50. Pinto, Luísa. «CCDRN chumba hotel de Mário Ferreira no Douro. Empresário avança para tribunal». PÚBLICO. Consultado em 31 de março de 2022 
    51. Vieira, André Borges. «Denunciou "exploração" de trabalhadores nos barcos do Douro e foi condenado. Mário Ferreira quer condená-lo outra vez». PÚBLICO. Consultado em 31 de março de 2022 
    52. «″Escroque″ e ″trapaceiro mor″: Ana Gomes mantém opinião sobre Mário Ferreira». www.jn.pt. Consultado em 31 de março de 2022 
    53. «Mário Ferreira investigado pela PJ e pelo Fisco». www.jornaldenegocios.pt. Consultado em 31 de março de 2022 
    54. Redação. «No dia 21 de março, o Shark Tank estreia na televisão portuguesa». PT Jornal. Consultado em 15 de março de 2021 
    55. https://www.google.pt/#q=m%C3%A1rio+ferreira+virgin
    56. http://www.publituris.pt/2007/02/07/douro-azul-abre-agncia-de-turismo-espacial/
    57. «Nave espacial com Mário Ferreira aterrou com sucesso» 
    58. «Mário Ferreira em entrevista - Dakar 2007 - Notícias - Euromilhões Lisboa Dakar 2007 no TudoSobreRodas». dakar.tudosobrerodas.pt. Consultado em 15 de março de 2021 
    59. a b c d e http://www.premioportugalpme.pt/ehome/65638/152389/?&
    60. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Mário Nuno dos Santos Ferreira". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 25 de outubro de 2015 
    61. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Mário Nuno Santos Ferreira". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 25 de outubro de 2015 
    62. a b http://observador.pt/2015/01/06/mario-ferreira-o-lider-da-douro-azul-e-o-novo-curador-da-fundacao-luso-americana-para-o-desenvolvimento/
    63. http://www.publituris.pt/2015/01/14/os-vencedores-dos-amadeus-brighter-awards-2014/
    64. Alves, Maria Teixeira (24 de setembro de 2018). «Presidente da dona do Douro Azul recebe Medalha Mérito Turístico Grau Ouro no Ministério da Economia». O Jornal Económico. Consultado em 15 de março de 2021 
    65. «Seatrade Cruise Awards winners announced». seatrade-cruise.com (em inglês). 6 de outubro de 2020. Consultado em 15 de março de 2021 
    66. http://www.wook.pt/ficha/douro-do-tua-a-foz-com-a-fotografia-beleza/a/id/56868
    67. http://www.cepesepublicacoes.pt/portal/pt/autores/mario-ferreira
    68. http://caras.sapo.pt/famosos/2008-10-08-as-aventuras-de-mario-ferreira
    69. http://www.queirozportela.com/fotobel.htm
    70. «Cópia arquivada». Consultado em 28 de janeiro de 2015. Arquivado do original em 3 de março de 2016 
    71. «Caras | A escolha de… João Fernando Ramos». Caras. 18 de outubro de 2015. Consultado em 15 de março de 2021 
    72. CMP (30 de novembro de 2016). «"Nosso Porto" é um livro de fotografia realizado em coautoria». www.porto.pt. Consultado em 15 de março de 2021 


    Ligações externas[editar | editar código-fonte]