Rookie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Rookie (desambiguação).

Rookie é um termo de origem inglesa que descreve uma pessoa que está em seu primeiro ano profissional em seu esporte ou uma pessoa que tem nenhuma ou pouca experiência profissional. Em português o mais adequado seria novato.

Uso nos esportes[editar | editar código-fonte]

É uma palavra muita utilizada em esportes provenientes dos Estados Unidos, e o termo é utilizado em competições como a NFL, NHL, NBA, MLB, MLS, NASCAR, IndyCar Series, entre outras. O termo é normalmente utilizado para aqueles que estejam iniciando naquela competição, e normalmente tem um curso ou treino preparatório específico, ou um algum benefício para rookies, dependendo do esporte.[1]

Em alguns esportes existe a tradição de um rookie fazer alguma coisa ou truque, ou jogarem coisas neles, o chamado "trote".[2] Alguns exemplos são os jogadores de beisebol que se vestem com trajes muito estranhos e no futebol americano se cortar ou raspar os cabelos dos jogadores novatos.[3][4]

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O dicionário de inglês Oxford afirma que a origem é incerta, mas isso talvez seja uma decomposição da palavra recruit. O exemplo mais antigo do OED é em Barrack-Room Ballads, de Rudyard Kipling (publicado em 1892): "So 'ark an' 'eed, you rookies, which is always grumblin' sore", referindo-se à "rookies" no sentido de recrutas para o exército britânico.[5] Pelo menos durante o início do século 20, no exército britânico o termo "rookie" era normalmente utilizado no lugar de "recruit" como exemplificado em "Trenching at Gallipoli" de John Gallishaw (New York Century Co.:1916) e em "The Amateur Army" de Patrick MacGill (London,Herbert Jenkins:1915).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Barrichello gets rookie advantage» (em inglês). Daily News. 16 de abril de 2012. Consultado em 17 de setembro de 2015. 
  2. «Bullying e trote no vestiário do Miami Dolphins». Yahoo!. Consultado em 17 de setembro de 2015. 
  3. Hayhurst, Dirk (17 de setembro de 2014). «My Experiences as an MLB Rookie Hazing Victim» (em inglês). Bleacher Report. Consultado em 17 de setembro de 2015. 
  4. «Awful rookie hazing haircuts from NFL training camps» (em inglês). ESPN.com. Consultado em 17 de setembro de 2015. 
  5. John Simpson and Edmund Weiner (editors): Oxford English Dictionary, second edition, Clarendon Press, 1989, ISBN 0-19-861186-2.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.