Festival Sudoeste

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Festival Sudoeste
Festival Sudoeste IV, este é o cruzamento com indicações mais perto do Festival.jpg
Indicações junto ao recinto do Sudoeste
Local São Teotónio
Data de realização início de Agosto
Duração 3 dias (1997 - 2001)
4 dias (2001 - 2008)
5 dias (2009 -)
Primeira edição 1997
Patrocinadores Sagres (1997 - 2002)
Optimus (2004)
Tmn (2003 e 2005 - 2012)
MEO (2013 -)

O Festival Sudoeste é um festival de verão realizado em solo português. Decorre na Herdade da Casa Branca, em São Teotónio (Odemira) no Alentejo e é organizado pela Música no Coração. Ao longo dos anos recebeu a visita de mais de um milhão de pessoas. Realiza-se no início do mês de Agosto.

História[editar | editar código-fonte]

É um dos mais importantes festivais de verão em Portugal, pois concentra uma vasta gama de artistas de renome de vários estilos musicais que vão desde o Reggae ao Rock, passando pela música electrónica, ou mesmo pelo Fado. O festival começou em 1997[1] com três dias de festival; o cartaz era digno de um festival de primeira ordem, apesar de ser o ano de estreia do Sudoeste. Esta primeira edição pecou apenas pela falta de organização, tendo ocorrido vários problemas de ordem técnica durante os concertos. Ao longo dos anos a organização melhorou muito, sendo actualmente uma referência no que diz respeito aos festivais de Verão em Portugal.

Roda Gigante.

Em 2001, pela primeira vez em cinco anos, o festival durou quatro dias.[2] Em 2003, o principal patrocinador e organizador do festival mudou; desde do início que a marca de cerveja Sagres teve esse papel, mas nesse ano, o testemunho passo para a operadora da rede móvel Optimus, dando-lhe a denominação de Festival Optimus Sudoeste. A Tmn adquiriu o patrocínio do festival no ano de 2005 e passou a chamá-lo Festival Sudoeste tmn foi nesta época que o festival ganhou mais notoriedade, principalmente devido às fortes campanhas publicitárias que antecediam o evento. Na edição de 2013 o grupo PT resolveu mudar a sua aposta no mundo da música e passou a chamar-se 'Festival MEO Sudoeste'.

A comemoração da década de "vida" do festival, em 2006, foi feita com grande pompa. Foram convidadas bandas que nunca antes tinham actuado no Sudoeste, ou mesmo em Portugal, como por exemplo os Daft Punk; outros artistas preparam actuações especiais para a ocasião. Em 2008, o festival passou a contar com um quinto dia de festival. Não foi considerado oficialmente como mais um dia de festival, mas sim como pré-festival. Contudo as bandas actuaram já dentro do recinto. Para além disso, esse ano contou também com um palco extra, quatro no total.

Artistas[editar | editar código-fonte]

Pelo festival já passaram alguns dos maiores nomes da música portuguesa e internacional, com destaque para Blind Zero, Bloodhound Gang, Jamiroquai, Portishead, Sonic Youth, Primal Scream, Muse, Marilyn Manson, Oasis, Ben Harper, The Chemical Brothers, Air, Faith no more Amy MacDonald, Lily Allen, Humanos, Kraftwerk, Silence 4, Franz Ferdinand, Jorge Palma, Basement Jaxx, Fatboy Slim, David Fonseca, Moloko, Da Weasel, Groove Armada, Underworld, Sean Paul, Blasted Mechanism, LCD Soundsystem, Korn, James, Blur, The Gift, P.J. Harvey, Placebo, Toranja, Peter Murphy, dEUS, Guano Apes, Alanis Morissette, Clã, Massive Attack, Beck, Xutos & Pontapés, Suede, The Cure, The National, Gentleman, The Prodigy, Goldfrapp, Daft Punk, Madness, Boss AC, Skin, Zero 7, Patrice, Manu Chao, Hardwell, Martin Garrix, Jay Hardway, Alesso, Sebastian Ingrosso, David Guetta, Benny Benassi, Ohelsaofficial, entre muitos outros.

Serviços[editar | editar código-fonte]

Durante as várias edições do festival a organização disponibilizou ao público variados serviços como parque de campismo, com chuveiros, casas de banho; parque de estacionamento gratuito durante a semana do festival, caixas Multibanco, posto de primeiros socorros 24 horas por dia, zona de alimentação, uma feira de artesanato, bilheteira, autocarros gratuitos até à praia mais próxima (Zambujeira do Mar). O parque de campismo possui ainda um canal de rega no qual os campistas/festivaleiros podem tomar banho, não necessitando de fazer a viagem até à Zambujeira do Mar.

A partir da edição de 2011 (inclusive) passou a ser possível comprar o passe Zmar, que dá acesso a uma área de campismo reservada, ou o passe Zmar Móvel, onde é fornecida um prefabricado com ar condicionado, eletricidade, TV, Wifi e cozinha equipada.

A edição de 2013 estreou Wi-Fi gratuito em todo o recinto do festival.

Recinto[editar | editar código-fonte]

A área do Festival do Sudoeste está dividida em duas partes distintas:

  • Recinto - é aí que estão montados os palcos para os concertos, bem como várias barracas dos patrocinadores e algumas diversões.
  • Parque de Campismo - é gratuito para quem compra o bilhete para todos os dias do festival.

Edições[editar | editar código-fonte]

Recinto exterior.
Parque de campismo.
Entrada e palco principal.
Praia da Zambujeira durante o Festival.

Sudoeste 1997[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Sudoeste 1997

Sudoeste 1998[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Sudoeste 1998

Sudoeste 1999[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Sudoeste 1999

Sudoeste 2000[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Sudoeste 2000

Sudoeste 2001[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Sudoeste 2001

Sudoeste 2002[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Sudoeste 2002

Sudoeste 2003[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Sudoeste 2003

Sudoeste 2004[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Sudoeste 2004

Sudoeste 2005[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Sudoeste 2005

Sudoeste 2006[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Sudoeste 2006

Sudoeste 2007[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Sudoeste 2007

Sudoeste 2008[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Sudoeste 2008

Sudoeste 2009[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Sudoeste 2009

Sudoeste 2010[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Sudoeste 2010

Sudoeste 2011[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Sudoeste 2011

Sudoeste 2012[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Sudoeste 2012

Sudoeste 2013[editar | editar código-fonte]

Cover[editar | editar código-fonte]

Bon Jovi Cover

Bryan Adams Cover

Bruce Springsteen Cover

Referências

  1. «Primeira edição do festival». Toxicidades.blogspot.com 
  2. «Sudoeste 2001». Toxicidades.blogspot.com 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]