Concerto para Bangladesh

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O Concerto para Bangladesh (em inglês The Concert for Bangladesh) foi um evento constituído por dois shows beneficentes organizados pelo ex-beatle George Harrison e por Ravi Shankar. Os dois shows ocorreram na tarde e na noite de 1 de Agosto de 1971 no Madison Square Garden, em Nova York, e foram assistidos por mais de 40.000 pessoas. Foi o primeiro evento beneficente desse porte na história e contou com vários artistas consagrados como Bob Dylan, Eric Clapton, Ringo Starr, Billy Preston e Leon Russel. O concerto arrecadou no total US$ 243.418,51 que foi administrado pela UNICEF. As vendas do álbum e do DVD continuam a beneficiar o fundo de George Harrison para a UNICEF.[1]

O gigantesco evento foi gravado por câmeras e lançado em cinema. Em 2003, foi lançado uma edição especial em DVD duplo com inúmeros extras. A produção do disco triplo e da edição sonora do filme ficou a cargo de Phil Spector, que havia desenvolvido a técnica denominada wall of sound, usada no disco All Things Must Pass, produção esta motivo de discórdias entre o produtor e o músico. O disco triplo ganhou um prêmio Grammy na época, que foi recebido pelo baterista Ringo Starr. Já o filme do concerto apresentou uma mescla das duas apresentações no Madison Square Garden. Existia uma desconfiança e uma tensão acerca da aparição de Bob Dylan, que apesar de ter ensaiado com Harrison, não havia dado certeza de sua performance. O mesmo quase aconteceu com Eric Clapton, que estava passando por um momento muito difícil, em razão de seu crescente vicio em heroína e cocaína. Após este show, Clapton se auto exilou em sua mansão retornando somente em 1973, marcado por um evento no Teatro Rainbow em Londres, organizado por Pete Townsend do The Who. O evento também é marcante pelo fato de unir dois ex-membros dos Beatles.

Após a realização do concerto, houve outros de caráter semlhante, incluindo um concerto no mesmo Madison Square Garden em 1972, em prol das crianças incapacitadas da instituição capitaneada por George Rivera.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Rock é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.