Groove Armada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido de «Groove Armada» na Wikipédia em inglês. Ajude e colabore com a tradução.
Groove Armada
Groove Armada.jpg
Informação geral
Origem Londres, Inglaterra
País  Reino Unido
Gênero(s) Big beat
Electronica
House
Trip hop
Downtempo
Período em atividade 1996 - hoje
Gravadora(s) Columbia Records (1996-2008)
Bacardi (2008-atualmente)
Página oficial GrooveArmada.com
Integrantes Andy Cato
Tom Findlay

Groove Armada é um duo de música eletrônica de Londres, Inglaterra, composto por Andy Cato e Tom Findlay.[1] Eles alcançaram o sucesso com os singles "I See You Baby" e "Superstylin'". O grupo já lançou oito álbuns de estúdio, quatro dos quais já graficamente na UK Albums Chart top 50.

História[editar | editar código-fonte]

A primeira formação do Groove Armada aconteceu em meados de 1990, depois de terem sido apresentados pela esposa de Cato e logo inauguraram sua própria boate, também chamada Groove Armada, em homenagem à uma discoteca dos anos 70.

Já em 1997 eles tinham lançado alguns singles, inclusos no EP "4 Tune Cookie" e a primeira música que os tornou famosos foi "At the River", que mostrou "Old Cape Cod" de Patti Page (usada no filme Duro de Matar 2). Essa música se tornou uma das faixas mais conhecidas do Groove Armada e é encontrada em inúmeras coletâneas de chill out.

O primeiro álbum, Northern Star, foi lançado em 1998 pela Tummy Touch Records, e logo após seguido de Vertigo, em 1999, o qual tinha um som mais suave, e consequentemente ficou entre os 20 primeiros lugares na parada de sucesso britânica.[carece de fontes?] E também incluiu "At the River" que foi relançada como um single completo. Um álbum com faixas remixadas de Vertigo entitulado The Remixes seguido em 2000, com sua contribuição para Back to Mine (uma série de álbuns mixados).

O próximo álbum de estúdio Goodbye Country (Hello Nightclub) foi lançado em 2001 e, como o título sugere marcou uma mudança do estilo "chillout" para um ritmo com batidas mais dançantes "upbeat" – como foi demonstrado na premiação ao Grammy como um dos nomeados ao melhor single "Superstylin'".

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio

Referências

  1. Groove Armada Bio, Music, News & Shows DJZ.com. Visitado em 7 March 2013.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Groove Armada
Flag of the United Kingdom.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Reino Unido, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.