Róisín Murphy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde dezembro de 2011). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Róisín Murphy
Roisin wiki.jpg
Róisín Murphy em Novembro de 2007.
Informação geral
Nome completo Róisín Marie Murphy
Também conhecido(a) como Murphy
Nascimento 5 de julho de 1973 (43 anos)
Origem Arklow, Condado de Wicklow, República da Irlanda
País  Irlanda
Gênero(s) Electrónica, Pop, Rock Experimental, Nu Jazz, Disco
Período em atividade 1995 - atualmente
Gravadora(s) Echo, EMI
Página oficial RoisinMurphy.com

Róisín Marie Murphy (Condado de Wicklow, República da Irlanda, 5 de Julho de 1973) é uma cantora de música eletrônica, compositora e produtora, mais conhecida como vocalista da extinta banda Moloko.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Começou sua carreira como parte da dupla de música eletrônica Moloko. Seu parceiro no grupo era seu namorado na época, Mark Brydon.

Após o fim do relacionamento, Murphy lançou seu primeiro álbum solo, Ruby Blue, escrito e produzido por Matthew Herbert, em 2005. Uma obra prima do eletro-jazz sintético que transporta o ouvinte as mais variadas formas de condensação musical.

Seu segundo álbum solo Overpowered foi lançado em 2007.[1] Uma vertente totalmente pop de Murphy, mostrando suas habilidades como entreneiner e principalmente como produtora. Destaques para Let Me Know e Cry Baby.

Em 10 de Janeiro de 2008 Overpowered foi indicado ao Choice Music Prize, na Irlanda. O prêmio é dado anualmente para um cantor(a) irlandês(a) que apresentou um álbum considerado ótimo.

Após 9 anos de hiato musical, um casamento e um filho, Roísín retoma seus trabalhos em 2015, com o íntimo Hairless Toys, uma viagem deep house aos anos de dona de casa punk como mãe e esposa. Temas como sentir-se estranha em sua própria festa ( Uninvited Guest ) e processos de desconstrução em Hairless Toys ( Gotta Hurt ), são algumas das grandes facetas da cantora que, através de um intenso rio de experimentalismos e mudanças de ritmos, retoma parte da genialidade cult-pop que a consagrou em seu primeiro disco solo.

Em 2016 lança Take Her Up To Monto, um álbum extraído de "sobras" do que foi produzido durante Hairless Toys, ou como ela mesma o chamou, " A irmã louca de Hairless Toys". As acrobacias instrumentais sustentam-se enquanto Murphy disseca sobre os mais variados temas. A descrença em Deus, a vontade de sumir para o espaço sideral e até as longas noites de insônia são alguns dos temas abordados por Murphy, num intenso pout-pourri de estilizações eletrônicas pseudo-dançantes. Destaques para Lip Service, Pretty Gardens e Nervous Sleep.

Discografia[editar | editar código-fonte]

EPs[editar | editar código-fonte]

Róisín Murphy.
Ano EP
2004 Sequins 1
2004 Sequins 2
2004 Sequins 3

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Ano álbum
2005 Ruby Blue
2007 Overpowered
2015 Hairless Toys
2016 Take Her Up To Monto

Singles[editar | editar código-fonte]

Ano Título Posições no TOP
Reino Unido[2] Bélgica[3] Holanda[3] Finlândia[3] Estados Unidos da América (músicas de dança)[4] Estados Unidos da América[5]
2005 "If We're in Love" 234
NE NE
"Sow into You"
NE NE
2007 "Overpowered" 149 28 44 10 NE NE
"Let Me Know" 28 25 88 11 NE NE
2008 "You Know Me Better" 47
NE NE
"Movie Star" / "Slave to Love" 101
3 8

- legenda:

  • NE - Não Editado
  • "-" a música não obteve qualquer resultado

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]