Moonspell

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde agosto de 2016). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Moonspell
Ao vivo em Cracóvia, Polónia.
Informação geral
Origem Amadora, Lisboa
País  Portugal
Gênero(s) Metal gótico
Death metal melódico
Black metal
Doom metal
Folk metal
Período em atividade 1992 - atualmente
Gravadora(s) Adipocere Records
Century Media Records
SPV GmbH
Napalm Records
Afiliação(ões) Morbid God
Daemonarch
Orfeu Rebelde
Integrantes Fernando Ribeiro
Mike Gaspar
Pedro Paixão
Ricardo Amorim
Aires Pereira
Ex-integrantes João Pedro
Duarte Picoto
Luís Lamelas
Jorge Fonseca
Sérgio Crestana
Niclas Etelävuori
Waldemar Sorychta
Página oficial Site Oficial

Moonspell é uma banda de heavy metal de Lisboa, Portugal, formada em 1992. Em pouco tempo tornou-se uma das bandas de metal portuguesas de maior reconhecimento internacional.

História[editar | editar código-fonte]

Fernando Ribeiro em concerto, 2004

Em meados de 1989, a banda foi formada na Brandoa, cidade de Amadora surgia a banda Morbid God, ainda inexperiente, sem bons instrumentos e sem um bom local para ensaiar. Somente no ano seguinte seria registada em estúdio a primeira música da banda, no formato de promo tape e com o título de "Serpent Angel". Este grupo só conseguiu se estabilizar em 1992, lançando a sua primeira demo tape. A banda tocava apenas black metal.

Contudo, nesse mesmo ano de 1992 que a banda mudou o nome para Moonspell. Em 1993, os Moonspell gravaram a demo Anno Satanae, que garantiu um contrato com a editora francesa Adipocere Records para a gravação de um EP que foi editado um ano depois com o nome Under the Moonspell. Em 1995, e já na Century Media Records, editaram o seu primeiro CD, intitulado Wolfheart. Neste CD, os Moonspell quebraram com o seu antigo estilo, black metal, para produzirem um CD gótico com influências de Folk e Black Metal. O CD foi um sucesso, e colocou finalmente os Moonspell na cena de metal internacional. O trabalho seguinte, Irreligious, foi lançado em 1996, cujo single, Opium (música inspirada no poema Opiário de Álvaro de Campos, heterónimo de Fernando Pessoa), continua a ser uma das músicas mais conhecidas dos Moonspell. Em 1998, é lançado o álbum Sin/Pecado, com elementos electrónicos a serem adicionados ao som da banda, num trabalho experimental. Paralelamente, nesse mesmo ano, nasce o projecto Daemonarch. No projecto, de puro black metal, o vocalista Fernando Ribeiro e outros membros dos Moonspell, com excepção do baterista Mike Gaspar, editam o álbum Hermeticum. Em seguida, em 1999, viria o The Butterfly Effect, elevando ainda mais essa face experimental/electrónica. Em 2001, o álbum Darkness and Hope aparece com uma sonoridade gótica e apresenta o single Nocturna, uma das músicas do repertório da banda mais aclamadas e ouvidas. The Antidote (2003), um trabalho feito a duas mãos com o escritor José Luís Peixoto, é um álbum mais agressivo, tido por alguns fãs como o melhor álbum de sempre da banda.

Em 2006, já com contrato com a SPV GmbH, é lançado Memorial que atingiu o top português na primeira semana, levando a banda a garantir o seu primeiro Disco de Ouro no seu país por vendas superiores a 10.000 exemplares. Adjuvados pelo sucesso do último álbum, os Moonspell ganharam em Novembro de 2006 o prémio de Best Portuguese Act dos MTV Europe Music Awards. Em 2007 editam um novo álbum, intitulado Under Satanae, composto por regravações das primeiras demos, incluíndo o Under the Moonspell. Também em 2007 editam o seu primeiro "Best Of" intitulado The Great Silver Eye. A 19 de Maio de 2008 sai o nono álbum da banda com o nome Night Eternal seguido, em Dezembro do mesmo ano, pelo muito aguardado duplo CD e DVD Lusitanian Metal contendo várias gravações ao vivo desde o início da banda até 2004 e ainda uma entrevista.[1]

Actualidade[editar | editar código-fonte]

Alpha Noir/Omega White, o décimo álbum de estúdio da banda e com nova chancela - Napalm Records -, é lançado a 27 de Abril de 2012.[2] A apresentação do duplo álbum, e a celebração dos 20 anos da banda, foi marcada com um concerto especial em Lisboa, dia 12 de Maio, no Campo Pequeno, que marcou, também, o arranque da digressão mundial da banda, Into Darkness.[3] No início de 2013, a banda publica o livro fotobiográfico XX Anos Moonspell - 20 anos.

Em Março de 2015 saiu o décimo primeiro álbum de originais dos Moonspell intitulado Extinct. [4]

Influência da cultura portuguesa[editar | editar código-fonte]

As influências portuguesas podem ser encontradas na música de Moonspell, na maior parte através dos poemas líricos. Embora a maioria de suas canções estejam em inglês, “Trebaruna”, “Alma Mater” e “Atægina” de “Wolfheart”; “Full Moon Madness” do álbum Irreligious; “Than the Serpents in my Arms” do “Darkness and Hope” são cantados em português ou tem características da cultura/língua portuguesa. Na música "Chorai Lusitânia", de "Under the Moonspell", é possível ouvir arranjos de guitarra portuguesa tradicionais. “Trebaruna” e “Ataegina” são sobre as deusas da mitologia lusitana. Os primeiros quatro versos de “Than the Serpents in my Arms” foram escritos por Mário Cesariny. Os Moonspell regravaram a canção “Os Senhores da Guerra” dos Madredeus.

Membros[editar | editar código-fonte]

Hoje[editar | editar código-fonte]

Antigos[editar | editar código-fonte]

  • Mantus - Guitarra (1990-1995)
  • Malah - Guitarra (1992-1993)
  • Tanngrisnir - Guitarra (1993-1995)
  • Baalberith - Bateria (1989-1992)
  • Ares - Baixo (1989-1997)
  • Sérgio Crestana - Baixo (1997-2003)
  • Niclas Etelävuori - Baixo (2003 e 2008) (baixista de estúdio nos álbuns The Antidote e Night Eternal)
  • Waldemar Sorychta - Baixo (2006) (produtor e baixista de estúdio no álbum Memorial)

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de Estúdio[editar | editar código-fonte]

Compilações[editar | editar código-fonte]

EPs[editar | editar código-fonte]

Demos[editar | editar código-fonte]

DVDs[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Moonspell