Portal:Beyoncé

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Portal:Beyoncé Knowles)
Bem-vindo ao portal Beyoncé, sinta-se livre para editar o seu conteúdo, seguindo sempre os requisitos necessários.


 ver · editar Introdução

Beyoncé Giselle Knowles-Carter (Houston, 4 de setembro de 1981), mais conhecida como Beyoncé, é uma cantora, compositora e atriz norte-americana. Nascida e criada em Houston, no Texas, Beyoncé se tornou conhecida no ano de 1997, como uma das integrantes do grupo feminino de R&B Destiny's Child, que já vendeu mais de 50 milhões de discos mundialmente.

Em 2003, ela lançou seu álbum de estreia em carreira solo, Dangerously in Love. O álbum teve um bom desempenho comercial e os singles "Crazy in Love" e "Baby Boy" alcançaram o primeiro lugar na Billboard Hot 100. No ano seguinte foi premiada com cinco Grammy Awards. Em 2006, lançou seu segundo álbum de estúdio, B'Day, dando continuidade a sua carreira solo depois da separação do grupo Destiny's Child em 2005. B'Day se tornou seu segundo disco consecutivo em primeiro lugar na Billboard 200. O single "Irreplaceable" deste trabalho foi o que mais se destacou por permanecer por dez semanas consecutivas em primeiro lugar na Billboard Hot 100. Seu terceiro álbum, I Am... Sasha Fierce, foi lançado em Novembro de 2008. Também teve um desempenho comercial muito favorável, sendo certificado pela ABPD como disco de diamante. A música "Single Ladies (Put a Ring on It)" foi uma das músicas do seu terceiro álbum que mais se destacou, se tornando o seu quinto single em primeiro lugar na Billboard Hot 100. Nos Grammy Awards de 2010, Beyoncé se tornou a artista feminina que mais foi premiada em apenas uma edição da premiação, por vencer seis das dez categorias em que estava concorrendo. Atualmente Beyoncé já ganhou ao longo de sua carreira 21 Grammys (18 em carreira solo e 3 com o grupo Destiny's Child). Ela é uma dos artistas que mais ganhou esse prêmio.

Leia mais...
 ver · editar Álbum selecionado
The Lion King: The Gift é uma trilha sonora produzida pela cantora norte-americana Beyoncé para o remake em renderização 3D The Lion King (2019), e mais tarde para o filme musical Black Is King (2020). Seu lançamento ocorreu em 19 de julho de 2019, por intermédio da Parkwood Entertainment e licenciamento exclusivo da Columbia Records. Com curadoria realizada por Beyoncé, o álbum inclui aparições de Jay-Z, Blue Ivy Carter, Childish Gambino, Pharrell Williams, Kendrick Lamar, Tierra Whack, 070 Shake e Jessie Reyez, bem como dos artistas africanos Wizkid, Shatta Wale, Burna Boy, Mr Eazi, Tiwa Savage, Tekno, Yemi Alade, Busiswa, Salatiel e outros. Uma versão deluxe também foi lançada em 31 de julho de 2020.
Leia mais...
 ver · editar Artigo selecionado

A discografia de Beyoncé, uma cantora e compositora norte-americana de R&B, é formada por sete álbuns de estúdio, quatro álbuns ao vivo, um álbum de remixes, três extended play e cinquenta e nove singles (incluindo vinte promocionais, dez como artista convidada e três de caridade). Beyoncé foi a artista mais certificada na década de 2000 pela Recording Industry Association of America (RIAA). Em 24 de junho de 2003, durante a pausa das Destiny's Child, Beyoncé lançou seu álbum de estreia, Dangerously in Love. A obra ficou em primeiro lugar nos Estados Unidos, no Reino Unido, no Canadá, na Alemanha, na Irlanda, na Noruega e na Grécia. Tendo alcançado a décima sexta posição de Portugal, o álbum vendeu mais de 9 milhões de cópias mundialmente, sendo 5 milhões apenas nos Estados Unidos.


Leia mais...
 ver · editar Canção selecionada

"Beautiful Liar" é uma canção gravada pela artista musical estadunidense Beyoncé, com a participação da artista musical Shakira. Foi escrito por Beyoncé, Amanda Ghost, Ian Dench e os membros da Stargate, Mikkel S. Eriksen e Tor Erik Hermansen, e produzido por Stargate e Beyoncé para o relançamento do segundo álbum solo de Beyoncé, B'Day (2006). A mixagem da música foi feita por Gustavo Celis. "Beautiful Liar" foi lançado em 14 de março de 2007 pela Columbia Records como o primeiro single da edição de luxo do álbum. Uma versão mista espanhola e inglesa da música foi produzida e intitulada "Bello Embustero".


Leia mais...
 ver · editar Sabia que
  • ... Beyoncé recebeu o Millenium Award no Billboard Music Awards (logotipo) de 2011?
  • ... Beyoncé é a artista feminina que mais foi premiada em uma cerimonia do Grammy Awards?
  • ... a revista Billboard colocou Beyoncé em quarto lugar na lista dos melhores artistas da década de 2000?
  • ... em 2010 a RIAA listou Beyoncé como a artista que mais recebeu certificações na década?
  • ... em Março de 2011 foi confirmado que o pai de Beyoncé o empresário Mathew Knowles não administraria mais a carreira da filha?
 ver · editar Tarefas
 ver · editar Tópicos
 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Wikimedia
Beyoncé no Commons Beyoncé no Commons
Imagens e mídia
Beyoncé no Wikcionário Beyoncé no Wikcionário
Definições
Beyoncé no Wikilivros Beyoncé no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Beyoncé no Wikinotícias Beyoncé no Wikinotícias
Notícias
Beyoncé no Wikiquote Beyoncé no Wikiquote
Citações
Beyoncé no Wikisource Beyoncé no Wikisource
Biblioteca
Beyoncé na Wikiversidade Beyoncé na Wikiversidade
Recursos de aprendizado