Portal:Beyoncé

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Portal:Beyoncé Knowles)
Laurel W.svg Bem-vindo ao portal Beyoncé, sinta-se livre para editar o seu conteúdo, seguindo sempre os requisitos necessários.
 ver · editar Portal Beyoncé
Beyonce - The Formation World Tour, at Wembley Stadium in London, England.jpg

Beyoncé Giselle Knowles-Carter (Houston, 4 de setembro de 1981), mais conhecida como Beyoncé, é uma cantora, compositora e atriz norte-americana. Nascida e criada em Houston, no Texas, Beyoncé se tornou conhecida no ano de 1997, como uma das integrantes do grupo feminino de R&B Destiny's Child, que já vendeu mais de 50 milhões de discos mundialmente.

Em 2003, ela lançou seu álbum de estreia em carreira solo, Dangerously in Love. O álbum teve um bom desempenho comercial e os singles "Crazy in Love" e "Baby Boy" alcançaram o primeiro lugar na Billboard Hot 100. No ano seguinte foi premiada com cinco Grammy Awards. Em 2006, lançou seu segundo álbum de estúdio, B'Day, dando continuidade a sua carreira solo depois da separação do grupo Destiny's Child em 2005. B'Day se tornou seu segundo disco consecutivo em primeiro lugar na Billboard 200. O single "Irreplaceable" deste trabalho foi o que mais se destacou por permanecer por dez semanas consecutivas em primeiro lugar na Billboard Hot 100. Seu terceiro álbum, I Am... Sasha Fierce, foi lançado em Novembro de 2008. Também teve um desempenho comercial muito favorável, sendo certificado pela ABPD como disco de diamante. A música "Single Ladies (Put a Ring on It)" foi uma das músicas do seu terceiro álbum que mais se destacou, se tornando o seu quinto single em primeiro lugar na Billboard Hot 100. Nos Grammy Awards de 2010, Beyoncé se tornou a artista feminina que mais foi premiada em apenas uma edição da premiação, por vencer seis das dez categorias em que estava concorrendo. Atualmente Beyoncé já ganhou ao longo de sua carreira 21 Grammys (18 em carreira solo e 3 com o grupo Destiny's Child). Ela é uma dos artistas que mais ganhou esse prêmio.

Leia mais...
 ver · editar Artigo destacado
Another Beyonce photo - Barcelona 2007.jpg

The Beyoncé Experience é a primeira turnê mundial da cantora americana Beyoncé para promover seu segundo álbum de estúdio B'Day, de 2006. A turnê teve inicio no dia 10 de Abril de 2007, em Tóquio e a ultima apresentação aconteceu no dia 12 de Novembro de 2007, em Taipei. Ao todo foram 97 apresentações que aconteceram em países da Europa, América do Norte, Ásia, Oceania e África.

Leia mais...
 ver · editar Álbum destacado

B'Day (em português: Aniversário) é o segundo álbum de estúdio da artista musical estadunidense Beyoncé. Foi lançado para coincidir com seu vigésimo quinto aniversário em 4 de setembro de 2006, em vários países, e no dia seguinte nos Estados Unidos através da Columbia Records, Music World Entertainment e Sony Urban Music. O álbum foi originalmente planejado como uma continuação em 2004 para do disco de estréia de Beyoncé, Dangerously in Love (2003), mas foi adiada para acomodar a gravação do último álbum do Destiny's Child, Destiny Fulfilled (2004) e seu papel principal no filme Dreamgirls (2006). Enquanto estava de férias depois de filmar Dreamgirls, Beyoncé começou a entrar em contato com vários produtores; ela alugou o Sony Music Studios e completou o B'Day em três semanas. A maior parte do conteúdo lírico do álbum foi inspirado pelo papel de Beyoncé no filme. Estilo musical do álbum varia de funk dos anos 1970 - 80 influências e baladas de Urban contemporary e elementos como música hip hop e R&B. A instrumentação ao vivo foi empregada na gravação da maioria das faixas, como parte da visão de Beyoncé de criar um disco usando instrumentos ao vivo.

Leia mais...
 ver · editar Sabia que?
  • ... Beyoncé recebeu o Millenium Award no Billboard Music Awards de 2011?
  • ... Beyoncé é a artista feminina que mais foi premiada em uma cerimonia do Grammy Awards?
  • ... a revista Billboard colocou Beyoncé em quarto lugar na lista dos melhores artistas da década de 2000?
  • ... em 2010 a RIAA listou Beyoncé como a artista que mais recebeu certificações na década?
  • ... em Março de 2011 foi confirmado que o pai de Beyoncé o empresário Mathew Knowles não administraria mais a carreira da filha?
 ver · editar Imagem destacada
Beyonce.jpg
Beyoncé na turnê The Beyoncé Experience
cantando a música "Listen".


Mais media...
 ver · editar Anexo destacado

A discografia de Beyoncé, uma cantora e compositora norte-americana de R&B, é formada por seis álbuns de estúdio, quatro álbuns ao vivo, um álbum de remixes, três extended play e cinquenta e nove singles (incluindo vinte promocionais, dez como artista convidada e três de caridade). Beyoncé foi a artista mais certificada na década de 2000 pela Recording Industry Association of America (RIAA). Em 24 de junho de 2003, durante a pausa das Destiny's Child, Beyoncé lançou seu álbum de estreia, Dangerously in Love. A obra ficou em primeiro lugar nos Estados Unidos, no Reino Unido, no Canadá, na Alemanha, na Irlanda, na Noruega e na Grécia. Tendo alcançado a décima sexta posição de Portugal, o álbum vendeu mais de 9 milhões de cópias mundialmente, sendo 5 milhões apenas nos Estados Unidos. Do trabalho, quatro canções foram lançadas como singles: "Crazy in Love", "Baby Boy", "Me, Myself and I" e "Naughty Girl"; tendo todas alcançado as dez primeiras posições da Billboard Hot 100, com as duas primeiras passando, respectivamente, nove e oito semanas no cume. Com "Crazy In Love" e Dangerously In Love, Beyoncé se tornou a primeira artista feminina — e quinta no geral — a ter, simultaneamente, ambos single e álbum no topo das tabelas do Reino Unido e Estados Unidos.

Leia mais...
 ver · editar Canção destacada

"Irreplaceable" é uma canção da cantora americana Beyoncé, para o seu segundo álbum de estúdio B'Day. Foi escrita por Beyoncé, Shaffer "Ne-Yo" Smith, Mikkel S. Eriksen, Tor Erik Hermansen, Espen Lind, Amund Bjørklund e produzida por Stargate e Beyoncé. "Irreplaceable" era originalmente uma faixa country; foi então re-arranjada como uma balada pop de andamento mediano com influências R&B através de modificações nos arranjos vocais e instrumentação. Durante a produção e sessões de gravação, Beyoncé e Ne-Yo queriam criar uma canção em que as pessoas de ambos os sexos poderiam se identificar. A faixa diz liricamente sobre o término de um relacionamento com um homem infiel.

Leia mais...
 ver · editar Tarefas
 ver · editar Tópicos
 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Outros projectos na WikiMedia
Wikimedia-logo.svg
Beyoncé no Commons Beyoncé no Commons
Imagens e mídia
Beyoncé no Wikcionário Beyoncé no Wikcionário
Definições
Beyoncé no Wikilivros Beyoncé no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Beyoncé no Wikinotícias Beyoncé no Wikinotícias
Notícias
Beyoncé no Wikiquote Beyoncé no Wikiquote
Citações
Beyoncé no Wikisource Beyoncé no Wikisource
Biblioteca
Beyoncé na Wikiversidade Beyoncé na Wikiversidade
Recursos de aprendizado
Recarregue o conteúdo desta página