Este portal faz parte do WikiProje(c)to Música.

Portal:Alicia Keys

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

Laurel W.svg Seja bem-vindo(a) ao portal de Alicia Keys. Sinta-se livre para editar o seu conteúdo, seguindo sempre os requisitos necessários.

AliciaKlogo.png

Alicia Keys 2011.jpg

Alicia Keys (nome artístico de Alicia Augello-Cook; Nova Iorque, 25 de Janeiro de 1981) é uma cantora de R&B/soul, pianista, compositora, produtora musical e actriz norte-americana. Keys é uma artista de renome, tendo vendido mais de 30 milhões de álbuns e 25 milhões de singles, o que faz dela uma das artista mais bem sucedidas da sua era. Ao longo de sua carreira, já arrecadou mais de dez Grammys, dez Billboard Music Awards e cinco American Music Awards. Alicia é conhecida mundialmente por canções como "Fallin'", "You Don't Know My Name", "If I Ain't Got You", "No One" e "Empire State of Mind".

Iniciou uma incursão no mundo do cinema, em 2007, com a comédia de acção Smokin' Aces e The Nanny Diaries, ao lado de Scarlett Johansson. Em 2008, protagoniza o filme The Secret Life of Bees, com as também estrelas da música, Jennifer Hudson e Queen Latifah.

Em 2010, o canal de música VH1 incluiu Alicia Keys na lista dos "100 Maiores Artistas de Todos o Tempos".

Leia mais...

Artigo destacado

Songs in A Minor (em português Canções em Lá Menor), lançado em 5 de junho de 2001, é o álbum de estréia da cantora e pianista norte-americana de música R&B/soul Alicia Keys, lançando pelo selo da J Records. Sessões de gravação para o álbum foram feitas de 1998 até 2001 em vários estúdios. Produção foi cuidada por Alicia Keys, Kerry Brothers, Jr., Jermaine Dupri, Brian McKnight, Kandi Burruss.

O álbum debutou na primeira posição da Billboard 200 nos Estados Unidos, vendendo 236,000 cópias na semana de lançamento, sendo 50 mil cópias apenas no primeiro dia de vendas. Songs in A Minor gerou quatro singles que conseguiram sucesso nos charts, tendo "Fallin'" como maior hit do ano. Recebeu críticas positivas. Com primeiro single, ajudou o álbum a vender 6 milhões de cópias nos Estados Unidos e mundialmente 12 milhões de cópias. Com álbum recebeu seis indicações ao Grammy de 2002, é ganhou em cinco; Melhor Artista Revelação, Melhor Álbum de R&B, Música do Ano, Melhor Performance Vocal Feminina de R&B e Melhor Canção de R&B por "Fallin'".

Leia mais...

Álbum destacado

Girl on Fire é o quinto álbum de estúdio da cantora norte-americana Alicia Keys. O seu lançamento ocorreu em 26 de Novembro de 2012 em França, Países Baixos e Portugal através da RCA Records, depois da J Records ter fechado por decisão da Sony Music Entertainment. O disco foi concebido depois do casamento de Alicia com o produtor e rapper Swizz Beatz e após o parto do filho de ambos Egypt. Estreou no topo da tabela Billboard 200, por vender 159 mil exemplares em sua primeira semana nos Estados Unidos, e obteve uma média de aprovação de 70% no agregador Metacritic, que se baseou em dezassete resenhas publicadas por críticos musicais. A cantora referiu vários aspectos que diferenciam Girl on Fire do seu antecessor The Element of Freedom (2009).

Leia mais...

Anexo destacado

Logo com o seu primeiro álbum, Alicia Keys ganhou 5 Grammys.1 Desde aí, já foi nomeada para centenas de prémios, tendo arrecadado muitos deles. De entre os diversos prémios e nomeações, contam-se até 2011, 14 Grammy Awards, 13 NAACP Image Awards e mais de 20 nomeações para os mesmos, 3 World Music Awards9 10 11 e 3 MTV Europe Music Awards.

Leia mais...

Categorias

Tarefas

Artigos a reciclar

Artigos a expandir

Artigos a serem criados

Canção destacada

"Tears Always Win" é uma música da cantoraestadunidense Alicia Keys. A música foi lançada oficialmente no dia 7 de maio de 2013, ele faz parte do álbum mais recente da cantora, Girl on Fire, lançado em novembro do ano passado.

A música foi composta por ela, Bruno Mars, Phil Lawrence e Jeff Bhasker. Ele foi gravado em Las Vegas e mostra a cantora interpretando uma dançarina.

Leia mais...

Imagem destacada

Alicia Keys.jpg
Alicia Keys ao vivo em Frankfurt


Mais conteúdo...

Sabia que...

  • ...seu pai a abandonou quando ela tinha apenas 2 anos?
  • ...seu segundo álbum vendeu mais de 600 000 cópias apenas em sua primeira semana nos Estados Unidos?
  • ...as suas canções, normalmente acompanhadas pelo piano?
  • ...o seu álbum Girl on Fire obteve uma média de aprovação de 70% no agregador Metacritic?

Tópicos

Portais relacionados

Outros projetos na WikiMedia

Alicia Keys no Wikinotícias     Alicia Keys no Wikiquote     Alicia Keys no Wikilivros     Alicia Keys no Wikisource     Alicia Keys no Wikcionário     Alicia Keys na Wikiversidade     Alicia Keys no Wikivoyage     Alicia Keys no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Alicia_KeysWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Alicia_KeysWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Alicia_KeysWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Alicia_KeysWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Alicia_KeysWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Alicia_KeysWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Alicia_KeysWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Alicia_KeysCommons-logo.svg