The Wiz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde junho de 2011). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
The Wiz
O Feiticeiro (PT)
O Mágico Inesquecível (BR)
 Estados Unidos
1978 •  cor •  134 min 
Direção Sidney Lumet
Roteiro Joel Schumacher
Elenco Diana Ross
Michael Jackson
Nipsey Russell
Ted Ross
Mabel King
Theresa Merritt
Thelma Carpenter
Lena Horne
Richard Pryor
Género Musical
Fantasia
Idioma Inglês
Página no IMDb (em inglês)

The Wiz (O Mágico Inesquecível BRA ou O Feiticeiro POR)[1][2] é um filme estadunidense musical, produzido pela Motown Productions e pela Universal Pictures, lançado em 24 de Outubro de 1978. É um retrato urbano do livro de L. Frank Baum, The Wonderful Wizard of Oz. O filme é uma adaptação do musical da Broadway de mesmo nome do ano 1975. Foi ainda indicado a quatro Óscars: Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Cenografia. Também foi dirigido por Sidney Lumet.

Apesar de ter um elenco grandioso e da direção de Lumet, além das indicações para o Academy Awards, o filme foi um fracasso de bilheteria e crítica, ressalvando-se alguns elogios dos críticos para Michael Jackson. No elenco também tinha Mabel King como a Bruxa Má do Oeste, Sidney Greene como Tio Henry, Lena Horne como Glenda - A Bruxa Boa do Sul, Theresa Merritt como Tia Em e Thelma Carpenter como Miss One - A Bruxa Boa do Norte.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Dorothy (Diana Ross) é uma tímida professora do Harlem de Nova York. Após um jantar em família, seu cão Totó foge e ela vai atrás, mas é pega por um ciclone, que a leva para a Terra de Oz. Ela se torna amiga de um espantalho (Michael Jackson), um homem de lata (Nipsey Russell) e um leão covarde (Ted Ross). Juntos seguem pela Estrada dos Tijolos Amarelos até a Cidade das Esmeraldas para encontrarem o feiticeiro de Oz (Richard Pryor) que acreditam ser poderoso o bastante para levar Dorothy para casa de novo.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Foi o primeiro filme de Michael Jackson.

Foi baseado na peça teatral com o mesmo nome.

No início, Joseph Jackson não queria que Michael fissese o filme, então a produção do filme teve que pagar 100,000 Dólares para ele fazer parte do elenco.

Em sua autobiografia, Michael revela:

"Quando estávamos fazendo The Wiz, eu estava sendo instruído na coreografia junto com as co-estrelas: Ted Ross, Nispey Russell e Diana Ross e eles estavam com raiva de mim. Eu não conseguia descobrir o que estava de errado, até que Diana me chamou de lado e me disse que eu estava atrapalhando ela. Eu somente olhei pra ela. Complicando Diana Ross?."

Elenco[editar | editar código-fonte]

Diana Ross interpretou Dorothy Gale no filme .
Michael Jackson interpretou o espantalho no filme .

O elenco todo é afro-americano.

Ator Personagem
Diana Ross Dorothy Gale
Michael Jackson Espantalho
Lena Horne Glinda, a Bruxa Boa do Sul
Ted Ross Leão Covarde
Nipsey Russell Homem de Lata
Thelma Carpenter Miss One, a Bruxa Boa do Norte
Theresa Merritt Tia Emma
Stanley Greene Tio Henry
Richard Pryor Mago de Oz /Herman Smith
Mabel King Evilene, a Bruxa Malvada do Oeste

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.