Tio Henry

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Tio Henry é um personagem fictício dos livros de Oz escritos por L. Frank Baum. Ele é o tio de Dorothy Gale e marido da Tia Emma, eles vivam em uma fazenda no Kansas.

Livros de Oz[editar | editar código-fonte]

Depois que a casa deles foi levada por um ciclone para a Terra de Oz no livro O Maravilhoso Mágico de Oz, Henry fez um empréstimo para reconstruir a fazenda. Esta crise combinada com a preocupação causada pelos prolongados desaparecimentos de Dorothy e inexplicável retorno, afetaram sua saúde, e seu médico ordenou ele a tirar férias. Ele levou Dorothy com ele em uma viagem de navio para a Austrália, aonde ele tinha parentes, mas durante a viagem (no livro Ozma of Oz) Dorothy desapareceu novamente durante uma tempestade, e por diversas semanas Henry acreditou que ela havia se afogado, até que ela retorna novamente, graças ao cinto mágico do Rei Nomo.

No livro The Emerald City of Oz, Henry e Emma finalmente confessaram a Dorothy que passavam por sérios problemas financeiros, e revelaram que a fazenda iria falir. Dorothy resolveu este problema para eles, trazendo-os para viver na Cidade Esmeralda, como convidados permanentes da Princesa Ozma. O trabalho que foi dado a Henry foi de proteger as jóias da Princesa.

Tio Henry aparece mais nos livros do que Tia Emma, mas no clássico de 1939 é Emma quem aparece mais.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]