The Scarecrow of Oz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Scarecrow of Oz
A capa original da edição de 1915 por John R. Neill.
Autor(es) L. Frank Baum
Idioma inglês
País Estados Unidos da América
Assunto Terra de Oz
Género literatura infanto-juvenil
Série The Oz books
Ilustrador John R. Neill
Arte de capa John R. Neill
Editora "Reilly & Britton"
Lançamento 1915
ISBN N/D
Cronologia
Tik-Tok of Oz
Rinkitink in Oz

The Scarecrow of Oz é o nono livro cuja ação transcorre na Terra de Oz, escrito por L. Frank Baum e ilustrado por John R. Neill. Publicado em 16 de julho de 1915, é o livro favorito de Baum da sua série sobre Oz.

Resumo do livro[editar | editar código-fonte]

Cap'n Bill, um marinheiro com uma perna de madeira e sua amiga, uma menina chamada Trot, partiram da Califórnia em um dia calmo para uma curta viagem em seu barco de linha. Um freak whirlpool inviabiliza seu barco e puxa-os debaixo da água, onde são carregados por sereias (referidas mas não vistas) a uma caverna . Em breve, eles são acompanhados por uma criatura voadora chamada Ork. Passando por um túnel escuro fora da caverna, os três chegam a uma ilha habitada por um homem sombrio que se chama Pessim the Observer. Cap'n Bill e Trot reduzem seu tamanho comendo magras encolhendo-berries, e o Ork os leva longe da ilha para a terra de Mo , onde eles comem outro tipo de bagas mágicas e retomam seu tamanho normal.

Eles conhecem o Bumpy Man, que se especializa em servir açúcar e melaço e tem alguma aparência também. Depois de jantar em Mo rain ( limonada ) e Mo snow ( pipoca ), eles correm para Button Bright, o menino da The Road to Oz, que se perdeu de novo. Cap'n Bill chama alguns dos pássaros nativos (que, como todos os pássaros em países de fadas, podem conversar de volta) e oferece-lhes as bagas "crescentes" para torná-las grandes o suficiente para se transportar, Trot e Button-Bright para o terra de Oz. Quando eles atravessam o deserto, Button-Bright, Cap'n Bill e Trot são colocados em um campo e o Ork os deixa para encontrar seu próprio país, do qual ele se perdeu em um vôo de rotina.

O lugar Button-Bright, Cap'n Bill e Trot chegaram, Jinxland, é cortado do resto de Oz por uma série de montanhas altas e uma fenda sem fundo. O reino teve uma turbulenta história recente. O legítimo rei de Jinxland, o rei Kynd, foi removido por seu primeiro-ministro Phearse, que por sua vez foi removido por seu primeiro-ministro, Krewl, que agora governa a terra. Um cidadão desagradável, mas rico chamado Googly-Goo, procura se casar com a filha do rei Kynd, a princesa Gloria; no entanto, ela está apaixonada por Pon, o menino do jardineiro atual, que é o filho do primeiro usurpador Phearse. King Krewl e Googly-Goo contratam uma bruxa chamada Blinkie para congelar o coração de Gloria para que ela não amasse mais o Pon. Cap'n Bill acontece neste enredo, e para evitar que ele interfira, Blinkie o transforma em um gafanhoto. Ela então congela o coração de Gloria. Googly-Goo propõe a ela, mas agora que seu coração está congelado, ela não ama ninguém, incluindo Googly-Goo, cuja proposta ela desprezívelmente declina.

O Espantalho está no palácio de Glinda no País Quadling e aprende sobre esses eventos lendo o Grande Livro de Registros de Glinda , um volume mágico que transcreve todos os eventos no mundo no instante em que acontece. O Espantalho quer ajudar Cap'n Bill, Button-Bright e Trot, e Glinda o manda para Jinxland com alguma magia delepara ajudá-lo. O Espantalho viaja para Jinxland e junta forças com Trot, Cap'n Bill (que ainda é um gafanhoto), e o Ork, que voa para sua terra natal para reforços. O Espantalho tenta depositar Krewl e é capturado, com Googly-Goo sugerindo que o Espantalho seja queimado, mas o Ork chega exatamente a tempo com outros cinquenta outros, que atacam os Jinxlanders e viraram as mesas em Krewl. A festa vitoriosa chega então a Blinkie's e faz ela desfazer sua magia em Cap'n Bill e Princess Gloria usando um pó magico para encolher seu tamanho. Quando ela desfez seus feitiços malignos, o Espantalho pára o encolhimento de Blinkie, mas ela permanece em um tamanho pequeno e perde todos os seus poderes mágicos.

Gloria toma o trono de Jinxland e eleva Pon para ser seu consorte real , e o Espantalho, Button-Bright, Cap'n Bill, Trot e os Orks retornam à Cidade Esmeralda para uma celebração.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

O romance é dedicado a "The Uplifters" de Los Angeles. The Lofty and Exalted Order of Uplifters, um subgrupo seleto do elite Los Angeles Athletic Club, foi uma organização social e fraterna de proeminentes empresários e figuras públicas do sul da Califórnia. Baum atuou no grupo desde que se mudou para Los Angeles em 1909 e serviu entre os Excelsiors, o conselho diretor do grupo. Ele também escreveu e atuou em seus shows e ele tocou o tambor baixo em sua banda.

Um pequeno grupo de Uplifters foram os principais investidores da The Oz Film Manufacturing Company , organizados para fazer filmes de livros e histórias da Baum. Os investidores trouxeram US $ 100.000; Baum foi nomeado presidente e recebeu um bloco de ações na empresa em pagamento pelos direitos cinematográficos de suas obras. O primeiro projeto da empresa foi um filme de The Patchwork Girl of Oz ; e o segundo, lançado em outubro de 1914, foi Sua Majestade, o Espantalho de Oz , produzido a um custo de US $ 23.500 e com um elenco (de acordo com o Baum, que não é sempre confiável) de 130.

Baum esperava que o filme fosse um sucesso e oferecesse um grande impulso publicitário ao romance Scarecrow a seguir em 1915. As coisas não funcionaram bem como o autor otimista esperava; O filme não ganhou o suficiente para cobrir seus custos. A primeira edição do romance vendeu cerca de 14.300 cópias, apenas algumas centenas mais do que seu antecessor, Tik-Tok of Oz, embora, no longo prazo, The Scarecrow of Oz fosse uma das parcelas mais populares da série Oz.

Como Tik-Tok, Scarecrow contém um importante elemento romântico - a Rose Princess e Private Files no primeiro, e Gloria e Pon no último - isso não era típico dos livros de Oz anteriores. Talvez este tenha sido um fator na recepção limitada dos livros. Ao adaptar as histórias de seus filhos para versões de palcos e filmes, Baum teve que se comprometer entre atraente para crianças e adultos. Seus filmes sofreram com o público devido a esse conflito na expectativa do público. Talvez essa confusão também afetou as vendas dos livros, até certo ponto.

Embora a jornada de uma criança americana para Oz tenha sido há muito tempo uma trama favorita para Baum, esse trabalho representou sua última aparição: não mais crianças seriam induzidas a Oz durante a duração do trabalho na série.

O Ork, expresso por Peter MacNicol , apareceu em um episódio de The Oz Kids .

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.