William Wallace Denslow

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
William Wallace Denslow
Nome nativo William Wallace Denslow
Nascimento 5 de maio de 1856
Morte 29 de março de 1915
Nova Iorque
Sepultamento Cemitério Kensico
Cidadania Estados Unidos
Alma mater Academia Nacional de Desenho
Ocupação artista, escritor de literatura infantil
Causa da morte Pneumonia

William Wallace Denslow (Filadélfia, 5 de maio de 1856Nova Iorque, 29 de março de 1915) foi um ilustrador e caricaturista norte-americano, famoso por ilustrar as primeiras edições dos livros de L. Frank Baum sobre a maravilhosa Terra de Oz.

Ilustrador de Oz[editar | editar código-fonte]

Ilustração (edição Mamãe Gansa, de 1901).

Os trabalhos de Denslow para a obra de Baum imortalizaram-no na literatura mundial.Nascido na Filadélfia, radicou-se em Chicago, onde conheceu o escritor. Além de O Maravilhoso Mágico de Oz ilustrou outras obras de Baum, como "Papai Ganso" (Father Goose), partilhando com este os direitos autorais da maioria desses trabalhos.

As ilustrações de Denslow para o Mágico de Oz tinham um forte teor político. Em 1902 os dois tiveram um trabalho conjunto na adaptação de O Maravilhoso Mágico de Oz para o teatro, realizando o desenho para os sets. Neste trabalho se desentenderam, e Baum deliberou nunca mais trabalhar com ele.

Apesar disto, a fama alcançada e o dinheiro ganho com a sua versão para Oz renderam-lhe o suficiente para comprar uma ilha na costa das Bermudas, auto-coroando-se Rei Denslow I.

Tendo dissipado sua fortuna, morreu a 27 de maio de 1915, no esquecimento, de pneumonia.

John R. Neill ilustrou o restante da série de Oz. Em 1944, a artista Evelyn Copelman se tornou a ilustradora de Oz, tendo desenhado as ilustrações para uma reedição de O Maravilhoso Mágico de Oz baseado no filme de 1939 - de forma em que o Leão Covarde ficasse bastante diferente do original, e Dorothy Gale tivesse tranças, como as de Judy Garland, no cinema - rompendo com o trabalho característico de seus antecessores.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre William Wallace Denslow