The Lost Princess of Oz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Lost Princess of Oz
A capa original da edição de 1917 por John R. Neill.
Autor(es) L. Frank Baum
Idioma inglês
País Estados Unidos da América
Assunto Terra de Oz
Série The Oz books
Ilustrador John R. Neill
Arte de capa John R. Neill
Editora "Reilly & Britton"
Lançamento 1917
ISBN N/D
Cronologia
Rinkitink in Oz
The Tin Woodman of Oz

The Lost Princess of Oz é o décimo-primeiro livro cuja ação transcorre na Terra de Oz, escrito por L. Frank Baum. Publicado em 5 de junho de 1917, começa com o desaparecimento da Princesa Ozma, governante de Oz, e cobre os esforços de Dorothy e do Mágico de Oz para encontrá-la. A introdução do livro declara que a inspiração para o mesmo veio de uma carta que uma garotinha havia escrito para Baum: "suponho que se Ozma fosse ferida ou se perdesse, todos ficariam muito tristes."

O livro foi dedicado à neta recém-nascida do autor, Ozma Baum, filha de seu filho caçula, Kenneth Gage Baum.

Resumo[editar | editar código-fonte]

Uma manhã, os moradores de Oz despertam para enfrentar uma erupção de desaparecimentos misteriosos. Mais importante, Dorothy Gale descobre que a princesa Ozma está perdendo em seu quarto e ninguém sabe onde ela está. Dorothy e seus amigos não podem procurar Ozma com a Imagem Mágica , pois isso também se foi. Em seu palácio no País Quadling , Glinda descobre que o Grande Livro de Recordações e sua coleção de implementos mágicos desapareceram durante a noite. O Mágico de Oz logo descobre que sua bolsa de magia negra juntou-se à lista de itens que faltavam.

E em um canto remoto de Oz ainda falta um outro objeto. No extremo sudoeste do país Winkie, vivem os Yips , uma comunidade de escoceses isolados; Um Yip conhecido como Cayke Cookie Cook perdeu o seu espetáculo mágico e dourado. Chocado com a perda desse recurso crucial, Cayke consulta o Frogman , um sapo gigante que funciona como um homem sábio local (ou sapo sábio). (Na verdade, ele não é muito sábio, mas compensa com bluster e ego.) Os dois dirigem-se para as terras baixas de Oz em busca do referido dishpan.

Os moradores do Palácio Real na Cidade Esmeralda se organizam em três festas de busca. Ojo , Unc Nunkie e Dr. Pipt são enviados para o terreno de sua casa, o Munchkin Country ; o Espantalho e Tin Woodman dirigem-se para o País Quadling; Tik-Tok , Jack Pumpkinhead e Shaggy Man e seu irmão vão para o norte até o país Gillikin . Para o Winkie Country, o quarto e maior grupo, composto pelo Feiticeiro, Dorothy, Trot e Button-Bright , andando no vagão vermelho desenhado pelo Sawhorse ; também o Leão covarde , além de Betsy Bobbin que anda em sua mula Hank , e a menina Patchwork andando no Woozy . Toto segue atrás. Glinda nomeia Cap'n Bill para dirigir o Palácio na ausência geral.

Dorothy e a empresa passam por uma série de estranhas aventuras em locais exóticos. Depois de passar as Montanhas Merry-Go-Round, eles encontram as cidades de Thi e Herku . No Great Orchard que separa as cidades, Button-Bright come um pêssego e descobre um poço de pêssego dourado dentro. Animais locais (bluefinch e coelho branco) advertem-no de que o poço foi encantado por Ugu the Shoemaker.

O Czarover de Herku informa os pesquisadores sobre Ugu, um artesão local que se treinou para ser um mago poderoso. Ugu deixou a cidade e construiu-se um castelo de vime nas montanhas remotas; Dorothy e o assistente ficam suspeitos. Dirigindo-se ao castelo de Ugu, o grupo encontra Cayke e o Frogman, além do Ursinho de Lavanda , o bicho de pelúcia que governa o Bear Center . O ursinho de lavanda carrega seu pequeno urso cor-de-rosa , um brinquedo de liquidação que pode responder qualquer dúvida sobre o passado.

À medida que se aproximam do castelo de Ugu, Button-Bright vagueia e cai no poço. O Little Pink Bear afirma que Ozma também está no poço. Uma vez que Button-Bright é ajudado a sair do poço, Pink Bear sustenta que Ozma está lá com eles. Incapaz de desvendar esse enigma, os pesquisadores vão ao castelo e superam as defesas mágicas de Ugu. Dorothy eventualmente derrota Ugu, transformando-o em uma pomba, usando o Magic Belt . Os instrumentos mágicos roubados são recuperados. Pink Bear diz ao grupo que Ozma está no bolso da jaqueta Button-Bright. O fosso de pêssego de ouro é revelado; O Feiticeiro abre-a, liberando Ozma do encantamento de Ugu.

A boa ordem é restaurada para Oz. Dias depois, Ugu na forma de pomba chega a Dorothy e expressa seu remorso por suas ações. Dorothy oferece para restaurá-lo à forma humana, mas o sapateiro arrependido prefere permanecer uma pomba.

Personagens[editar | editar código-fonte]

A FESTA:

Dorothy Gale

Bobina Betsy

Trote

Button-Bright

Mágico de Oz

Menina de patchwork

Leão covarde

Tonto

Sawhorse

Toto

O Frogman

Cayke

Ursinho de lavanda

ALIADOS:

Tin Woodman

Espantalho

Cap'n Bill

Ojo

Glinda

Ozma

Jellia Jamb

INIMIGOS:

Ugu the Shoemaker

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.