The Lost Princess of Oz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Lost Princess of Oz
A capa original da edição de 1917 por John R. Neill.
Autor(es) L. Frank Baum
Idioma inglês
País Estados Unidos da América
Assunto Terra de Oz
Género literatura infanto-juvenil
Série The Oz books
Ilustrador John R. Neill
Arte de capa John R. Neill
Editora "Reilly & Britton"
Lançamento 1917
ISBN N/D
Cronologia
Rinkitink in Oz
The Tin Woodman of Oz

The Lost Princess of Oz é o décimo-primeiro livro cuja ação transcorre na Terra de Oz, escrito por L. Frank Baum. Publicado em 5 de junho de 1917, começa com o desaparecimento da Princesa Ozma, governante de Oz, e cobre os esforços de Dorothy e do Mágico de Oz para encontrá-la. A introdução do livro declara que a inspiração para o mesmo veio de uma carta que uma garotinha havia escrito para Baum: "suponho que se Ozma fosse ferida ou se perdesse, todos ficariam muito tristes."

O livro foi dedicado à neta recém-nascida do autor, Ozma Baum, filha de seu filho caçula, Kenneth Gage Baum.

Resumo[editar | editar código-fonte]

Uma manhã, os moradores de Oz despertam para enfrentar uma erupção de desaparecimentos misteriosos. Mais importante, Dorothy Gale descobre que a princesa Ozma está perdendo em seu quarto e ninguém sabe onde ela está. Dorothy e seus amigos não podem procurar Ozma com a Imagem Mágica , pois isso também se foi. Em seu palácio no País Quadling , Glinda descobre que o Grande Livro de Recordações e sua coleção de implementos mágicos desapareceram durante a noite. O Mágico de Oz logo descobre que sua bolsa de magia negra juntou-se à lista de itens que faltavam.

E em um canto remoto de Oz ainda falta um outro objeto. No extremo sudoeste do país Winkie, vivem os Yips , uma comunidade de escoceses isolados; Um Yip conhecido como Cayke Cookie Cook perdeu o seu espetáculo mágico e dourado. Chocado com a perda desse recurso crucial, Cayke consulta o Frogman , um sapo gigante que funciona como um homem sábio local (ou sapo sábio). (Na verdade, ele não é muito sábio, mas compensa com bluster e ego.) Os dois dirigem-se para as terras baixas de Oz em busca do referido dishpan.

Os moradores do Palácio Real na Cidade Esmeralda se organizam em três festas de busca. Ojo , Unc Nunkie e Dr. Pipt são enviados para o terreno de sua casa, o Munchkin Country ; o Espantalho e Tin Woodman dirigem-se para o País Quadling; Tik-Tok , Jack Pumpkinhead e Shaggy Man e seu irmão vão para o norte até o país Gillikin . Para o Winkie Country, o quarto e maior grupo, composto pelo Feiticeiro, Dorothy, Trot e Button-Bright , andando no vagão vermelho desenhado pelo Sawhorse ; também o Leão covarde , além de Betsy Bobbin que anda em sua mula Hank , e a menina Patchwork andando no Woozy . Toto segue atrás. Glinda nomeia Cap'n Bill para dirigir o Palácio na ausência geral.

Dorothy e a empresa passam por uma série de estranhas aventuras em locais exóticos. Depois de passar as Montanhas Merry-Go-Round, eles encontram as cidades de Thi e Herku . No Great Orchard que separa as cidades, Button-Bright come um pêssego e descobre um poço de pêssego dourado dentro. Animais locais (bluefinch e coelho branco) advertem-no de que o poço foi encantado por Ugu the Shoemaker.

O Czarover de Herku informa os pesquisadores sobre Ugu, um artesão local que se treinou para ser um mago poderoso. Ugu deixou a cidade e construiu-se um castelo de vime nas montanhas remotas; Dorothy e o assistente ficam suspeitos. Dirigindo-se ao castelo de Ugu, o grupo encontra Cayke e o Frogman, além do Ursinho de Lavanda , o bicho de pelúcia que governa o Bear Center . O ursinho de lavanda carrega seu pequeno urso cor-de-rosa , um brinquedo de liquidação que pode responder qualquer dúvida sobre o passado.

À medida que se aproximam do castelo de Ugu, Button-Bright vagueia e cai no poço. O Little Pink Bear afirma que Ozma também está no poço. Uma vez que Button-Bright é ajudado a sair do poço, Pink Bear sustenta que Ozma está lá com eles. Incapaz de desvendar esse enigma, os pesquisadores vão ao castelo e superam as defesas mágicas de Ugu. Dorothy eventualmente derrota Ugu, transformando-o em uma pomba, usando o Magic Belt . Os instrumentos mágicos roubados são recuperados. Pink Bear diz ao grupo que Ozma está no bolso da jaqueta Button-Bright. O fosso de pêssego de ouro é revelado; O Feiticeiro abre-a, liberando Ozma do encantamento de Ugu.

A boa ordem é restaurada para Oz. Dias depois, Ugu na forma de pomba chega a Dorothy e expressa seu remorso por suas ações. Dorothy oferece para restaurá-lo à forma humana, mas o sapateiro arrependido prefere permanecer uma pomba.

Personagens[editar | editar código-fonte]

A FESTA:

Dorothy Gale

Bobina Betsy

Trote

Button-Bright

Mágico de Oz

Menina de patchwork

Leão covarde

Tonto

Sawhorse

Toto

O Frogman

Cayke

Ursinho de lavanda

ALIADOS:

Tin Woodman

Espantalho

Cap'n Bill

Ojo

Glinda

Ozma

Jellia Jamb

INIMIGOS:

Ugu the Shoemaker

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.