Bruxa Malvada do Oeste

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bruxa Malvada do Oeste
Wicked Witch of the West.png
Ilustração da personagem, por W.W. Denslow
Morada Terra de Oz
Espécie Bruxa
Criado por L. Frank Baum
Gênero(s) Feminino
Primeira aparição O Mágico de Oz
Última aparição O Mágico de Oz
Causa da última aparição Morta por um balde d'água jogado por Dorothy Gale
Interpretado por Margaret Hamilton, Mila Kunis e Rebecca Mader;
Projecto Literatura  · Portal Literatura

A Bruxa Malvada do Oeste é um personagem fictício criado por L. Frank Baum, sendo a principal antagonista de "O Mágico de Oz". Ela governa a região oeste de Oz, Winkie, oprimindo os habitantes locais. Embora apareça apenas no primeiro livro, é antagonista mais conhecida da série de Oz. Suas mais populares aparições foram no filme O Mágico de Oz, de 1939, e Oz: The Great and Powerful, filme de 2013.

Nos livros[editar | editar código-fonte]

Ao contrário do que muitos pensam, ela não é verde, como está no filme O Mágico de Oz de 1939. Simplesmente faz o uso de um capuz e roupas rasgadas, tem um olho cego, com as pálpebras costuradas. No filme de 1939 ela é transformada na irmã da Bruxa Malvada do Leste e quer vingar sua morte causada quando a casa de Dorothy Gale caiu sobre ela. Porém no livro, ela não está relacionada de forma nenhuma com a Bruxa do Leste e nem persegue Dorothy pela sua morte. Ela aparece apenas na metade do livro, como governante tirana de Winkie, quando Dorothy e seus amigos são enviados pelo Mágico de Oz para pegar sua vassoura.

A Bruxa utiliza o seu chapéu mágico, que comanda os macacos alados, e fala para eles ferirem Dorothy e seus amigos. Espantalho, Homem de Lata e Leão Covarde, são arremessados morro abaixo pelos macacos alados e Dorothy vira prisioneira da bruxa que faz dela sua criada. Ela quer obter os sapatos de pratas que estão com Dorothy (rubis no filme de 1939) para dominar Oz. Como não pode tocar nos sapatos de pratas, ela dá um jeito de Dorothy cair enquanto limpa o chão. Quando Dorothy cai, o sapato sai do pé dela, e a Bruxa o pega. Dorothy revoltada, a tira um balde de água na bruxa, que é alérgica a água, e ela morre.

Em Dorothy and the Wizard in Oz, Baum revela que as quatro bruxas más: Mombi a Bruxa Malvada do Norte, a Bruxa Malvada do Leste, a Bruxa Malvada do Sul e por fim, a Bruxa do Oeste, uniram forças para conquistar Oz, derrubando o Rei Pastoria e dividindo o reino em quatro pra cada. A Bruxa Má do Sul foi derrotada por Glinda pouco antes da chegada do Mágico, enquanto Mombi foi derrotada pela Bruxa Boa do Norte, restando apenas a do Leste e a do Oeste, que morreram durante a chegada de Dorothy em Oz.

Nomes[editar | editar código-fonte]

Elphaba em Wicked, Zelena na série Once Upon a Time, Theodora no filme Oz: The Great and Powerful, entre outros.

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

A bruxa, no filme O Mágico de Oz de 1939

Ver também[editar | editar código-fonte]